A Lebre da Patagônia

A Lebre da Patagônia Claude Lanzmann

Resenhas - A Lebre da Patagônia

Lilian 22/04/2024

A lebre da Patagônia
Uma leitura densa, sempre reflexiva, poucas vezes engraçada, muitas vezes revoltante, cheia de dor mas com alegrias também. Uma leitura que traz a vivência e construção de uma vida bem vivida.

Giovanna 02/08/2023

Como uma volta ao mundo através de tempos
Não tenho muito o que dizer. Vivenciei cada parte desse livro entre reflexões, surtos e a maravilhada impressão de que Claude Lanzmann viveu mais que qualquer outra pessoa que eu possa me lembrar. Não viver no sentido de seus 92 anos, mas viveu, efetivamente. Participou da vida.

É um livro que condensa uma grande, uma enorme vida que começa no começo do século XX, o século, a meu ver, mais conturbado historicamente e que mais tinha recursos - em comparação a seus predecessores - para registrar tais eventos históricos. Não lembro muito do começo do livro, pois o li devagar. Apesar de ser uma leitura estrondosamente interessante, não é exatamente divertida. Contudo, posso afirmar que, de tudo que me lembro, ficou uma impressão de extraordinário, mas, ainda assim, real, tangível.

Me sinto mais apta a comentar as páginas finais, mas já o fiz, em parte, no histórico de leitura. Acho válido apenas destacar que toda a atenção ao documentário de Claude, "Shoah", me levou a pensar em algo não mencionado no livro, ao menos não dessa maneira: Tempo e impaciência. Tempo "gasto". Impaciência com nossa realidade. Claude persistiu por 12 anos para dar vida à sua obra-prima... Não vou elaborar muito, pois essas observações já são o suficiente para me lembrarem do que penso agora, dessas ideias que formigam dentro de mim.

P. S. Inicialmente, buscava saber de Simone e Sartre sob o ponto de vista de alguém que não eles próprios ou biógrafos tendenciosos, e obtive um pouco do que buscava. Contudo, valeu MUITO a pena conhecer a incrível vida de Claude Lanzmann.

Christiane 24/07/2021

Comprei o livro para ler a versão de Lanzmann sobre sua vida com Simone de Beauvoir e me surpreendi com seu conteúdo. São memórias de uma vida que passam pela Segunda Guerra e sua participação na resistência, suas impressões como judeu sobre Israel, suas viagens para a Coréia do Norte e China com uma visão crítica e realista, diferente do que ocorria na época com muitos intelectuais que louvavam o comunismo e o maoísmo , sua vida com Simone de Beauvoir e obviamente todo o processo das filmagens de seu famoso filme- Shoah. Valeu a pena a leitura que não segue uma ordem cronológica, mas de acordo com as lembranças que vão surgindo, nos trazendo um panorama do século XX.

Natalia Cunha 30/05/2020

Inspirador
Eu amo um bom livro de memórias! Obviamente, quando eles são escritos em 1ª pessoa, tendem a levantar a própria bola. Mas achei a história de Claude Lanzmann interessantíssima, as suas relações e propensões a estar no lugar certo e na hora certa quase parecia que ele estava pré destinado a coisas grandes.

Achei um livro que demonstra como uma pessoa pode usar o próprio corpo e mente para se tornar um ser político sem, realmente, entrar para a política. Belíssimo!