Concerto Carioca

Concerto Carioca Antonio Callado

Resenhas - Concerto Carioca

Margô 21/01/2022

Amores desencontrados...
A princípio é bom que se informe, que não há como comparar a leitura da obra QUARUP do mesmo autor, com Concerto Carioca. A primeira é exuberante... esta é mais fantasiosa do que representativa de qualquer aspecto social. Insinua mas não aprofunda. Algo assim...

É um concerto que vai desafinando a orquestra, a medida que avançamos na leitura. Me interessei bastante pelo cenário da trama: No início da leitura me encantei com a descrição do jardim Botânico no Rio de Janeiro... adorei o passeio pelas árvores exóticas, palmeiras imperiais, amoreiras, flores que exalam fortes essências, e talvez foi o melhor de tudo na leitura.
Senti um Nelson Rodrigues encarnado em Antônio Callado, rsss... Incrível como se assemelha às histórias do autor.
Como assim? As relações das pessoas são bem erotizadas, há um submundo da maldade e sexualidade intensa no local que se denomina" Expostos", que me deixou encucada...
Bem, o que tem da obra QUARUP, é uma pontinha do Araguaia, que vem para o Rio de Janeiro, na figura do Jaci. Um jovem Índio que desperta paixões violentas em homens e mulheres ( ora fraternais, ora sexuais). E em torno do jovem que também tem inimigos, ou pessoas indispostas com a sua natureza, livre, jovem e cheio de amor pra dar, há um mistério sobre a sua sexualidade, que o autor guardou pra ele.
Jaci é, deliberadamente, um ser especial, e a trama do romance é pautada na sua história com as pessoas que ele se envolve no Rio, e o que se sucede até a sua morte.
Eu não diria que é uma obra excelente! Sei lá há um exagero de paixões desencontradas, que banaliza o que poderia ser o melhor na narrativa do autor: O amor.
Por outro lado, penso que talvez eu esteja vendo o mundo só com as minhas lentes e não respeitando as possibilidades das relações amorosas em um círculo pequeno de pessoas...pode ser.
Então, fica esta ligeira impressão sobre a trama do Callado, a necessidade de se conhecer melhor o destino da população indígena, que aqui na obra é mais curiosidade do que informação, e não é um livro que eu iria reler...e indicar, iria depender do perfil do leitor ou leitora a quem eu destinaria a sugestão.