A flecha de Deus

A flecha de Deus Chinua Achebe

Resenhas - A Flecha de Deus

27/09/2020

Todo mundo deveria ler
Ultrapassou o que eu esperava, amei e sempre que eu posso eu recomendo.

A Chimamanda, autora de Americanah e Hibísco Roxo, em uma palestra no TEDx nos alerta do perigo da história única, que ouvir apenas um lado da história, na grande maioria a do "vencedor", cria um estereótipo e que o perigo do estereótipo é que ele não é totalmente mentira, mas é incompleto.

E nesse livro, ouvimos o lado que há séculos vem sendo silenciado, a história do conquistado e exterminado em seu próprio território, com a ocupação inglesa na Nigéria.

André Siqueira 27/03/2021

A Flecha de Deus
A flecha de Deus é mais que um amontoado de palavras, é um daqueles poucos livros que me mudou profundamente, toda a trilogia passa a sensação de se escutar uma história de um sábio a beira de uma fogueira. A quantidade de sabedoria contida em frases simples é surpreendente: “O sapo só corre de dia quando perseguido” ou “Comida de pássaro não enche estômago de jibóia”. Mas o livro está longe de se resumir a isso.
“A arte da conversação”, tema tão recorrente entre outros autores e autoras Nigerianos e tema central de diversas fábulas dos ibos é quase uma personagem, é lindo e ilustrativo a maneira como os assuntos são torneados a desejo do enunciador e a trama é tão leve que poucas vezes aquele que escuta percebe a armadilha ( inclusive busco qualquer referência, antropológica ou de romance, sobre o tema, agradeço demais quem se dispor a dividir). Mesmo com pouquissíma carga teórica anterior sobre o tema fui capaz de observar, a partir da leitura, alguns destes embates não-óbvios e até perceber ganhador e perdedor, talvez completamente errado – realmente preciso ler mais sobre o assunto.
Essa foi a parte leve.
Chinua Achebe ajuda-nos a pensar nesses outros mundos minoritários e suas ontologias que, até hoje, entram em choque e tencionam com a máquina colonizadora/estatal.
A força colonizadora é dura, sofrida e aparentemente imparável. A força do homem branco é claramente ilustrada, as estratégias de “dividir e conquistar” – ou “Quando dois irmãos brigam o estranho leva a herança” em uma perspectiva êmica – tão empregadas pelo império britânico durante suas conquistas ultramarinas aqui são explicitadas e esmiuçadas. Não são outros senão seus conterrâneos que formam a vanguarda da catequizaçao católica. Quem, se não um ibo, sabe onde encontrar outro ibo?
A percepção do homem branco como ferramente divina – flecha de deus – é icônica, já que o próprio protagonista, deus encarnado, é aquele que chega a esta conclusão. Por mais pessimista que seja, nada mais é que um possível retrato de muitos dos povos de África, que tiveram suas culturas despedaçadas por uma projeto colonizador tão brutal quanto o vivido, os quais passam, pela sua condição compartilhada com diversos povos africanos, a ser uma espécie de modelo que carrega as marcas de diversas trajetórias históricas, tanto individuais quanto coletivas.

Fernanda 24/05/2022

A flecha de Deus Chinua Achebe
Esse livro tem uma escrita diferente do que estou acostumada, é narrado como se fossem acontecimentos e não uma história com começo, meio e fim. A história se passa na Nigéria e narra a dramática história do sacerdote Ezeulu, dividido entre a tradição de seu povo e o mundo novo do colonizador inglês. Através desta história podemos conhecer um pouco da cultura Nigeriana, e entender mais dos conflitos entre colonizador e colonizado.
Martony.Demes 25/05/2022minha estante
Maravilha! Confesso que pouco li acerca de literatura e história da Africa! Exceto pelo Argelino Camus, que na verdade ele tá mais para Francês! Vou buscar agora clássico da literatura e da história africana! Sugestões, fique a vontade!

Obrigado por resenhar!

Fernanda 26/05/2022minha estante
Eu li três livros de escritores africanos e tenho gostado bastante. Conheci esses livros através de 2 clubes de leituras que faço parte.

Martony.Demes 26/05/2022minha estante
Excelente, Fernanda! Abraços!

Ghi 03/05/2015

A dominação
"É um livro muito legal para se conhecer um pouco mais de África. Mostra a colonização dos ingleses na Nigéria, atuando nas tribos e interferindo o tempo todo, mesmo que indiretamente. Mas dói na alma porque parece que você está vivendo tudo aquilo e é muito triste. Quando acabei fiquei um tempão parada, sem me mexer, estarrecida. É muito forte, real e triste. Fiquei um tempão para terminar e já estava acostumada a saber notícias daquelas tribos e das mulheres de Ezeulu. Super recomendo."

Valéria Cristina 06/04/2020

Colonização
Chinua Achebe, assim como em O Mundo se Despedaça, mostra o conflito de culturas ocorrido na Nigéria durante a colonização inglesa.

Daniel263 21/04/2020

O último livro da trilogia
21º livro lido em 2020.

Fechando a trilogia dos encontros Anglo-Igbo de Chinua Achebe, "A flecha de Deus" talvez seja o mais rico ao destrinchar as perspectivas multiculturais do imperialismo.

Protagonizado pelo sumo sacerdote Ezeulu, porta-voz do deus Ulu, o livro mostra sua luta para governar a tribo enquanto tenta transmitir os valores e tradições para os filhos, além de adaptar-se ao avanço do homem branco.

Com pontos de vistas de vários outros personagens, o livro é fenomenal ao destacar a superficialidade da visão preconceituosa e nociva dos "colonizadores" ingleses.

O autor, além de trazer ditados populares incríveis, sabe retratar muito bem a luta e sofrimento pelo qual a Nigéria passou.
Alyne Lima 06/01/2021minha estante
Tem problema ler fora de ordem?

baracho.rodrigo 11/03/2023

Interessante
Sempre interessante ler algo diferente da nossa cultura, me traz boas reflexões, principalmente "O que eu faria se tivesse nascido nesse contexto?"

Até que ponto se agarrar a cultura é ficar preso no passado? Como abraçar o novo, sem perder a essencia de um povo?

Da até vontade de estudar antropologia/sociologia ?.

Aninha 20/10/2018

Conflitos de um sumo sacerdote
"Quando o Sofrimento bate à sua porta e você diz que não há lugar onde possa sentar-se, ele lhe diz que não se preocupe, porque trouxe o seu próprio banco." (página 123)

Depois de me apaixonar por Chimamanda (de Americanah), fiquei curiosa pra conhecer outros escritores nigerianos. E então, acabei ganhando essa obra do nigeriano Chinua e a devorei em dois tempos!

A trama tem como pano de fundo os impactos da colonização britânica na Nigéria, especialmente nos costumes e na religião do povo.

Ezeulu é o sumo sacerdote de seis aldeias que se juntaram e formaram Umuaro. Ele é o porta voz do deus Ulu e tem poder sobre o ano, as festas e as colheitas do seu povo. Essa união das aldeias não seu deu sem problemas, mas foi o jeito que encontraram para se defender de seus inimigos.

Como sumo sacerdote, Ezeulu ocupa o topo da hierarquia na sociedade e mesmo que não agrade a todos, ele toma decisões importantes, incluindo a época de colher os famosos inhames da região.

Sua família é composta por 2 esposas (Matefi e Ugoye) e vários filhos, de 3 casamentos (a primeira esposa é falecida). Com a chegada do homem branco, Ezeulu decide enviar um dos seus filhos, Oduche, para estudar com eles e conhecer os costumes deles. Ele deveria aprender os costumes e ser um tipo de espião. Porém, aos poucos, Oduche começa a assimilar a nova cultura, passa a enxergar o mundo de outra forma e a fazer coisas que desagradam seu pai e seu povo.

A nova religião, cristã, começa a ganhar novos adeptos e a capacidade de gestão de Ezeulu começa a ser questionada: será que ele está fazendo mesmo o que Ulu pede ou está sendo teimoso? Não há uma forma de barganhar com Ulu para ter o que a outra religião tem?

Livro bom pra refletir: será que fomos ensinados a questionar a lógica dos nossos líderes ou apenas a obedecê-las?

Vale a pena a leitura!

site: https://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2018/10/a-flecha-de-deus.html
Alê | @alexandrejjr 20/03/2022minha estante
Paulinha, curiosidade: a resenha é elogiosa, então por que a classificação foi de duas estrelas? Fiquei em conflito aqui... ?

Aninha 15/04/2022minha estante
Oi Alê!,
obrigada pela observação :)
Acho que foi um erro, pois nunca dou nota tão baixa assim. Normalmente, oscilo entre 3 e 4 e essa merece 3. Corrigi lá.

bjos e boas leituras pra você!

Júlia Gam 22/02/2021

A Flecha de Deus – Chinua Achebe
A flecha de Deus é o terceiro e último livro da série que pode ser lido separadamente dos dois primeiros. Nessa narrativa temos Ezeulu, sacerdote de seu povo em África e por outro lado temos europeus querendo dominar esses povos, mas o livro traz como foco a vida de Ezeulu, seu povo de Umuaro e sua família.
Como plano de fundo da história, temos uma época de colonização do povo europeu nessa região administrando terras e povos com seus catequistas querendo impor sua religião ali.
A história é muito rica, possui várias palavras do vocabulário africano que no começo pode ser frustrante porque não sabemos seus significados, mas ao longo da narrativa vamos descobrindo o que é cada palavra e a importância que tem para Umuaro e para aquelas pessoas.
A região onde Ezeulu está presente tem seus próprios deuses, sua própria cultura que é considerada pagã pelo europeus que tenta colocar sua religião entre eles. Vamos conhecer como aquele povo vive, como é a sua política, casamentos e criação de filhos, suas histórias.
É muito interessante saber sobre o chi (um deus individual que cada pessoa tem), sobre suas crenças. Fiquei fascinada pelas histórias.
Por outro lado vemos o racismo praticado pelos europeus ao dizerem que são povos agressivos e eles que provocam a guerra, mas o que vemos são pessoas brancas dizendo que são melhores e esquecendo que existe uma gama de sociedades que possuem sua própria cultura.
Ezeulu está acima das pessoas em Umuaro - região onde vive - e é meu personagem favorito, acho ele forte no sentido de não se abaixar pra ninguém inclusive para os europeus.
Por fim, A flecha de Deus foi um livro com uma leitura fluida e bastante rica em detalhes sobre aquele povo de Umuaro. Por mais que tenha palavras africanas que não sabemos o significado, isso não faz com que a leitura fique chata, muito pelo contrário.

Elisana 12/01/2022

Esse livro completa a trilogia de Umuofia, escrita por Chinua Achebe em que narra as fases de colonização do local. Vale a leitura, não é meu preferido, mas é uma leitura indispensável.

Marcia 23/05/2022

Minhas impressões sobre o livro
Ahh Nigéria!! Quantas histórias, quanto aprendizado tive com seu povo. Um mundo tão distante e tão diferente do meu.
Nesses dias estive na Nigéria com o livro: "A flecha de Deus" do escritor nigeriano Chinua Achebe.
Esse livro eu li para cumprir o desafio de leitura do mês de maio que aceitei participar : livro escrito por um escritor africano. E do continente africano fui parar no país Nigéria!
Foi uma viagem incrível onde pude conhecer a cultura, comida, modo de sobrevivência, o dia a dia dos nativos e também conhecer o lado dos ingleses que la estavam como colonizadores.
Gostei muito dessa leitura e recomendo. Me emocionei em vários momentos, acho que não tem como não se emocionar. Livro maravilhoso.
Agora, rumo a novas viagens literárias.

Leituras do Sam 21/12/2016

Nno
Nno ao compound de Ezeulu, Sumo Sacerdote de Umuaro uma aldeia dá Nigéria. É neste cenário que #chinuaachebe com a sabedoria dos velhos contadores de histórias cheias de provérbios, metáforas, ditados populares e ensinamentos simples para a vida, apresenta as dramáticas mudanças nos rituais religiosos e culturais das tribos africanas com a interferência do homem branco no dia a dia da população nativa.
Ezeulu tenta de todas as formas guiar o seu povo diante desse novo tempo (como ele mesmo diz: ensinar o povo a dançar a nova dança). Mas o que ele deve fazer, isolar a tribo da influência dos brancos não será mais perigoso do que confiar nos estrangeiros brancos?
Enquanto acompanhamos o desenrolar deste dilema, somos presenteados com descrição de rituais e festas na aldeia; conhecemos um pouco de como se dá a educação das crianças, a relação das esposas e esposos; os problemas internos dá tribo, as disputas por poder, as dificuldades alimentares e a forte relação com a natureza.
Achebe é mestre em construir personagens carismáticos, densos e que conseguem dar toda a força que a história precisa, tornando a leitura fluida e prazerosa.
Eu os saúdo!

@leiturasdosamm

11/06/2017

Alguém vendendo ou trocando este livro?
Alguém vendendo ou trocando este livro?
Vanessa 16/06/2017minha estante
Eu!

Iasmim 24/07/2022

muitos ensinamentos
li essa obra com o aparato da bibliografia da disciplina de África II do curso de história, o que muda tudo.
Entender o sistema colonial do Governo Indireto através de um relato de memória de Achebe é incrível e mostra o quão vivo os desafios do renascimento africano estão impostos ainda.
Além de ser um choque pro nosso imaginário racista, mostrando a
complexidade e diversidade das várias sociedades africanas ????

Toni Nando 11/05/2018

Regular
Achei a leitura um tanto arrastada, mais é um bom livro para entender mais dessa cultura.