O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Fabio Shiva 16/06/2012

Um livro que convida o leitor a experimentar vividamente o Absurdo
Fiquei anos com uma penca de livros do Camus esperando pacientemente que chegasse a hora de serem lidos. Mas por um motivo ou por outro sempre acabava outro livro passando à frente na fila. Olhando em retrospecto, entendo porque adiei tanto abrir um livro do Albert Camus:

1) Tinha medo de que o livro fosse chato.
2) Tinha medo de que o livro fosse triste e pessimista.

Agora sei que o meu PRECONCEITO é que era chato, triste e pessimista. Pois Camus não é nada disso. Não se ganha um prêmio Nobel de Literatura à toa.

A prosa de Camus é descomplicada, simples e direta, livre de subterfúgios. Essa foi a primeira e agradável surpresa. Sobre a história, prefiro não comentar nada, para não macular a experiência de quem ainda não leu. Só adianto que, à semelhança de “Crime e Castigo” de Dostoievski, “O Estrangeiro” também pode ser considerado um tipo muito peculiar de romance policial.

Outro preconceito que eu tinha a respeito de Camus é pensar que seu texto era parecido com o de Sartre (li “A Náusea” há muitos anos, mas confesso que gostei bem pouquinho). E outra surpresa: ao menos neste livro, Camus está muito mais irmanado com Kafka, principalmente em seu “O Processo”.

Um livro que convida o leitor a experimentar vividamente o Absurdo.

Achei muito interessante a experiência!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
Codinome 18/04/2020minha estante
Romance policial para esse livro eu acho um pouco fora das qualificações. "Crime e Castigo", eu entendo. Aqui em Camus temos um problema acima de tudo moral e refletido em sua filosofia do absurdo, não que um romance policial não possa abordar esses temas. Mas é que eu nunca vi encaixarem esse livro nesse gênero.

Codinome 19/04/2020minha estante
Dei uma pesquisada e vi que Camus tinha suas articulações com a literatura policial com esse livro. Curioso! Nunca tinha pensado por esse lado, realmente ainda tenho muito o que conhecer desse magnífico gênero literário.

Zanucoli 01/12/2023

Preocupado
Preciso de terapia por me identificar tanto com o Meursault?
Entrou no top 5 dos melhores do ano...

Mari 29/07/2021

Eu ainda não sei exatamente o que falar sobre esse livro. Ele é tão simples? é sobre a vida de um homem. Mas tão complexo?..
O jeito que Camus conseguiu escrever um personagem totalmente alheio à tudo, alheio aos sentimentos, alheio aos acontecimentos, alheio ao mundo completamente. É absurdo. Nada o afeta.
Eu senti que era um pouco psicopático, mas não sei se estou certa.
É difícil descrever, mas eu adorei. Muito bom. Já quero reler e entender melhor
Elane48 29/07/2021minha estante
Li esse livro quando estudava o Existencialismo. Ajudou muito.

Edu Santtos 02/08/2021minha estante
eu amo esse livro

Ronaldo Thomé 02/08/2021minha estante
Legal! Eu pude perceber o motivo de ser um livro tão querido. Falou!

Dani Carrara 06/08/2021

Uau. Como um livro tão curto, simples e com uma linguagem tão fácil consegue dizer tanto? Uma das melhores leituras do ano, com certeza.

Fabio.Nunes 05/05/2023

A culpa é do calor
O estrangeiro - Albert Camus
Editora: Record, 2022

Primeiro livro do clube de leitura de Leandro Karnal e Gabriela Prioli.
Da série "livros para serem lidos em um dia e ruminados por anos".
Minha segunda leitura dessa obra e agora sim acho que valeu. De fato, um clássico.
Livro denso, em que acompanhamos Meursault - protagonista e narrador - no decorrer de algumas circunstâncias de sua vida. Seria um romance qualquer, não fosse pela genialidade de Camus em transportar o leitor para dentro da mente de Meursault e causar certa repulsa diante de sua falta de empatia e indiferença.
Um ser humano muito mais consciente de suas sensações corpóreas e de seus desejos, mas alheio a quase todo o resto que constitui a experiência humana. Um estrangeiro em si mesmo, daí talvez o título do livro.
Uma ode ao absurdo da existência.
Livro incrível e que deveria ser obrigatório.
Pergunta jocosa para finalizar: e se Meursault vivesse em local de clima frio ou temperado? ?

melbernardoo 25/03/2024

Mersault, Sr. Anticristo.
Em ?O estrangeiro?, a desgraça não é capaz de abalar quem é indiferente a tudo.
Mersault é um homem que, em alguns momentos parece difícil de decifrar, mas que na realidade, é genuinamente simples em seu absurdo indiferente. Inexpressivo diante do falecimento da mãe, nada parece o abalar.

Ainda que, quando diante de uma situação irremediável em relação ao próprio futuro Mersault se mostre angustiado, nada o faz abandonar sua convicção de que nada importa demais.

Para mim, o ponto alto do livro está na forma que o Camus coloca o sol como um personagem ativo na primeira parte do livro, ao ponto que, na segunda parte do livro eu senti falta da presença direta do sol, apesar dele estar presente de forma indireta.
Durante o julgamento inclusive, Mersault afirma que assassinou o mouro por causa do sol, o que não justifica os tiros que ele dirigiu a um homem que já estava morto.

Wendel 05/10/2022

Brilhante
Esse livro superou todas as minhas expectativas. O impacto da mensagem que ele nos passa veio forte.

Essa obra me fez ter um sentimento no qual nenhuma outra obra conseguiu, e um sentimento que eu não consigo explicar em palavras.

Refleti muito no decorrer da leitura sobre questões que o Camus nos apresenta, e refleti ainda mais após o término da leitura.

O livro conta a história de um homem cujo é indiferente a tudo que ocorre ao seu redor, chega a ser um Absurdo o personagem agir de tal forma perante aos eventos e aos outros personagens.

Recomendo fortemente a leitura desse livro, que ouso dizer ser um dos melhores que li esse ano.

Dida 21/09/2023

Cada vez que leio um livro ?clássico? me recordo da frase de Calvino que fala ?Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.? Tinha interesse muito grande em ler esse livro a muito tempo, e agora, ao terminá-lo, entendo o que Calvino queria dizer. O livro é escrito de uma forma muito simples, é um daqueles que você consegue ?ler em uma sentada?, mas não significa que ele não te cause um impacto e que você fique pensativa depois. Mesmo quando você sabe o que vai acontecer - o que a sinopse já te diz - , ainda sim não tira absolutamente NADA da experiência dessa leitura. Você passa o tempo todo se questionando se gosta ou não do personagem, se concorda ou não com ele, fica confusa em como a mente dele funciona. Várias vezes tracei algum paralelo com Bartleby, o escrivão, e com o contemporâneo Amêndoas, da sul coreana Won-pyung Sohn, pelo fato de Meursault não expressar muitas reações ao longo de todos os acontecimentos ao longo da história - desde a morte da mãe até o assassinato que comete - e pela forma que ele reage ao que lhe acontece e a como as demais pessoas reagem a ele.
Apesar dele ser um narrador-personagem, a sensação é de que ele não tenta enviesar sua narrativa, conta tudo como de fato ocorre e sem se preocupar em despertar nenhum sentimento de quem está lendo.
A vida e os sentimentos - ou a falta destes? - de Meursault (que nunca sabemos seu primeiro nome) o tornam o verdadeiro estrangeiro do livro. Ele é um forasteiro em relação ao que as pessoas esperam dele, ao que se tem como ?normal? para a maioria das pessoas.

Ester323 25/02/2023

Melancólico
Eu já tinha uma ideia do que iria encontrar aqui e sabia que estava diante de um grande autor, e todas as expectativas que criei foram atendidas.
Achei tudo tão bonito, mesmo que tão simples. Todos os acontecimentos foram bem sutis e caminharam em harmonia. É uma história bem triste, mas sempre achei esse tipo de vazio interessante.
Matheus656 26/02/2023minha estante
lerei esse ano ainda !!

Ester323 26/02/2023minha estante
meu filho, vc le em um dia, confia em mim

Didi 13/05/2021

Assim, assim... Médio pra baixo.
Esperava bem mais pelas resenhas, mas não é ruim. A personagem principal vive num estilo vegetativo, literalmente parece uma planta. rsrs. Não reage, não sabe qual o seu papel na sociedade, bem alienado mesmo... A história é interessante. Livro bem existencial.

J. W. Murta 13/06/2021

Relato Sociopata
A ausência de sentimentos do protagonista é angustiante. E ao mesmo tempo, os coadjuvantes trazem uma enxurrada de emoções. Essa dualidade acrescida a maestria com que Camus escreve, faz deste livro uma obra prima.

Nathy.Mileno 16/01/2022

Meursault de apático a surpreendente
No começo, achei Meursault apático. Para ele, a vida tanto faz como tanto fez. Meursault no início acomodado com toda vida, até mesmo as descrições e ações que o autor fez de Meursault eram por meio de frases e períodos curtos, como se tivesse a intenção de mostrar que o personagem era aquilo curto, grosso, objetivo e não precisa dizer mais nada. Porém, quando a narrativa foi avançando, a história e escrita mudaram o curso. As frases e os períodos curtos não eram muitos em relação ao início.
Gostei do livro, porém cheguei a essa conclusão depois de alguns dias após finalizada a leitura.

Noany0 12/01/2023

Uma vida na qual eu pudesse lembrar desta vida
Obra curta sobre ideias existencialismo e exemplo exímio do ?absurdismo? em Camus.
O livro te apresenta personagens, um pequeno enredo e um estopim do qual muda da primeira parte pra segunda, e que rege toda a narrativa adiante, acerca do primeiro acontecimento presente no livro, ?hoje mamãe morreu?.
Muito bom, de maneira rápida consegue se ter uma prova das principais ideias do autor, além de ser um clássico de escrita fluída e muito simples, recomendo.