O Silêncio do Túmulo

O Silêncio do Túmulo Arnaldur Indridason

Resenhas - O Silêncio do Túmulo

Biblioteca Álvaro Guerra 04/04/2024

Há algumas décadas , as colinas próximas a Reyjavík eram quase inabitadas , mas agora a cidade se expande , espalhando casas populares onde antes só havia solidão e neve .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535919110

Heloá 24/10/2023

:)(:
Esse livro foi bom! dei 4 estrelas pq n é um gênero q eu gosto Muito!!
Gostei bastante do romance polícial...é isso,n tenho muito pra falar pq de vdd ainda to digerindo a história ....

Mand 30/12/2022

Suspense e mistério
Excelente livro. Um pouco difícil de acostumar com os nomes dos personagens. Mas a trama é ótima, com muito suspense e mistério.

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Policiais enrolados
Achei um livro interessante, apesar de não ser muito minha praia esses romances policiais.

Todo o enredo é muito tenso, vai construindo uma história onde você se envolve muito, apesar de tudo que acontece. Eu tive até medo de virar algumas páginas.

É um livro com gatilhos pesados, temática difícil. Mas te prende. Você quer saber o final.

Perdeu estrelas pra mim na parte da investigação policial. Não porque eu não goste (porque é um fato, não gosto muito), mas porque aqui os policiais eram extremamente enrolados. Aí me dava nos nervos!

Thalita.Romolu 10/08/2022

Gostei muito de conhecer um autor Islandês e sair um pouco do mesmo.
A escrita prende do começo ao fim, a história é bem desconfortável e os personagens bem construídos.
A única coisa que me incomodou foi que por ser uma série policial, que não tem os livros anteriores traduzidos e nem alguns posteriores, fica algumas pontas soltas. Muito da história dos detetives e alguns elementos da trama parecem faltar, principalmente no final.
Mas mesmo assim é um ótimo thriller que dá tranquilamente pra ler avulso.

Nelson.Junior 07/08/2022

Belo mistério
Achei o livro muito bom com uma narrativa boa e que me prendeu bastante do início ao fim. Um bom mistério policial com problemáticas pertinentes hoje em dia.

PITUCALELE 07/08/2022

O silêncio do túmulo
Infelizmente não foi publicada essa série completa aqui no Brasil, mas, mesmo assim irei ler o que temos dele publicado por aqui. Ótima trama, tem construída, me deixou tensa até o final.
A história gira em torno de esqueletos que foram achados em um local onde antes haviam casas construídas na época da 2 guerra, o livro tem duas linhas do tempo, o que já me conquistou. Vale A pena a leitura e conhecer a literatura islandesa

Mary's 01/04/2022

Leitura interessante, mas faltou algo. Acredito que faltou mais aprofundamento sobre o caso, e menos sobre a vida dos detetives, na verdade o caso ficou em segundo plano. Terceiro livro de uma série do escritor islandês Arnaldur, que acompanha o detetive Elendur.

@fadakukalivros 22/03/2022

Um romance policial bem bom
Nesse livro encontramos um cenário islandês muito interessante e com vários personagens. A linha temporal alterna entre passado e presente e com duas histórias que explicarão a trama policial.

Em uma festa de aniversário infantil, uma das crianças presente descobriu ossos humanos enterrados próximo ao local da festa. O investigador Erlendur e seus parceiros, Elínborg e Sigurdur Óli, foram chamandos para investigar o que aconteceu. Logo a mídia já estava sabendo e todos queriam saber a quem pertenciam aqueles ossos e há quanto tempo estão lá.

Enquanto as investigações seguiam com as equipes de arqueólogos e geólogos, Erlendur pesquisava arquivos de pessoas que tinham desaparecido entre 50 a 70 anos atrás. Com sua equipe, interrogavam pessoas para chegar mais perto de descobrir de quem eram os ossos e desvendar se foi ou não um assassinato. Paralelo a isso, Erlendur tinha problemas pessoais, era separado e tinha dois filhos. Sua filha Eva Lind engravidou morando na rua e, quando sofreu um aborto pelo uso excessivo de drogas, culpou o pai por sua ausência em sua vida.

No passado, em 1944, é narrada a história de uma mulher que tinha uma filha especial, Mikkelína, e seu companheiro faleceu em um naufrágio. Ela conheceu uma pessoa e pós um ano e meio que se relacionavam, ele a pediu em casamento. Casaram e tiveram mais dois filhos. A vida deles não foi nada fácil e constantemente se mudavam. Ele não parava no emprego e, por isso, passavam muitas necessidades, o que provocava muitas discussões, agressões e abusos muito bem narrados na escrita do autor.

Ufaaa, como será o desfecho dessa trama cheia de drama???

Eu gostei muito desse livro com ambientação na Islândia e com muita descrição dos locais o que me trouxe algumas pesquisas sobre. Os personagens são fortes e a leitura é muito fluida me prendendo do começo ao fim. Me senti angustiada e com raiva com a violência tão bem retratada. Enfim, foi uma mistura de sentimentos ao ler essa obra maravilhosa.

Gatilhos: violência doméstica, relacionamento abusivo, maus tratos infantil.

Manda de Oliveira 07/02/2022

Um romance policial envolvente, meu primeiro contato com esse gênero noir nórdico e já gostei muito, principalmente por ser um livro que envolve a resolução de um caso antigo ( saudades da série cold case).
Mas atenção, esse livro pode conter gatilhos: abandono, maus tratos infantil e violência doméstica.

Gabriela Freitas 22/01/2022

??
Livro trata de mistérios, ficção e policial.

Tem uns suspenses, mas por ele ser o 4º de uma série, achei que ele ficou com personagens soltos, como que para despistar do caso, pessoas da família sem muita presença e personagens não muito abordados.

Fiquei curiosa com o final, não sei se eu entendi realmente o que aconteceu, mas queria saber o desenrolar do livro, acredito que possa ter continuação em outros da série.

Rafa Gomide 17/01/2022

O Silêncio do Túmulo é o 4º livro da série sobre o detetive Erlendur. Nessa obra, um esqueleto é descoberto em um terreno e o Erlendur é chamado para investigar esse mistério. Paralelamente à investigação, vamos descobrindo mais sobre a vida do detetive que enfrenta um problema com sua filha.

As partes da vida pessoal do Erlendur são muito lentas e, na minha opinião, atrapalham um pouco a história. Talvez se eu tivesse lido os volumes anteriores da série fizesse mais sentido, mas lendo esse livro como livro único essa parte foi desnecessária.

A parte atrelada à investigação é muito fluida e deixa o leitor bem curioso, fazendo com que a leitura seja bem rápida. Por isso, foi uma boa leitura.

@estantedamarcia 16/01/2022

Um gênero que tenho gostado muito. Ficção policial e mistério.
Uma história que nos prende do início ao fim, tudo ocorre em torno de uma ossada humana encontrada. E começa todas as linhas da história que vão se entrelaçando.
O que achei mais legal é que você vai saber quem é o morto e o assassino, mas isso não tira o desejo de ir até o final.

@loop.literario 14/01/2022

Policial
Adorei a escrita do autor, assim como o enredo. Através de uma linguagem um pouco mais fria, objetiva, mas ao mesmo tempo bastante viceral. Queria que tivesse a série toda disponível para leitura

Mariana113 13/01/2022

Nomes difíceis
Erlendur, detetive com vida complicada, ossos encontrados em uma escavação e trama fluida a ser desenvolvida!
Pra mim é mais um romance policial do que um suspense, porém fluida, vontade de não largar o livro até terminar!
A narrativa te faz querer saber mais, final esperado? Sim, porém muito bem desenvolvido!
Vontade de saber mais da vida do detetive...
Vale a pena a leitura

4?