Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Peter__Pan 23/02/2023

Esquecível
Só li pois foi indicação de uma amiga, foi uma leitura muito sofrida.

Obs: Não somos mais amigos.
camiscaarvalho 11/05/2023minha estante
Kkkkkkk

Manu 05/02/2023

Só fui começar a me situar na história na metade do livro. Me perdi várias vezes na leitura e não curti tanto, mas acho que vale a pena dar uma segunda chance.

fanny.Dyatlov 28/01/2023

Exaustivo, muito exaustivo.
"Como as flores que nascem nos e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça."

Levei quase 10 dias para terminar, uma leitura difícil pois os personagens são tão INSUPORTÁVEIS e vagos parece que estão todos presos em uma novela.

A escrita de época foi um pouco difícil mas também de fácil entendimento, José de Alencar descreve muito pouco detalhado os cenários só sabemos que tudo ocorre no interior de sp. Se dá importância para os personagens estereotipados, a falta de realismo me lembra uma peça teatral.

A cena da Berta se tornando Til foi bonita e tão delicada, Berta é vista como um anjo milagroso e é visível como a igreja era tão influente, é evidente isso até no próprio autor José de Alencar. A cena de Til e Brás bem no começo do livro é linda, por pouquíssimo quase me emocionei.

Alana413 14/01/2023

Óbvio
Dizer que o livro é bom seria acreditar que a minha palavra mudaria a visão do mundo, dizer que é ruim seria uma mentira deslavada.
O que você, leitor ainda não convencido de lê-lo, precisa saber é que há tanta emoção nesta história, há tantas reviravoltas e há Jão que para mim é o verdadeiro protagonista da história.

Priscila 10/11/2022

Os livros do alencar sempre me fazem ter a sensação de viajar no tempo, são obras com histórias emocionantes e cativantes. Esse livro é realmente muito bom

Ale Masciola 19/08/2022

Fui obrigada a ler por conta da professora mando, e tive que fazer apresentação, é ruim ler um livro quando é obrigada

Pietro.Vicente 17/08/2022

Til til
Ler til foi uma experiência de sentimentos eternos, tem quase 1 mês que estou lendo esse livro de pouquíssimas páginas, mas tão complexo que preciso reler o capítulo pelo menos 2 vezes pra entender..

---------

É o primeiro livro que leio de José de Alencar e me apaixonei completamente pá história, por mais que o começo seja um pouco chato, quando você começa a pegar o gosto não para mais, eu demorei muito pra ler ele e isso me deu bons momentos pra compreender a história...

Clio0 31/07/2022

Confesso que ao pegar esse livro, esperava apenas mais uma história regionalista com muito sofrimento para a heroína em prol da moral e dos bons costumes... não me enganei, ele é isso, mas também me impressionei por todo o imaginário católico cristão que Alencar trançou na narração.

Til apresenta a nação de sofrimento e abnegação na vida dos santos. Mesmo a tentação está presente em sua ânsia por uma vida comum, carnal, no quadrilátero amoroso do qual faz parte. Sua trajetória se torna ainda mais interessante pelo fato que seus pais e algozes apresentaram, por sua vez, a mesma situação romântica, embora com um resultado mais violento e dramático.

Uma cena que se tornou favorita foi a luta com a jararaca e a fuga do ataque dos caitutus - uma alegoria clara ao embate contra o diabo e sua legião.

Enfim, foi uma grata surpresa. Recomendo.

Tenny 28/06/2022

JÃO FERA VOCÊ É FERA
Lembro que minha professora de literatura me fez ler este livro por conta da Magia que ela tinha em nos contar histórias. Os livros eram sempre muito mais legais quando ela contava do que quando líamos. Minha sala ficou por um mês falando: "meu nome é João, jão fera".
A cena con os porcos do mato é simplesmente a minha favorita.

Renato 26/05/2022

Til
Til é uma história que foi escrita para jornais, em folhetins, como costumeiramente eram publicados os livros no século XIX. Nela, José de Alencar coloca no centro da narrativa a personagem Berta, garota que se destaca pela sua beleza e, principalmente, pelo seu caráter puro e justo. Porém a sua origem é desconhecida e tem um tom de mistério, no qual o autor vai, por meio de uma linguagem rebuscada própria do movimento literário Romantismo, desdobrar a sua origem e como os diversos personagens se estão ligados a ela.

Taís 12/05/2022

Ótima virada
O início da leitura desse livro é bem difícil, são muitas as palavras inéditas (para mim) e achei que não conseguiria, mas continuei e fiquei muito feliz quando foi se mostrando os verdadeiros papéis daqueles personagens apresentados.

Torci para um final feliz mas tudo aconteceu como a vida é.

Betânia 01/05/2022

Til
É um romance com tanta aventura que deixa o leitor aflito e com vontade de devorar o livro pra saber o desfecho da história! José de Alencar termina cada capítulo com tanto suspense que envolve o interesse de quem lê. Não obstante, o autor descreve com delicadeza os personagens e enche de detalhes todos os acontecimentos da história. Muito, muito bom!

Viiii1 24/04/2022

(não foi essa a edição q eu li, mas como não achei então vai essa msm)
Li esse livrinho de um forma ?forçada? (tenho um seminário sobre ele) e achei a história mto boa.
No começo tive uma enorme vontade de desistir, não estava entendendo nada e tava sem um tiquinho de coragem para ler, mas ao decorrer da história o negócio foi ficando interessante e eu fui me prendendo, gostei mto do livro mas não leria novamente.

Guilherme 17/04/2022

Achei o livro de alencar mais penoso até entao... A historia parece que nao vai pra lugar algum, os personagens nao me cativaram e achei que a trama iria pra um lugar bem mais agradável. Nao leria dnv, pelo menos nao é essa minha opiniao no momento.
Maria Clara 12/09/2022minha estante
falou tudo que tava no meu pensamento

Guilherme 24/09/2022minha estante
Kakakakaka, retira esse "não" na última frase e ta perfeito kakaka