Casamento de Conveniência

Casamento de Conveniência Georgette Heyer

Resenhas - Casamento de Conveniência

Jessica 02/04/2024

Eu amo os livros da Georgette, adoro como ela escreve. Nem sempre suas histórias são focadas no romance mais sempre tem uma pitada.
Me diverti muito lendo esse livro (quem diria que um broche renderia tanto). Eu não tava num bom momento de leituras, tava fracassando em todas que eu começava, porém me sinto mais otimista depois de terminar esse.
?apenas uma observação, acho que a autora se sai muito bem escrevendo personagens principais masculino ? o Rule tem aquela coisa.

Giovanna.Pamplona 19/01/2024

"Casamento de conveniência".
Comecei à ler esse livro sem muita expectativa, porém, gostei da experiência e da leitura. Achei a história interessante, e com muita descrição da época em que se passa. Também passei um pouco de nervoso, com as encrencas em que a personagem principal se enfiou. Enfim, uma boa leitura!

Lia 23/12/2023

Amei demaaaais
Que livro bom! Sou suspeita? Claro, mas realmente curti esse livro, muito boa, já tô me preparando pro próximo livro dela.

guidix3 17/12/2023

Segundo livro da Georgette favoritado! Amo seus personagens e as intrigas que consegue criar. Horatia é uma mocinha pra lá de fora do padrão, toda atrapalhada, travessa e sem noção na maior parte do tempo. E conde Rule é um dos mocinhos mais maduros e seguros que já conheci.

Apesar de achar algumas partes (principalmente o final) enroladas, a autora consegue tornar tudo mais leve e descontraído com as situações surreais e bizarramente engraçadas. Recomendo!

Lucy 10/11/2023

Quanto mais eu lia, menos entendia e/ou gostava. O problema começa quando a garota tem 17 anos e seu marido tem 35. Horry é uma menina irresponsável, mimada e viciada em jogos que tinha potencial, mas, após o casamento, mudou ao ponto de ficar irritantemente insuportável de acompanhar. E Rule? Qual a graça desse pedaço de papelão ambulante? Ele só existe. Suas maiores características são ser indulgente e preguiçoso. Ele tem preguiça até de ter expressões ou demonstrar qualquer sentimento além do tédio. E eu fiquei com tédio... como fiquei. Foram 100 páginas de enormes descrições inúteis, como a cor do antigo e do novo tapete da casa da amante de Rule, e nenhum contato entre o casal. Se espera algum romance, desista.

Simplesmente odeio livros que descrevem muito e mostram nada, e este é basicamente o caso de Casamento de Conveniência. Após o casamento, passam-se três meses, e tudo que sabemos é que Horry se tornou muito popular e o conde permanece com sua amante. Até o momento que li, não entendi qual seria a conveniência de Rule ao se casar com uma criança problemática que gasta toda sua fortuna como se tivesse dinheiro nascendo em árvore (sendo que a razão para o casório foi quitar as dívidas de seu irmão perdulário). Não é sagaz, charmoso ou espirituoso. Sem contar nos diálogos de Horry se-serem in-insuportá-táveis de se le-ler. Já li tramas com personagens gagas, mas o excesso de detalhe na gagueira dela só tornou a leitura mais tortuosa. Além do excesso de reticências, principalmente nos diálogos do preguiçoso (até para falar a preguiça está presente). A leitura não fluiu e não me instigou. Havia outros livros da autora em minha lista, mas essa foi minha primeira e última experiência com Georgette Heyer.

Belle 28/10/2023

Achei interessante esse história, mas a infantilidade da protagonista me irritou, entendo que casou bem nova, mas não consegui ter empatia, e gostaria de mais interação dos protagonistas.

brubie 05/10/2023

Divertido e pouco romance
Este foi o primeiro livro que peguei para ler, confesso que demorei MUITO para finaliza-lo pois não consegui me prender a história e aos personagens.

Achei a escrita impecável, apesar de usar uma linguagem adequada a época em que se passa, não é maçante! Há cenas divertidas que, em minha humilde opinião, são a salvação do livro pois o romance é fraco e quase inexistente

Ana Karlla 16/08/2023

É uma leitura bem leve e fluída.
Gostei bastante do romance, principalmente por ter sido algo bem rápido.

Dgl 30/06/2023

Muito bom.
Minha primeira leitura dessa autora. O livro é bem escrito, tem tiradas engraçadas, o que faz a leitura fluir muito bem. Os personagens são ótimos, inclusive os vilões são cativantes.???

@loop.literario 07/06/2023

Casamento de conveniência
A trama de ?Casamento de conveniência? acontece em torno de Marcus Drelincourt, o conde de Rule, um homem bonito e elegante que aprecia sua vida de solteiro. No entanto, pressionado por sua irmã, Lady Louisa Quain, ele decide considerar a ideia de se casar. É nesse momento que Elizabeth Winwood, uma bela jovem de boa linhagem, mas com pouca fortuna, surge como uma possível candidata. No entanto, a irmã mais nova de Elizabeth, Horatia, deixa claro que não deseja ver sua irmã casada, já que ela está apaixonada por outro homem. Horatia ousadamente se oferece para se casar com o conde, em troca da liberdade de sua irmã. Surge então um casamento de conveniência, que se torna o ponto de partida para uma série de eventos inesperados.

Uma das principais características que torna "Casamento de Conveniência" uma obra notável é a habilidade de Georgette Heyer em criar personagens cativantes e complexos. Cada um dos protagonistas possui características distintas que os tornam memoráveis. Essas nuances nos personagens adicionam profundidade e tornam a narrativa envolvente.

Além disso, a autora retrata habilmente a sociedade aristocrática da época, com suas regras e expectativas rígidas. O jogo de intrigas, aparências e segredos é meticulosamente construído, mantendo o leitor ansioso para descobrir como os relacionamentos e os conflitos se desenrolarão.

A escrita da autora é elegante e caracterizada por um cuidado meticuloso com os detalhes históricos e a ambientação. Ela retrata com maestria a atmosfera da época, transportando o leitor para os salões luxuosos e a sociedade refinada da Inglaterra georgiana, trazendo para o enredo uma precisão histórica dos costumes ingleses.

O grande diferencial da autora é fazer todo esse enredo funcionar numa escrita sarcástica e bem humorada, numa clara crítica a todos os níveis da sociedade, assim como a todas as relações nela existente. O romance se aproxima muito mais de uma ficção histórica do que de um romance de época. A linguagem rebuscada e alguns termos da época podem ser entraves na fluidez da leitura, mas que deixam o texto muito mais rico.

Nanna 06/04/2023

Não gostei o tanto que achei que gostaria, mas é bonzinho...

Aqui vamos ver a história de Horry, que pra salvar a irmã de uma casamento sem amor ela se casa (sem amor).
Achei legal trazer esse sacrifício já que a irmã dela estava apaixonada e era correspondida por outra pessoa.

Mas a Horry é muito jovem e tem comportamento de uma jovem só que sensata e esperta, só que depois que casa abruptamente a personalidade dela parece que muda, aí então ela se torna uma menina rica e mimada, viciada em jogos, meio inconsequente tbm.

Eu pensei que o livro trataria isso, mas msm que em alguns momentos o andamento seja lento, o livro não solucionou os problemas que deveria solucionar, só foram esquecidos ...
Obviamente a gente espera que ela se apaixonar pelo marido e que ele corresponda (a partir daqui talvez spoiler, mas não acho que seja afinal é um livro de romance), eventualmente isso acontece, mas não foi trabalhado, achei meio abrupto e sem muitos motivos aparentes. Não teve nenhum momento mais romântico entre eles, só uma coisinha xoxa no final.

De novo, pra quem gosta de um romance de época, vale a leitura, mas já vá sabendo que não é um livro espetacular. É razoável.

Edivania 14/03/2023

Chatinho
A escrita da autora é boa, mas esse livro em específico não me conquistou.
Personagem sem juízo, mimada, chata e idiota. Rule (o conde) bem estranho, achei ele um tanto preguiçoso. Família toda viciada em jogos de cartas, perdendo grandes quantias em dinheiro, perdendo até mesmo a dignidade.
Que bom q no fim tudo se resolveu. A parte mais emocionante dessa leitura foi o confronto entre o conde de Rule e Lethbridge.
Talvez Horry fez o que fez por ser ainda muito nova, movida por ciúmes, sei lá; no início ela me pareceu tão centrada, madura pela pouca idade, mas no decorrer da leitura me vi totalmente enganada. Kkkkkkkk. Não gosto de desfazer de uma leitura, pois o q eu achei ruim, outro leitor pode e deve achar muito bom, essa só não funcionou p mim, mas todo livro merece uma chance de ser lido.?

samira_abib 17/02/2023

Nesse livro vamos conhecer a história de Rule e Horry, e só posso dizer que adorei! Achei uma leitura super fluída e divertida! Com certeza lerei mais obras da autora!

Patty Costa 12/02/2023

Esse livro precisa ser lido.. Mas Viajante, você sempre fala isso! Ah gente, eu não viria aqui indicar um livro do qual não tenha gostado e que não recomendaria ler!! E esses vocês precisam ler. Ele é daqueles que acabam com qualquer ressaca literária.
Para começar temos uma mocinha jovem, que sempre gagueja e é totalmente desmiolada! Mas Horatia Winwood tem um coração gigante e se oferece para se casar no lugar da irmã que ama outro..
Do outro lado, o mocinho é o Conde de Rule, uma homem inteligente, mas considerado um almofadinha preguiçoso e cheio de excentricidades. Mas que, como todos os romances, precisa se casar.
A união desses dois vai render momentos hilários, a começar pela primeira interação do casal, quando Horatia vai se oferecer ao Conde pra se casar com ele no lugar da irmã! Vocês não estão preparados para isso! E ela se mete em cada enrascada. Mas ao menos um é inteligente na história e resolve tudo, né, Rule!
E não é só a interação dos dois que geram momentos engraçados! O irmão de Horry, o Visconde de Pelhan e o amigo dele, Sir Roland Pommeroy terão momentos que você não vai acreditar que a autora escreveu isso! Mas escreveu, e você vai dar boas risadas com as coisas que esses dois farão!
Mas nem tudo serão flores na vida de Rule e Horry! E algumas pessoas tentarão de tudo para separá-los, mas como eu disse, ainda bem que o conde é muito inteligente! Mas eu não vou contar mais por aqui, pois não vai ter graça né?
Mas se você quer uma leitura leve, divertido, com boas reviravoltas na história e um casal fofo demais, você vai adorar Casamento de Conveniência da Georgette Heyer! Esse livro só tem um defeito.. Ele acaba e você fica querendo mais histórias desses dois!

Shirley 30/01/2023

Poderia ser melhor, mas até que gostei no final
Enfim acabou.... até a metade do livro foi terrível, cansativo, com muitas palavras difíceis, cultas e muito formais que eu tinha que ficar buscando em dicionários, quis desistir do livro várias e várias vezes. Mas do meio para o final, a história deslanchou, eu queria ler e ler até que cheguei ao fim e nem percebi. Gostei, mas foi bem sofrida a leitura, difícil de entender e de ler com muitas palavras estrangeiras de época que tem que ficar procurando na internet para entender o que a escritora quis dizer. Provavelmente não lerei novamente. Foi meu primeiro livro dessa escritora, então pode ser que quem já esteja acostumada com ela tenha uma opinião diferente.
A história em si só começa a te prender no enredo do meio para o final. Não há romance, então se você quer ler ele por isso, sinto lê dizer que você vai ficar decepcionado. Eu comecei a ler o livro achando que era uma coisa e depois percebi que era outra coisa totalmente diferente do que eu tinha imaginado. Enfim, é isso.
Ana Carolina 30/06/2023minha estante
Nossa é o segundo livro dela que eu abondono , acho que não é pra mim .

Shirley 01/11/2023minha estante
Provavelmente eu também não irei pegar outro livro dela, não gostei muito do tipo de escrita dela.