Noites de Terror

Noites de Terror Rubens P. Junior

Resenhas - Noites de Terror

Carla Maria 23/11/2015

De certa forma... instigante!
PUTZ! Por onde começar? Fiquei em dúvida se deveria começar pelo fim, devido a vários fatores, mas preferi iniciar essa resenha pelo começo para não influenciar negativamente. Então vamos lá.
Primeiro gostaria de falar o porquê da minha escolha por "Noites de Terror". Bom, não sei se vocês conhecem, mas o Rubens é dono do canal literário no Youtube chamado "Ler Vicia" e ele é super fã de livros de terror/suspense. Isso me fez viciar no seu canal, pelo simples fato de amar esse gênero. E em uma dessas visitinhas, fiquei sabendo que o Rubens tinha lançado um livro (Noites de Terror) que já estava a venda na Amazon. Não perdi tempo e já fui correndo para dar uma olhada em sua publicação. E foi aí que tudo começou...

Peguei meu Kindle e comecei a ler as primeiras páginas, e até os 10% de leitura eu juro que estava querendo abandoná-lo. Mas aí eu pensei que se desse crédito e lesse mais 10%, tudo poderia ficar melhor. E foi isso que eu fiz, li mais 10% e fiquei com um ponto de interrogação na cabeça. Daí pensei, bom, por que não ler mais 10% e ver se algo acontece?. E acabei me dando por vencida quando alcancei 50% e jurei que terminaria essa história. Ela de certa forma havia me fisgado.

Agora vamos a história:
O livro relata a trajetória de uma casa mal assombrada, carregada de mistérios e desaparecimentos não solucionados. E é aí que surge a protagonista Lucia, uma menina que se muda com a família para a casa da Floresta dos Carvalhos (a tal casa mal assombrada). Lucia é considerada a "abelha rainha" da escola por ser uma menina descolada e bonita, que vive do "Glamour" de ser a "bam bam bam". Mas apesar de todo o seu "status", esconde um segredo doentio, sua bulimia. Mesmo sendo a "foda", Lucia passará por provações que a deixará em dúvida sobre a existência ou não de acontecimentos sobrenaturais em sua nova residência. A moça contará com a ajuda de seu irmão Ed, mas será ele capaz de ajudá-la? E seus pais acreditarão nas histórias da filha? Lucia é conhecida por suas artimanhas e talvez isso se torne a sua pior arma. Basta saber se tudo é realmente verdade ou se apenas criação de sua mente fantasiosa.

Em relação a obra:
E o pior de tudo, será que o livro físico está com os mesmos erros? Vi que o livro está super caprichado em capa dura, mas se os erros persistirem, seu brilho irá por água abaixo.

Considerações finais:
O autor teve uma boa ideia, a história chama você em várias situações, porque você quer saber o que é e como acabará. Mas "Noites de Terror" está no meio do caminho para ser algo que fascine. O Rubens precisaria mexer em vários pontos (fora a revisão, pois ela não está sendo analisada agora), mudando algumas situações que no meu ponto de vista não me convenceu, achei sem sentido. Mas tenho certeza que pra quem escreveu uma história como essa, ainda surgirão muitas outras e que com certeza nos surpreenderá.
3 estrelas ao youtuber aspirante a escritor.
Noeli 16/12/2015minha estante
Confesso que também fiquei chocada com a quantidade de erros...uma pena! Nem consegui terminar a leitura. Abandonei :(

Volnei 12/01/2016minha estante
De acordo com o que li de seu comentário a respeito do livro A fazenda me animei ainda mais em lê-lo. Ja li outra grande obra do mesmo autor de nome Criança 44 e posso dizer que também é um grande livro de suspense..

Pedro.Weiner 02/05/2016minha estante
Uma pena, fiquei interessado em ler. Infelizmente livros publicados em plataformas como Perse e Clube de autores, em geral apresentam um amadorismo mesmo nessas questões. Já publiquei por essas plataformas e por uma editora normal, e mesmo na editora alguns erros passaram despercebidos. É angustiante para o autor perceber os erros na obra ja publicada, no meu caso, tenho que esperar a tiragem esgotar para fazer as correções. No caso dessas plataformas como nao ha tiragem, basta o autor fazer as correções e publicar novamente.

Carlos Patricio 25/01/2017minha estante
"MEU DEUS! Juro que me assustei com a imensidão de erros GROTESCOS que estão presentes nesta obra. Jamais imaginei que seriam tantos assim, porque no mínimo, o que se deve fazer ao lançar um livro, é fazer com que ele passe por uma excelente revisão, e essa com certeza passou longe. Encontrei erros de conjugação de verbo aos montes (esse sim bateu o record), artigos definidos e indefinidos (faltando ou em excesso), preposição duplicada em vários trechos, e mais um monte de erros que não me veem agora em mente."

eita! vlw pelo aviso, amiga

Alessandro.Bortoleto 13/10/2016

Ascensão da literatura brasileira
Criatividade não faltou para Rubens P. Júnior ao escrever Noites do Terror. Por tratar-se de uma publicação independente, estava ciente das barreiras que o autor teve que transpor, que geralmente é feita sozinho.

Gosto muito de prestigiar brasileiros, ainda mais nessa condição de auto-publicação. Creio que muitas pessoas não sabem, principalmente ao criticar uma obra, todo o empenho e toda dedicação que uma pessoa despende para escrever. E o que mais me entristece é perceber quanto a literatura internacional é supervalorizada para pessoas, que geralmente se demonstram mais esclarecida e formadoras de opiniões.

Criando um novo ambiente onde a história se passa, no caso uma cidade fictícia, ele demonstrou uma enorme sagacidade e com toda certeza, ele pode ter um grande futuro na literatura e espero que um dia, tenha o reconhecimento que merece!

A capa está bem elaborada, faltando apenas diagramar um pouco melhor os textos de sinopse na contra-capa e nas orelhas, talvez apenas mudando a formatação para justificada, já teria outra cara.

Creio que o texto necessite de uma edição e também uma nova diagramação, mas isso torna-se apenas um detalhe, dentro de todo o contexto.

Léo 13/02/2017

Ótimo livro, história bem desenvolvida
Livros de terror sempre me conquistam, e sou muito suspeito para falar sobre essas histórias que, às vezes, de tão atraentes e diferenciadas, causam efeitos inesperados após a leitura. Ultimamente tenho feito umas escolhas interessantes para leituras e releituras e, nestas que se iniciam inéditas entre minhas coleções, encontro um turbilhão de impressões, e os impactos têm sido cada vez melhores. Comecei, por essas madrugadas, a leitura de Noites de Terror, livro escrito pelo booktuber e autor Rubens Pereira Junior. Iniciei a leitura esperando encontrar contos de terror reunidos em uma compilação, já que não li a sinopse e confesso que só a capa foi o suficiente pra fazer a mente imaginar os possíveis encontros após adentrar o enredo. Bom, pra quem esperava uma história instigante, valeu a pena conhecer autor e obra.

Há muita coisa boa que se passa em Noites de Terror, que começa o seu enredo com (um ápice), exibindo influxos interessantes e intensos, cheios de mistério e ação. Pude reparar que os protagonistas de Rubens em muito se assemelham entre si, já que estão em busca de algo que, às vezes, não se é possível ter: um porto seguro sem nome, que de vez em quando se chama paz, outras, esperança... E, antes de continuar, digo que a jogada com o outro paralelo exibida em Noites de Terror são, de certa forma, sedutoras e macabras, e fizeram-me recordar momentos especiais vivenciados em minha realidade no mundo do terror. A verdade é que a casa da Floresta dos Carvalhos guarda muitos mistérios e desafia àqueles que por lá adentram.

Entre os elementos presentes em Noites de Terror vemos alguns dos já conhecidos do público do horror: crianças esquisitas, vultos, corredores obscuros, escadas, portas que rangem, demônios e espíritos vingadores, todos aglomerados num enredo onde o autor tem calma em desenvolvê-lo, o tornando bem intriguista, apesar de quase tudo se passar, em sua maior parte do tempo, em um mesmo local, a casa assombrada. Mas esse pano de fundo clichê, com a velha 'casa assombrada' dos filmes de terror, não impede que o progresso da história aconteça. Rubens Pereira não se preserva em expandir, quando inevitável, seus locais e personagens, deixando-os mais fidedignos. Ao acompanharmos a trajetória de Lucia, descortinamos a retratação do combate individual do ser vivente contra as trevas, situação até comum, mas que muitos escondem dentro de si próprios, por medo. Isso, às vezes, estoura como uma bomba e precisa ser enfrentado. Em Noites de Terror, o autor convida o leitor a encarar junto com os seus personagens, seus maiores medos e transformá-los em uma carta coringa contra o próprio opressor. Entre as personagens criadas por Rubens Pereira, curti demais o pequeno Ed. O menino se sai bem em muitas as situações e durante grande parte da história mostra um ar moleque e divertido. Lucia, sua irmã, também foi muito bem dominada pelo autor, que sabe aproveitar as características da jovem e usá-las com perfeição.

''O medo em Lucia crescia cada vez mais ao ver que seu horror não tinha fim. Aquele ser lhe perseguindo estava cada vez mais próximo... as pernas doíam de tanto correr naquele corredor sem fim...''

Dizer que a escolha do título foi acurada e a sua paridade com o enredo é precisa, é, de fato, significativo para o leitor. Resumindo, encontramos na história, verdadeiras noites de terror e todos os elementos desenhados na capa. A coerência é direta.

As falas em uma história são partes medulares da própria, e quando não geradas com consenso, acabam prejudicando o livro. Aqui isso não acontece. Pude reparar, sem problemas, as cenas se formando enquanto lia os diálogos entre as personagens; bem trabalhados, convincentes e realísticos. Os sentimentos e as personalidades de cada um é bem transmitido nas conversações.

''Óh, guardiões dos portões da morte, senhores do além, afastem seus gatos da frente, retirem as nuvens que cobrem meus olhos, deixem-me obter o contato com os deres além-vida... Terríveis sonso de sussurros, gritos e risadas abafadas todos ao mesmo tempo surgiram em todo o cômodo, aterrorizando a todos. O frio tornou-se sufocante.''

O conteúdo, num geral, é enigmático. Quando nos damos conta estamos envolvidos num suspense sobrenatural bem arquitetado, fato diferente das críticas que eu ouvi sobre o livro antes de conhecê-lo. O autor sabe envolver a gente e cabe somente a nós, deixar ou não que a história preencha os espaços ocultos em nossa mente afim de interligar fatos. Falando em fatos, um ponto muito interessante que encontrei em Noites de Terror é a atribuição da palavra (Ele) grafada com inicial maiúscula para designar o (ser maligno) da história. Sabe-se, entre os mais religiosos, que esta grafia está prevista somente para o maior ser celeste dentre todos os outros, ? Deus ?, para aqueles que creem. Achei esse fato ousado e diferenciado.

Uma das razões que também me fizeram seguir a leitura até o fim, foi a escrita simples e suave do autor, que não exibe ainda uma técnica de mestre, mas que demonstra segurança e paixão o tempo todo. Percebe-se a necessidade do autor em querer jogar para fora as suas ideias, sentimentos e percepções sobre as temáticas expostas. O modo como ele escreve é, de certa forma, aliviante, e não somente para as personagens, mas primeiramente para ele próprio. Quem escreve, quer transmitir, e nesse ponto Rubens consegue atingir o seu objetivo também, pois o processo de cessão entre autor e leitor é muito bom. Em meio às sombrias ocorrências, Rubens consegue apresentar outros assuntos, estes mais sérios, que precisam ser reflexionados, dentre eles, problemas causados por distúrbios psicológicos, como a loucura e a anorexia ? pautado com habilidade durante o enredo ?, o impacto com a popularidade e os relacionamentos interpessoais, as personificações de vidas passadas, e simbologias e magia negra. O final do enredo é sangrento. As notas do autor ao final do livro, garantem ao leitor matar a curiosidade sobre o enredo e suas influências. Gostei disso!

A cada livro nacional que leio, percebo que realmente os resenhistas nacionais estão cada vez mais incoerentes nos critérios de suas críticas, não sabendo o que exatamente criticam e por quais motivos apontam os erros. Não levam em consideração o esforço do autor para desenvolver o enredo, e para inserir e criar as personagens ou elementos nos assuntos que querem transmitir. Estão ficando cada vez mais exigentes, e sem necessidade. Costumam levar em consideração a comparação a outros grandes nomes da literatura mundial, que muitas vezes não colocam conteúdo fundamental algum em suas histórias ou as deixam artificial e sem rumo. Os resenhistas brasileiros buscam o quê, afinal?

Para um booktuber aspirante a escritor, Rubens mandou muito bem. Noites de Terror não chega realmente a ser tão sombrio ou causar arrepios na pele, mas é conduzido muito bem e apresenta um conjunto de assuntos e acontecimentos muito bem criados. Decerto, alguns pronomes foram usados com exagero, repetindo-se várias vezes sem necessidade, e uma revisão no texto geral o faria ficar mais harmônico. Entretanto, essas questões não apagam o brilho da obra. Rubens mostrou que pode nos trazer, num futuro bem próximo, ótimas histórias de terror.

''...Acho que isso é tudo bobagem. Fantasmas, demônios e coisas do além não existem. O perigo maior não está nos esperando no canto escuro de um quarto, mas sim no fundo mais obscuro de nossa própria mente...''; e, não seria, o fundo mais sombrio de nossa mente, um verdadeiro quarto de escuridão total e sem saída?

Celia.Rabelo 27/04/2019

Sensacional!!!
Lúcia é uma adolescente mimada e dissimulada, que é capaz de tudo para manter sua popularidade na escola. No entanto, suas noites são terríveis, assombrada por um pesadelo recorrente, ela se vê em um corredor de uma casa desconhecida, perseguida por olhos vermelhos, até cair em um porão embebido em sangue. Mal sabia ela, mas o corredor de seus sonhos é o mesmo da casa que seus pais estão alugando e sua vida está prestes a se tornar o seu pior pesadelo. Convido todos os amantes do gênero a lerem este livro durante a noite, o medo está garantido! Embora pareça uma obra infantojuvenil, ela é composta de cenas pesadas de terror e horror e faz questão de deixar uma importante lição a todos os leitores: "Aqui se faz, aqui se paga!" Recomendo.

site: https://piscinadelivros.wordpress.com/2019/04/27/resenha-noites-de-terror-rubens-p-junior/