A Garota do Tambor

A Garota do Tambor John le Carré

Resenhas - A Garota do Tambor

Bruno Malini 08/01/2021

Não me cativou, mas é um bom livro. O autor tem bem melhores
Fabricio268 08/01/2021minha estante
Minha próxima leitura talvez seja O gerente noturno, de John Le Carré. Já leu?

Bruno Malini 08/01/2021minha estante
Amigo, eu acho que eu li e gostei muito, nos anos 90, mas esqueci de anotar e o tempo passou. Comprei novamente para ler ou reler.
Já leu O jardineiro fiel?

Fabricio268 09/01/2021minha estante
Sim, já li. Gostei bastante.

Zu Vargas 14/11/2020

Eletrizante
Eu li este livro há muito tempo atrás e reli agora . Uma história muito bem contada . Bem amarrada do início ao fim . Alguns podem achar que a leitura não seja tão fácil mas a escrita e magnífica . Expõe o conflito árabe israelense de uma forma neutra , analisando ambos os lados . Muito bom . Recomendo muito

Verônica 18/12/2013

CONSERVAÇÃO DO LIVRO
Titulo: A garota do tambor
Autor: Jonh Le Carre
Editora record

Estado de conservação: adquirido do sebo, estado de conservação mediano como é possível observar nas fotos, páginas amareladas e com um rasgadinho na ponta. Meu nome está na parte de dentro.
Gerônimo 24/01/2019minha estante
Isso não é uma resenha.

Fabio Shiva 22/08/2013

Sensacional!!!

Apesar de minha crescente admiração por John Le Carré, hesitei a começar a leitura desse livro, pois a edição que tenho aqui é um pocket tijolão com letrinhas de formigas pigmeu, então bateu uma preguiça... mas a vontade de ler outro livro do Le Carré foi maior, ainda bem! Pois dá para ter uma noção do quanto gostei desse livro por dois exemplos: primeiro, ele tornou-se de imediato minha leitura exclusiva (normalmente leio três livros de cada vez, e quando estou estressado o número aumenta para cinco e até oito livros!). Segundo, quando cheguei na metade do livro bateu uma tristeza, pois então senti que o fim não tardaria a chegar...

Esse foi o melhor livro do Le Carré que já li, sob alguns aspectos. É o primeiro dele que leio que não tem o tema da guerra fria como cenário, abordando uma questão bem mais recente e polêmica, que é o conflito entre judeus e palestinos. Por isso pude sentir de forma bem mais intensa um grande atrativo na obra desse autor, que é construir um thriller irresistível e ao mesmo tempo convidar o leitor a profundas reflexões sobre o mundo e a humanidade! Bom demais!

Esse tema dos conflitos entre Israel e Palestina já mexeu muito comigo, e há anos atrás fiz um poema a respeito, uma das coisas mais agressivas que já escrevi:

Lembrei muito desse poema durante a leitura, pois aparentemente John Le Carré compartilha de minha indignação, só que soube expressá-la muitíssimo melhor.

Outro grande atrativo desse livro fica por conta da história mesmo, que gira em torno de Charlie, uma atriz britânica que é “recrutada pelo Serviço de Inteligência israelense para se infiltrar em um grupo terrorista palestino”. Conduzido habilmente por Le Carré, o leitor vivencia junto com Charlie cada etapa de sua intensa aventura, um verdadeiro passo a passo do espião, com seus perigos e agonias secretas. Totalmente eletrizante!

Um motivo especial de alegria para mim foi começar a desvendar alguns truques na escrita de John Le Carré. O principal deles, a meu ver, é que o autor é absolutamente econômico ao fornecer as informações, exatamente como um autêntico espião. O leitor sente a todo momento sua inteligência ser desafiada e estimulada a compreender por si mesmo a enormidade de cenas que são apenas sugeridas. O resultado é muito instigante! Sem dúvida John Le Carré domina como poucos “the subtil art of understatement”.

Mui recomendado!

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: