Hamlet

Hamlet Bruno S. R.

Resenhas - Hamlet

rach 28/02/2021

Um livro muito bom pra quem já conhece a história de Hamlet, se a pessoa nunca leu a história e não sabe nada, não vai entender muita coisa, afinal essa versão é extremamente resumida, mas pra quem já conhece é um formato novo e interessante de revisitar a história de uma forma rápida.

z..... 15/11/2018

Adaptação em quadrinhos Farol Literário (2011)
A capa mais irada, em duplo sentido, das quadrinizações que conferi: ódio e loucura em sede de vingança diante da morte, desencadeada por visão fantasmagórica de indução demoníaca (algo que nem Hamlet descartou).
O vermelho e amarelo dominam a configuração artística da HQ, acentuando o calor das emoções extremadas dessa história, em desenhos rústicos e sombrios. Cá com meus botões, estou convencido que a obra pede sempre arte impactante, visceral, agressiva, quente, selvagem, sem estética 'bonitinha'. Ponto para o ilustrador Sam Hart.

No desenrolar da leitura, algumas coisas pareceram confusas, principalmente se o leitor partir do ineditismo no clássico. Deu sensação de ausência no elo de ligação, de condução da história. Realmente, fez falta o narrador, reduzido a ínfimos momentos. Opção do roteiro de Bruno S. R., adepto de modernismo que, em minha percepção, não favoreceu a apresentação da história. Não curti.

Obviamente, aspectos subjetivos.

Os anexos trouxeram informes interessantes, como:
- a questão do 'ser ou não ser' expressar o contexto da história, entre o pensamento medieval com suas disposições emotivamente justiceiras em conceitos próprios, e a modernidade com a valorização do pensamento racionalista (eis a questão!);
- há informação também de Shakespeare ter tido um filho que morreu aos 11 anos, com nome parecido ao do título dessa tragédia, o que talvez o inspirou na exposição da amargura que percebemos no livro;
- registro de história de um príncipe dinamarquês com nome e biografia parecida;
- e não sabia que o autor nasceu e faleceu na mesma data (23 de Abril).

Legal para quem leu o livro, mas não é das adaptações mais oportunas como introdução.

House of Chick 05/05/2012

Quem nunca ouviu as famosas frases “Ser ou não ser, eis a questão” ou “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode sonhar a sua filosofia”, frases marcantes do clássico Hamlet de William Shakespeare que todos pelo já devem ter ouvido falar.

A história por si já é sedutora por se tratar do dilema do jovem pela busca de justiça ao assassinato do pai e rei, mesmo que para isso tenha que sacrificar seu amor por Ofélia, outras vidas e lutar contra seu estigma: ser vingativo e resolver a sangue e ferro ou ser um nobre homem de paz que resolve as coisas com conciliação e diálogo, daí eis a questão, ser ou não ser?

Tudo começa quando o fantasma de seu pai, recentemente morto, apareceu-lhe numa noite assombrada no alto da torre do castelo. Ele lhe entregara a verdade de sua morte, em que seu próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. O Príncipe estava no dilema da vingança. Em seu lar abrigava a traição e a maldade ali ao seu lado. Aquilo era injusto. O assassino, seu tio, não só usurpara o trono como também sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento feito às pressas. Algo deveria ser feito. Faltava a Hamlet, porém, a confiança, pois se acometia em sua indecisão, e com isso foi entregue ao luto de seu pai e ao mau humor, sendo até acusado pelos outro de loucura e insanidade, o que o leva a entregar-se completamente à vingança. A ela irá dedicar todos os momentos da sua vida, e isso inclui sacrificar seu amor por Ofélia e ainda ter que tirar a vida de outras pessoas. Talvez seja essa obsessão que nos deparamos hoje em dia com nossos problemas, mesmo quando o que fazer nos parece tão claro, sempre virá uma voz em nosso inconsciente que irá nos colocar em dúvida. Belíssima história contada há tanto tempo sobre um drama contemporâneo que nos leva a refletir. Sempre uma boa dica de leitura.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/07/hamlet-hq.html

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode sonhar a sua filosofia.”

Quando eu tinha 13 anos, cismei que deveria ler tudo de William Shakespeare. Queria impressionar minha avó. Busquei alguns livros na biblioteca e sofri muito para entender tudo o que lia. Ainda não estava pronta. Com o decorrer dos anos, fui retomando seus clássicos um por um até chegar em Hamlet.

Eu estava na faculdade quando o li. Lembro que não conseguia evitar um sentimento de pena pela melancolia e insanidade do protagonista.

Quando a HQ chegou em minhas mãos, enviada pela Editora Farol, fiquei feliz por perceber que a obra ficaria mais acessível aos jovens, afinal William Shakespeare deve ser lido por todos.

Acredito e espero que um autor como ele não precise de apresentações, certo?

Não leio tantas HQs e talvez não saiba julgar com excelência, mas tentarei analisar a obra como leitora.

Ela foi adaptada por Bruno S.R e Ilustrada por Sam Hart.

“Lembrar-me de você?… De agora em diante essa vai ser a minha única lembrança!”

Hamlet perdeu o pai, rei da Dinamarca. Ele acha que algo está errado, decide (ou acredita) que precisa se vingar, mas ele é atormentado demais para que possa agir sem chamar a atenção de todos.

É uma história sobre loucura, vingança, melancolia.

“A loucura dos grandes precisa ser vigiada.”

Gostei dos traços e das cores utilizadas nas ilustrações. Transmitiram bem o tom sombrio da história. Alternando entre o azul e vermelho (melancolia e vingança).

O ritmo de leitura é mais ágil, comum nesse esse tipo de literatura.

“Ser ou não ser, eis a questão. O que é mais difícil sofrer calado com as fechas disparadas pelo destino ou navegar contra um mar de dificuldades? Dar fim a elas: morrer, dormir… e nada mais. Dormir! Talvez sonhar.”

É evidente que uma história em quadrinhos não conseguiria traduzir com perfeição uma obra desse porte. Ainda assim é ótimo trabalho e merece ser divulgado. Além de Hamlet, a editora promete trazer outros clássicos adaptados.

Termino retomando o que disse inicialmente, Shakespeare deve ser lido. É provável que você o cite constantemente sem saber. ^^

Recomendo!

Sthaelle 24/07/2011

O rei da Dinamarca está morto. Seu irmão, assume o trono e toma como esposa a sua cunhada. Mas Hamlet, filho do rei morto, recebe a visita do espectro de seu pai e este lhe diz que foi seu tio que causou seu assassinato, com um envenamento.

Mas Hamlet está em dúvida: Realmente foi o espectro de seu pai ou foi apenas coisa de sua imaginação? Decidido em descobrir a verdade, Hamlet cria uma peça com a encenação da peça de teato para ver qual seria a reação de seu tio ao presenciá-la. E suas dúvidas deixaram de existir. Seu tio realmente matou o irmão.
Tudo o quê Hamlet pensa é vingança. Tem ódio do seu tio por ter matado o pai, ódio da sua mãe por ter se casado novamente , ódio de todos. Ele sente um ódio descomunal e não se sente em paz até conseguir vingar a morte do pai.

"Ser ou não ser, eis a questão."
Eu já tinha lido Hamlet há alguns anos e devo dizer que já havia me esquecido de alguns detalhes.
Foi muito bom reler e ainda mais nessa maravilhosa versão HQ. As histórias de William Shakespeare são maravilhosas e está na poderia ficar fora. A Editora fez um excelente trabalho e nos trouxe uma novidade que eu adorei!
O livro é curtinho, só tem 72 páginas e você consegue ler em menos de um ahora. Mas após a leitura você vai ficar refletindo sobre a história. Hamlet é uma história de ódio, perdão e que nos faz pensar o que faríamos.
Parabéns à Farol pelo lindo trabalho feito!
Recomendo!

naniedias 20/07/2011

Hamlet
O rei da dinamarca morreu há pouco mais de um mês. Seu irmão se casou com sua viúva e agora é coroado rei. Mas nem todos estão satisfeitos com os acontecimentos. O príncipe Hamlet não consegue entender como já podem haver festejos tão pouco tempo após a morte de tão valoroso homem, nem tampouco pode entender como sua mãe pode deixar para trás as lágrimas que derramou pelo marido.
Na noite da coroação, ele se encontra com um fantasma - o espectro de seu pai. Que conta que não morreu por uma picada de serpente, mas sim por um veneno ministrado pelo irmão traidor.
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode sonhar sua filosofia."
Hamlet, então, vive um duelo moral: matar o tio, que é um grande traidor e assim limpar sua honra, ou não ser tão vingativo.
"Ser ou não ser, eis a questão."

O que eu achei da HQ:
Shakespeare é um grande nome da literatura mundial. Várias de suas obras são consideradas obras-primas não apenas da literatura inglesa, mas da literatura universal. E Hamlet não é somente mais uma das peças de Shakespeare. Hamlet é considerada a peça auge de Shakespeare. Assim, sendo, Hamlet é com certeza uma leitura obrigatória.
Eu nunca li Hamlet. E fico muito triste ao constatar esse fato. Mas agora eu conheço a história de Hamlet, através dessa maravilhosa HQ lançada pela Farol.
Particularmente não tenho dificuldades com a escrita clássica e rebuscada, característica das obras de Shakespeare, mas sei que esse é um empecilho para muito leitores. A HQ tira toda essa dificuldade, tornando a leitura não apenas prazeirosa, mas ágil e divertida!
A edição ficou primorosa - toda colorida, no tamanho das HQ's americanas tradicionais. os desenhos de Sam Hart são um atrativo a parte - que tornam a já maravilhosa história de Hamlet ainda mais linda! O tom sombrio das ilustrações dá apoio ao dilema do protagonista, fazendo-nos entrar ainda mais no clima da peça.
Certamente, Hamlet em HQ é uma maneira nova e instigante de conhecer o universo do William Shakespeare.

Nota: 9

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Elis 11/07/2011

Essa é uma história de vingança. Onde um homem por ter inveja da posição de seu irmão, mata-o para ficar com tudo. Hamlet filho do falecido, ve o fantasma de seu pai, que acaba lhe revelando como tudo aconteceu. O rapaz fica dividido entre o que viu e a realidade, por isso adapta uma peça de teatro encenando a morte de seu falecido pai, para descobrir a verdade sobre seu tio.
Quando a peça é interrompida ele descobre que o que viu era real e começa a tramar a vingança contra o traidor.

Para descobrir como tudo aconteceu e o resultado final dessa obra, sugiro ler a obra de Hamlet em HQ adaptado por Bruno S.R, pois se eu contar perde o encanto.

Lendo essa obra adaptada por Bruno e ilustradada por Sam Hart, me deparei com um modo maravilhoso de conhecer a história. As falas e ilustrações auxiliam muito bem na compreensão das situações que acontecem durante o desenrolar da leitura.

Fiquei encantada com esse estilo de HQ e ainda espero poder ler muitos, pois melhor que ler uma obra Shakesperiana é conhece-la através de um HQ bem trabalhado e adaptado.

Admito que se por acaso esse HQ fosse um mangá eu não estaria falando muito bem, pois me irrita ler Mangás, acho a maior confusão. Claro que essa é a minha opinião.

Meus parabéns a toda equipe que fez parte dessa adaptação, desejo-lhes sucesso.

Recomendo...Nota 10!!!

Para conhecer mais sobre a criação desse livro acesse: http://hamlet-quadrinhos.blogspot.com/

Beijokas elis!!!!

Nathi 04/07/2011

Resenha - Hamlet em HQ
Hamlet conta a história do príncipe da Dinamarca, que certa noite recebe a visita do espectro de seu pai, lhe dizendo que foi assassinado pelo próprio irmão.
O rapaz fica extremamente revoltado pois seu tio, além de ter se casado com sua mãe rapidamente após a morte do rei, é também responsável por sua morte.

Para ler a resenha completa, entre aqui: http://www.booksinwonderland.com/2011/07/resenha-hamlet-em-hq.html

Nathália Risso
Books in Wonderland