Til

Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Gabriel Varizi 01/03/2022

Qualidade estética não se sustenta sozinha
Não sou o maior fã de Romantismo, porém gosto de alguns romances, mas a previsibilidade dessa obra me fez revirar os olhos diversas vezes durante a leitura. De fato, Alencar impressiona na qualidade estética e na atenção aos detalhes, mas a artificialidade do enredo faz com que seja difícil se empolgar tanto com o livro. Todos os personagens seguem fielmente o esperado por eles e alguns arcos são banais até mesmo para a época e para a autoria. Passei o livro todo torcendo para o Jão Fera apenas para dar uma emoção a mais. Me senti lendo uma novela das seis, viciante, mas de qualidade duvidosa.

Ayla 01/02/2022

Um José de Alencar diferente
Recentemente havia lido Ubirajara, e agora, tendo lido Til, vejo um outro escritor. Til traz uma história rica, com idas e vindas no arco temporal, que explora temas variados e mostra o desenvolvimento psicológico das personagens. Berta é altiva, sabe dos seus encantos, exerce um magnetismo sobre as pessoas ao seu redor. Embora o autor até use a palavra santa para lhe caracterizar em alguns momentos, eu a vi mais como uma mulher/menina muito consciente do seu poder pessoal. Ela, embora tão jovem, consegue enxergar no íntimo as pessoas, fazer leituras muito precisas das situações, e por isso, por sua inteligência e perspicácia, age em prol de um bem comum. As demais figuras também são bem exploradas e completam a trama. É muito interessante o desenvolvimento de Jão Fera, sua história e redenção. A obra carrega preconceitos e discriminações, embora trate com certa sensibilidade personagens representantes de grupos sociais marginalizados. Mas, ainda assim, vale muito a leitura de uma obra do romantismo nacional que não é rasa e ingênua, e, sim, instigante.
De fato, quase a metade do livro é exaustivamente descritiva e até então ficamos com a sensação de que não vamos chegar a lugar algum, mas, vencida essa etapa (que é importante para compreender o que vai se passar), a história nos fisga até o final.

Gesemario 29/01/2022

O livro surpreende
A leitura inicial pode parecer desafiadora devido à riqueza de vocabulário que ele apresenta e a descrição detalhada dos personagens, mas se vc conseguir resistir esses pormenores irá se encantar com a humanidade e abnegação da Berta.

sosodecampos 21/01/2022

Final surpreendente
Bom, como o livro é dividido em duas partes, vou comentá-las rápida e separadamente.

Logo na primeira, conhecemos mais a fundo os/as personagens protagonistas, pode ser um pouco cansativo, mas tenho certeza que você não vai se arrepender.

Já na segunda, a trama é desenvolvida, os mistérios são desvendados e a história dos personagens é muito bem escrita, obra incrível e transformadora, condizente com a realidade do mundo na época de sua postagem.

Ana Morais 20/01/2022

Til é uma bela novela
Til é uma obra que se enquadra na fase regionalista do autor romântico José de Alencar, que busca valorizar a natureza brasileira e suas riquezas, com o intuito de se livrar da característica da literatura portuguesa.

A principal personagem é Berta, que se afigura à imagem da heroína romântica que se sacrifica pelo bem comum, sendo um poço de virtudes que cativam a todos. Por outro lado temos o personagem Jão Bugre, que é justamente o oposto, sendo ele o vilão que causa pavor e medo por onde passa. Temos aqui duas forças antagônicas, o bem e o mal e a relação deles entre si.

A narrativa é cheia de ligações entre os personagens, tendo como cenário uma fazenda localizada no interior de São Paulo, a qual pertence a um fazendeiro, casado e pai de dois filhos, Linda e Afonso, que tem aproximadamente a mesma idade de Berta e possui amizade pela moça.

Já Berta perdera a mãe ainda bebê e foi adotada por uma viúva, mãe de Miguel, que a criou com muito amor e zelo.

A história toda se dá em um Brasil de período escravocrata, e a narrativa da história é recheada de descrições românticas que descrevem a natureza da região, o amor e beleza da juventude e revelações de um passado doloroso e cruel que ligam todos os personagens.

No começo, confesso, a leitura foi um pouco difícil por ser uma leitura clássica e cheia de palavras difíceis e arcaicas, mas no decorrer peguei gosto e até cheguei a me emocionar. Til é uma novela de época, no bom sentido da palavra. Recomendo!!!

Sami43 05/01/2022

Na Fazenda das Palmas, interior de São Paulo, vive uma bela família. Luís Galvão vai sair e sua esposa tem um pressentimento.
Eles não sabem que o espera uma maquinação de assassinato, que irá revelar muito sobre o passado de todos ali presentes, inclusive Berta, menina abençoada.
A trama se desenvolve de maneira gradativa, com suspense entremeado em cada página. A narrativa de vingança é bem elaborada, e a antecipação ocorre nos primeiros volumes de forma que deixa a leitura fluída e viciante; nos volumes finais, há uma variação de ritmo, em que flashbacks e ação vão desenrolando, sempre com o suspense muito bem construído.
Algo que me surpreendeu positivamente foi o manejo de tipos psicológicos. O personagem Jão Fera começa como um assassino ardiloso e desenvolve de forma a conquistar a empatia não somente dos outros personagens como do leitor. É impressionante acompanhar a mudança, as razões, o passado, o caráter e as ações do homem transformado por Berta. É uma construção de vilão-herói magnífica.
Avalia-se também a época e visões de mundo. Alencar, contra o abolicionismo, descreve a escravidão naturalmente e até com certa felicidade de servir. Brás, deficiente mental, é retratado como bicho; porém, uma colocação pouco convencional até mesmo nos dias de hoje é como Berta o educa com acolhimento, coisa que por ameaças não funcionava. Isso tem importância na história, tanto pelo apelido "Til" como para mostrar a grande benevolência da menina para os que "mais necessitam".
É uma leitura muito proveitosa. Romance regionalista, apresenta muitos trejeitos, cantos e cenários típicos; a narrativa de vingança é bem embasada; a tradição sempre evidente. Vale análise de escrita.
Além disso, destaco a qualidade da apresentação, notas, glossário e fontes da edição; esplêndido.

Mariana 17/11/2021

Resenhando aqui mas não me lembro de NADA do livro, vai ser uma das próximas releituras já que a única coisa que lembro é que gostei.

Tiago Fachiano 10/11/2021

Escrita romanticista
José de Alencar é o propulsor e patrono romanticista no Brasil. Demonstrar a escrita poética com uma história que contém o cotidiano Brasileiro é sem duvida uma obra prima reveladora.
O livro utiliza de muita poética para descrever personagens e momentos do cotidiano paulista. O romance envolve uma bela moça de coração e alma pura com amores da adolescência e é envolvido em trágicos acontecimentos pre nascimento. Durante seu crescimento o escritor demonstra toda sua habilidade em criar uma retórica inspiradora e cativante.

Igor 02/11/2021

A história se desenvolve a partir da segunda parte.
O livro é dividido em duas partes, e confesso que pensei em desistir na primeira, pois achei bem chato. Nela, o autor descreve o local onde o enredo acontece: os municípios de Campinas e de Santa Bárbara do Oeste. Na outra metade, porém, é possível compreender que o livro aborda histórias românticas com nuances de drama, das quais destaca-se a da personagem Berta, que é praticamente uma santa.

Ana 18/09/2021

História comovente.
Demorei mais que o esperado para terminar pois a obra, por ser clássica, tem palavras que já estão em desuso e por se tratar de um romance regional, algumas gírias me pareceram completamente estranhas.

Todos os personagens, no início, me pareciam meio loucos, mas no decorrer da trama fui compreendendo melhor cada um, especialmente Jão Fera e Zana que talvez sejam dois dos três personagens que mais sofreram com terríveis acontecimentos do passado.

Paciência e dedicação são extremamente necessárias nesta leitura.

Madss1 21/08/2021

Cansativo?
O livro contém uma narração muito descritiva, o que pode deixá-lo cansativo para alguns leitores, principalmente na primeira parte, a história é meio confusa, mas quando ela começa a fazer sentido fica muito envolvente!

Minhas considerações finais são que o livro é bom, e teve partes até engraçadas, a história é bem envolvente, interessante e diferente, ela é contada com mistério e suspense por vários flashbacks.

Rafael.Lucatelli 29/06/2021

Começo difícil, mas fica bom
Foi bem complicado para mim até umas 80 páginas do livro, cheguei até pensar em abandonar mas sorte que continuei. O livro fica muito legal, ele apresenta vários fatos que o leitor vai descobrindo conforme a leitura, e não tem como não se apaixonar pela Til, uma menina tão boa e doce. Final enche o nosso coração. ?

Mari 27/06/2021

Interessante
Eu tinha me esquecido o quão descritivo José de Alencar era, muitas palavras resbuscadas para falar de uma cena. Porém o livro é muito bom, a história é interessante e prende. É bacana ver o linguajar da época e contrastar com como falaríamos a mesma coisa hoje. A trama acontece e leva a um fim que eu não esperava. Recomendo, mas tem que ter paciência!

Rafaela.Moura 24/06/2021

Apaixonante
Til é um livro dividido em 4 volumes/partes. Conta a história de Berta uma moça que sempre coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar e tem como enredo o mistério de seu nascimento e a trágica morte de sua mãe. Os dois primeiros volumes que é basicamente metade do livro são bem chatinhos, ele serve para descrever e apresentar as personagens, mas faz isso de uma forma bem arrastada. Se você sobreviver a leitura desses dois volumes não vai se arrepender. O desfecho do livro é perfeito e a história nos dois últimos volumes me cativou bastante.

"Berta ergueu-se ao doce lume do crepúsculo, e com os olhos engolfados na primeira estrela, rezou a Ave-Maria, que repetiam, ajoelhados a seus pés, o idiota, a louca e o facínora remido".