Filosofia e Cosmovisão

Filosofia e Cosmovisão Mário Ferreira dos Santos

Resenhas - Filosofia e Cosmovisão

Mr. Matos 15/10/2023

Começo da enciclopédia
Essa obra se trata de uma introdução a filosofia e ao mesmo tempo exposição de uma método próprio de filosofar. Aqui são apresentadas diversas doutrinas de pensamento ao mesmo tempo em que Ferreira constrói seu próprio método filosófico que procura incorporar as positividades de diversos sistemas filosóficos ao longo da história para a realização de uma síntese transcendental capaz de superar as antinomias do pensamento. Mario Ferreira dos Santos nessa obra, expõe as antinomias entre Razão e intuição, e como um conhecimento que queira se aproximar da realidade não pode privilegiar um em detrimento do outro, o melhor método filosófico é o que compreende o que pode cada faculdade conforme as possibilidades humanas.

Tiago 08/06/2023

Este livro me foi e será muito útil em meu aprendizado de filosofia a forma como o autor trata os conteúdos é muito clara segue um encadeamento lógico ele nos ensina a filosofar.
Esta obra serve como base pra se aventurar e tentar textos mais árduos como os diálogos de Platão por exemplo ...

Marcio527 18/11/2022

Ótimo livro
Um ótimo livro introdutório, tanto do autor, quanto, no mundo filosófico, o livro aborda assuntos relevantes tratados pela filosofia, como ética, razão, ser, entre outros Impossível ler esse livro e não avançar nas outras publicações do Mário

AldoDosSantosDias 29/07/2020

UM OLHAR ÍNTIMO PARA A REALIDADE
A forma como MFS nos apresenta a forma de ver a realidade, captando-a pela intuição e pela razão, sem que essas jamais atuem separadamente, em contínuo processo antinômico próprio do espírito, de fato podemos chamar isso de uma viagem à intimidade do real. Mário nos faz perceber as sutilezas do ser, gravo, na verdade, SUBTILEZAS, pois em Filosofia e Cosmovisão conseguimos ver o que está sub, o que está abaixo, do sensível.
De fato, com um pouco de perspicácia, podemos prever o caminho que MFS há de traçar ao longo da Enciclopédia das Ciências Filosóficas e Sociais, uma vez que se dispõe a resolver os problemas das filosofias partidárias que não respeitaram a estrutura própria da mente humana diante do ser.

Jack 14/02/2020

Mário Ferreira dos Santos
O autor explica, com sua peculiar clareza argumentativa, conceitos fundamentais da Filosofia: razão, intuição, compreensão, conhecimento, visão de mundo, etc. Apesar de já estudar Filosofia saí da leitura desse livro básico aprendendo muita coisa porque MFS tem insights que nunca vi em nenhum outro autor. Você termina de ler com uma clareza em mente.
Lucas.Sousa 15/02/2020minha estante
ele é ótimo

Jack 15/02/2020minha estante
!!!

Kaique.Nunes 25/03/2019

Filosofia e Cosmovisão de Mário Ferreira dos Santos é ao mesmo tempo uma introdução à filosofia e uma obra de um filósofo original.

Temos então uma introdução a história do pensamento como também uma incitação ao filosofar, pois, diferentemente de muitos autores, Mário acredita que não se pode aprender filosofia apenas citando eventos e personagens, não se aprende filosofia sem filosofar. E é esse o diferencial dessa obra.

site: https://www.instagram.com/leredespertar/