Alta fidelidade

Alta fidelidade Nick Hornby

Resenhas - Alta Fidelidade

cxrolina 20/07/2023

?high infidelity? tocando na cabeça o tempo todo
? por incrível que pareça, eu gostei bastante desse livro.

tenho que concordar com tudo o que dizem sobre o protagonista: ele é babaca, machista e egocêntrico.
se acha o centro do mundo e deposita a responsabilidade dos seus problemas em qualquer mulher que esteja dando sopa.

mas, apesar disso, minha leitura foi leve e fluiu muito bem. consegui me divertir, rir e me identificar com algumas angústias do protagonista. ?

se você deixa a imbecilidade masculina de lado, as referências (musicais, literárias e cinematográficas), junto com as personagens femininas, fazem as coisas bem interessantes. ?
Luiz Souza 21/07/2023minha estante
Eu já assisti o filme desse livro

cxrolina 21/07/2023minha estante
é bom? eu já assisti a série adaptada pela hulu, com a zoe, eu gostei bastante

Luiz Souza 22/07/2023minha estante
Eu gostei do filme

cxrolina 22/07/2023minha estante
vou assistirr

Mari 15/08/2013

Se existisse um equivalente de chick-list para os homens, Alta Fidelidade definitivamente entraria na lista. Mas isso não quer dizer que nós, mulheres,não vamos apreciar a leitura, muito pelo contrário. Ler a perspectiva masculina sobre assuntos que também nos afligem é muito interessante.

Afinal, medo da morte, relacionamentos mal sucedidos, incertezas quanto ao rumo que se deve tomar na vida, e até uma dificuldade para agir e pensar como um adulto, quando nos sentimos jovens inexperientes no interior, são algumas das coisas que nos colocam em pé de igualdade. Independem do sexo.

E tudo isso é narrado com muitas referências ao mundo pop, cheios de "Top 5" musicais para diversas ocasiões, o que nos aproxima ainda mais de Rob, o protagonista perdido na vida.

"Alta fidelidade" deveria ser livro obrigatório nas escolas, pois não só estimularia a leitura, como melhoraria o gosto musical dessa juventude.

Enfim, altamente recomendado!
Isabel 16/08/2013minha estante
Existe sim, Marianne. São duas expressões: Dude-Lit e Lad-Lit. Dude-Lit é utilizado nos EUA e Lad-Lit na Inglaterra.

Mari 16/08/2013minha estante
Obrigada pela informação! Até tinha dado uma procurada, mas não achei :)

Lari 06/08/2010

Alta Fidelidade é um livro apaixonante! Além de trazer um pouco do universo de uma geração que cresceu na cultura pop dos anos 80, trata com muito bom humor problemas pelos quais todos nós passamos.
Rob Fleming (protagonista do livro) é um personagem cheio de personalidade, é depressivo, vive fazendo merda e enfrentando conflitos psicológicos, crises profissional (é dono de uma loja falida de discos), existencial, financeira, problemas de relacionamento... enfim! Ele é tão humano, cheio de defeitos e sintomas de vida que é impossível não se apaixonar! Nick Hornby, com sua narrativa despretensiosa e bem temperada, nos faz rir, rir e rir, odiar e torcer por Rob, nos traz a cultura pop de forma muito divertida (com diversas referências musicais e cinematográficas) e nos apresenta o universo masculino num diálogo protagonista/leitor muito interessante!!
Pra quem gosta de música e de uma história muito bem contada, esse é um prato cheio! O filme também é muito bom (acho que Nick tinha Jack Black em mente quando criou o personagem por ele representado, ficou perfeito!! ).
Caduds 07/08/2010minha estante
Boa resenha lindoca. O filme eh realmente muito bom. o livro ainda nao sei, mas se vc diz ser eu acredito.. bjs

Nathy 10/01/2011minha estante
Me fez querer ler o ivro. :)

Marcella.Martha 07/08/2015

Somos todos Rob
Amo/Sou Rob. Ele é errado, ele é babaca, ele é arrogante. Ele se acha um imbecil, ridículo, digno de pena. Ele é todos nós. Faz uma bagunça da própria vida, não sabe bem onde quer chegar, desperdiça algumas boas chances, se acomoda com uma coisa que parece boa o bastante, mas não é. O Rob tem momentos muito baixos, mas é super ácido, engraçado e on-point nas análises que faz dele mesmo. Em suma, ele é humano. E dramático. E um geek de cultura pop.

O livro é muito original, cheio de momentos de gargalhar, sublinhar, marcar com um post-it e falar 'Nossa, é ISSO'. Nick Hornby no seu melhor.
Flaviamonteiro 30/11/2015minha estante
NOSSA,É ISSO !

Michelle 14/02/2015

Finalmente terminei!
Tinha ouvido falar sobre este livro, e soube que há um filme, que não assisti, inspirado nele. Talvez se eu tivesse visto o filme teria me poupado dessa leitura. Não gostei tanto quanto eu esperava.

Rob é um cara de 35 anos que tem uma loja de discos quase falida. Ele começa o livro falando sobre seus relacionamentos, e faz um lista com as 5 garotas que o deixaram mal depois do término do relacionamento.
Tudo para Rob e os caras que trabalham com ele na loja, Barry e Dick, gira em torno de listas.

Para falar a verdade esperava mais do livro. Alta Fidelidade é a estória de um perdedor. Um cara sem rumo na vida, que não sabe muito bem o que quer fazer, que tem um trabalho que não lhe dá orgulho, e que teve relacionamentos com consequências desastrosas para a sua vida. Rob é imaturo, o típico cara que não sabe lidar muito bem com questões do "mundo adulto". Ele não faz escolhas, se acomoda e deixa tudo rolar... Até que em um momento, no final do livro, ele tem que decidir se finalmente cruza a linha para assumir as responsabilidades que sua idade trazem.

Não tive empatia por Rob. Não me identifiquei com sua estória. Há algumas tiradas engraçadas que, para mim, não bastam para salvar o livro.
bort0 23/02/2015minha estante
Desculpa, mas não entendi porque você não gostou?

Daniel 08/10/2012

O melhor do Nick Hornby
Um livro aparentemente despretensioso e descartável, mas que esconde grandes trunfos: leitura fácil, agradável, cheia de sacadas geniais, que transita bem tanto nas partes engraçadas e patéticas quanto nas partes mais intimistas e emotivas.

Todo mundo na faixa dos 30 e poucos anos vai se identificar com o narrador que faz um balanço da vida após levar um fora, ou melhor, ser deixado pela companheira. A partir daí são apresentados ao leitor as experiências que formaram o que o personagem principal é nos dias atuais, não só nas questões amorosas, mas profissionais: tudo o que ele sonhava e que foi ficando para trás, as escolhas e principalmente as “ não-escolhas” que acabaram levando ao que ele é hoje.

As referências ao rock e à cultura pop fazem parte da narrativa como um personagem não menos importante que os amigos e as ex namoradas de Rob. A mistura bem dosada de momentos engraçadíssimos e outros que envolvem temas bem mais pesados como luto e solidão trazem boas reflexões sobre o que somos ou o que queremos. E as irresistíveis listas top 5, de músicas, filmes e situações memoráveis, que falam diretamente com a memória afetiva do leitor.

Ainda é o melhor livro do Nick Hornby.
David 02/08/2013minha estante
este livro está no meu top 5

Amanda 26/11/2018

Livro bom, protagonista chato
A escrita do livro é muito boa, é leve, fácil, engraçada e parece que o protagonista está conversando com você, só que o problema do livro é justamente o protagonista.
O cara tem 35/36 anos e parece uma criança mimada e egocêntrica. Bem babaca, extremamente pedante e que me fazia revirar os olhos de impaciência toda vez em que ele achava que o mundo inteirinho rodava em torno do seu umbigo.
De resto, uma boa leitura :D
Isa 30/12/2018minha estante
O protagonista então é o famoso homem hétero hahahahaha. Conheço incontáveis assim, mimados e que realmente acreditam que o universo gira ao redor deles, independente da idade.

Dani 02/03/2015

Um personagem incrível!
Meio chato, meio herói, meio romântico, nem bonito, nem feio. Ou seja, um personagem muito real. E adoro essas histórias que se aproximam das nossas.
Amei!
Flávia 12/01/2016minha estante
Estou amando !!

deb 07/03/2021

Meu Deus, sério... que livro horrível!!!

A única coisa que salva nesse livro é as referências de músicas e filmes.
O cara é um abestalhado de meia idade que culpa tudo e todos (todos = mulheres que já se relacionou) por ser um grande de um banana. Típico homem nerdola frustrado que adora se vitimizar: "ah, olha como eu sou um coitadinho..." pra justificar as atitudes lixos que tem. A descrição que ele faz das mulheres nesse livro é podre e olha que eu sou bem tolerante levando em consideração o ano e etc. Mas puta merda, que livro ruim. Não tem um foco legal, um plot... a avaliação dele nos sites é boa, mas repare que mais da metade dos avaliadores são..... homens! hahahahah, não me admira.
Tassio 16/03/2021minha estante
ia comprar e vim ver as resenhas.. desisto ?

Lucas 04/08/2020

A única parte ruim é que acaba!!
Terminei essa leitura aos 22 anos, e pra mim foi uma das leituras mais prazerosas que já tive, literalmente ria e ria a cada situação absurda que Rob passava em seus relacionamentos ao longo do livro.
Talvez quando eu ficar um pouco mais velho eu mude a visão acerca do personagem, da comédia pra o drama, da leveza para o peso e para a dor que podemos encontrar nas entrelinhas da narrativa, mas enquanto não chego lá fico com as boas lembranças e com os vários aprendizados e momentos singulares que são passados nesse livrasso!!
Pra quem gosta de relacionamentos (complexos), música (das melhores) e um humor (dos mais ácidos), este é um livro imperdível!!

Obs: Concordarei com Rob que alguns top 5 são impossíveis de fazer, porém esse livro definitivamente entrou no meu de livros favoritos!
Danilo 04/08/2020minha estante
Aí você me instigou a conhecer

Marina 20/06/2010

Quando terminei este livro fiquei em dúvida se dava 3 ou 4 estrelas. Vejam bem, eu não gostei do protagonista, o Rob. Sei lá, achei o cara deprimente de diversas maneiras, e sei que muitas vezes essa era a intenção (afinal ele era xingado de babaca constantemente), mas achei que ele ficou meio pedante. Mas por outro lado, o personagem é extremamente realista. O livro é narrado em primeira pessoa, e as coisas que ele diz e faz... bom, ele foi muito bem construído. Eu consigo visualizar um vizinho, por exemplo, com esse perfil.
Um amigo aqui do skoob me disse uma vez que ele leu o livro e achou que a interação narrador-leitor parecia um papo entre velhos amigos. E acho que é isso mesmo, mas parece um papo entre homens. Não estou dizendo que é desse jeito, ou que o livro foi feito para homens, mas foi o sentimento que o livro me transmitiu. Eu me pegava irritada com algumas opiniões e atitudes de Rob.
Mais para o final do livro eu me animei e acho que ele fechou de um jeito bem legal. Fora que Hornby é Hornby, então sempre temos trechos engraçados, sacadas geniais... fora a referência musical, né. Excelente. Além disso, ao que me parece, este é o livro mais cultuado dele, então obviamente eu recomendaria para todos.

Enfim, acabei dando 3 estrelas pq sempre que avalio um livro dele eu comparo com os outros que li do autor e vejo qual me divertiu mais. Não está entre meus prefeirods, mas como podem ver, é cheio de qualidades. :)

ps- Não poderia imaginar alguém mais perfeito para desempenhar o papel de Barry do que Jack Black. É incrível!!! Quando eu lia o livro, dava a impressão de que Nick Hornby escreveu esse personagem pensando nele, haha!
Cláudia 21/06/2010minha estante
O Rob é um coitado rsss Eu não tinha pensado nisso, mas parece mesmo uma conversa entre homens.
Ótima resenha, eu sempre fico na dúvida sobre quantas estrelas dar, devia ter meia estrela também rsss.

Não vi esse filme ainda, deve ser legal.

Stefy 22/01/2010

TOP 5 motivos para gostar do livro:
1) Nick Hornby é engraçado na medida certa, sem apelar e com uma dose de ironia.
2) As referências de cultura pop recheiam o livro, pra quem gosta, é um atrativo e tanto.
3) Rob Fleming é um personagem carismático, que permite intimidade e as inseguranças e neuras são altamente identificáveis, haha :D
4) O livro tem fluxo, é impossível ficar entediado(a).
5) as listas TOP5 aparecem nos momentos mais inesperados, dando o gostinho a mais do livro.
Lari 06/08/2010minha estante
Adorei sua resenha!!! é a cara do livro, que por sinal, adorei =]

Cheetara 23/09/2009

muito bom. li numa sentada só.

Juba 13/03/2024

Noivo neurótico, noiva nervosa "é apenas uma comparação".
Foi esse título que ficou na minha cabeça ao final do livro.
Que o protagonista é a neurose ;propriamente dita, com pernas. O cara não consegue ter um momento livre da mente absurdamente neurótica que ele tem, a cada momento ele vai conversando com uma pessoa e a mente começa com os planos de como estragar o momento.

Este foi um misto de sentimentos: amor pelos momentos que o protagonista consegue se descobrir e como poderia melhorar. E ódio: por todas as cagadas que ele cometeu, sua falta de empatia e sua habilidade de cometer mais erros de julgamento; mesmo estando sozinho.

É um livro que deve ser degustado com calma e o senso de humor lá nas alturas, por que é uma viagem de montanha russa e você não sabe como vai se sentir ao final.

AlineBergamo 27/02/2011

Está no meu top 5
Alta Fidelidade é um livro do escritor inglês Nick Hornby, que fala sobre a vida de um (loser) cara chamado Rob que depois de ser chutado pela namorada resolve repensar a sua vida e os seus relacionamentos. Rob é dono de uma loja de discos e fã de música pop (anos 80/90). O livro é cheio de referências a músicas e bandas.
O filme é uma boa adaptação do livro (o John Cusack ficou ótimo interpretando o Rob!), mas nunca esteve no meu top 5 "melhores filmes que eu já vi".
Já o livro acaba de entrar pro meu top 5 "melhores livros que eu já li". Simplesmente ótimo!
O livro foi escrito de modo que o leitor "entra" na cabeça de Rob e tem acesso a todos os seus pensamentos. O que mais me agradou foi a forma com que alguns comentários lembram acontecimentos do nosso dia a dia. Rob é um cara normal, e fica fácil se identificar com ele em alguns momentos.
Para as mulheres, fica a dica pra entender um pouco mais do pensamento masculino...

(http://wonderlandbyme.wordpress.com/category/eu-acho/livros)