A Reportagem

A Reportagem Bettina Souza

Resenhas - A Reportagem

Ellen 30/01/2021

Aquele nacional maravilhoso
A edição que li faltou apenas uma revisão a mais, pois percebi erros nos diálogos. Fora isso, o livro é perfeito, tem o suspense e o toque de romance fascinante, além de se encaixar no nosso conceito histórico nacional. Toda a narrativa é viciante! Amei muito cada página!

Helo 04/11/2023

Ensaio sobre os "10 centavos"
Uma verdadeira visionária. Por que? Leia.. até o fim, ainda que existam momentos impossíveis de revirar os olhos.

Este livro fou publicado em 2011 e reflete muito bem (o que pode gerar um certo ranço) como nosso país chegou nesta dicotomia burra, no cenário político.

Não necessariamente para entender o processo político pelo qual estamos vivendo nos últimos anos você  leitor deve absorver o livro pelo que é literalmente escrito, mas sim pensando, à todo momento, as ideias imprimidas no texto pela autora, por cada arquétipo inserido e qual opinião política e de estilo de vida que cada um possui.

Esta é uma obra ordinária de seu próprio tempo, que reflete seu momento e, infelizmente, a grosso modo, acerta algumas previsões. Confesso que gostaria de ter lido à época o livro e relido agora.

Quem lê minha resenha até aqui pode ter a falsa impressão de que amei o livro. Não, meu histórico de leitura dele passa por vários momentos. Raiva, ranço, desconfiança, desgosto. Ainda assim, o que me fez ir até o fim?

Pois bem, primeiro minha teimosia, depois a escrita não é ruim, diferente de alguns livros que li nos últimos tempos, este nao possuía grandes erros de concordância ou gramática. De fato era uma leitura agradável. A ordem me tranquiliza.

Para além deste, como uma soap opera dos livros, é realmente ideal para consumir em locais impróprios para a prática da leitura (ônibus, bares, trânsito). Sim, eu leio na calçada, no ônibus e em bar enquanto aguardo os amigos chegarem. Muito som, esse tipo de leitura é ideal, não vai exigir alta carga cognitiva, apenas o suficiente para te deixar entretido.

Outro ponto são algumas galhofices levadas à sério. Não gosto de comédia, mas este tipo de situação me tira o riso. O arco narrativo não é ruim; interessante e sempre com movimentações de local e personagens, ainda que não seja perto de obra prima, engaja.

Por fim, mas não menos importante, sou Curitibana, a personagem principal mora em curitiba. Seja por me relacionar com ela ou critica-la, é gostoso poder fazer isso de um lugar que faz parte do seu dia-a-dia.

Achei que esse livro seria perda de tempo, comprei em um sebo por 12 reais, mas foi um companheiro digno em vários almoços e corridas pra casa no final do expediente.

Roteiro: 4/5
Criatividade:4/5