O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Daraj 24/01/2021

Até tornar-se estrangeiro de si
Uma leitura que corrói em momentos que emergem muitos questionamentos. Conta-se a história de um homem que aparentemente não sofre e que é indiferente a tudo que lhe acontece. Com Sartre entendemos que todas as escolhas feitas acarretam em consequências. Kierkegaard aponta o sentimento de Angustia que atravessa o ato de escolher. No absurdo de Camus é apresentada a ideia de uma consciência esvaziada perante inumeras cadeias de acaso, das quais são tão simples e muitas vezes independentes de nós, e é por isso que tem-se a postura de conformismo. Assim, diante de um sofrimento que aflinge, o personagem constrói o movimento de racionalização de uma situação até perceber que isso não tem importância, conformando-se. Assim, tornando-se estrangeiro de tudo e de si. Essa é perspectiva do personagem, que dispensa ideologias, religiões e verdades que expliquem o sentido da existência humana.

A personalidade de Mersault é muuito complexa e por vezes contraditória. Vi em algumas resenhas que pra entender melhor a Teoria do Absurdo de Camus as lacunas que ficam em O Estrangeiro são preenchidas com os outros livros do Autor. Então aí vou eu enchendo minha listinha novamente. Por fim, o livro é curtinho, mas os pensamentos que ele alfineta são bem necessários.

Laradani 25/01/2021

A indiferença nossa do dia-a-dia
Ler uma obra de Camus é antes de tudo um desafio filosófico.

?O estrangeiro? é aquele que não atende às convenções sociais, ele não é rebelde, simplesmente não há sentido em fazer certas coisas, então ele não faz.

Aliás, tanto faz...

João Bruno 15/07/2020

Que livro incrível, mais do que uma boa escrita e uma excelente narrativa, é na verdade um espelho, onde pude ver meu reflexo, o reflexo da minha existência,onde questionei-me sobre diversas atitudes e ações que tomamos no nosso dia-a-dia, e como muitas vezes podemos nos sentir um estrangeiro, na nossa própria casa, na nossa própria vida.
O último capítulo que me deixou um pouco sonolento, apesar de não ter me decepcionado em nenhum momento, mas a diminuição do ritmo, na minha opinião, destoou do restante do livro.
Mas indico sem dúvida nenhuma, um dos maiores livros que já li.

Ylane.Santana 27/01/2022

O Estrangeiro
Meu primeiro pensamento sobre Camus era que seria uma leitura muito complexa e que eu me acharia burra demais pra entender porém minha primeira experiencia com um livro dele fluiu muito bem. Me identifiquei muito com o personagem Meursault em várias ocasiões.
Rafael Kerr 27/01/2022minha estante

Bianca 27/01/2022minha estante
Até hj não como me senti sobre esse livro. É estranho, mas familiar ao mesmo tempo.

Crystal 27/04/2020

este é um livro incômodo, estranho. Albert Camus parece tê-lo escrito justamente pra provocar essa sensação nas pessoas. o resultado é que você termina a leitura totalmente desnorteado, sem ter ideia do que acabou de ler, sem saber se realmente gostou. aí depois de alguns momentos você percebe que, sim, esse é um grande livro, mas não sabe explicar exatamente por quê.

essa é a doce tortura que é ler O Estrangeiro, um clássico curto e seco que me tirou totalmente da minha zona de conforto e me rendeu boas discussões pós-leitura. porém sigo numa relação de amor e ódio com o personagem principal e ainda absorvendo cada passagem da história que, apesar de ter me deixado com uma sensação “what a fuck?” do início ao fim, me intrigou até o último fio de cabelo.

é justamente o protagonista Meursault o motivo de toda essa curiosidade e estranheza. construído para ser um exemplar do absurdismo, Meursault é uma pessoa indiferente à vida que leva, ao que acontece à sua volta e ao seu futuro. ele não se importa com a morte de sua mãe, com a violência com que seu vizinho trata as mulheres, não se importa de assassinar um árabe sem motivo algum, nem sobre qual vai ser seu destino depois de ser julgado.

tal qual o absurdismo, que trata do conflito entre a tendência humana de buscar significado na vida com a inabilidade de encontrá-lo num universo sem propósito, Meursault é arrastado passivamente através dos acontecimentos numa sociedade cujas normas de conduta ele não entende, mas que não vai perdoar seu modo de pensar e de agir estranho, estrangeiro.

Camus também não nos dá informações sobre o porquê de Meursault ser do jeito que é. tudo o que sabemos é do seu momento presente e de como parece que, através do absurdo, ele encontra sua liberdade, que numa hora parece sem sentido frente a todas as maravilhas que uma vida pode ter, em outro aparenta ter a vivacidade do total desprendimento diante das convenções sociais.

é a complexidade de seu protagonista que transforma O Estrangeiro num livro que está mais nas entrelinhas que naquilo que necessariamente lemos. uma história que se constrói embaixo da superfície.

(resenha retirada do meu perfil @crystallribeiro)

Fernanda :) 31/07/2010

Apesar da leitura rápida e simples, é um livro profundo e filosófico, que analisa o comportamento humano na sua essência, em contraste com o que é esperado do ser humano perante seus semelhantes. É o sentir X agir, a obrigação de se encaixar na sociedade que critica, julga, e condena. A indiferença e frieza que caracteriza o personagem principal é tamanha que nos desperta sentimentos ambíguos, fica impossível sentir raiva ou simpatia, nos levando a refletir sobre a origem das emoções e sentimentos, e no exagero ou falta dos mesmo.

Moreira 19/09/2020

A filosofia do absurdo
A história se passa na Argélia, na época em que este país era colônia da França. Logo no início, o narrador-personagem, Mersault, recebe a notícia do falecimento da mãe. No velório, parece não expressar o luto pela perda e no dia seguinte vai à praia e ao cinema, demonstrando certa insensibilidade.

Mersault é um homem indiferente. Não parece ter vontades próprias ou grandes sentimentos e nem se conhece direito, não sabe definir os próprios pensamentos porque parece nunca ter parado para refletir. Responde a tudo com ?tanto faz? e vive à mercê dos acontecimentos, como se apenas existisse, inconsciente das circunstâncias em que se encontra.

O protagonista é introvertido e fala pouco, mas quando questionado costuma sempre dizer o que pensa; não se importa em agradar. Porém, como tudo na vida pode mudar em apenas um segundo, em apenas um passo tudo muda: Mersault comete um assassinato e vai parar na cadeia. A partir daí, notamos algumas transformações no personagem. Mersault torna-se mais pensativo, reflexivo e deixa escapar alguns momentos de insinceridade. Parece se ambientar sobre o mundo à sua volta e a refletir sobre a perda da liberdade.

Um livro filosófico que irá apresentar a concepção do autor sobre a ?filosofia do absurdo?, onde nada tem sentido ou significado e o mundo é caótico e irracional, algo semelhante ao niilismo. Leitura mais do que recomendada, ainda mais por se tratar de um clássico de Albert Camus, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1957.

Para mais resenhas como essa, siga: @resenhafajuta

LQuei 03/07/2022

Sem palavras pra descrever o sentimento que se tem ao ler esse livro. Uma mistura de injustiça, justiça, felicidade, tristeza, sorrisos e lágrimas. Um livro que nos faz refletir muito sobre a vida e a morte. Apenas ler pra entender

?Do fundo do meu futuro, durante toda esta vida absurda que eu levara, subirá até mim, através dos anos que ainda não tinha chegado, um sopro obscuro, e esse sopro igualava, à sua passagem, tudo o que me haviam proposto nos anos, não mais reais, que eu vivia?
Maria 03/07/2022minha estante
Ta lendo mt vei????

LouiseB 22/08/2020

Autoconhecimento bruto
Uma jornada de autoconhecimento q tem um acontecimento bizarro como gatilho...interessantíssimo!

Fer Paimel 23/03/2021

Gostei
A história é um pouco diferente do que eu imaginava, mas gostei bastante. Não me pareceu uma leitura muito marcante, mas valeu a pena ler.
Quero conhecer outras obras do autor, acho que esse foi um bom livro dele para começar :)

Antony.Trindade 29/03/2022

A vida continua?
Um livro muito reflexivo. Camus deixa o próprio leitor resolver questões da história. Um personagem como Meursault é uma pessoa normal? É normal agir dessa forma após a morte de uma mãe? O que é normal? A vida continua a partir de quando? Todos vamos morrer, então o que a morte representa? Se eu vou começar a namorar alguém um dia depois do falecimento da minha mãe ou meses depois, isso importa? Todas essas perguntas são respondi em segredos na minha mente.

Camila.Santos 09/08/2020

O autor do livro era filósofo, e pelo que entendi essa obra é uma forma de expôr suas ideias e trazer reflexões sobre o existencialismo, com um protagonista-narrador que se sente um estrangeiro no mundo em que vive, por não encontrar sentido nas convenções sociais e em tudo o que o mundo espera que ele seja.
(Desculpem se tiver algum erro conceitual, filosofia não é muito a minha praia)
É interessante como essa indiferença do personagem em relação a tudo nos parece natural e ao mesmo tempo absurda. Talvez no fundo isso nos incomode porque todos nós já nos sentimos um pouco desconexos desse mundo.

phddelavia 19/04/2020

Entendendo o absurdo
Eu estava me perguntando o tempo todo onde estava o absurdo do livro, quando cheguei à segunda parte do livro encontrei o absurdo explícito em toda conformidade do protagonista e também no absurdo do julgamento do mesmo. Mas tem muita sobriedade no discurso final do Mersault, uma verdadeira lição à falsa moralidade cristã! A reflexão final remata com louvor essa obra. Super recomendado.

Anienne 12/08/2020

O Estrangeiro
Foi incrível ler esse livro com um grupo de leitura, onde pudemos trocar bastante e ampliar nossa visão.

Esse livro tem uma pegada filosófica e sua leitura abrange reflexões sobre os sentimentos e a falta deles; sobre viver as experiências, sem questionar ou ir de encontro.

Mersault, o personagem principal, é uma pessoa muito peculiar e intrigante, até irritante... Passa a impressão de que vive anestesiado e que nada lhe atinge. Seu jeito de ser e atitudes são muito inesperadas e desconfortáveis.

Leitura riquíssima e maravilhosa! Não é possível ler apenas uma vez.

Jackie! 25/05/2023

Sem Conexão
Eu estava super empolgada em começar esse livro, não sabia nada sobre ele, mas o Namjoon indicou e se tem uma coisa que o Namjoon tem é bom gosto, diga-se de passagem! Mas infelizmente no prefácio já está descrito com detalhes demais a grande questão que o livro envolve e isso me desanimou bastante.

Além disso, não consegui sentir nenhuma conexão com o personagem principal, logo pouco me importei com o que aconteceria com ele. Mas é uma leitura válida e trás algumas boas reflexões.