Hollywood

Hollywood Charles Bukowski

Resenhas - Hollywood

Carlinha 28/02/2021

Gostei!
Gosto bastante da narrativa do Bukowski. É uma escrita crua, sem floreios, transparente! Muito bom!
Aqui temos a história de um escritor que nunca fez muito sucesso. Esse cara é levado a escrever um argumento para um filme.
Acompanhamos as situações deveras interessantes desde o nascimento do argumento até a finalização do filme.
Os personagens são muito bem construídos, alguns bem engraçados e verdadeiros. A história me cativou.
Recomendo!

Paulo Silas 07/07/2016

"Um romance sobre como se escreve um argumento e se faz um filme". É sobre isso. É sobre o que o livro discorre num tom próprio e característico do autor. A apertada síntese ou resumo da obra, que é dada pelo próprio autor no final do livro nos dizeres de seu personagem central, esconde sob um manto despretensioso e modesto uma história rica em sua narrativa arrebatadora. Cada linha lida acarreta num prazer peculiar de leitura, satisfazendo o leitor, desde que também despretensioso.

O romance autobiográfico, ainda em modo próprio, narra a história de um escritor que se vê aceitando o trabalho de escrever o argumento para um filme. Mesmo não gostando de cinema e jamais tendo imaginado que um dia se sujeitaria a escrever algo do tipo, o protagonista aceita a boa soma de dinheiro que lhe é oferecido a título de pagamento e passa a trabalhar no argumento.
O personagem do argumento se trata do retrato do próprio escritor protagonista da obra, o qual também é espelhado no autor do livro, ou seja, o que se vê é o autor escrevendo sobre si mesmo numa situação em que escrevera sobre o próprio. Assim, a história do argumento retrata a vida do emblemático escritor regado à bebedeira, poesia e confusões.
As diversas dificuldades enfrentadas para que um argumento se transforme efetivamente no filme desejado são relatados de uma maneira interessante e precisa: problemas financeiros, situações envolvendo atores, a divulgação do projeto e muito mais.

O livro carrega o sentimento de uma luta interna do próprio autor, vez que o personagem central do romance se vê sendo levado por algo que jamais pensou em fazer, além de que em seu íntimo não concordara com nada daquilo. Na medida que a coisa foi fluindo e os resultados iam aparecendo, o acatamento pelo protagonista era dado de maneira estoica, vez que nos ganhos e nas perdas o seu estado de espírito permaneceu sempre o mesmo.
É um excelente livro que merece ser lido. Vale a pena!

KADU-BASS 23/03/2016

Orgânico
Primeiro livro que leio do velho bukowski , a forma como ele escreveu me cativou , sendo orgânico , politicamente incorreto . Ele retrata a historia de um escritor , com alguns livros bem sucedidos , mas que vive um momento dificil financeiramente , e em que certo momento é convidado a escrever um argumento para um filme de hollywood , mostrando um outro lado dos filmes os bastidores , como ocorre em certos momentos captação de dinheiro , produção e tudo mais. Mas não pensem que isso ocorre da forma mais glamurosa , e aí que deixa o livro tao interessante . Me lembrou muito a forma dele escrever com jack kerouac . Gostei .

Our Brave New Blog 04/03/2016

RESENHA HOLLYWOOD - OUR BRAVE NEW BLOG
"Bukowski critica forte e continuamente como a indústria do cinema funciona, dando uma altíssima prioridade a fazer dinheiro antes de fazer boa arte, fala também sobre o modo como os atores agem e o quanto são mais bem pagos que os roteiristas (que realmente criam a obra) e como esses mesmos roteiristas são os menos lembrados em uma produção cinematográfica, entre outros vários defeitos que o cinema hollywoodiano tem, embora no decorrer do livro ele vá se sentindo cada vez mais hipócrita ao falar dessas coisas."

RESENHA COMPLETA NO SITE!!

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/hollywood-por-charles-bukowski

Lulu 25/09/2015

"Hollywood" te cativa por ter uma leitura que flui naturalmente e te conquista se você tem interesse pelo mundo da produção literária e audiovisual. A produção mesmo, desde o processo de criação do argumento, passando pela busca de uma empresa ou alguém pra bancar o filme e o fim de todo esse espetáculo.

E é claro, o toque de Bukowski encontra-se na imensa metalinguagem do livro que se resume, simplesmente, na sua vida sendo contada para nós, levada a um argumento e depois levada ao cinema, mostrando seu trabalho, suas cotidianas e inseparáveis bebedeiras (finalmente descobri que podem existir bêbados "decentes" no mundo!), suas críticas a si mesmo e à sociedade acerca dos temas recorrentes em sua vida.
Röhrig C. 14/12/2015minha estante
Olá! Já conhece o livro Quando nasce um romance? Confira algumas resenhas sobre a história no link

Comentários de alguns leitores:
1- ?O autor sabe como ninguém capturar a atenção do leitor. A narrativa tem uma pitada de sedução e por vezes erótica. ? Helena
2- ?O final do livro foi muito bem elaborado e é realmente surpreendente.
Vale à pena ler! ? Ana Luiza Bresson
3- ?Sabe aquele livro que você não sabe dizer se amou ou odiou, mas devorou de uma forma sem igual? Então...? ?A historia me deixou empolgada de forma que não consegui deixar de lado um segundo o livro, louca para descobrir o final da historia.? Carol Cadiz
4- ? Estou a ler no Kindle e acho o diálogo interno do personagem fantástico? Lídia Craveiro - Escritora (Portugal)
5- ?O livro é incrível com certeza vocês vão adorar, assim como eu adorei? Sayd Alcantara
6- ? Quando nasce um romance é aquele tipo de livro que te prende da primeira a última página! Adorei!? Danusa Goulart
7- ? o relacionamento deles envolve o leitor e eu queria logo saber como eles iriam ?resolver? um grande empecilho que existia para que pudessem ficar juntos.? Alice
8- ?Ótimo, ele causa um certo desconforto porque a escrita é bem underground mesmo!? Juliana Martins Rigon
9- ?Gostei desta leitura tão diferente do gênero literário que habitualmente leio. É um livro fora do comum? Ambra Blanchett
10- ?Ao prosseguir com a leitura, ficamos bem curiosos para saber qual será o final, que particularmente me agradou bastante. Será que Isabella é o que realmente está faltando na vida de Jeux?? Felipe Laia
11- ?O livro nos transporta para aquela atmosfera que encontramos nos livros de Bukowski, só que aqui no Brasil. O livro se passa em Pelotas, mas mesmo sem conhecer a cidade não foi difícil imaginar os lugares. O romance de Jeux com Isabella é intoxicante, eles não sabem bem o que querem e ele tem bastante dificuldade para entender e lidar com ela.? Vitoria zavattieri

Visite a pagina oficial no facebook ? Quando nasce um romance

Resenhas

srlucast 13/11/2022

Santo padroeiro dos bêbados escritores
Hollywood foi escrito a partir da experiência de Bukowski ao fazer o argumento para o filme Barfly - dirigido por Barbet Schroeder, com Mickey Rourke e Faye Dunaway, onde ele narra a história de um escritor que ganha um bom dinheiro para escrever um roteiro para o cinema.

A diferença entre Bukowski e outros malditos é que ele não é um mártir, nem um anjo caído. Às vezes, quando cai, cai atirando, sem autopiedade. Alguns de seus diálogos são memoráveis e a violência de sua linguagem geral- mente oculta uma indisfarçável ternura pelos perdedores e excluídos.

Bruna 04/09/2015

Misto quente velho
Chinaski envelheceu, mas seu fervor por escrever e bebidas continua o mesmo. Frases que te dão um tapa na cara e uma historia que vai se desenrolando aos poucos...

Rafael 04/09/2015

Um livro sobre vinhos (??)
Todos sabemos a fama dos abusos de álcool que Bukowski trás em seu nome. O grande problema é que ele passa isso para a narrativa, o que ao meu ver, não acrescenta em nada. As repetitivas vezes em que o personagem principal "pega uma garrafa de vinho" ou orações semelhantes, torna a narrativa chata. Não vejo motivos pra todo esse clamor com Bukowski. Simplesmente foi um livro rápido, que assim que o fechei, nada se destacou. Um livro esquecível.
vaalfrossard 04/09/2015minha estante
É bom??

Rafael 08/09/2015minha estante
Eu achei bem fraco. Mas serve pra passar o tempo, não é completamente descartável. (malz pela demora, só fui ver agora kkkkk)

vaalfrossard 08/09/2015minha estante
De boa!! kkkk Li um livro dele e também achei fraco.. ainda pretendo ler algum outro e tal, mas sei lá né. kkkk

Rafael 09/09/2015minha estante
Pois é, eu peguei pra ler pq falam "noooossa Bukowski!". Acabei apostando demais nele kkkk

vaalfrossard 13/09/2015minha estante
pois é, o mesmo aconteceu comigo kkkk

Davi 13/07/2016minha estante
Pois é, não vi toda essa genialidade que tanto falam. Livro arrastado, repetitivo, demorei a conseguir terminar. Uma decepção.

Stephany 04/09/2015

Uma Boa Obra :)
Bom, esse foi o primeiro livro que li do Bukowski, gostei da sua escrita leve e de fácil compreensão, diferente de autores como Dostoiévski...do começo ao fim, não teve nenhuma parte que me prendeu, mas posso dizer que gostei da obra! e gostei particularmente da última cena.
Muitas vezes me identifiquei com os pensamentos do autor em relação à humanidade e adorei as citações contidas no livro.
Okay; o livro é baseado na experiência de Bukowski ao fazer um argumento de cinema para o filme BARFLY (muito aclamado pela crítica, que pretendo assistir em breve). Conta a história de Hank, um homem, ja na casa dos 60 anos, que é um escritor, ex-bebado, com pensamentos um tanto peculiares...ele não liga para a opinião alheia, nem para as pessoas em geral.
Seus leitores são dividos em: bêbados imundos que amam suas obras , e pessoas que se acham intelectuais demais para para os livros dele, mas que lêem mesmo assim.
Hank recebe uma proposta para escrever um argumento de cinema, e até as coisas se resolverem, até o filme ficar pronto... muita coisa da errado, e no caminho, Hank conhece e trabalha com muita gente maluca.

Ale 28/06/2015

Hollywood(1989)Charles Bukowski - Editora(L&PM)
Hollywood é um romance de 1989(358 páginas) escrito por Charles Bukowski.O livro ganhou uma adaptação para o cinema”Barfly”.
Adotando o seu alter-ego, Henry 'Hank' Chinaski, um personagem utilizado em romances anteriores, este livro relata suas experiências como diretor e as dificuldades enfrentadas para conseguir dinheiro e fazer um filme.Como em outras obras,ali está o estilo do velho safado.Brigas,transas,porres e humor.Em um entrevista ele disse:”A minha primeira estória foi publicada quando tinha 24 anos, mas a maioria de meus livros de poesia e prosa foram escritos depois que eu tinha 40 ano. E sou grato por isso.”
“Escritores que alcançam sucesso no início de suas vidas, eles não vivem como homens da rua, e logo perdem a ponto de o que está acontecendo nas fábricas e com as pessoas que trabalham 16 horas por dia.
Eu tive um início tardio. Eu tive sorte. Permitiu-me viver com todos essas putas, tive todos esses empregos horríveis e todas essas aventuras difíceis.”'

Bukowski usa os seguintes nomes como pseudônimos para as versões ficcionais de pessoas com quem trabalhou no filme Barfly:

Mickey Rourke é Jack Bledsoe.
Faye Dunaway é Francine Bowers.
Barbet Schroeder é Jon Pinchot.

Ele também cita outros famosos que ele conheceu em Hollywood durante as filmagens do longa metragem.

Jean-Luc Godard é Jon-Luc Modard.
Steve Baes é Francois Racine
Isabella Rossellini é Rosalind Bonelli
Werner Herzog é Wenner Zergog
Taylor Hackford é Hector Blackford

As filmagens

Bukowski apareceu no fundo de uma cena, sentado no bar com os outros "barflies." Schroeder já havia filmado uma série de cinquenta e duas entrevistas curtas com Bukowski, reunidos sob o título, as fitas de Charles Bukowski. Entrevistas usadas no documentário de 2003 sobre o autor chamou Bukowski: Born Into This.

site: http://www.marcellivros.com.br

Dayane 08/05/2015

Mais um do velho Bukowski

"Sempre que alguém falava comigo, eu sentia vontade de saltar pela janela ou descer no elevador. As pessoas simplesmente não tinham interesse algum. Talvez não devessem ter.", trecho de Hollywood.

Para os fãs do velho, assim como eu, ler Hollywood é extremamente importante, pois, este é o livro mais próximo da realidade de Bukowski. É um livro baseado na experiência que Buk teve ao se aventurar a escrever um roteiro para um filme chamado “Barfly”. Nele é narrado toda dificuldade e humilhação que ele teve que passar para que seu filme fosse produzido. O livro é repleto de críticas a sociedade.
Ler os sarcasmos, humor ácido e a forma crítica em que Bukowski vê as pessoas e a vida, é prazeroso. Imagine aí, um bêbado assumido, louco, falando sobre toda a 'miséria humana' e que ainda consegue te fazer dar muito risada? Hollywood nunca mais foi a mesma depois da passagem de Buk e sua insaciável Sarah! =D

Nathália 14/01/2015

Me surpreendo com resenhas que elogiam este livro de forma exagerada ao meu ver. Do começo ao fim não teve parte alguma que me prendeu, nada que me fez pensar que tinha um diferencial. Mas digo isso porque provavelmente pode não ser meu tipo de livro.
Gostei da maneira que Bukowski escreve, da leitura que flui, de como ele mostra uma realidade totalmente distinta da minha, mas quando se trata dos acontecimentos da história penso que nada teve de muito incrível.
Apesar dessa experiência me permitirei ler outros livros do autor, assim como penso que você leitor deve tirar suas próprias conclusões. Não terá nada a perder.
VeraBidu.Medeiros 12/03/2015minha estante
Aí é que está o diferencial em quem pira com a leitura e quem não pira! (Se me permite a expressão). Quem vive ou já viveu de forma parecida com Bukowski com certeza entra na leitura e se identifica com as histórias, pois com certeza já viveu coisas semelhantes. Principalmente quem tem uma tendência ao alcoolismo. Mas é super normal não achar nada gigante na escrita dele, pois como ele mesmo se definia, ele não escreve como grande escritor, ele brinca de fazer poemas. O resto é só experiência de vida relatada da forma mais aleatória possível.

Johnny 24/06/2022

Neste livro Buk conta como foi escrever um filme para Hollywood, que ele tanto despreza, mas aceita o trabalho, não sem uma relutância, pela bolada de dinheiro que vai lhe render.
Aqui ele relata o caos e hipocrisia que permeia o ambiente nos bastidores das gravações, festas, vida dos astros e etc... Pra mim é o mais fraco dos seus livros, em alguns momentos pensei em desistir e só persisti pela curiosidade de saber como termina e pq em alguns momentos somos premiados pelo Bukowski sendo Bukowski. Fiquei curioso para ver o filme, mas só recomendo o livro para quem realmente gosta das obras do Buk e queira acompanhar mais essa "aventura".

Leonardo.Pancheniak 21/03/2018

Bukowski - A vida como ela é.
Em Hollywood nos deparamos mais uma vez com a imoralidade intrinseca de Bukowski. Com pitadas de humor ácido, Hollywood nos leva - como em outras obras do autor - a uma incrível odisséia ao lado obscuro (e real) de nossas próprias vidas.
Hollywood nos mostra também como o ser humano é único e complexo, todos nós temos nossos diálogos que se analisados profundamente, não fazem o menor sentido, criamos sentidos para eles e nos adaptamos bem a isso, somente. Bukowski aqui, exagera nas situações e nos diálogos mirabolantes, o que faz do livro uma obra também engraçada.
Com a linguagem violenta já conhecida de toda a sua obra, Bukowski também nos oferece um retrato daqueles anos em que vivia, já que o livro se trata muito de suas experiências reais escrevendo o roteiro do filme Barfly. É impossível não perceber um sincero apreço de Bukowski pelas camadas mais excluídas de nossa sociedade, mesmo que por vezes, ele recorra a um humor ácido demais para isso.
Hollywood é mais um tapa na cara Bukowskiano, um daqueles romances fáceis de ler que na verdade nos fazem refletir - e muito - sobre a vida.

Ricardo de Andrade 25/07/2022

Confins de Hollywood
Primeiro romance que leio de Bukowski. Um professor meu de português sempre citava e venerava esse autor. Decidi ler pelo título. Hollywood. Há poucos dias também terminei um livro de história de cinema, sobre esse mesmo título.

E tive uma boa leitura. É bem corrida, narrada em primeira pessoa. É baseada em fatos reais. Dá para perceber nas entrelinhas. Foi uma leitura agradável. Por vezes, estranha, mas interessante.