O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Wiven 25/02/2024

Primeiro livro que leio de Albert Camus, por ordem de suas escritas literárias, é recomendável começar justamente por esse para poder entender melhor todo o universo de escrita de Camus, como introdução a isso me senti de certa forma desnorteado.
Estive ansioso por tempos para ler este, receio em dizer que o superestimei demais no termo "romance ficção", e como resultado não tive a leitura que esperava, em minha concepção seria algo mais vivo, ativo, fluido, mas o que recebi foi Mersault, um protagonista tão próximo e semelhante a muitos de nós, com sua rotina estabelecida, suas poucas ambições pessoais, seu jeito indiferente quanto as demais coisas.
A verdade que este livro é excelente, mas a carga que esse me trouxe foi muito mais forte que o esperado, seus versos chegam a ser muitas vezes "sufocantes", me sentia acorrentado nas ideias, costumes e ações de Mersault, nos seus cenários em misto de "hora quentes", "hora úmidos", ele começa com as primeiras frases mais únicas e marcantes possíveis, e então, volta a "se arrastar" no mesmo ritmo lento, e me pego preso aos diálogos a primeira vista superficiais do protagonista, mas que na verdade são as ideias absurdistas de Camus florescendo, como ficção, é uma obra excelente e que mesmo com as nuances de ritmo razoavelmente lentas, prende você e o motiva a querer entender o processo e o desfecho de tudo.
A história tem traços de escrita característicos e carregados de significado, foi uma experiência diferente e de fato foi a melhor obra pra começar a entender mais dos pensamentos de Albert Camus. Recomendo!

Igor201 24/02/2024

Achei um livro muito bom. A primeira parte pode parecer chata, mas é proposital, e ao ler a segunda parte tudo faz sentido e fica tudo emocionante. O narrador é repugnantemente neutro e apático, ao mesmo tempo que é interessante e dá vontade de saber mais sobre o que ele pensa. Dá pra tirar muita coisa desse livro.

Marcus 24/02/2024

Estrangeiro
A história de um homem que vive sua vida à deriva. Sem sentimentos. Sem vontades. Sem desejos, que não os puramente físicos. E que comete um crime, quase por um acaso.

Pedro3906 23/02/2024

"? É que nunca tenho grande coisa a dizer."
A incompreensão das próprias sensações cria monstruosidade. No julgamento final que se presta ao ridículo, rememorei eventos de minha vida quanto a expressar sorrisos, lástimas e amabilidade dos homens: talvez por erros atitudinais, quiçá aspectos biológicos e sociais, definiria o "não sei sentir" de Álvaro de Campos como subtítulo acompanhando meu nome.

Meursault ? ao qual não empresto juízo de valor nenhum no aprofundamento raso do agora ? serve de peão de cena da mudez, horrorificado num crime subvertido. "Um árabe", quem morreu é isto. É um. E se degladiam e se incriminam, e se acham justos por conservarem o axioma mecânico.

As cenas finais na cadeia são de sumo lirismo e imagética.

Lembrei-me do livro de Melville, embora os paralelos cessem. Se é uma história para surtados? Então serve a todos. Que cada um se refugie na sensatez pessoal.

grazibarbanera 23/02/2024

O estrangeiro
Livro cansativo e maçante de se ler porém trás alguma reflexões interessantes de se pensar como a liberdade, o existencialismo e o absurdismo, com um protagonista de comportamentos indiferente

TheTannedEmperor 22/02/2024

Humanidade.
A lenta realização de que nenhuma vida tem valor. Um estudo da apatia. A forma como Camus escreveu esse livro mudou minha visão de mundo.

Itin | @merasliteratices 21/02/2024

O século XX foi um momento de grande reflexão para o gênero humano, uma vez que as revoluções ocorridas no Ocidente trouxeram à discussão Narrativas individualistas como, o Existencialismo e o Humanismo — as vezes considerado a grande religião da modernidade — e o homem passou a olhar cada vez mais para dentro de si em busca de dar um sentido para a vida. Essas indagações repercutiram amplamente na literatura e na filosofia, enquanto Nietzsche defendia que tal libertação das amarras poderia levar ao surgimento do super-homem, Dostoievski mergulhava seus personagens na angústia causadas por essa ausência de sentido. Tais Narrativas podem ter nuances positivas e significar liberdade para o indivíduo ou podem inclinar para o pessimismo e culminarem no individualismo ou puro egoísmo. Esse "pessimismo literário", ganhou formas nas páginas de Céline, Phillip Roth e Bukowski.

Albert Camus, um grande intelectual do século XX, segue os passos de Dostoievski e também usa a literatura para divagar sobre as ideologias da época, em especial o Existencialismo. Em O Estrangeiro, Meursault é julgado por um crime, porém responde à todo o processo com uma despreocupação que beira a indiferença. Aqui fica evidente uma influência direta de Crime e Castigo, que também utiliza um assassinato para ponderar a filosofia de seu personagem, mas enquanto o protagonista da obra russa, Raskólnikov, é fervoroso em tentar provar seu ponto de vista, Meursault é dotado de uma apatia doentia e um desligamento total com as Narrativas vigentes.

O que me desagrada na obra de Camus, não é o debate filosófico em si, mas sim as escolhas narrativas feitas pelo autor — e uma vez que se trata de uma obra literária, antes de um ensaio filosófico, é pertinente ponderar esses fatores. Até certo ponto, Mersault mostra muito do pessimismo presente no excelente Viagem ao Fim da Noite, mas enquanto o protagonista da obra de Céline é um mau caráter em essência, que luta para sobreviver e ostenta esse rótulo sem remorsos, o personagem de Camus apresenta uma apatia completa que atrapalha o andar da leitura. Esse é o grande problema, apesar de ser considerado assim, é difícil ver Meursault como um símbolo de seu tempo: o típico cidadão comum, mas que não sofre, não discute ou nem mesmo assume uma postura completamente egoísta — como na obra de Céline — e por isso o personagem acaba se tornando um tanto quanto inverossímil. A postura do protagonista, faz com que o próprio enredo tome decisões pouco convincentes: dificilmente um personagem tão passivo e desprovido de vontade seria capaz de cometer um assassinato premeditado, mas mesmo assim o faz por uma conveniência narrativa.

É certo que O Estrangeiro figura na lista dentre os vários "romances do século", mas sendo esse o caso, figura apenas numa posição modesta!

Giacomet1 21/02/2024

Apatia diante da existência humana
Camus retrata a história de um homem comum totalmente apático e conformado com tudo que acontece ao seu redor. A partir das morte de sua mãe, ocorrem várias situações que beiram a imoralidade, ou que até são imorais. E a forma com que Camus descreve as situações e os sentimentos desse homem dá uma naturalidade a todas as situações: qual o problema de não se comover com a morte da mãe, ou qual o problema de se casar sem amor, ou qual o problema de ser amigo e ajudar um cara que espanca uma mulher, qual o problema de matar ou morrer? Camus levanta essas e outras várias questões, de forma profunda. Até que, mais ao final do livro, o homem se diz com medo, explode e briga violentamente com outra pessoa, deixando dúvidas até sobre a própria apatia dele.

João 21/02/2024

O estrangeiro
Acredito que o que me fez gostar de Merusault foi sua forma de comportamento indiferente. Sendo o primeiro livro que leio de Albert Camus, me deixou motivado a ler mais suas obras

starrysoul 19/02/2024

A tamanha indiferença que existe no personagem talvez tenha me deixado um pouco indiferente quanto a sua complexidade. Não que ele não fosse complexo, de fato é, ainda mais, entender ou tentar entender um homem que pouco sente - que vive nessa apatia grande. Porém, em momentos finais, os seus breves surtos sentimentais sobre o tudo o faz entender sua existência apática e indiferente às coisas da vida, e há então um questionamento filosófico sobre como devemos nos portar, sentir, o que fazer, e além de tudo se justificar o porquê fazemos, pois é o que somos afinal. Tudo que fazemos, talvez, não há muito em nós, e a indiferença é uma resposta natural de um ser que não compreende quesitos sociais. Até onde o que sinto é verdadeiramente meu?

Achei levemente cansativo, apesar do começo ser algo que me prendia. Justamente não achei tão fenomenal pois me coloquei nessa posição de não entender o personagem totalmente, pois sinceramente, me irritava um pouco - mas aprecio a ideia de que pode ser uma proposta de incômodo para que me fizesse pensar sobre.

daniela!! 17/02/2024

Esse livro>>>
Se algum dia eu tive dúvidas de como é a mente de um psicopata, com esse livro elas foram respondidas.
A história é muito bem construída, no começo achei bem parecido com Crime e Castigo, mas depois a narrativa tomou um rumo muito diferente e inesperado.
Os personagens muito profundos, especialmente o protagonista, eu não consigo nem acreditar que ele foi tão bem desenvolvido e explorado em apenas 130 páginas!
Enfim, recomendo demaissss! ;)

Ph004 17/02/2024

Estrangeiro ao Mundo Sensível
O Meursault é um estrangeiro ao mundo sensível. O personagem é condenado não por matar um homem, mas por não seguir o padrão imposto pela sociedade, o padrão de comportamento que tenta dar ordem e sentido para a vida.

O livro é realmente maravilhoso e suscita diversificadas questões; políticas, culturais, filosóficas e etc. É impressionante como uma obra tão "pequena" pode ser ao mesmo tempo tão grande.

LucasFaeru 16/02/2024

Tremendo trabalho
Camus revisita Kafka, mas ele não pretende demostrar um sujeito moderno diante da impenetrável burocracia. Camus quer ir além, quer demonstrar como tudo aquilo que a gente consegue experienciar tem raízes no absurdo do mundo que não podemos controlar.