Alta fidelidade

Alta fidelidade Nick Hornby

Resenhas - Alta Fidelidade

PVanni 13/04/2009

Não recomendo
Esta leitura foi prejudicada pelo livro que li antes. O livro é até legalzinho, mas não chega nem perto do livro que li anteriormente, então não consegui ter o encantamento que os outros leitores tiveram. Achei as crises existenciais do personagem principal bobas demais....E o final não me surpreendeu a ponto de eu mudar de idéia. E o estranho é que eu adoro os filmes baseados nos livros deste autor. Achei o livro bobo. Uma pena!

AlineBergamo 27/02/2011

Está no meu top 5
Alta Fidelidade é um livro do escritor inglês Nick Hornby, que fala sobre a vida de um (loser) cara chamado Rob que depois de ser chutado pela namorada resolve repensar a sua vida e os seus relacionamentos. Rob é dono de uma loja de discos e fã de música pop (anos 80/90). O livro é cheio de referências a músicas e bandas.
O filme é uma boa adaptação do livro (o John Cusack ficou ótimo interpretando o Rob!), mas nunca esteve no meu top 5 "melhores filmes que eu já vi".
Já o livro acaba de entrar pro meu top 5 "melhores livros que eu já li". Simplesmente ótimo!
O livro foi escrito de modo que o leitor "entra" na cabeça de Rob e tem acesso a todos os seus pensamentos. O que mais me agradou foi a forma com que alguns comentários lembram acontecimentos do nosso dia a dia. Rob é um cara normal, e fica fácil se identificar com ele em alguns momentos.
Para as mulheres, fica a dica pra entender um pouco mais do pensamento masculino...

(http://wonderlandbyme.wordpress.com/category/eu-acho/livros)

Mari 15/08/2013

Se existisse um equivalente de chick-list para os homens, Alta Fidelidade definitivamente entraria na lista. Mas isso não quer dizer que nós, mulheres,não vamos apreciar a leitura, muito pelo contrário. Ler a perspectiva masculina sobre assuntos que também nos afligem é muito interessante.

Afinal, medo da morte, relacionamentos mal sucedidos, incertezas quanto ao rumo que se deve tomar na vida, e até uma dificuldade para agir e pensar como um adulto, quando nos sentimos jovens inexperientes no interior, são algumas das coisas que nos colocam em pé de igualdade. Independem do sexo.

E tudo isso é narrado com muitas referências ao mundo pop, cheios de "Top 5" musicais para diversas ocasiões, o que nos aproxima ainda mais de Rob, o protagonista perdido na vida.

"Alta fidelidade" deveria ser livro obrigatório nas escolas, pois não só estimularia a leitura, como melhoraria o gosto musical dessa juventude.

Enfim, altamente recomendado!
Isabel 16/08/2013minha estante
Existe sim, Marianne. São duas expressões: Dude-Lit e Lad-Lit. Dude-Lit é utilizado nos EUA e Lad-Lit na Inglaterra.

Mari 16/08/2013minha estante
Obrigada pela informação! Até tinha dado uma procurada, mas não achei :)

Barbara 02/02/2014

Sei que muitos gostaram, mas sinceramente esse livro n me prendeu nenhum pouco, li 100 pags, e a muito custo! Affffff Fikei curiosa pelo final, pq talvez a coisa boa começasse na parte q n li, mas, realmente, n consegui. Parabéns para quem chegou ao final.

Tuia 04/03/2014

Resolvi ler o livro pois conhecia o filme, e o amava!
Conclusão: Amei o livro! E ainda descobri que o autor era o roteirista de outros filmes que eu amo. Era super fã do cara, e não fazia ideia.

Uma leitura gostosa, para entretenimento.

Paty 14/04/2014

O romance nos apresenta Rob, um cara de 35 anos, dono de uma loja de discos quase falida, nos idos anos 90, que adora fazer listas e que, após o rompimento com sua namorada, se vê perdido, ou melhor, no fundo do poço de todos as esferas da sua vida! Rob é apaixonado por música, filmes e passa quase todo o tempo com seus dois funcionários listando as 5 melhores músicas da vida, os 5 melhores álbuns e claro, o livro começa com ele listando seus 5 principais rompimentos amorosos, deixando bem claro para Laura, sua atual ex-namorada, que ela não está entre eles!

Rob é um cara não muito sociável, eu diria, um tanto quanto egocêntrico e ranzinza, e fica bem claro que está enfrentando uma das suas piores crises, mas ele mesmo se nega a olhar pra ela com a "seriedade" necessária, prefere organizar sua vida a partir da organização da sua coleção de discos! Ele é o narrador de sua história e acaba, em determinados momentos, deixando de lado alguns dados da história que acaba por nos mostrar em outros momentos do livro, fazendo com que possamos encadear melhor a história e a própria personalidade do personagem.

Mesmo com um texto muito divertido, Hornby consegue colocar no romance uma boa dose das dúvidas, carências e receios não apenas dos homens de uma geração, mas, me arrisco a dizer, de toda uma geração! O livro fala sobre inseguranças, relacionamentos, dúvidas afetivas, sexo e de uma forma bem simples, direta e com um texto muito bem escrito; com personagens, mesmo os coadjuvantes, muito bem construídos, com aspectos fortes e o melhor, o autor não se deixa cair no chavão maniqueísta em nenhum momento.

E como não poderia ser diferente, o gosto musical de Hornby dá o ritmo e o tom para o gosto do Rob, nos deixando com vontade de pegar esse livro com pilhas de fitas K-7 gravadas pra ir ouvindo enquanto rola a releitura!

Resenha original no blog Alma do meu sonho:

site: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2014/04/resenha-alta-fidelidade-nick-hornby.html

Diane 06/07/2014

Um romance para os homens
Rob está na casa dos trinta, acabou de levar um pé na bunda, tem uma loja de discos com poucos clientes e, se lhe falta dinheiro, sobra-lhe mal humor e sarcasmo. A vida de Rob é regida pela música: Segundo o próprio, o que define uma pessoa não é quem ela é, mas do que ela gosta. Filmes, livros e músicas (principalmente músicas) definem a personalidade de uma pessoa. Não é a toa que a história é recheado de referencias a cultura pop (inclusive, aos fãs da cultura pop, fiquem com um bloquinho e uma caneta do lado para anotar os vários artistas e álbuns citados ao longo do livro).
Pode parecer imaturo julgar uma pessoa pelo seu gosto musical. E é, como até mesmo Rob poderá descobrir mais tarde. Mas que atire a primeira pedra quem nunca quis apedrejar o cara que passa de carro tocando Lepo Lepo no volume máximo ou sentiu sua barriga remexer por alguém que nunca tenha ouvido falar em George Harrison.
Mas a trama principal é com relação a Laura, a moça que lhe deu um pé na bunda. E é por esse motivo que dei o título de "romance para os homens" para esta resenha. Porque Rob não passa por uma desilusão amorosa chorando na cama e devorando uma caixa de chocolate enquanto assiste Ps Eu Te Amo. Ele fica sozinho, fumando, bebendo, ouvindo suas músicas, comendo outras mulheres e se preocupando se Laura já fez sexo com outro ou não. E eu, mulher, só pensava em como ele é um babaca e se preocupa com coisas sem importância.
Talvez seja porque quis me enfiar em um território que não é meu. Imagino Nick Hornby escrevendo esse livro para outros homens. Por mais que alguns homens não vão concordar com as atitudes do protagonista (afinal, cada um é cada um) acredito que possam o entender melhor, porque já devem ter passado por situações, inseguranças e medos parecidos, e a identificação com o protagonista vai ser mais profunda. (NOTA Á MÁFIA DOS "DIREITOS IGUAIS" DA INTERNET: Sim, você pode ser homem e sofrer uma desilusão amorosa assistindo PS Eu Te Amo e comendo chocolate e sim você pode ser mulher e sofrer sozinha fumando e comendo outras. To fazendo aquela coisa feia chamada 'generalizar', as vezes é necessário.)

De presente a ambos os sexos, o livro traz diversos momentos que me fizeram gargalhar, várias bandas que ainda não conhecia e várias passagens sensacionais. Claro que teria que terminar a resenha com uma lista, mas não vou citar um TOP 5 de melhores passagens, seria clichê. Vou fazer um TOP 2:

2- "Se tivesse que adivinhar, eu diria que estou zangado porque sei que estou preso, e não gosto dessa sensação. Seria melhor, sob alguns aspectos, se eu não estivesse tão ligado a ela; Seria melhor melhor se aqueles doces possibilidades, aquela expectativa sonhadora que você tem aos quinze aos vinte ou vinte e cinco anos, até, e você sabe que a pessoa mais perfeita do mundo talvez entre em sua loja ou escritório ou festa de um amigo a qualquer momento...seria melhor se tudo aquilo ainda estivesse comigo em algum lugar, no bolso de trás ou nas gavetas de baixo. Mas aquilo tudo se foi, eu acho, e isso basta para deixar qualquer um zangado."

1- "As pessoas se preocupam com o fato das crianças brincarem com armas e dos adolescentes assistirem a vídeos violentos; temos medo de que assimilem um certo tipo de culto á violência. Ninguém se preocupa com o fato das crianças ouvirem milhares de canções sobre amores perdidos e rejeição e dor e infelicidade e perda. As pessoas afetivamente mais infelizes que conheço são as que mais gostam de música pop; e não sei se foi a música pop que causou tal infelicidade, mas sei que elas vêm ouvindo as canções tristes há mais tempo do que vêm vivendo suas vidas infelizes."

Jean 10/01/2015

Dessafio Literário 2015 - Janeiro
De umas semanas pra cá, estou convencido que o elemento mais importante de uma história arrebatadora é um personagem inesquecível. Sempre valorizei a sinopse matadora, aquela ideia que nos leva a pensar "Por que eu não pensei nisso antes?". Contudo, aos poucos venho valorizando a construção do personagem no enriquecimento de um livro, filme ou qualquer outra narrativa.

É uma constatação pessoal, de quase nenhuma valia para qualquer um que esteja lendo essas poucas linhas. Pareceu, porém, oportuno dividir esse pensamento numa resenha sobre o livro ALTA FIDELIDADE. Porque a trama da famosa obra de Nick Hornby não poderia ser mais prosaica. E, mesmo assim, o autor construiu um livro inesquecível, reconhecido mundialmente.
O narrador personagem é um personagem complexo e rico em sentimentos. A leitura oscila entre a graça e a raiva - sem maniqueísmos ou truques do autor para nos direcionar quanto ao que sentimos em relação à Rob (protagonista do livro).
Houve momentos de incredulidade diante da mentalidade obtusa de Rob (e que atire o primeiro "vinil" - para ficar no espírito do livro - aquele que nunca foi obtuso em algum momento de sua vida) e momentos de gargalhadas genuínas com o sarcasmo e a própria obtusidade desse personagem.

Trata-se de uma leitura muito agradável, bem escrita e comovente. Mais do que as famosas listas de músicas que o livro contém, recomendo ALTA FIDELIDADE pela qualidade de seu texto, pela trama interessante e por despertar diversos sentimentos durante sua leitura.

João 25/08/2015

Esse livro começou bem mas conforme fui seguindo com a leitura algo se perdeu.O que poderia ter sido um excelente livro acabou sendo apenas uma leitura pra passar a tarde,com algumas partes cansativas!
Tem muitas pessoas que gostaram,então só lendo mesmo pra ter uma opinião.

Gio 10/09/2015

Alta Fidelidade
Alta Fidelidade contra a história de Rob, um homem de 35 anos, que adora fazer listas de Top 5, dono de uma loja de discos decadente, desanimado com a vida, afastado dos pais e amigos e que, depois de levar um fora da namorada, percebe que está numa situação decadente. Só o que lhe resta é sua paixão pela vasta coleção de discos. Preso sempre ao passado, sem saber como continuar a vida, Rob repensa sobre seus relacionamentos amorosos, carreira e amizades, a fim de encontrar uma luz que explique como ele se tornou o que é e como seguirá em frente. O livro é carregado de um humor irônico e ácido que o torna divertido e de um egoísmo cego por parte Rob que o torna irritante!
A história é interessante pois com uma escrita leve e bem humorada, consegue mostrar a incapacidade (ou falta de vontade) do personagem em amadurecer, assumir compromissos, superar dificuldades, e tornar-se um adulto.
É uma leitura especial para quem gosta de música, por estar cheia de referencias a canções, cantores e álbuns.

site: https://instagram.com/p/1ZITrfyt93/?taken-by=monlivre

J. Cipriano 12/08/2018

Dramático, hilário e realista.
Sou fã de livros musicais, ou qualquer livro que tenha uma temática musical, seja biografias ou romances. E esse livro em particular me tornei fã desde a primeira página.

Eu conhecia o filme, já o livro passei a conhecer esse ano. O personagem é incrível, às vezes irritante como qualquer outro ser humanamente comum, mas na sua maioria adorável.

Sua dor de cotovelo por ter sido deixado pelo grande amor da sua vida é o que torna hilário os momentos de torpor e melancolia do personagem narrador, e sua obsessão pela ex-mulher nos faz torcer por ele e ao mesmo tempo sofrer com ele até o fim da história.

As citações de discos, músicas, bandas e claro, os clássicos da boa música americana e mundial nos deixa de queixo caído como alguém ama tanto a música a ponto de tentar sobreviver por meio dela num mundo que cada vez mais se torna musicalmente decante!

Sem falar de um personagem que tenta sobreviver a tudo e contra um mercado que a cada dia se torna mais obsoleto, nesse caso as lojas de discos. Uma realidade que o autor fez questão de abordar nesse romance, algo que estava acontecendo no final dos anos 1990.

William 01/01/2019

Legal porém monótono
Leitura agradável, onde o personagem principal tem um humor autodepreciativo super interessante. É um cara que ri de suas próprias mazelas e até mesmo falta de sorte na vida amorosa e financeira. Porém faltou emoção, o livro não teve momentos intrigantes, de mistério, que fazem o leitor grudar esperando pelo desfecho da história. É um enredo bem linear e para quem busca uma montanha russa de sensações com a leitura, é bom ficar atento!