Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Duda Teixeira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Eder.Machado 05/03/2024

Diversão garantida...
Como sempre, o autor consegue fazer rir com fatos e situações que deveriam nos causar espanto e revolta. Porém, a leitura é agradável e rápida... Com uma excelente dinâmica.

Camily61 18/02/2024

Jeito diferente de contar história
Eu gostei em geral sobre o livro, ele é fluído, gosto de história em geral des da escola, então foi bem leve e rápido jeito que li. A história contada de uma nova forma e perspectiva. A edição que conseguir foi em audiobook, na qual conseguir emergir bem o cenário e os acontecimentos. Uma ótima opção para quem gosta de história em geral.

Gisele 13/09/2023

Excelente leitura!
É o primeiro livro que leio da série "politicamente incorreto". É uma excelente leitura quanto ao seu conteúdo que trás um apanhado geral dos mais conhecidos agentes políticos da América Latina que, ao meu ver, podem ser tudo menos os heróis que alguns revisionistas históricos tentam fazer da imagem póstuma destes tiranos. O livro reforça esta tese.

É uma leitura ágil e de fácil compreensão. Muitos deveriam ter lido seu conteúdo antes do pleito eleitoral de outubro de 2022, pois o Brasil vai de vento em polpa seguindo o mesmo caminho nefasto do comunismo que já destruiu países da América Latina que outrora eram riquíssimos e com qualidade de vida superior a países europeus.

Vou resumir o conteúdo do livro com uma frase dos próprios autores: "Acontece que na América Latina se vai além: escolhem-se como heróis justamente os homens que mais atrapalham a política, mais arruinaram a economia, mais perseguiram os cidadãos".

Recomento a leitura!

Rodrigo 30/07/2023

Pecados ao Sul do Equador
Eis um livrinho fluido e irônico, com uma proposta interessante, apesar de algumas confusões cronológicas e contradições. Os autores reescrevem a história oficial do continente, da colônia ao século XX,  trazendo fatos que foram apagados com o tempo para mostrar o lado cruel da formação dos países latino-americanos, e as reais intenções dos seus ditos heróis socialistas. Dois capítulos foram especialmente bons, por me trazerem temas novos: as origens do Haiti e a história da Argentina.

O Haiti, em 1790, foi a colônia francesa mais bem sucedida do Caribe, um território inteiro de fazendas a base de mão de obra escrava, e responsável por 40% do açúcar da Europa, em plena era dos ideiais da Revolução Francesa. Aí ocorrem levantes de escravos contra os fazendeiros europeus, que são caçados e mortos, e os líderes das revoltas se tornam os novos donos de escravos. A coisa foi só piorando: a França envia navios para tentar recuperar sua colônia e a Espanha aproveita a crise pra também tomar a ilha. E mais guerras, mais revoltas de escravos contra os novos senhores, num ciclo sem fim de genocídios.

Já a Argentina, nas primeiras décadas do sec. xx, foi um dos países mais bem sucedidos economicamente no mundo; Buenos Aires era uma mistura de Paris e Nova York, com arquitetura digna das capitais europeias e uma sociedade alegre e bon vivant, com seus vinhos malbec e bifes de chorizo. Eis que acontece um golpe militar nos anos 40, e surge então a figura do Peron, um militar com ideias populistas, fruto do tempo em que morou na Europa.

Fã do fascismo italiano, uma vez alçado a um cargo relevante, defendeu a criação de leis trabalhistas mais brandas, aos moldes do que Getúlio Vargas fez por aqui, ganhando assim uma popularidade que incomodou o regime militar. Chegou a ser preso, mas acabou solto devido ao apelo popular, e posteriormente, vira presidente eleito pelas urnas.

A partir daí, afunda o país na tentativa de implantar a "ditadura do proletariado" como na Itália de Mussolini, estatizando empresas e bancos, além de impôr gastos militares excessivos e assistencialismo sem freio, criando um clima de falsa felicidade; o povo, viciado em benefícios, apoiava o governo, enquanto os donos das fábricas fechavam as portas.

A produção despencou, o PIB foi pra vala e a inflação disparou, até que a crise bateu forte, e com ela vieram as greves, prisões,  controle da mídia de oposição, etc. Em meio a tudo isso, temos a primeira dama Evita, uma espécie de Janja portenha, que vivia fazendo filantropia com o dinheiro alheio e só falava besteiras, mas pelo menos era novinha.

O livro ainda mostra o lado B de vários outros personagens, como o presidente comunista chileno Salvador Allende, que eu conhecia apenas do livro "A Casa dos Espíritos", escrito pela sobrinha. Em resumo, um texto baseado em uma vasta pesquisa, e que, longe de ser espetacular, valeu pelo entretenimento, e por isso eu o recomendo aos que se interessam pela história e política latino-americanas.

Luiza810 23/06/2023

"A melhor coisa a fazer na America Latina é ir embora"
O livro, assim como outros Guia politicamente incorretos, refutam histórias contadas pela esquerda que foram tomadas como verdade na cabeça das pessoas. Esse especificamente conta sobre a América Latina e principalmente sobre seus ditadores como Che Guevara, Salvador Allende e etc.

Carla 03/06/2023

Se a história é sempre uma versão ou um ponto de vista, é interessante poder pensar os personagens históricos com outro olhar! Uma versão bem humorada e alternativa de pensar os personagens da história da América Latina

Cristiano 20/02/2023

O lado B da história
Dizem que quem conta um conto aumenta um ponto, é sempre bom avaliar o que nos é contado, com senso crítico. Uma avaliação crítica ao que todos conhecemos como ?história?.

jsilveira 26/12/2022

Leitura raiz
Leitura necessária para entendermos como a história real, de fato, aconteceu. Interessante perceber como as distorções nasceram e tentam se perpetuar.

Leandro423 21/12/2022

Antes de "resenhar" esse livro gostaria de fazer algumas ponderações que acho importante.

1°, diferente de.muitas resenhas visto por aqui, todos as fontes, ou grande parte delas foram citadas, vc pode discordar de todo o conteúdo do livro, mas é inegável que tenha as referências bibliográficas

2°, sim, o autor é totalmente volta a ideologias de direita, então dificilmente alguém da esquerda irá concordar com alguma vírgula desse livro. Mas fica a dica, da mesma.forma que a esquerda questiona quando alguém da direita não aceita o seu ponto, a direita tem o mesmo direito.

3°diferente de muitas resenhas que li aqui sobre esse livro, o autor não descarta que ouve escravidão, que ouve nazismo, fascismo, ele inclusive tem trecho que condena todo esse lixo ideológico.

Sobre o livro.

Eu achei esse melhor que o.do.Brasil, achei que tinha bem mais referências e citações, além do fato de ter diversos testemunhos.

Quando.fala de Che Guevara, qualquer pessoa que se deu ao trabalho de pesquisar, vê que ele não era esse bonzinho que querem que ele pareça, matou muita gente, gente inocente apenas pra atingir seus propósitos. E isso afirmo sem a necessidade de ler o livro pois já avia visto diversas fontes e documentários a respeito.

Quanto a Alende e Peron, é difícil tomar um lado, pois alguns chilenos e argentinos cultoluam essas figuras até hoje, e como não foi uma realidade nossa devemos absorver esse conteúdo com cautela.

Até para efeito de comparação, o impeachment da Dilma, se vc analisar.sobre a ótica da esquerda, ela.sofreu um.golpe.e foi.deposta sem justificativa, na ótica da direita foi a melhor coisa que ouve na década pois o país estava a beira da falencia.

Então é necessário muita cautela para não tomar um lado.se.kiser ter.uma.analise mas isenta.

Revolução Haitiana e Mexicana, não duvido que ouve massacres, a questão é querer admitir que um povo que não seja os brancos tenham feito isso.

O mesmo vale para colonização espanhola.

Antonio Maluco 17/12/2022

Histórias da América Latina
O livro conta histórias da América Latina e seus personagens que compõe ela e seus fatos reais e histórias

groundzero 12/10/2022

Esse início da barbaridade dos espanhóis sobre os Andinos, a colonização brutal comparada ao que povos indígenas fazem entre si, nos conflitos entre a diferentes povos, me fez questionar a veracidade de qualquer relato do livro.

Vitu.. 26/04/2022

Curioso
Interessante leitura, saber de um modo diferente, e por uma outra visão(baseado nas investigações e descobertas do autor) como foram as histórias de figuras e acontecimentos conhecidos, que geralmente são aclamados, trás um 'q' de curiosidade e ao mesmo tempo te faz sair um pouco da bolha, que no meu caso estou inserido, sobre esses rolês doidos da história..