O Farol

P. D. James

Resenhas - O Farol

PatriciaLima_autora 17/10/2023

A experiência de P D James em seus livros
A deslumbrante Combe Island - que por si só já tem um legado interessante - é o cenário escolhido por aqueles que buscam sossego e segurança nos intervalos de suas vidas conturbadas. O ambiente perfeito para um famoso escritor concluir seu próximo livro, um diplomata descobrir o mistério de um antepassado, um pesquisador livrar-se do assédio do seu controverso trabalho... e para um suicídio ou um assassinato.

Phillis Dorothy James White foi uma escritora inglesa (1920-2014). Trabalhou na Cruz Vermelha durante a 2ª Guerra Mundial e depois no Serviço de Segurança Britânico. Em 1968 entrou para o Depto. de Polícia do Ministério do Interior e também foi membro da Câmara dos Lordes. Não há como negar a bagagem que ela possui para criar seus romances policiais.
Em minha humilde opinião, Adam Dalgliesh, o comandante encarregado da investigação, está mais inclinado à escola de Poirot do que para a de Holmes, o que, creio eu, ninguém ousaria dizer se é uma desvantagem ou uma grande homenagem. O fato é que James torna todos os principais personagens envolventes; há uma preocupação em criar uma vida pessoal para que cada um se lembre do que deixou para trás em suas escassas horas de folga durante a intrincada investigação no isolamento da ilha. A cadência dos acontecimentos é muito bem construída em O Farol; P. D. consegue tornar suspeitos em vítimas numa trama intrigante que prende a atenção do leitor até o final.
A autora ainda presenteia seus leitores com menções a grandes escritores como Henry James, George Orwell, Virginia Woolf e T. S. Eliot, entre outros.

site: https://www.instagram.com/p/CM6KotSDhiD/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Julinho 30/06/2021

Uma delícia
Os romances da P. D. James são meio prolixos demais, mas com bastante qualidade literária, coesos e bem amarrados - além do mais as citações a grandes obras da literatura são um deleite para os leitores apaixonados por clássicos.

Mara146 16/05/2016

A Dama da Elegância
Há vários estilos de romances policiais, e leio um pouco de todos. Mas P.D. James ainda é uma das minhas favoritas. Eloquente, rápida e com uma escrita elegante. Depois de alguns livros mais ou menos, não consegui deixar de lado O Farol porque ele resume bem por que gostamos de livros policiais: por ser irresistível esperar para dar significado a tudo que a gente já leu. Amor à primeira vista.

Estelia 16/12/2014

P.D. James conquistou mais uma fã, sua história minimalista, mas cheia de surpresas conquistou e prendeu minha atenção. Grande autora!!!

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Razoável
É um livro bem chatinho.. a forma de escrever da autora é um pouco cansativo, mas dos títulos que li, esse foi o mais moroso. Não recomendo. Não é uma leitura ágil. Muito descritivo e pouco foco nos fatos.

Lili Machado 13/07/2012

Depois que acontece um segundo assassinato, a investigação mostra-se perigosa – mais perigosa do que a morte...
Um refúgio seguro e isolado para os ricos e poderosos, torna-se cenário de assassinatos.
Combe Island no litoral da Cornualha é o paraíso da elite inglesa.
Mas quando um de seus moradores famosos é encontrado enforcado no farol da ilha, a paz é abalada.
O comandante da Scotland Yard, Adam Dalgliesh é chamado para desvendar o caso de forma discreta.
Mas o momento é difícil para ele e sua equipe – o futuro com sua namorada Emma Lavenham está incerto – sua mente está em Londres e seu coração de poeta está doente.
Sua detetive principal, Kate Miskin está passando por uma crise emocional – o sargento Francis Benton-Smith, de olho numa promoção, a vê como escada para seu sucesso.
Importante ressaltar que, ao ler P. D. James, o leitor deve saber que cada cenário foi criado em detalhes, para seu prazer. Se o leitor não tiver o tempo necessário para ler com cuidado e atenção para apreciar esses detalhes, irá perder a beleza das pistas que P. D. James deixa cair para serem seguidas.

Cris Paiva 25/02/2012

O que eu gosto nos livros da P.D. James é que ela nunca dá destaque demais para um personagem. A estrela dos livros dela é o crime, e não o investigador famoso.
Todos são coadjuvantes, e o persongem principal, o Adam Dalgliesh, apenas serve como o fio condutor da historia, é ele quem vai dando os rumos da investigação, e introduzindo os demais persongens do livro, mas as vezes até ele fica em segundo plano, como nesse livro, em que em certo momento a policial Kate Miskin acabou assumindo o caso e ajudou a desvendar o crime. Adorei essa parte! A mulher é porreta.
Alias, acho que a P.D. James podia escrever um livro só dela. A personagem merece!