Uma Aventura no Atlântico

Uma Aventura no Atlântico Márcia Maria Almeida de Oliveira

Resenhas - Uma Aventura no Atlântico

Nise 11/04/2012

Resenha do blog Diamante Literário
Como eu disse na caixinha de correio quando apresentei o livro, estava bem curiosa com a forma que a autora levaria um enredo tão diferente. Diferente pra mim, pois nunca havia lido nada sobre um humano genéticamente modificado vivendo entre os "normais". Porém, o livro não alcaçou as minhas expectativas e logo abaixo vocês vão saber porque.

Dr. Rômulo Ventura, famoso geneticista, perdeu seu filho pequeno afogando durante um passeio no mar, depois disso, ele passa seu tempo dedicando-se a criação de um ser gentéticamente modificado, e consegue. Ele altera seu gênoma, lhe dando algumas características especiais, como respirar em baixo d´água e espera que uma tragédia como aquela, nunca mais aconteça em sua vida. O óvulo genéticamente modificado é implantado em sua esposa e depois de nove meses um híbrido nasce.

O resultado dessa experiência é Dennis, um ser híbrido com poderes especiais e que terá de aprender a conviver com suas diferenças. A princípio ele não sabe o que é, mas ao encontrar o diário do pai, local esse onde ele anotava a evolução dele, ele entende que difere dos outros humanos não só na parte genética, mas também em algumas qualidades. Como Dennis lidará com essa descoberta e o fato de ser híbrido é a grande questão do livro. Aventuras, amor, descobertas, confusões ... tudo isso faz parte de Uma Aventura no Atlântico.

"Usando um termo bastante popular: Sou um ser mutante. Uma espécie de humano híbrido, meio terrestre, meio aquático."

O livro é narrado em 3º pessoa, sendo assim, temos a perspectiva do enredo de vários personagens. Lógicamente que Dennis sendo o protaginsta, acompanharemos mais ele do que os outros. Dennis é como se fosse o super-herói da estória, descrito como extremamente lindo e inteligente. É ele quem livrará os amigos de algumas confusões e problemas que surgirão no livro, usando os poderes que o pai acrescentou em seu gênoma. A Alícia é seu par romântico, uma moça que ele salvou de um afogamento e que tiveram um pelo outro amor à primeira vista. Uma personagem no começo mais meiga e ingênua, mas que depois percebos bem apaixonada e que sabe o que quer.

Mesmo o casal principal apresentando caracteristicas que geralmente eu gosto, não consegui sentir empatia por eles. Me pareceu certinho demais o modo como eles se relacionam, no sentido de previsível. A forma como eles se falam e agem eu ja conseguia imaginar antes de ler a próxima cena. O personagem que eu gostei foi o Bartô, amigo do Dennis, tirando a parte cômica exagerada, consegui ver semelhanças entre ele e amigos meus. Isso acabou o tornando mais real pra mim e conseguiu fazer com que eu sentisse afeição por ele.

O modo como o livro terminou também não me agradou. Termina de um jeito que deixa o leitor perdido e que se ele não souber que terá continuação, achará que é algum erro na diagramação. Isso porque não há uma conclusão, mesmo que a ideia da autora fosse que o livro desse margem para o segundo, precisaria ter alguns indícios disso. Não sei se a intenção é começar o segundo exatamente da onde esse paro, fiquei com essa dúvida.

Uma Aventura no Atlântico é o primeiro de uma trilogia, sendo o segundo O Híbrido. Li em uma outra resenha que o Bartô será mais participativo nele, isso me deixou bem contente, pois ele foi o personagem que me chamou a atenção no primeiro e que aparecerá muito muito mais no segundo. O livro não funcionou muito pra mim, mas nada impede que um de vocês que estão lendo a resenha, leiam e achem maravilhoso.

Swan 17/12/2011

Rômulo Ventura, um renomado médico e cientista, após perder seu único filho em um acidente aquático onde, por pouco não morreu também, ficou obcecado com a ideia de que se seu filho possuísse a habilidade de respirar dentro da água, ainda estaria vivo. Pensando nisso, ele dedicou 10 anos de sua vida a uma pesquisa científica, até que conseguiu desenvolver um embrião geneticamente modificado e o implantou em sua esposa, Dóris.
O médico registrava toda a sua experiência em um diário que, certo dia, foi descoberto por Ribamar, seu irmão ambicioso e sem escrúpulos que tenciona tornar o caso público na expectativa de ganhar dinheiro, fama e renome na comunidade científica. Rômulo, preocupado com o destino de seu filho, desmente a estória e desconversa, mas seu irmão fica desconfiado. Alguns meses depois, Dóris acaba falecendo ao dar a luz e Rômulo forja a morte da criança a fim de protegê-lo das más intenções de Ribamar. Ele então passa a cuidar do filho, a quem chamou de Dennis, em segredo e para isso conta com a ajuda de dona Josefa, a diarista que sempre cuidou de sua casa. Mas Dennis não será um segredo para sempre...

Minha opinião? O que mais gostei neste livro, além da criatividade do tema, é claro, foi o tom casual e corriqueiro de que a autora se utilizou para criar os diálogos, utilizando inclusive expressões tipicamente brasileiras. O livro também traz várias referências musicais, como as canções Sozinho (Peninha) e Quem de nós dois (Ana Carolina). Esses recursos proporcionam uma maior sensação de proximidade entre as realidades de personagem e leitor. Isso, por sua vez, torna a narrativa mais envolvente. A única coisa que me desagradou um pouco foi que algumas informações ficaram demasiadamente repetidas ao longo da trama, o que tornava a leitura um pouquinho cansativa em certos trechos. Entretanto, friso que esse detalhe não interfere no fato de que esta obra tem uma ótima proposta e propicia uma leitura realmente prazerosa.

Guilherme F. 17/11/2011

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
Confira a resenha no blog: http://osimbolista.blogspot.com/2011/07/resenha-uma-aventura-no-atlantico.html

É possível alterar o genoma humano, criando um ser geneticamente modificado que possa respirar embaixo da água? Dennis Ventura é a prova viva que isso é possível. Ele está longe de ser um rapaz normal. O que o difere dos garotos da mesma idade além de sua estonteante beleza é sua inteligência acima da média e suas habilidades extraordinárias. O porquê dessas habilidades? Simples, ele é fruto de uma experiência genética feita pelo próprio pai biológico, que além de tudo é um cientista famoso reconhecido e premiado mundialmente. No decorrer da sua vida, nada comum, ele se envolve em pequenas e grandes aventuras, nas quais, tais habilidades vão ser necessárias e essenciais para salvar sua vida e de muitas outras pessoas, inclusive, da mulher que ama.

É com enorme honra que O Simbolista, é um dos primeiros blogs a resenhar: "Uma Aventura no Atlântico", com uma linguagem simples e em 3º pessoa, a autora nos transmite essa história que mescla ficção científica, romance e realidade.

Pela capa, pensei que se tratava de uma estória com crianças perdidas em uma ilha, mas não, tudo começa com Dr. Rômulo que em um passeio de barco com seu filho de 8 anos, acontece um acidente, o menino fica preso nas ferragens e morre afogado; em consequência deste acontecimento, o cientista busca em seu laboratório, embaixo de uma mansão com gigantesco tanques para animais aquáticos e muitos livros, conseguir a criação de um ser que repirasse embaixo d'água e outras habilidades.

Uma leitura como disse, rápida e fácil, porém divertida e emocionante.O trama tem como cenário, o Brasil, em especial a região sul; trata de assuntos atuais com o sequestro de adolescentes(garotas) e o dinheiro, que algumas pessoas entregariam até os própios parentes em função desse propósito.
Achei legal a citação de músicas como "Sozinho (Peninha, mais conhecido na voz de Caetano)", e "Quem de nós dois (Ana Carolina)", em algumas partes que esse nosso protagonista mostra seu lado artístico.
Olivro veio prontinho, mas acho que por ser a prova veio com alguns erros de gramática e ortografia.

Um assunto que uma vez estava na aula de genética e descobri que o Dna são todos "iguais", ou posso dizer "parecidos" de seres vivos, o que muda é os encaixes e a quantidade genes que mudam, e essa ideia ficou em minha cabeça, por parecer "fácil" essas alterações de Dna, desse jeito você poderia cruzar uma planta com um animal e sair outra espécie, por exemplo, sei que esse material de um com outro não se cruzam, mas já vi reportagens na Mundo Estranho de cruzamentos de Cavalo e Zebra, Leão e Tigre, essa parte da biologia ainda está se desenvolvendo, mas se já chegaram a essa classe de cruzar espécies diferentes de felinos, isso pode e vai avançar, e quem sabe alguém já realizou esses tipos de experiência e obteve sucesso?

O livro terminou do nada, e até assustei, estava chegando em uma parte caliente, mas em entrevista, a autora disse que será uma trilogia, o próximo livro já está escrito, mas sem previsão de lançamento, e leiam "Uma Aventura no Atlântico e valorizem essa escritora nacional!!!

Frases marcantes:

-"O resultado gerou um ser híbrido com características externas humanas, dotado de órgãos capazes de mantê-lo vivo sob um ambiente aquático e ao mesmo tempo terrestre.Um ser humano-mutante capaz de respirar embaixo d'água.O espécime terá ainda a habilidade de adotar a cor do ambiente em que se encontra, usando o recurso da camuflagem do camaleão, um tipo de homocramia ativa... ...Esse novo exemplar terá ainda a força de um tubarão, a inteligência de um golfinho e os poderes de um peixe elétrico."
-"Ficou apaixonada por Dennis, desde que o viu pela primeira vez.A beleza de Dennis sempre causava esse impacto com o sexo oposto.Ana Clara inventava qualquer desculpa para ver a mãe no trabalho, só para ver Dennis."
-"E aí meu filho, como foi lá na casa da Alícia?-Tudo normal, isto é, eliminando o fato de eu quase ter desmaiado no elevador durante uma crise de claustrofobia, ter dado um choque em Alícia quando eu a estava beijando, em seguida derrubado e quebrado um vaso de planta da Dona Laura, eu acho que foi tudo bem."

Márcia 16/11/2011

Romance, humor e aventura
Rômulo Ventura, um cientista famoso no ramo da medicina genética, nunca aceitou o fato de ter perdido seu único filho em um naufrágio há mais de dez anos. Diante disso ficou obcecado em criar um ser híbrido capaz de respirar embaixo d’água.
Dennis Ventura é fruto da experiência genética feita pelo próprio pai, e, além de respirar embaixo d’água consegue gerar choques elétricos e ficar invisível aos olhos humanos. Ele tem uma inteligência acima dos padrões normais para garotos de sua idade e uma beleza estonteante que desperta a admiração das mulheres e a inveja dos homens. Porém, precisa manter em sigilo essas habilidades para não despertar a cobiça do seu tio e a curiosidade das pessoas.
Verdadeiro imã de confusões, Dennis se envolve em eletrizantes aventuras, perseguições e mistérios onde terá que usar suas habilidades especiais para salvar a sua vida e das pessoas que ama.

matheussr92 08/07/2011

Resenha - Uma Aventura no Atlântico
“Merece uma estrela da distinção por ser considerada uma obra bem redigida e de bom ritmo”. Revisor da Mesa do Editor.

O revisor da mesa do editor resumiu tudo o que penso desse livro em uma única frase. Apesar de você lê a sinopse e pensar que o livro poderá lhe fazer dormir, mas não! Não tem coisa melhor do que coisas que lhe surpreendem.

A estória começa contando a tragédia que ocorreu com o Dr. Rômulo Dumond Ventura, seu filho e sua esposa. Um acidente de barco que resultou, infelizmente, na morte do seu único filho Júnior. A partir desse fato a vida de Rômulo nunca foi à mesma, principalmente por não ter conseguido salvar o seu filho. Dr. Rômulo é um médico especialista em medicina genética e ‘aproveita’ do seu sofrimento, para fazer um ‘projeto’ de um filho mutante.

O objetivo dele era criar um ser humano com um DNA alterado para que pudesse ser híbrido, ou seja, tanto viver na água e sem ela, quase um anfíbio. Com o decorrer descobrimos como esse segundo filho nasce e as surpresas que ele esconde. Dennis, assim como é chamado, apesar de certos ‘poderes’, tem também algumas limitações. Mas com o decorrer do tempo e sua idade se elevando ele vai descobrindo novas habilidades, assim como esses percalços vão sendo controlados.

As partes mais interessantes do livro são quando Dennis começa a frequentar o colégio e lá conhece os seus colegas e também como ele e seus pais fazem de tudo para omitir as suas capacidades. Além, claro, de encontrar o seu grande amor.

Com uma linguagem simples, um enredo de várias reviravoltas, Uma Aventura no Atlântico é aquele livro ‘leve’ que você lê uma página e não percebe que terminou.

A única coisa relacionada que não me agradou foi essa capa. Parece até que colocaram "corais" para pesquisar no Google Images. Bem que o livro merecia de uma capa a nível do livro ;)

Restaurante da Mente - www.restaurantedamente.co.cc