Vida Dura

Vida Dura Claudia Tajes

Resenhas - Vida Dura

Amanda 20/03/2021

Eu deu esse livro de presente para a minha mãe quando eu tinha 14 e eu não lembro de ter comprado ou escolhido esse livro. Provavelmente foi indicação de vendedor, por que lendo a sinopse desse livro eu não compraria hoje para ela.

O livro conta a história de um homem com seus 20 e poucos anos que perde o emprego e começa a trabalhar doando sêmem para bancos de fertilização. Ele mora em Porto Alegre, aluga um sofá na casa de um amigo, pois sua mãe mora muito longe. Ele é apaixonado pela irmã desse seu amigo, mas não confessa esse sentimento.

A história é até que interessante, mas a narração usa palavras que me deixaram com nojo. O tempo todo eu fazia expressão de nojo e de não acredito que eu comprei isso para a minha mãe quando eu tinha 14 anos. Eu só terminei de ler porque é um livro rápido de leitura e bem fino.

Eu não tenho muitas palavras para escrever porque eu relamente achei um livro nada, e pior me deixou com nojo.

Não recomendaria esse livro para ninguém, mesmo que seja de uma autora brasileira.

Diego Piu 26/05/2016

Amo Claudinha
Primeiro livro dela em que o personagem principal é masculino. Bem engraçado!

Tauana Mariana 29/01/2013

Vida Dura, gostei da leitura, mas os outros livros da autora são incrivelmente melhores.
Esse é o primeiro livro da Claudia Tajes que eu leio, centrado em um personagem masculino: Leonel. Com seu talento, Tajes mostra-nos o quão “escrota” a vida de um homem pode ser.

Leonel é filho único e não vê seu pai desde os 5 anos. Criado pela mãe, acostumou-se com o troca troca, tanto de casa, quanto de padrastos. Numas dessas mudanças, a mãe de Leonel foi morar em uma cidade metropolitana de Porto Alegre. Devido à distância da nova casa, Leonel passa a alugar o sofá do seu amigo Douglas, apaixonando-se por sua irmã.

A história é meio água com açúcar, e sua linha de raciocínio é que Leonel compreendeu que precisava se dar bem financeiramente, para ser percebido e valorizado pelas mulheres. Sem estudo ou maiores habilidades, Leonel resolve ganhar dinheiro com uma de suas atividades preferidas: torna-se, então, doador oficial de sêmen. A partir daí, Leonel relaciona-se com algumas pessoas peculiares, envolve-se em negócios relacionados a cosméticos (com sêmen), e, rejeitado pela irmã de seu melhor amigo, envolve-se com a atendente da clínica de fertilidade.

Esse é um daqueles livros que você lê em dois dias, não lhe acrescenta muita coisa, mas lhe proporciona algumas risadas. Acredito que seja o livro que eu menos gostei, escrito pela autora, mas ainda assim, não me arrependi de tê-lo comprado e lido.

Canafístula 25/05/2012

Vida Dura, de Claudia Tajes
Há algumas semanas atrás, conclui a leitura do último livro da Claudia Tajes que restava para eu ler: “Vida Dura”. Sei que pode parecer meio clichê, mas agora que já li todos os livros da autora, posso dizer que já li todos os livros de um determinado autor. E para não ficar um buraco aqui, decidi fazer resenha sobre este também, já que há resenha dos outros livros dela por aqui.

Como disse uma moça em uma resenha no skoob sobre este livro, se este for o primeiro livro que você for ler da Claudinha, não o faça, porque ela tem livros melhores que esse e caso inicie com este, pode ficar desanimado a ler os outros. O que é uma lástima, porque ela tem livros realmente legais que merecem ser lidos.

Este livro em especial fala de Leonel de Moura Brizola Coelho – apesar da semelhança no nome, não fala sobre o famoso político gaúcho – que, ao não ter mais o que fazer da vida, decide virar doador de sêmen.

Eu achei o livro bom, bonzinho e só. A abordagem sobre a personalidade da personagem e os motivos que o levaram aquilo é boa; a autora conseguiu criar uma história muito bem construída, com um bom aprofundamento das personagens; há certas passagens do livro simplesmente hilárias, outras que podem ser constrangedoras para o pessoal com mais pudores. É um livro bom, não acrescenta absolutamente nada, mas é uma leitura leve e descompromissada que pode entreter e distrair, te ajudar a fugir um pouco das leituras pesadas, da rotina habitual de leitura.

Sem falar que, ao ler esse livro, você pode refletir: “e eu que pensava que minha vida estava ruim...”. Mesmo que seja de mentirinha, às vezes é bom ver que tem alguém em situação pior. #malvadasemcoração.

Leitura recomendada para quem gosta de Claudia Tajes ou quer se distrair um pouco.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Eli Coelho 23/01/2012

Já tinha lido "A vida sexual da mulher feia" livro muito engraçado então tinha curiosidade para ler esse. DECEPÇÃO.
O livro não tem um caminho definido. A autora parece querer repetir uma fórmula mas no entanto cai para o pseudo-vulgar e nem mesmo a critica social se vale descrevendo a história do rapaz que sem opção melhor resolve virar punheteiro profissional e sonhar em enriquecer de modo fácil.
Vale observar que ela escreve sem muitos pudores intimidades e pensamentos machistas, dando dessa forma algo de verossímil ao personagem, mas é o tipo de pensamento que caberia a um personagem de 13 ou 15 anos. Não a um homem de 24.
Leitura rápida só recomendo na falta de opção. Não deve servir de parâmetro para definir o talento dessa autora.

Alexandre Marchito 07/09/2010

Infelizmente no decorrer do livro o romance brocha.
Tinha tudo para ser um ótimo romance, criativo e divertido.
Mas infelizmente aproximando o final o romance perde vigor.
A vida dura de Leonel de Moura Brizola Coelho e seus planos de ficar rico perde o fôlego do início do romance. Mesmo assim vale a pena conhecer a VIDA DURA de um doador de sêmen.

erika 08/08/2009

Sinceramente não gostei.
O livro é vazio e bobo.
Foi o primeiro que li da Claudia Tajes e me decepcionei, pois tinha ouvido boas indicações.