Estrela da Noite

Estrela da Noite Alyson Noël

Resenhas - Estrela da Noite

Blog MVL - Nina 21/07/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br

Em “Estrela da Noite”, Ever, a protagonista problemática enfrenta as conseqüências dos últimos acontecimentos do livro anterior (Chama Negra). Haven, sua antiga amiga, a culpa pela morte de Roman, e Damien parece esconder algo vital sobre suas vidas passadas. Os leitores também acompanham o relacionamento cada vez mais conflitante entre Ever e sua tia, que não aceita o “dom” de sua sobrinha, e vemos um pouco mais sobre Jude.

A minha opinião sobre o trabalho de Alyson Noël já está formada há um longo tempo. Eu sei que não me identifico com a protagonista, que o texto e estilo narrativo da autora não me agradam e que o pseudo romance da estória não passa disso... P-S-E-U-D-O. Fraudulento, falso, sem autenticidade. Por que continuar insistindo na leitura? Primeiro por que muitos seguidores são afeiçoados à série, e acho que eles têm o direito de saber a minha opinião. E segundo, por que ainda tenho a ilusão de descobrir que me enganei e que a autora tinha um objetivo maior para a trama. Não crio mais expectativas, contudo resolvi avaliar friamente este novo capítulo da série.

A princípio, me interessei bastante pela ideia e conceito que a autora desenvolveu sobre as auras e os Imortais, entretanto, a forma como ela constrói e estrutura o enredo é confusa e seu texto fragmentado. A trama gira sempre em torno dos mesmos conflitos. Era de se esperar que após cinco livros, o conteúdo da série já houvesse sido parcialmente concluído. Infelizmente, a “futilidade” de toda a estória (que acaba sempre se tratando da desconfiança de Ever em relação à Damen) é deprimente. A prosa de Alyson Noël não possui coesão, seus personagens não são carismáticos e sua trama não desenvolve.

Ever não amadurece. Já perdi minhas esperanças neste sentido. Apesar de ser uma paranormal poderosa, a personagem não evolui. Ela continua agindo como uma adolescente birrenta, revoltada e impulsiva à beira da insanidade. Fico em dúvida se essa imaturidade imutável de Ever é um detalhe premeditado pela autora ou se Alyson Noël falha na caracterização de suas personagens por pura incompetência.

Os diálogos entre as rivais, Ever e Haven, chegam ao extremo do ridículo. Ambas parecem duas menininhas brigando pelo mesmo brinquedo, para ver quem é melhor, uma disputa sem fim para saber quem faz o papel mais patético. Pode parecer uma análise dura e deliberadamente hostil, mas a minha revolta com a superficialidade das personagens é grande demais. Todos possuem defeitos que me repelem profundamente. Egoísmo, crueldade, inveja, intolerância. E eu não consigo encontrar qualidades que possam redimi-los. Pode ser que o trunfo da autora esteja justamente nessa revolta que ela causa em seus leitores, não posso negar que somos manipulados e compelidos pela estória. É uma forma brutal de se conquistar leitores, mas consigo enxergar o marketing por trás da ideia.

Acredito que até os maiores fãs da série assumiriam que a estória é uma enrolação sem fim. Alyson Noël está claramente perdida no universo que criou. Acho, sinceramente, que ela possui grande talento para escrever livros adolescentes ambientados no meio escolar, com intrigas e crueldades femininas. Mas como escritora de romance e fantasia, ela peca e peca feio. Agora, basta esperarmos para conferir o quê a autora guardou para o grand finale em “Infinito”, o sexto e último livro da série.

Será que ela será capaz de aparar todas as arestas e preencher os vazios que deixou nos últimos cinco livros da série?

Juliana 25/08/2011minha estante
adorei sua resenha, e concordo com vc! Só vou mesmo continuar lendo a série pq quero saber logo como vai acabar essa enrolação :/

Taty *-* 11/11/2011minha estante
Também adorei sua resenha. A estória era totalmente original, mas a autora não soube lidar muito bem com o desenrolar dela, só estou comprando a continuação pra ver se acontece algo bom em algum livro e porque tenho esperanças de que aconteça algo realmente legal para perceber que valeu a pena gastar meu dinheiro na série dela.

Jacqueline 22/11/2011minha estante
Concordo em gênero, número e grau! Só continuo lendo pq detesto abandonar leituras e séries... Pq de resto, é só enrrolação e enrrolação... afff....

Maria3427 14/01/2012minha estante
Concordo com tudo dito! Só continuo a série por pura curiosidade de como termina tudo isso. Essa história de virgindade da Ever nunca termina, A Haven continua a mesma criança do primeiro livro, o Damen o namorado besta de sempre e blá blá blá...

Indi 08/03/2012minha estante
Nossa, nem li esse livro ainda e já não gosto dele, desde Terra de Sombras eu estou com esperança que essa trama mude um pouco o foco, que fique menos repetitivo, menos chato... Estou dividida entre ler até o final, porque não gosto de parar pela metade ou parar de ler e gastar meu dinheiro com um trabalho melhor feito.

Thais 16/01/2013minha estante
Concordo com você. Depois de um ano estou relendo Chama Negra, porque, sinceramente, não consegui terminar antes. A história me deixou tão confusa e decepcionada, que parei, e nem consigo me lembrar das partes que já li, então estou preparada para recomeçar Chama Negra e assim partir para os demais, e realmente espero que a história melhore. Ever me irrita ao extremo, desde que esse Jude entrou na história, odeio "triângulos amorosos", principalmente os mal desenvolvidos. Como você continuo lendo a série, pela esperança de ocorra um final decente.

iza 21/01/2013minha estante
Estou lendo o quinto livro dessa série, para sempre foi tão contagiante q resolvi ler toda a estória, porém a parte q me chateia bastante é que a Ever é completamente ingênua e mimada isso me irrita bastante. E a autora errou muito quando deixou a cura de Damen no ultimo livro, fora q a irmã da Ever quase nao se comunica com ela. E quanto ao Jude ele só apareceu na estoria pra atrapalhar e avacalhar minha paciência. Mas espero que ele tenha um final feliz tmbm. Mas já q estou quase no final, é o jeito terminar, fazer o q?! :/

Malu 25/09/2023

Apesar de ter passado a maior parte dos livros anteriores irritada com as decisões da personagem principal, Ever, neste livro eu gostei dela. Parece que ela amadureceu ou algum milagre aconteceu, pois suas escolhas foram mais sensatas em alguns momentos.

Haven, por outro lado, me irritou profundamente. Eu já teria partido para cima dela há muito tempo.

Uma das coisas que achei mais interessante foi a exploração do lado obscuro de Summerland. Mal posso esperar para começar o próximo livro e descobrir mais sobre esse outro lado e torcer para que Ever e Damen finalmente encontrem um antídoto para viverem o amor deles sem nenhuma interferência.

Mikaelysousa 26/05/2021

Bom mas...
Um bom livro, mas ainda assim deixou a deseja em vários pontos, a série decaiu bastante na minha opinião.

Lorenza 09/04/2023

Já não tem mais o que inventar!
Cara, está claro que a criatividade foi com Deus uns 3 livros atrás.

A protagonista é a coisa mais chatinha e sem graça que existe. Birrenta e sem evolução alguma. Aumentam poderes? Sim. Mas a responsabilidade passou longe. "Ah, mas são adolescentes!", cara, conheço poucos adolescentes que com essa idade passam umas vergonhas dessa...

Enfim, o Damen era pra ser um Deus grego e é o cara mais brochante que eu conheço há uns dois livros já. O cara não acrescenta em absolutamente nada. Ele perdeu completamente a personalidade depois do primeiro livro.

O romance dos dois? Patético. Todo livro começa com eles se achando o amor da vida um do outro. Plot twist: a Ever não tem mais certeza se é amor mesmo e o Damen sai caçando outras muié. Ôtô plot twist: Ever tem uma revelação em Summerland e descobre que eles são almas gêmeas.

O Jude chega a ser melhorzinho, mas já passou do patético essa adoração (sem motivo!) pela Ever.

E, por fim, a trama principal do livro, a briga com a amiga que nunca foi amiga dela e que ela resolveu tornar imortal: Haven.

Haven é provavelmente a única coisa mais insuportável que a Ever no mundo.
Os diálogos dela parecem ter sido escritos por umas crianças de 6 a 8 anos escolhendo de quem é a vez de ser o bobinho no jogo.

É sério. É ruim DEMAIS. Superficial DEMAIS. E olha que sempre faço resenhas pensando no tipo de conteúdo que o livro traz, forma de escrita, etc. Não tem como comparar com outros gêneros e outros públicos-alvo.
Mas ele é simplesmente ruim.
Eu nunca recomendaria pra um adolescente.

A autora se perdeu no enredo e toda página você consegue perceber isso.

Jully Divulga Livros 06/05/2021minha estante
Esse livro é da série imortais!?

Madu 06/05/2021minha estante
Essa série é puro surto

June Nony 06/05/2021minha estante
Esse é o 5 da série imortais

Jully Divulga Livros 07/05/2021minha estante
Só li até o terceiro.... Pq erar é normal, mas persistir no erro é burrice.... É ela de novo faz merda por não ouvir o cara.... Vá a merd@... Parei de ler... Mesmo curiosíssima

June Nony 09/05/2021minha estante
Kkkk resumiu a série kk, ela fazendo merda pq não ouve ele e no final dos livros do nada baixa uma divindade nela que sabe o que fazer, sendo que passou o livro todo cagando e andando kkk

Jully Divulga Livros 09/05/2021minha estante
Então!!!! ????????????

Cris Oliveira 18/07/2011

O livro está melhor que o anterior! Várias dúvidas são esclarecidas, amores, mortes, amizades, tudo é colocado em questão. E quando algo surpreendente acontece dá uma reviravolta na história, esclarecendo e dando novos rumos.
Ever continua com algumas atitudes imaturas e chatas.., mas totalmente compreensivas dentro da história. Haven se transforma no seu pesadelo, mas por ironia é ela que irá, de certa forma, transformar Ever e sua vida, isto é, suas dúvidas e aflições.
Damen começa a voltar ao seu charme do primeiro livro.. mantendo seu charme e amor incondicional.
Um amigo conhece a verdade sobre eles e surpreende a todos com sua compreensão e carinho.
Jude continua sofrendo por amar, porém, algo muda no seu carma.
Dessa vez não é Ever que mete os pés pelas mãos, mas Jude que faz algumas coisas darem errado.
E o antídoto? isso só lendo para saber se eles irão conseguir.. srsr
Ainda tem algo novo que está acontendo em Summerland, .. mas, só no próximo livro saberemos o que significa realmente.
E que venha Infinito! O último livro da série.
Estou curiosa para saber o final dessa história de amor entre os dois imortais - Ever e Damen.
Evellyn 20/07/2011minha estante
Ah que otimo!! Vou começar a ler agora ^^
Isso sobre o Damen voltar as antigas é a melhor parte! rs
E um verdadeiro milagre a Ever não piorar tu-do! Sobre Jude, não sei se gosto dele ou não....

Curti!
bjss

Marcelle 20/07/2011minha estante
Estava louca por uma resenha do livro, com a sua, a minha vontade de ler voltou! Que bom saber que teremos algumas respostas, é o que eu mais busco nessa série, além de gostar da estória!!!

Mto bom!

Bj!

Thassiane93 31/03/2024

?"O som da sua voz flutua sobre mim, dentro de mim, ao meu redor. Como um zumbido vago e distante que cruza oceanos, continentes e galáxias para me alcançar."

bellanacul 03/04/2021

Decepcionante
Essa coleção poderia ter terminado dois ou três livros atrás, mas a autora não para de criar obstáculos entre o casal, só cria problema e prolonga a história desnecessariamente. O primeiro livro estava perfeito, mas a história agora só decai a cada volume.

Sandra de Oliveira 14/09/2011

Decepção. Mais uma vez. Não há como expressar melhor o que senti ao ler Estrela da Noite, quinto e penúltimo (AINDA?)livro da série Os Imortais. De início já fraco em Para sempre, algo me levou a continuar a acompanhar a série, que deu uma razoável melhora em Lua Azul. Mas daí em diante, foram sucessões de erros, por parte de uma escrita sem sentido em personagens rasos e irritantes. Ever pode ser considerada a personagem mais chata do mundo, ou uma séria candidata ao posto.

Estrela da Noite só confirma tal fato. Li várias reportagens a respeito da autora, Alyson Noel, e do quanto sua pessoa é meiga, cativante e fofa. Então vamos separar o autor da obra. Ela pode ser tudo isso, e acredito mesmo que seja, mas perdeu a mão na escrita ao desenvolver essa saga, já meio perdida de início e sem qualquer chance de se encontrar agora na reta final.

Não há Riley para segurar o tranco aqui, e Haven, uma das coadjuvantes de que eu gostava bastante inicialmente foi catapultada simplesmente ao nada. Uma pena, já que era uma personagem secundária que tinha potencial.

Até mesmo o título do livro, Estrela da Noite, se resumi a duas ou três menções sem qualquer ligação relevante com a história.

Ever continua intragável, Damen dá sinais de desgaste, Haven é como um zumbi e até Miles perdeu a graça. Quem ainda se mantém um pouco digno nisso tudo é Jude. Mas bem pouco.

Enfim, foi uma leitura extremamente enfadonha, da qual eu não via a hora de alcançar a última página. Péssimo sinal quando o assunto é livro.

O próximo e último volume, Infinito? Sinceramente, não sei o que esperar dele. O jeito é conferir, já que chegar ao final dessa série tornou-se agora questão de honra.
Thais Lima 22/03/2013minha estante
Eu não concordo. Eu achei que a saga deu uma boa melhorada em Chama Negra, e estou achando Estrela da Noite muito bom. Em comparação aos três primeiros, que realmente não me chamaram atenção, esses dois me surpreenderam de forma positiva. E bem, se formos comparar com a Ever de "Para Sempre", a Ever de "Estrela da Noite" está um tanto mais madura.

Mas em relação ao título do livro sou obrigada a concordar. Essa história de estrela da noite não teve nexo algum, parece que foi inserido apenas para dar um nome legal para o livro. Mas de resto, eu realmente gostei.

Ana 11/03/2022

As vezes parece o primeiro livro ainda
Quando FINALMENTE achamos que Ever vai conseguir o antídoto que tanto quer, o final do livro 3 olha pra nossa cara e dá risada. O quarto ainda rodeia na história de Ever estar atrás do antídoto, mas se ela achava que já tinha entendido como lidar com seus inimigos, ela se enganou totalmente, porque sua mais nova inimiga é sua ex melhor amiga e ela consegue ser pior no sentido de ser impulsiva demais, desenvolvendo um vício pelo elixir ao final do livro. Haven não se responsabiliza por nada que faz, joga a culpa em Ever por te-la transformado em imortal.
Na intenção de mexer mais ainda com o mundo de Ever, e antes de completar sua vingança, Haven planta aquela plantinha da discórdia na cabeça de Ever ao dizer que Damen mantém segredos que ela nem imagina. E mais uma vez vamos para a mesma história da Ever duvidar de tudo, se eles realmente são almas gêmeas, se realmente estão destinados a ficar juntos, mais uma vez brincando com os sentimentos de Jude e Damen porque não sabe decidir quem quer.

Ps: Com certeza deve ser horrível sentir falta da família, mas depois de 4 livros ela continuar tendo ataques de raiva pelo Damen ter salvo só ela do acidente já está ficando chato. Principalmente levando em conta que ela mesma optou por seguir sua imortalidade

Dani 19/06/2014minha estante
"Perdi a conta de quantas vezes li o irritante 'dou de ombros'."
Eu contei em um dos capítulos (de seis páginas, mais ou menos), nada menos que SETE dar de ombros. SETE! Enfim...

Adorei a resenha.

Drica 19/06/2014minha estante
Dani, com certeza! Esse livro foi um suplício sem fim! A Haven se tornou uma vilã muito caricata, clichê e bem incoerente. E essas passagens do "dou de ombros" me irritaram terrivelmente. Poxa vida, custa caprichar um pouco mais no texto?! Fiquei bem irritada com esse livro mesmo, e só não mais porque já tinha aprendido a não esperar grande coisa dessa série.
Mas, enfim, obrigada :D

Dani 23/06/2014minha estante
Por ser um best seller, se a história não é lá essas coisas, pelo menos o texto tinha que ser decente.
Mas antes criar codornas do que expectativas, então vou juntando é coragem pra ler o último...

Drica 24/06/2014minha estante
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Boa! Boa sorte com o último, a Ever tá melhorzinha nesse último, mas quem tira do sério mesmo dessa vez é o Damen-mala-sem-alça.

Humb 05/03/2013

Leitura sem expectativas
Confesso que não gosto da série, odeio a protagonista, mas a curiosidade de saber o que acontece no fim é maior.

O título é dispensável: a tal estrela da noite só e citada TRÊS vezes no livro, e é algo bobo, sem utilidade e descartável. Onde a Alyson estava com a cabeça quando escolheu "Estrela da Noite"?
A capa, além de comercial, é uma tentativa fracassada e cruel de instigar os leitores a comprar o livro. Muita gente deve ter pensado "uau, dessa vez ela consegue a bosta do antídoto!" Sinto decepcionar os futuros (se ainda existirem) leitores, mas a capa, segundo meu ponto de vista, representa Ever oferecendo o elixir à Haven.

Vamos à resenha em si.

O enredo é o mesmo do outros livros. Ever continua atrás do antídoto além de ser teimosa, chata e irritante. Ah, e a mesma desconfiaça de sempre sobre Damen. A vilã da vez é Haven, patética é seu sobrenome. Damen é insosso, sem iniciativa e esconde segredos (ainda?). Jude demonstra aborrecimento em relação à indecisão de Ever. Os outros personagens quase não aparecem.

O que mais me irritou foram os diálogos ente Ever e Haven. Duas adolescentes idiotas brigando por coisas idiotas. E, sinceramente, Haven fazer aquela palhaçada toda só para ser a senhorita popularidade do colégio? Caramba, isso é estúpido e irracional! Fico me perguntando se todas as High School nos Estados Unidos são assim, e se é tão importante ser popular no ensino médio. Conseguir boas notas para conseguir bolsa de estudos na universidade (não existem universidades públicas lá) não é mais importante?
O livro emana toda essa futilidade adolescente norte-americano.

Bom... depois de muitas burradas, Ever se dá mal, põe algum juízo na cabeça e parece menos idiota. O final foi uma mistura dos três últimos livros, só que com Haven como vilã. Todo mundo já imagina o que acontece com ela. Mas...
Para render mais um livro, a autora precisou criar mais um problema.

Vamos ver o que pode ser aquela floresta em Summerland.
E, finalmente, terminar de vez essa série.