Luar peregrino

Luar peregrino Wilson Frungilo Jr.

Resenhas - Luar peregrino

Carla.Parreira 03/11/2023

Luar Peregrino
O nome do livro de sofrer um acidente (atentado), fica desmemoriado e faz amizade com um mendigo de nome Raul, o qual lhe dá esse nome ao contrário do seu. O sobrenome Peregrino é uma alusão feita à sua situação de peregrinação. É uma leitura comprida, mas bastante envolvente e fala muito claramente sobre os sonhos enquanto sinônimo de desprendimento entre espírito e corpo. Pela leitura fica extremamente evidente que o bem opera maravilha em todos os sentidos, muitas vezes até de forma imperceptível pela nossa desatenção.
Compreendo que, muitas vezes, um pequenino sofrimento representa uma bênção, uma dádiva. E sei que são realmente pequeninos se comparado o tempo de duração desses sofrimentos com a vida que é eterna. Perto dela os nossos males não passam de um simples estalar de dedos. Acho que isso nos dá mais força e resignação, algo tão necessário durante os embates do cotidiano. Também concordo que as pessoas precisam aprender que o amor ao próximo é o maior remédio para os próprios males, porque os emissários de Jesus dele necessitam para operar ?milagres? entre nós.
Adorei ler a explicação de que o espírito caridoso exercita a caridade como se fosse algo comum em sua vida e o faz tão naturalmente que nem fica sabendo do resultado desses seus atos de desprendimento e amor. Sinto intensamente que precisamos encontrar a felicidade naquilo que podemos carregar conosco, por todo o sempre em nossos corações. Além disso, compreendo que precisamos evoluir muito para ter condições de entender muitas coisas que os espíritos ainda não têm meios para nos explicar pela nossa falta de receptividade cognitiva. São tantas dúvidas e, ao mesmo tempo, tanta incapacidade moral, emocional e intelectual para um entendimento mais amplo! Chego até a pensar que o conhecimento é infinito.
Teve outra parte do livro que achei importante de ressaltar: fala das obsessões. Confirmando o que já sabia, os obsessores podem ser classificados em cinco categorias:
1.Agem pelo prazer de fazer o mal;
2.Agem em troca de favores, geralmente ligados às viciações que possuem;
3.Agem obrigados, simplesmente por medo das conseqüências punitivas se não cumprirem o que lhes ordenam;
4.São atraídos por afinidades aos encarnados despreparados que valorizam seus males e se tornam dependentes dos próprios problemas;
5.São espíritos inimigos do passado que querem, a todo custo, vingar-se de seus desafetos e aproximar-se deles tentando prejudicar-lhes.
Um belo ensinamento segue-se depois: ninguém melhor do que nós mesmos para ensinar o perdão aos nossos próprios obsessores através de influencias positivas baseadas na nossa reforma intima. Ah, e não poderia esquecer a frase mais bela do livro: ?O evangelho é a bússola do espírito?.

jumorgensten 22/09/2014

Como que esse livro é pouco conhecido? Que aula sobre a Doutrina Espírita. Será minha principal recomendação quando me perguntaram de um livro para entender o Espiritismo. O autor conseguiu de forma espetacular juntar todos os livros do Allan Kardec e colocar os principais pontos da Doutrina de forma simples e de super fácil entendimento nos dias atuais. Simplesmente maravilhoso. Baita livro Wilson Frungilo Jr.

Mi 21/10/2022

Aprendizado
Um bom livro da doutrina espírita.
Dentro da estória sobre o acidente de Lélis d sua condição, somos apresentados à vários pontos da doutrina, ao passo que lemos aprendemos muita coisa.
Confesso que oscilei entre ?TÁ MUITO BOM, TÁ MUITO CANSATIVO?
Mas tudo era necessário para uma compreensão bacana da doutrina. Recomendo

Sabrina.Lolli 28/12/2022

O livro conta uma História simples e até mesmo intuitiva, sobre um jovem que perde a memória e passa por diversas situações com todos os tipos de pessoa, a narrativa segue em dois planos o espiritual e o terreno, cada momento vivido pelo personagem é um ensinamento da doutrina espírita o que torna o livro indispensável para quem busca aprender sobre o espiritismo, pois responde muitas questões.

Carlos (Cesgo) 19/05/2013

Livro emocionante
Muito bom livro. Raramente faço resenhas sobre o que li, mas este parece um filme de aventuras, longo (felizmente, com suas 607 pgs), mas que vale cada página lida. Ficarei com saudades do Luar, rapaz que por perder a memória e ter um espírito elevado, simpatiza com todos que cruzaram seu perigoso caminho. Uma aventura inesquecível em um livro.

Nena 05/02/2016

Muito bom...uma historia que nos prende do inicio ao fim e aprendemos que não estamos só mesmo se sentindo sozinho
Albert Jr. 06/10/2016minha estante
Eu também achei esse livro muito bom, um dos meus livros favoritos... Mas quero ler a série inteira, se você tiver um link para eu baixar todas as partes da série, eu agradeço.

Lay 31/03/2009

Livro simplesmente perfeito, impressionante ver a determinação de alguém a fazer o bem, mesmo sem saber quem é. Lélis perdeu parcialmente a memória e não sabe quem é, apenas lembra-se de seus conhecimentos da Doutrina Espírita e enquanto ele vai em sua viagem em busca de quem é, ajuda muitas pessoas pelo seu caminho. Impressionante, quem puder ler, é um ótimo livro! Vale a pena!

Isabella Pina 02/05/2011

Bem, é um livro bom, e pela sinopse fiquei bem curiosa. Na verdade, antes que eu jogue todo o crédito pra cima de mim - ;D - eu tenho que falar: foi a minha amiga Lais *-* que me emprestou o livro em, sei lá, agosto. Só que eu já tinha que ler uns outros livros, e acabei deixando o livro pra depois.
Um dia desses, que estava sem nada realmente pra ler, tirando as minhas "relidas", resolvi dar uma chance... E a história é bem legal, se quer saber! É claro, eu conheço um pouco da Doutrina Espírita, então foi um pouco mais fácil pra mim, mas não se preocupe: você NÃO PRECISA ser espírita pra lê-lo. A história já começa com mistério, como "Quem tentou matar Lélis-Luar?!", e, apesar de ele entregar isso no 2º livro (que logo mais irei resenhar!), eu nem desconfiava. Bem, não é porque o autor escreve muito bem (mas ele escreve) o mistério e mais porque a história se foca em outras coisas, como os vários espíritos "maus" que nos rondam, os "bons", que nos protegem, e como Deus não quer castigar ninguém. O que nos acontece de ruim não é castigo, e sim consequência dos nossos próprios atos.
O livro tem uma mensagem muito boa, mas você tem que ter um pouco de perseverança pra lê-lo, porque tem muitas coisas mais "científicas", ou seja, partes que ele apenas explica as coisas (algumas repetidas, mas para pessoas diferentes). Uma coisa que achei estranho, pelo menos no começo, foi o fato que toda pessoa que Lélis-Luar pedia ajuda, ela o ajudava. Logo depois descobri que, na verdade, isso acontecia porque ele carregava uma "halo" (não me lembro do nome em português agora...) muito boa e confiante.
O livro, em suma, não é um daqueles que gritam "Compre-me!", mas eu diria que é uma leitura boa e cultural, para quem tem mais curiosidade de aprender sobre o Espiritismo! ;)

Isabella Pina 02/05/2011

O livro melhora muito em relação ao 1º, tem mais aventuras, ação, suspense... Bem, suspense nem tanto, mas eu aprendi muito com esse livro! ;D
Lélis/Luar está fugindo de seus perseguidores (encarnados e desencarnados), e acaba se deparando com uma fazenda, aonde conhece dona Josete, uma senhora boa, mas que perdeu um filho e a filha está muito doente. E ali está a chance de Lélis/Luar ajudar, praticar o bem: "ajudando" a filha. Eu não vou contar todos os detalhes, porque o livro já é curto, se eu contar os detalhes, eu falo tudo. Após ajudar as duas, seus perseguidores encarnados descobrem onde ele está e tem de fugir da fazenda, se refugiando no meio da floresta (por isso a capa é uma floresta e o nome, A Fuga). Consegue carona com Clóvis, que o hospeda em sua casa. A princípio, sua esposa, Alice, não gosta de Lélis/Luar, pois está influenciada pelos espíritos "do mau". Porém, Cláudia, um espírito superior, a ajuda, e logo também gosta de Lélis/Luar. No entanto, os espíritos da "Legião do Corvo" descobrem novamente! aonde Lélis/Luar está hospedado, e, influenciando aqueles que tentaram matar L/L, os fazem descobrir também. L/L acaba tendo de fugir da casa de Clóvis... E o resto eu não vou contar, já dei spoilers demais! :)
Mas vale muito a pena ler, e aproveite que estamos em clima de férias, que tal dar uma chance para Luar? rs.

Isabella Pina 02/05/2011

A história realmente evolue a cada livro! Creio que tenha lido esse em um dia ou menos, o que é muito pouco tempo, comparado com o que demorei no primeiro. O livro começa com Luar, fugindo, dos bandidos e da polícia. Clóvis, seu amigo do livro passado, não sabe como conseguiu tal feito. Enfim, Luar consegue, novamente, ajuda de um senhor, amigo de Clóvis, e fica trabalhando para ele. Conhece outro personagem, Armando, para quem mostra que não devemos julgar os outros, pois não sabemos "a cruz que cada um tem de carregar". Eu achei essa parte do livro bem legal, mas o final (não do livro), um pouco meio irreal. Ou talvez eu esteja precisando de um pouco de fé (mas estou melhorando). Luar vai assim, passando de moradia em moradia, pregando o Espiritismo, para diversas pessoas, e é muito legal. Outra parte bonita é quando ele ajuda uma senhora, já desencarnada, a ir para o "caminho certo". Eu realmente não sei direito resenhar estes livros, pois meus comentários são sempre que talvez você não goste do livro, talvez você ame. Mas eu creio que todos nós deveríamos mudar um pouco do estilo YA (young adult, meu estilo favorito!), e conhecer outros.
Esse livro acaba com um bocadinho de suspense, o que me fez ter vontade de ler o quarto (mas agora já estou no quinto! x_x). Indico sim, e muito!

Isabella Pina 02/05/2011

O quarto livro é um dos melhores, certamente, e eu nem sei comentar certo. Mostra como os espíritos desencarnados, mesmo que já tenham feito muitas burradas, se eles abrirem os olhos, deixarem o orgulho de lado e orar a Deus, eles conseguirão seguir o caminho do bem (na verdade, isso é o que aconteceu com Luar, há muitas vidas atrás!). E a lição sobre o "passado e futuro" (nome do livro, também), é bem bonita, e nos faz ter váárias reflexões sobre a vida e o que devemos/podemos/iremos fazer dela. Aaaahhh, também tem uns momentos mais "deprê", mas passam logo com a ajuda de Luar e Deus, óbvio e a aventura continua. Luar nunca fica mais do que, sei lá, uma semana em cada lugar. Eu penso que, se fosse comigo, estaria bem desesperada. Mas, como Luar disse, se isso está acontecendo, é porque Deus sabia que iríamos ser capazes de enfrentar. Então, eu não considero isso um livro de auto-ajuda (eles me irritam, sem ofensa a quem goste), mas é uma alegoria (tá certo o nome?), pois conta a história de Luar, mas, ao mesmo tempo, mostra os vários ensinamentos da Doutrina Espírita. Fica a indicação! :p

Isabella Pina 02/05/2011

Eu enrolei um pouquinho a mais para ler esse livro, porque fiquei mais tempo ajustando o blog e lendo o outro livro, Artemis Fowl (aliás, alguém quer me dar o resto da coleção? *-*), mas nem por isso o livro deixa de ser tão bom. É o meu favorito, até agora, pois mostra várias coisas esclarecedoras, e não mostra tanto Luar tendo de "fugir", "fugir", "fugir" como nos outros. Aqui mostra como as pessoas têm medo das consequências dos seus atos, de que coisas ruins aconteçam e que para isso, apelam para qualquer um que diz garantir o bem-estar (e é exatamente aí que entra a "Vidente", uma mulher que diz fazer "trabalhos" para as pessoas da cidade aonde Luar está morando provisoriamente). Também fala sobre as pessoas que possuem uma "mediunidade" (tá certo? u_u) mais forte, não devem tirar proveito disso... Entre mil e uma coisas. Luar está cada vez melhor, mais bom, mais paciente, mais tudo que tenha a ver com a palavra "bem"! ;)

Isabella Pina 02/05/2011

Então, o que dizer desse novo livro? Bom? Ruim? Não sei. De fato, o livro é bom, e a série parece sempre ter alguma aventura para contar (ou seja, não fica no enrolation), mas simplesmente não é um must read. Mas, bem, se você quiser ler, não ficará decepcionada(o)! - ou assim espero.
O outro livro, Pelos trilhos, acabou com Luar fugindo. Spoiler agora: fugindo? ele tava era se escondendo dos bandidos!!! - pronto, acabou. De quem? Bem, isso seria acabar com a série toda, mas, fazer o quê? Dos bandidos que querem matar ele (melhor só dizer isso). No entanto, ele é muito esperto, e engana os bandidos. Continua na fazenda, ensinando e aprendendo, sempre pondo em prática tudo o que aprendeu (e ele também é muito modesto). Ensina a uma moça irresponsável algumas reflexões sobre sua vida e sobre o feto que ela tem, além de diversas outras aventurazinhas. O final, quando finalmente os bandidos descobrem onde está - puseram a cabeça pra funcionar, né - ele tem que fugir. No outro lado, Marta e Helena (a apaixonadinha por Luar) conseguem, finalmente (também) descobrir onde está (ou bem, onde estava) Luar. E, quando elas estão se encaminhando para lá... quase atropelam um cachorro. Mas um cara o salva (Adivinha quem!). E o resto, é segredo - shiii! - e não vou contar! ;)

Isabella Pina 02/05/2011

Desconfiança. Essa palavrinha de 12 letras define esse livro. Finalmente, os parentes e amigos de Luar estão conseguindo algumas pistas. E começam a desconfiar de quem bolou tudo (se você não quiser ler, não passe o cursor por cima!): Paulo. E o pior, estão certos. No final do outro livro, Luar foge da fazenda de Brandão (só eu acho esse nome estranho?), pois acha que corre risco, e encontra com um colega/amigo do Centro Espírita. E os dois presenciam quando um homem tenta se suicidar. Luar, inspirado pelos espíritos bons, consegue evitar o trágico acontecimento, mas, com tudo isso, muitas pessoas - e isso inclui os "bonzinhos" e os "malvados" - o notaram. Pega carona com outro amigo e é deixado numa cidade vizinha, qualquer. Algum longo tempo depois, Brandão se encontra com seu amigo... Enquanto isso, no plano espiritual, Rufus, que "contratou" (chantageou cairia melhor, mas contratou fica mais chique) Segadas, não sabe, mas o mesmo está planejando plano (aimeudeus, jura? ;x) para derrubá-lo e tomar seu lugar. E o pior: está conseguindo.
O livro foi bom, mesmo, e eu demorei tanto para lê-lo porque... Ah, bateu uma preguicinha... E eu também estava lendo Tentada, o que sempre contribui para que eu dê uma relaxada com os livros do Luar Peregrino.

Isabella Pina 02/05/2011

Ok, eu vou sentir saudades do Luar. Afinal, foram meses junto a ele (ok, isso é exagero...).
Mas falando sobre o livro: é bom, gostei bastante, foi tão bom quanto o nono livro, e me motivou a ler, tanto que li em um dia. Acho que foi quinta, mas, com toda a confusão "natal-presentes-etc", demorei a fazer a resenha.
Finalmente, após o outro encontro de Luar com Rufus, o mesmo se arrepende e resolve se modificar. Sério, foi muito legal essa parte, li em 5 minutos de tão bom... A-do-rei!
No entanto, achei que algumas pontas ficaram soltas, como "E os outros comandados de Rufus, que destino terão?", "Luar vai recuperar a memória?" e, o mais tonto, "Luar ficará com Helena?" - sem comentários. Mas acho que o autor fez meio que de propósito, sabe? Aliás, esse foi um dos únicos livros que realmente me surpreenderam. Eu realmente nunca ligaria tal pessoa com outra, afinal, eram tão diferentes!
Conclusão final? Gostei da série, gostei de Luar. Vale a pena ler, mesmo que às vezes não pareça!
[Desculpem a resenha apressada, estou cheia de compromissos! :(]