O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

lequeer 10/04/2024

?Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem?
Eu nao tenho nem palavras para descrever este livro?

?Para que tudo se consumasse, para que me sentisse menos só, faltava-me desejar que houvesse muitos espectadores no dia da minha execução e que me recebessem com gritos de ódio.?

Eu adoro clássicos pq eles são atemporais? E nesse, Camus nos apresentou, a meio século atrás, uma filosofia que ainda, e principalmente, nos dias atuais define a sociedade. A maneira que ele aborda a alienação, a falta de sentido da vida e o individualismo é muito humano, nao é atoa q esse cara ganhou um nobel!

CaioEdu 10/04/2024

Um bom livro com algumas reflexões interessantes
Foi uma leitura bem diferente das minhas habituais, teve momentos que me perdia facilmente da leitura e senti que parecia um livro de mais de 300 paginas. Mas ao todo, eu considero um bom livro para leitura.

Leandro137 09/04/2024

O estrangeiro
O livro é um pouco melancólico, o outro que li do autor também era, creio que esse seja o estilo de escrever de Albert Camus. Gostei bastante de O estrangeiro, a história é bem envolvente e conforme a leitura vai progredindo, tudo começa a fazer sentido. Muito bom.

Vívian 09/04/2024

?No meio do inverno, eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.? Demorei um pouco no início mas a partir do julgamento do personagem fica impossível parar.
Elianne.Franchella 09/04/2024minha estante
Preciso ler novamente.

Silver.Clara 08/04/2024

Acho que não me familiarizei com a escrita do Camus tanto quanto eu queria, mesmo assim, achei interessante os tópicos abordados e a forma que foram externados. O enredo da história é um acontecimento relativamente comum, mas a poesia envolvida em tais atos são muito loucas, te fazem pensar

Beatriz2029 08/04/2024

Demorei a escrever essa resenha, porque foi um livro que mexeu realmente comigo. Ele de início não é um livro que te prende muito, mas quando chega na parte dois em que o protagonista é preso e acontece seu julgamento, você devora as páginas em segundos te causando um misto de sentimentos. A forma que Camus escreve essa obra é fenomenal, não é atoa que é considerado um clássico.

Após terminar o livro eu fiquei estática, porém em minha cabeça se passavam milhares de coisas, como; ?o que pode pesar mais? O julgamento interno? Ou o julgamento externo? E como cada um pode influenciar no outro?, porque o protagonista, a princípio não apresenta nenhum tipo de remorso a sua atitude, porém ao longo de seu julgamento ele começa a se questionar o que ele ?deveria? sentir e como as pessoas esperavam que ele agisse.

O protagonista passa por várias questões existenciais que te fazem pensar. O que é a liberdade? Como se libertar? Como criar coragem para se libertar? O que é a liberdade espiritual? Qual o peso de julgar alguém? E outra questão muito interessante apontada é a religião, o quanto ela pode nos libertar, ou não e do que vale a nossa crença.

Por fim, sai dessa leitura bem impactada, me questionando sobre muitas coisas, mas recomendo muito, pois mesmo que você não se impacte tanto como eu, pelo menos você terá uma boa leitura de um clássico.

bella 07/04/2024

?Que me importavam a morte dos outros, o amor de uma mãe, que me importavam o seu Deus, as vidas que pessoas escolhem, os destinos que ad pessoas elegem, já que um só destino devia eleger-me a mim próprio e comigo milhares de privilegiados que, com ele, se dizem meus irmãos.?

Augusto Souza 06/04/2024

Pequena, mas muito boa
É um suspense/drama interessante, do senhor Camus. Pra quem curte leitura rápida com um ar de suspense e drama é uma boa obra.

Niki6 06/04/2024

Deus
Ainda tô digerindo e já fazem uns meses que li. A escrita do Camus se mostrou a minha favorita sem sombra de dúvidas.

liany 06/04/2024

O estrangeiro (1942)
Queria ser inteligente e fazer uma resenha legal sobre esse livro mas nem tenho opinião formanda, vou só deixar uma parte que gostei muito.

"Pus-me a gritar em altos berros e insultei-o e disse-lhe para não rezar e que, mesmo que houvesse um Inferno não me importava, pois era melhor ser queimado no fogo do que desaparecer."

Carol 06/04/2024

Esse Camus sabe das coisas...
Eu fui ler o estrangeiro com muitas expectativas e posso falar que não me decepcionei. Não espera que fosse um livro tão curto pra falar a verdade e o personagem Meursault me surpreendeu com seu caráter e forma de pensar única e o jeito que ele lida com os conflitos de uma forma surrealista. Minha passagem preferida do livro foi a fala da amada dele, Marie, "Depois de um outro instante de silêncio murmurou que eu era uma pessoa estranha,que me amava certamente por isso mesmo,mas que talvez um dia, pelos mesmos motivos, eu a decepcionaria"

Marih 05/04/2024

Ameii esse livro, pra mim ele narra de uma forma impecável a visão de uma pessoa que possui psicopatia, o personagem principal vive apático qto aos sentimentos dos outros e para ele é algo normal, ele age com naturalidade e isso é o que mais me impressiona no livro.