O Estrangeiro

O Estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Jeanne 14/02/2019

Esperava muito de Camus mas ao final dessa primeira experiência não encontrei nada de especial, nada que me agradasse. Uma escrita comum, de uma história dispensável. Tanto faz tudo, é isso?
Talvez, no futuro, eu volte a ler Camus.
Fernanda.Gehrke 18/02/2019minha estante
também não curti esse rs

Juliana 05/03/2019minha estante
Bem, eu acho q a questão é que realmente não existe o 'e daí'... Talvez o que ele quis mostrar foi esse absurdo de que 'tanto faz' pro personagem, como pra gente mesmo...

Fernanda.Gehrke 20/03/2019minha estante
Isso ?

Dirce 28/05/2019minha estante
Desculpe- me, mas a escrita não é comum- é refinada. E o Estrangeiro contraria " tanto faz a vida que levamos".

Jeanne 31/05/2019minha estante
Obrigada pelos comentários. Como eu disse ali em cima, talvez um dia eu leia mais Camus e mude de opinião.

Philipe da Cunha 10/02/2019

É Isso.
Quase após um ano depois de ler a edição de 1971 pela primeira vez, volto aqui depois de me acordar e lembrar da primeira frase do livro, lembro-me da cada descrição realizada pelo protagonista, seus banhos calmos de praia, sua calmaria sempre constante.
Preciso urgentemente comprar a versão de 2018, com a nova ortografia, talvez não se compare com a versão de 1971, "clássica", mas sinto falta daquele taciturno.

Ed Ribeiro 03/02/2019

Camus é tudo aquilo q me disseram, fantástico na maneira de explicar sentimentos humanos e tals. Livro foda pakas, pena q a edição do kindle por 1,99$ tá toda zoada... Mal editada, erros de concordâncias e páginas duplicadas. :(

Rodrigo Brasil 21/01/2019

Livro bom não precisa ser grande
Meu primeiro contato com Camus, e confesso que me surpreendi muito com seu estilo.
Um livro que consegue ser simples e complexo ao mesmo tempo. Utiliza uma linguagem na primeira pessoa e fácil de ler, mas que contém uma série de sentimentos e características complexas da alma humana.
Mostra como a indiferença age na vida de alguém. Um livro lindo que todos deveriam ler.

Mira 04/01/2019

Vida, costumes e o absurdo
Meursault, protagonista do enredo, é um homem aparentemente comum. Vive um cotidiano comum: trabalha, namora, sai com amigos, toma banhos de mar. Porém, demonstra indiferença aos processos da vida. Repete sempre que " tanto faz" . Morte, amor, vida... são para ele meros acasos. Eis a contrariedade: Apesar da indiferença, é grande observador de detalhes. Mas é nítido como parece apenas aceitar o fluxo, diz a certo ponto se acostumar se o obrigassem a viver num tronco de árvore ou numa cela. Não gosta de convenções. Como ter que obrigatoriamente chorar num velório de um ente querido ou ter que acreditar num deus. Fala pouco. Parece consciente e inconsciente, mas o que define isso? A trama é amarrada ao final com um infortúnio que rende parágrafos embebidos de uma filosofia existencialista Qual o propósito da vida? Quem importa? Mersault, estrangeiro pela incompreensão alheia, estrangeiro por não se compreender.

Milton.Strassacappa 02/01/2019

Julgamento por padrões sociais
O ESTRANGEIRO de Albert Camus fala da história de Meursault que em uma trama absurda acaba por matar uma pessoa na praia. O romance faz refletir sobre a futilidade da existência e do fim deste conjunto de fatos desconexos que chamamos de vida.

site: https://kbook.com.br/quem-escreve/o-estrangeiro-de-albert-camus

Pri 01/01/2019

Um calmo psicopata
Ou talvez chamá-lo de psicopata seja muito exagero, talvez ele seja apenas uma pessoa totalmente despida de moralismos que ao ser tão cruamente honesto mostre a tênue diferença entre crueldade e a verdadeira natureza humana. O protagonista, indiferente a quase tudo e todos, assassina brutalmente um árabe por uma briga que não era sua e sua falta de motivos, falta de sensibilidade e falta de reação são as coisas que estão sendo julgadas e não o crime em si.

Lipe 29/12/2018

Merece uma releitura, que atuará como primeira leitura
Não há título que defina a singularidade de escrita de Albert Camus e a construção psicológica do personagem principal desta obra. Só o primeiro capítulo já se configura como um conto perfeito.
Chaves-de-Leitura: Absurdo; Niilismo; Indiferença, Crime e Castigo (Dostoiévski).

Samarithan 27/12/2018

Um relato da condição absurda do ser humano
Resolvi escrever esta pequena resenha após a conclusão de O Mito de Sísifo, pois após a leitura desta obra, é possível compreender melhor O Estrangeiro, assim como as atitudes de Mersault e sua total indiferença perante ao mundo e as pessoas ao seu redor!
Um clássico da literatura que certamente valerá uma releitura no futuro!

Manuela Mascarenhas 16/12/2018

Expectativas infundadas.
Oco. É como nos sentimos sobre o protagonista do enredo apresentado por Camuns. Se por um lado o personagem é extremamente sincero, chegando a ser cômicas as razões pelas quais ele dirige seus atos, sua existência, sua vida, é também absolutamente simplista e transparece, em todo ínterim da história, uma natureza completamente vegetativa. Passagens interessantes, mas nada que, na minha opiniao, faça o leitor suspirar ou entrar num estado de grande envolvimento com a obra.

Felps Severo 11/12/2018

Um dos capítulos finais mais incríveis que já lembro de ter lido.

Vanessa - @livrices 26/11/2018

Incrível
Li esse livro há uns 4 anos e ainda me lembro das descrições de Camus, da forma como o ambiente influenciou o personagem Mersault. É incrível como o autor tece a relação da natureza e das sensações nas atitudes do ser humano. Além disso, mostra o descaso do sistema de justiça penal e da realidade dos julgamentos, quase sempre já sentenciados apenas pela discrepância do modo de vida do indivíduo se comparado ao cotidiano padrão. É a verdadeira criminalização da marginalidade, literalmente falando. Recomendo muito! Preciso reler.
Clayton 28/12/2018minha estante
Um livro desconcertante, realmente, principalmente pela frigidez moral (na perspectiva do coletivo humano social) do protagonista. Esse elemento perpassa grande parte da obra, iniciando ali, com o funeral da mãe, passando pela ligação tênue de Mersault com outros seres humanos (o que prefigura os tempos atuais de muita comunicação e pouca ligação empática entre os homens) até o assassinato (que ocorre subitamente) e a posterior condenação, e a indiferença com a questão metafísico/religiosa.
Um livro que lembra outros da mesma linha, como Viagem ao fim da noite, de Céline, Extensão do domínio da luta.

Antônio Carlos 19/11/2018

Tanto faz...
Citação que melhor descreve a visão sobre a vida do protagonista Mersault, um estrangeiro na própria existência.

A Senhorita Dos Livros 18/11/2018

Batidas secas na porta da desgraça.
Não há título melhor que defina esse livro, recebendo influencia dos pensamentos de Sartre e Heidegger, essa narrativa se enquadra no ciclo do absurdo, no sentido que nossa mente e nossa existência não aceita tamanha desordem referida pela total indiferença.
Sim... essa é a palavra que define Meursault, o protagonista da estória, um homem que vive a vida, que faz tudo que todos fazem, mas é indiferente aos acontecimentos, tanto faz, se está vivo ou morto, se mata ou vai fumar um cigarro, passei toda a leitura com a certeza de que estava lendo o perfil de um sociopata, mas nem em momentos que Meursault poderia fingir para salvar sua pele, ele não esboçava nenhuma atitude, era indiferente a isso também, o que gera grande interrogação, o livro se divide em duas partes a primeira mostrando a vida do personagem e suas características e a segunda após um acontecimento que mudaria todo o rumo da estória e o levaria ao final, nos últimos momentos me senti na pele do padre, e tive um grande impacto nas ultimas frases.
É um livro, que mesmo que você não goste do gênero, recomendo a leitura, será uma grande experiencia.