O Silêncio do Túmulo

O Silêncio do Túmulo Arnaldur Indridason

Resenhas - O Silêncio do Túmulo

Reccanello 08/01/2022

Mais uma porrada vindo dos homens do Norte!
Escrito por um dos grandes nomes da literatura islandesa (ganhador de dois dos maiores prêmios de narrativa policial: o inglês Gold Dagger Award e o nórdico Glass Key Award), o livro apresenta algumas características que me parecem comuns aos escritores nórdicos: a crua concisão da narrativa (às vezes escatológica), o tom melancólico e o cenário cinzento, gelado, frio, e não apenas nas paisagens congeladas, no chão escorregadio e nos telhados tomados pela neve, mas, também e principalmente, nas relações interpessoais e familiares de seus cidadãos. Desde a primeira frase do livro (“Ele soube na hora que era um osso humano, quando o tirou das mãozinhas de um bebê que estava sentado no chão, mastigando-o...”) a natureza cruel da obra já nos é atirada ao rosto, sem pedidos desculpas e sem falsos remorsos, cabendo-nos seguir com a leitura ou, de pronto, dela desistir. Se você escolher a segunda opção, estará perdendo um dos grandes livros policiais da atualidade, cru, cruel, denso, tenso, muito bem escrito e, ao final, com uma interessante mensagem sobre vida e morte que nos faz, algumas vezes, parar a leitura para refletir sobre temas relevantes como violência doméstica e conflitos familiares. Enfim, e a despeito de seu desfecho, o mérito maior do livro de Indridason é trabalhar a mentalidade e o psicológico de seus personagens e as atitudes que, ainda que por caminhos transversos, levaram ao seu final nada menos que surpreendente.

site: https://www.instagram.com/p/CYfZ3oOA5py/

Ana Claudia 12/01/2022

Essa é uma história que se passa em Reykjavík, na Islândia.

Em um aniversário que está acontecendo, uma criança pequena encontra um osso e passa a ficar chupando achando que é de brinquedo. Um médico residente a vê com o osso na mão e logo diz ser parte de um esqueleto humano.

Erlendur será convocado para investigar sobre a ossada e descobre que, perto do local da festa, um esqueleto foi enterrado com uma das mãos levantada. Aos poucos ele vai conversando com um e com outro para conseguir pistas sobre a identidade da ossada. Ele vai tentar desvendar o mistério de um esqueleto humano e ele vai contar com a ajuda de Sigurdur Óli. Ela é a detetive que gosta de questionar tudo e a todos.

Paralela à investigação da ossada, Erlandur vive um problema pessoal com sua filha Eva Lind, grávida e usuária de drogas. Sigurdur Óli também passa por um problema pessoal.

Nesse romance policial, a história é contada intercalada entre o presente e o presente, com duas histórias paralelas que no final se cruzam dando um desfecho ao mistério. A trama aborda temas bem pesados como a violência doméstica, com algumas passagens bem repugnantes, e abuso psicológico em adultos e crianças.

Ocelo.Moreira 06/11/2020

Romance Policial de Qualidade (Caracterizado por Conflitos Psicológicos)
Há muito não lia um livro tão bom, principalmente, um romance policial, e eu sei que gosto é algo que não se discute.
É disso que eu falava anteriormente em minhas resenhas, de um livro além de bem escrito, conciso, direto e cativante.
Como muitos outros livros do gênero, o autor também fala das relações dos personagens, mas de um modo leve, moderado e discorrido, ou seja, sem ser moroso ou chato.
Não acho que o crime ou suposto assassino ficaram em segundo plano, toda a ação e relato giram em torno do achado de um esqueleto. Tal achado traz à tona um passado dos habitantes e da cidade que fora enterrado com ele.
Após o tal achado, as “vísceras” e o passado nebuloso da cidade juntamente com os de seus habitantes são expostos pouco a pouco para o leitor. Inclusive o do detetive envolvido no caso.
Com uma escrita precisa, lacônica, enxuta e fascinante o autor sabe muito bem como nos levar em seus meandros sinuosos até o desfecho da história.
Cuja história criativa que intercala entre passado e presente de um modo magistral. Que aumenta o interesse e aguça a curiosidade do leitor a cada página.

Gabriela Freitas 22/01/2022

??
Livro trata de mistérios, ficção e policial.

Tem uns suspenses, mas por ele ser o 4º de uma série, achei que ele ficou com personagens soltos, como que para despistar do caso, pessoas da família sem muita presença e personagens não muito abordados.

Fiquei curiosa com o final, não sei se eu entendi realmente o que aconteceu, mas queria saber o desenrolar do livro, acredito que possa ter continuação em outros da série.

Manda de Oliveira 07/02/2022

Um romance policial envolvente, meu primeiro contato com esse gênero noir nórdico e já gostei muito, principalmente por ser um livro que envolve a resolução de um caso antigo ( saudades da série cold case).
Mas atenção, esse livro pode conter gatilhos: abandono, maus tratos infantil e violência doméstica.

PITUCALELE 07/08/2022

O silêncio do túmulo
Infelizmente não foi publicada essa série completa aqui no Brasil, mas, mesmo assim irei ler o que temos dele publicado por aqui. Ótima trama, tem construída, me deixou tensa até o final.
A história gira em torno de esqueletos que foram achados em um local onde antes haviam casas construídas na época da 2 guerra, o livro tem duas linhas do tempo, o que já me conquistou. Vale A pena a leitura e conhecer a literatura islandesa

@loop.literario 14/01/2022

Policial
Adorei a escrita do autor, assim como o enredo. Através de uma linguagem um pouco mais fria, objetiva, mas ao mesmo tempo bastante viceral. Queria que tivesse a série toda disponível para leitura

Mand 30/12/2022

Suspense e mistério
Excelente livro. Um pouco difícil de acostumar com os nomes dos personagens. Mas a trama é ótima, com muito suspense e mistério.

Heloá 24/10/2023

:)(:
Esse livro foi bom! dei 4 estrelas pq n é um gênero q eu gosto Muito!!
Gostei bastante do romance polícial...é isso,n tenho muito pra falar pq de vdd ainda to digerindo a história ....

@estantedamarcia 16/01/2022

Um gênero que tenho gostado muito. Ficção policial e mistério.
Uma história que nos prende do início ao fim, tudo ocorre em torno de uma ossada humana encontrada. E começa todas as linhas da história que vão se entrelaçando.
O que achei mais legal é que você vai saber quem é o morto e o assassino, mas isso não tira o desejo de ir até o final.

Thalita.Romolu 10/08/2022

Gostei muito de conhecer um autor Islandês e sair um pouco do mesmo.
A escrita prende do começo ao fim, a história é bem desconfortável e os personagens bem construídos.
A única coisa que me incomodou foi que por ser uma série policial, que não tem os livros anteriores traduzidos e nem alguns posteriores, fica algumas pontas soltas. Muito da história dos detetives e alguns elementos da trama parecem faltar, principalmente no final.
Mas mesmo assim é um ótimo thriller que dá tranquilamente pra ler avulso.

@fadakukalivros 22/03/2022

Um romance policial bem bom
Nesse livro encontramos um cenário islandês muito interessante e com vários personagens. A linha temporal alterna entre passado e presente e com duas histórias que explicarão a trama policial.

Em uma festa de aniversário infantil, uma das crianças presente descobriu ossos humanos enterrados próximo ao local da festa. O investigador Erlendur e seus parceiros, Elínborg e Sigurdur Óli, foram chamandos para investigar o que aconteceu. Logo a mídia já estava sabendo e todos queriam saber a quem pertenciam aqueles ossos e há quanto tempo estão lá.

Enquanto as investigações seguiam com as equipes de arqueólogos e geólogos, Erlendur pesquisava arquivos de pessoas que tinham desaparecido entre 50 a 70 anos atrás. Com sua equipe, interrogavam pessoas para chegar mais perto de descobrir de quem eram os ossos e desvendar se foi ou não um assassinato. Paralelo a isso, Erlendur tinha problemas pessoais, era separado e tinha dois filhos. Sua filha Eva Lind engravidou morando na rua e, quando sofreu um aborto pelo uso excessivo de drogas, culpou o pai por sua ausência em sua vida.

No passado, em 1944, é narrada a história de uma mulher que tinha uma filha especial, Mikkelína, e seu companheiro faleceu em um naufrágio. Ela conheceu uma pessoa e pós um ano e meio que se relacionavam, ele a pediu em casamento. Casaram e tiveram mais dois filhos. A vida deles não foi nada fácil e constantemente se mudavam. Ele não parava no emprego e, por isso, passavam muitas necessidades, o que provocava muitas discussões, agressões e abusos muito bem narrados na escrita do autor.

Ufaaa, como será o desfecho dessa trama cheia de drama???

Eu gostei muito desse livro com ambientação na Islândia e com muita descrição dos locais o que me trouxe algumas pesquisas sobre. Os personagens são fortes e a leitura é muito fluida me prendendo do começo ao fim. Me senti angustiada e com raiva com a violência tão bem retratada. Enfim, foi uma mistura de sentimentos ao ler essa obra maravilhosa.

Gatilhos: violência doméstica, relacionamento abusivo, maus tratos infantil.

Rafa Gomide 17/01/2022

O Silêncio do Túmulo é o 4º livro da série sobre o detetive Erlendur. Nessa obra, um esqueleto é descoberto em um terreno e o Erlendur é chamado para investigar esse mistério. Paralelamente à investigação, vamos descobrindo mais sobre a vida do detetive que enfrenta um problema com sua filha.

As partes da vida pessoal do Erlendur são muito lentas e, na minha opinião, atrapalham um pouco a história. Talvez se eu tivesse lido os volumes anteriores da série fizesse mais sentido, mas lendo esse livro como livro único essa parte foi desnecessária.

A parte atrelada à investigação é muito fluida e deixa o leitor bem curioso, fazendo com que a leitura seja bem rápida. Por isso, foi uma boa leitura.

Nelson.Junior 07/08/2022

Belo mistério
Achei o livro muito bom com uma narrativa boa e que me prendeu bastante do início ao fim. Um bom mistério policial com problemáticas pertinentes hoje em dia.

jota 21/03/2014

Osso antigo
Um livro cujo primeiro parágrafo nos fala de um bebê mastigando um osso humano parece prometer outras surpresas, não? É exatamente o que acontece com essa história islandesa de Arnaldur Indridason, mais um exemplar da tão comentada (e com muitos exemplares vendidos) onda de literatura policial nórdica.

Mais do que querer saber se chupar osso de defunto faz mal, se a criancinha pode morrer por conta disso, estamos interessados em descobrir de quem é o tal ossinho. E as perguntas vão se avolumando pois ele é de alguém que foi assassinado e mesmo que o crime tenha sido praticado há cerca de setenta anos nossa curiosidade não cessa. Há um assassino então e também um motivo para o assassinato.

Pistas vão sendo fornecidas pelos detetives que cuidam do caso e demais envolvidos na trama e claro, todas são falsas ao final, como ocorre com qualquer livro desse tipo que se preze. Também para distrair o leitor problemas pessoais dos policiais são trazidos à baila, mas enquanto suas histórias se passam no presente ou em tempos não tão distantes outra história acontece durante os anos 1940. E essa sim é que mais interessante, pois é bastante cruel e angustiante para o leitor. Aí o autor apela para nossa compaixão e é impossível ficar indiferente frente ao sofrimento de criaturas indefesas, não?

Enfim O Silêncio do Túmulo é um livro bem escrito, interessante, que prende nossa atenção a maior parte do tempo, mas que depois que se termina a leitura você tem quase a certeza de que não terá mais grande interesse nele, em relê-lo mais à frente um dia, ao contrário do que acontece com os grandes livros dos grandes mestres da literatura.

Lido entre 17 e 21/03/2014.