Til

Til José de Alencar...




Resenhas - Til


116 encontrados | exibindo 106 a 116
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


André 01/02/2018

9º Livro, 2º ano do Ensino Médio
comentários(0)comente



Ana 06/02/2018

Til é o apelido de Berta, a heroína deste livro.
Berta mora no interior de São Paulo.
Ela é uma moça generosa, que gosta de ajudar a todos, tem pena dos desvalidos, dos animais que sofrem, etc. Ela nunca conheceu o pai verdadeiro, mas talvez ele esteja mais perto dela do que imagina... O enredo principal conta a história do triângulo amoroso Linda, Miguel e Berta.
Linda ama Miguel, mas há um atrapalho: Miguel e Berta se amam. Mas justamente por causa de seu
bom coração, Berta abdica de seu amor por Miguel e, para que a amiga Linda não
seja magoada, consegue que Miguel se apaixone por Linda. Segredos obscuros rondam a origem da moça, e há outros personagens, como o valentão da região, o temido João Fera, que só consegue ficar manso perto de Berta. Uma trama cheia de intrigas e segredos, que daria uma ótima novela de TV.

comentários(0)comente



Geovana 02/01/2019

Lindo *-*
comentários(0)comente



tilito 07/01/2019

Til é um bom livro, acredito que o que cansa mesmo são as difíceis descrições do ambiente do interior de São Paulo. A narrativa em si é ótima e o modo como José de Alencar põe todo o suspense é incrível, mas tenho que dizer que a história só começa a ficar perfeita quando começa o flashback, muito bem construído.
comentários(0)comente



Deghety 25/08/2019

Til
Til
José de Alencar
Brasil
Ciranda Cultural
2017
.
Til se passa na primeira metade do século XIX. Apesar de ser um romance de época e regional, esse pano de fundo é explorado circunstancialmente.
É um pouco difícil engatar na leitura, de início, devido ao uso de palavras pouco usuais e o dialeto regional, mas depois de algumas páginas nos acostumamos.
A história é ótima, os personagens são bem definidos e a trama traz todos os ingredientes para um excelente enredo e apreciação literária.
A obra tem como destaques, Jão Fera, um capanga e a "enjeitada" Berta, dois extremos ligados por um destino trágico.
Jão é movido pelo ódio e vingança e Berta é movida pelo amor e sacrifício.
.
"Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.
Era a flor da
comentários(0)comente



Lucas 05/10/2019

Lasqueira
Li tão somente para o vestibular. José de Alencar floreia demais...
comentários(0)comente



Betânia 01/05/2022

Til
É um romance com tanta aventura que deixa o leitor aflito e com vontade de devorar o livro pra saber o desfecho da história! José de Alencar termina cada capítulo com tanto suspense que envolve o interesse de quem lê. Não obstante, o autor descreve com delicadeza os personagens e enche de detalhes todos os acontecimentos da história. Muito, muito bom!
comentários(0)comente



Bia Terra 14/03/2023

Necessário pra vestibular
Contém muito conteúdo do romantismo, tem a linguagem muito rebuscada, depois que foi explicado para mim a história, se tornou muito mais fácil de entender os acontecimentos e a história em si ficou mais legal e engraçada.
comentários(0)comente



Giuliane4 09/05/2023

Chato
Esse livro é muito chato. Assim como Iracema do mesmo autor. Muito parado. O puro suco do romantismo brasileiro
comentários(0)comente



Leh 26/04/2024

Til
Li esse livro por causa da escola e também para entender melhor sobre a época do Romantismo. Apesar de ser uma escrita típica do regionalismo, as palavras tão complexas e difíceis complicam o entendimento.
Gostei muito da história e dos personagens, mas achei ela muito enrolada em algumas partes.
Porém, foi interessante a leitura de um livro tão importante para a literatura nacional.
comentários(0)comente



Patricia 28/11/2012

Desafio
Odiei, odiei e odiei, fiquei enrolada dois meses nos cinco primeiros capítulos. Respirei fundo e meio que por obrigação, retomei a leitura. Mais uma semana e li novamente os cinco primeiros capítulos e mais seis. E então, me apaixonei. A história é envolvente, linda! Eu que amo romances e histórias meladas não teria como não gostar de Til! É encantador como José de Alencar descreve com tantos detalhes o sentimento da paixão, e também sentir a garganta engasgar na passagem em que os irmãos gêmeos vão passear, após a ida do pai a Campinas.

"Intumesceram-se as faces, pouco antes crispadas pela cerração habitual das maxilas, e tomou a tez um tom fouveiro, indício da ebulição do sangue a ferver-lhe em bolhas no coração."

A leitura é difícil, como todos já devem estar cansados de ler em críticas literárias, mas vale muito a pena! É um desafio. Quando termina-se de ler esse livro, é uma mistura de sensações: alívio por ter conseguido executar a tão difícil leitura, tristeza por não ter mais a companhia de Berta, Afonso, Miguel e Linda, aquela sensação de ter transpassado um obstáculo e querer ler o resto da obra de Alencar antes de morrer.

Me arrependi de não ter lido antes.
comentários(0)comente



116 encontrados | exibindo 106 a 116
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR