O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Augusto Souza 06/04/2024

Pequena, mas muito boa
É um suspense/drama interessante, do senhor Camus. Pra quem curte leitura rápida com um ar de suspense e drama é uma boa obra.

Niki6 06/04/2024

Deus
Ainda tô digerindo e já fazem uns meses que li. A escrita do Camus se mostrou a minha favorita sem sombra de dúvidas.

liany 06/04/2024

O estrangeiro (1942)
Queria ser inteligente e fazer uma resenha legal sobre esse livro mas nem tenho opinião formanda, vou só deixar uma parte que gostei muito.

"Pus-me a gritar em altos berros e insultei-o e disse-lhe para não rezar e que, mesmo que houvesse um Inferno não me importava, pois era melhor ser queimado no fogo do que desaparecer."

Carol 06/04/2024

Esse Camus sabe das coisas...
Eu fui ler o estrangeiro com muitas expectativas e posso falar que não me decepcionei. Não espera que fosse um livro tão curto pra falar a verdade e o personagem Meursault me surpreendeu com seu caráter e forma de pensar única e o jeito que ele lida com os conflitos de uma forma surrealista. Minha passagem preferida do livro foi a fala da amada dele, Marie, "Depois de um outro instante de silêncio murmurou que eu era uma pessoa estranha,que me amava certamente por isso mesmo,mas que talvez um dia, pelos mesmos motivos, eu a decepcionaria"

Marih 05/04/2024

Ameii esse livro, pra mim ele narra de uma forma impecável a visão de uma pessoa que possui psicopatia, o personagem principal vive apático qto aos sentimentos dos outros e para ele é algo normal, ele age com naturalidade e isso é o que mais me impressiona no livro.

Emelly.Nicole 05/04/2024

O estrangeiro
Primeiro romance escrito por Camus e a minha primeira leitura dos livros dele.
Meursault, um cara indiferente que vive de maneira tão banal. Ele escreve como é o contentamento de viver uma vida sem tantas coisas radicais e simples, também sobre como nosso destino estar inteiramente interligado á nossas escolhas e que estamos todos condenados a isso. Não somente isso, dentro desse curto livro são as estranheza de Meursault que te faz querer questionar mais de uma vida sem ganância ou até mesmo como a vida de um condenado pode chegar a ser. Terminamos o livro com muitos questionamentos e pensamentos de várias formas, existe muito sobre o que Camus pensa nesse livro, e é especialmente isso que faz ser uma boa obra.

Raya 05/04/2024

Ainda digerindo
Recobrando o fôlego dessa leitura...

É difícil ser um Meursault.

Ao menos Meursault não sucumbiu as expectativas e exigências que lhe foram cobradas.

John mayer é muito bom 04/04/2024

O Estrangeiro
Confesso que a experiência de ler foi meio lenta, mas não cheguei a achar chato. O jeito que Camus constrói o Mersault é muito único: Ele não é a melhor pessoa do mundo e nem a pior, e por isso fiquei muito aflito com os capítulos finais do livro. Tem muito do absurdo proposto pelo autor.
Sem falar que o próprio Mersault vai ficar na minha cabeça por tempos, esse é um personagem muito difícil, justamente por não se adequar a um padrão. Me lembrou um pouco Bartleby, de Melville. A pessoa que não se encaixa é louca.

É um livro maneiro, principalmente as partes finais. Recomendo.

nflucaa 03/04/2024

O estrangeiro à sociedade é, no fim, eliminado
Meursault não ressoa com o mundo ao redor de si e, ao longo de todo o livro, não só não se conecta com quase nada (e sobretudo, não se conecta com ninguém), como, ao fim do livro, é eliminado da sociedade nas vias de fato. Apesar do absurdo da condição em que se encontra, não somente no quadro argumentativo do promotor de acusação no julgamento, mas mesmo antes enquanto vivia alheio, ele é indiferente. Nada ressoa ? nem mesmo o absurdo. Ao contrário: no absurdo ele encontra sustentáculo para uma paz menor. O gosto pelo café, o amor tímido por Marie, o apego ao sol e ao mar, etc.

Karina 02/04/2024

Achei um livro fácil e rápido de ler, totalmente fora da minha zona de conforto mas num geral eu curti

Helena Dias 02/04/2024

DLL24: Um livro que tenha prefácio

Aqui vamos acompanhar a história de Mersault, um homem que recebe a notícia da morte de sua mãe de maneira indiferente, comete um crime, é preso e julgado. Tudo assim, de forma curta e grossa, sem sentindo; apenas um homem levado pela correnteza da vida.

Esse é o segundo livro que leio do autor e continuo gostado da sua escrita, que consegue ser simples e poética ao mesmo tempo. O enredo que acompanhamos nessa trama é melancólico, triste, composto pela total apatia do protagonista, que vive no automático. Apesar de passar o sentimento de que Mersault desistiu completamente de viver, esse tipo de comportamento me irritava diversas vezes.

Não consegui me conectar com nenhum dos personagens e acho que nem era essa a intenção do autor, já que pouco nos é contato sobre eles. Acredito que, por ser narrado aos olhos do protagonista, recebemos a visão fria e desinteressada dele.

A decisão de cometer um crime soou para mim, não apenas como algo impulsivo, mas como uma busca desesperada pelo sentir; uma necessidade de descobrir se ele ainda era capaz de demonstrar qualquer emoção. O desenrolar que segue a partir daqui é inteiramente sobre essas questões do protagonista e a lição que ele vai tirar desse momento. Foi a maneira do autor nos dizer que precisamos viver cada momento, aproveitar o tempo que ainda temos.

É um livro curto, mas que traz reflexões importantes. Acredito que é o tipo de leitura que precisa ser revisitada de tempos em tempos.

Jessica.valcaci 31/03/2024

Que livro
Leitura de restinho de fim de semana que me deixou tocada, Mersault é um estrangeiro para nós seres que tanto sentimos, amor, raiva, desejo, dor, alegria, tristeza?paixão, Mersault nada disso parece sentir Camus nos leva ao pé da letra com sua filosofia do absurdíssimo e do mito de sisifo, o protagonista é totalmente alheio a vida e parece sentir falta apenas de sua liberdade que o julga como algo bom para si, isto é sexo e cigarro. Ao fim do livro o protagonista vê-se sozinho e consolado na ideia da morte de que nada vale a pena, nada vale a pena e ao fim terá sua morte. Que livro, que livro, estranho, mas tocante ao mesmo tempo, no que diz respeito a te deixar confuso em relação ao Mersault e como ele vive a vida, como a encara é tudo muito estranho e as vezes você (pelo menos eu) senti pena do Mersault ele não é um vilão, mas não é quem podemos chamar de uma pessoa ?boa? ele é só muito estranho e o fim é triste, mas tocante.

Faty Didier 31/03/2024

Não me pegou
Até agora sem saber se gostei. O personagem principal é chato, não me gerou empatia alguma. Embora, a ideia talvez seja essa mesma. Tem reflexões interessantes e um ponto alto com o julgamento (penso ser um bom livro para discussões jurídicas e de direitos humanos), mas, ainda assim, não me pegou. Fico me questionando se é minha dificuldade com os clássicos, enfim. Nota 3,5.

livia 31/03/2024

O estrangeiro
5 estrelas mas justificado por ser Camus e sobre o conteúdo existencialista. Adoro ler esse tipo de coisa e me sentir confortável dentro de um pensamento talvez pessimista para alguns, sobre a gratuidade dos fatos e o absurdo da vida, sem deixar de lado a indiferença de levar uma existência assim ou assado. Como Meursault diz "Era como se durante todo o tempo tivesse esperado por este minuto e por essa madrugada em que seria justificado. Nada, nada tinha importância, e eu sabia bem por quê".