Casamento de Conveniência

Casamento de Conveniência Georgette Heyer

Resenhas - Casamento de Conveniência

Tonks71 26/01/2011

Publicado pela primeira vez em 1934, Casamento de Conveniência, 336 páginas da editora Record, é um histórico ficcional situado na época da regência escrito pela mãe do gênero, Geogette Heyer. Você poderá conhecer um pouco mais sobre a importância da autora lendo a minha resenha de Ovelha Negra aqui no Skoob.

"Os Apuros de Horatia" poderia muito bem ser o título deste livro. Horatia Winwood é a irmã caçula da família nobre e tradicional, porém à beira da falência. Um casamento de conveniência da filha mais velha, Elizabeth, com o conde de Rule parecia ser a saída, porém ela é apaixonada por outro. Horatia resolve então pedir a mão do conde. Simples, não? A não ser pelo fato de ser um ato chocante, totalmente desvairado para a época.

Rule fica admirado com a dama que vem visitá-lo em sua residência, uma jovem de 17 anos que foge totalmente dos padrões não só fisicamente, pois é baixinha, sobrancelhas mais grossas e não arqueadas, cabelos escuros e... gaga, mas também devido a sua personalidade diferente: ingênua sem ser boba, impetuosa, prática e... viciada no carteado.

Esse livro não é muito focado no romance, como vocês devem ter percebido o humor é o seu destaque. Como seria um chick-lit escrito em 1776 com final romântico e feliz? Bem, seria parecido com esse livro. A narrativa é fiel a época, o texto não é de fácil leitura e não será palatável a todos, porém aos apreciadores de autoras clássicas será um bom divertimento.

Rule troca de noiva, afinal é apenas um casamento de conveniência, ele manteria a amante e Horatia seria livre para ter suas amizades e ser cortejada discretamente, porém o casamento, que aqui é o mote a partir do qual a trama se desenvolve, não sai como esperado.

Horatia se mete em inúmeras confusões hilárias e seu marido sempre de uma forma discretíssima e muito inteligente a salva de todas. Não preciso dizer que com o tempo Rule se apaixona, mas como disse antes o foco não é o romance. Não espere cenas de amor, mas sim um humor elegante numa trama muito bem desenvolvida.

Cristina 30/06/2022

Amei!!!
Que história!!!
Não esperava, me surpreendeu bastante o enredo, a linguagem muito fluida, leitura fácil.

Um romance divertido, personagens de uma criatividade, uma caracterização de época perfeita, apresentando os costumes, hábitos, valores da época.

Amei o Conde de Rule com sua paciência, inteligência e perspicácia.

Horatia é muito maluquinha, impulsiva, jovem e inexperiente, vai amadurecendo um pouco ao longo da história, depois de tantas trapalhadas.

Adorei o livro.

Leo 29/05/2022

Romance Rápido
Georgette não perde tempo. Se história precisa ser contada, não são os pormenores que ficarão no caminho. Sucinta e clara, a autora só se permite detalhar algo se for para arrancar umas risadas do leitor. E isso ela faz graciosamente. Muita cenas ridículas tornam os acontecimentos divertidos e leves.
É um livro ótimo para quem acabou de ler algo denso demais e precisa de uma folga da elocubrações e profundidades.
O único risco que se corre é de querer ler mais, desejando que os personagens apareçam e outro livro.

Lucy 10/11/2023

Quanto mais eu lia, menos entendia e/ou gostava. O problema começa quando a garota tem 17 anos e seu marido tem 35. Horry é uma menina irresponsável, mimada e viciada em jogos que tinha potencial, mas, após o casamento, mudou ao ponto de ficar irritantemente insuportável de acompanhar. E Rule? Qual a graça desse pedaço de papelão ambulante? Ele só existe. Suas maiores características são ser indulgente e preguiçoso. Ele tem preguiça até de ter expressões ou demonstrar qualquer sentimento além do tédio. E eu fiquei com tédio... como fiquei. Foram 100 páginas de enormes descrições inúteis, como a cor do antigo e do novo tapete da casa da amante de Rule, e nenhum contato entre o casal. Se espera algum romance, desista.

Simplesmente odeio livros que descrevem muito e mostram nada, e este é basicamente o caso de Casamento de Conveniência. Após o casamento, passam-se três meses, e tudo que sabemos é que Horry se tornou muito popular e o conde permanece com sua amante. Até o momento que li, não entendi qual seria a conveniência de Rule ao se casar com uma criança problemática que gasta toda sua fortuna como se tivesse dinheiro nascendo em árvore (sendo que a razão para o casório foi quitar as dívidas de seu irmão perdulário). Não é sagaz, charmoso ou espirituoso. Sem contar nos diálogos de Horry se-serem in-insuportá-táveis de se le-ler. Já li tramas com personagens gagas, mas o excesso de detalhe na gagueira dela só tornou a leitura mais tortuosa. Além do excesso de reticências, principalmente nos diálogos do preguiçoso (até para falar a preguiça está presente). A leitura não fluiu e não me instigou. Havia outros livros da autora em minha lista, mas essa foi minha primeira e última experiência com Georgette Heyer.

Jane.Mello 01/06/2021

Esperava mais ...
Como o título diz é um casamento totalmente por conveniência...
Quando o romance que eu esperava foi começar o livro acabou kkk...
Mas assim... Ri muito com esse povo doido do livro ... Das trapalhadas do irmão de Horatia kkk... E que povo doido era esse, o rapé até rolava solto ali ???...

Belle 28/10/2023

Achei interessante esse história, mas a infantilidade da protagonista me irritou, entendo que casou bem nova, mas não consegui ter empatia, e gostaria de mais interação dos protagonistas.

Pâmella 16/08/2021

Casamento de Conveniência
Eu estava tão empolgada com essa história, fiquei apaixonada pela capa e estava ansiosa pra começar a ler. Tinha um bom enredo e fiquei animada nos primeiros capítulos mas depois, foi uma decepção? Não ha romance entre a Hory e Rule, o livro relata realmente um casamento de conveniência entre um homem chato e uma menina imatura. O livro nem sequer descreve o casamento deles, só menciona que aconteceu. Não ha a construção de um relacionamento entre o casal e acho as histórias satélite que acontecem bem chatas também.
Emyle 10/01/2022minha estante
Eu quando li: ??? comparado com A Indomável Sofia, esse foi só decepção

Pâmella 28/01/2022minha estante
Myle ?A Indomável Sofia? estava na minha lista de próximas leituras, mas depois que li esse ai, desisti da autora ???

Emyle 28/01/2022minha estante
Eu gostei de "A Indomável Sofia" bem melhor que esse...

Edivania 14/03/2023

Chatinho
A escrita da autora é boa, mas esse livro em específico não me conquistou.
Personagem sem juízo, mimada, chata e idiota. Rule (o conde) bem estranho, achei ele um tanto preguiçoso. Família toda viciada em jogos de cartas, perdendo grandes quantias em dinheiro, perdendo até mesmo a dignidade.
Que bom q no fim tudo se resolveu. A parte mais emocionante dessa leitura foi o confronto entre o conde de Rule e Lethbridge.
Talvez Horry fez o que fez por ser ainda muito nova, movida por ciúmes, sei lá; no início ela me pareceu tão centrada, madura pela pouca idade, mas no decorrer da leitura me vi totalmente enganada. Kkkkkkkk. Não gosto de desfazer de uma leitura, pois o q eu achei ruim, outro leitor pode e deve achar muito bom, essa só não funcionou p mim, mas todo livro merece uma chance de ser lido.?

Yas 07/07/2021

Nada de UAU
É um romance de época água com açúcar? Sim, e eu costumo gostar desse tipo de história. Mas esse a leitura e a história não é fluida.

Sobre a escrita, no começo, a gagueira da personagem atrapalha bastante a leitura (depois até acabamos acostumando), porém no decorrer da história a autora utiliza algumas expressões ou até objetos de época que dificilmente o leitor sabe o que é (tive que procurar várias coisas pra entender do que se tratava).

Já a história é um verdadeiro nada demais, o narrador é onipresente, então sabemos tudo do ponto de vista de todos, o que deixam os acontecimentos ?óbvios?. Além disso, o par romântico da personagem principal é muito BOBO, completamente nada demais, perdoa até demais as idiotices da Horatia e de todos os outros personagens, por NADA. Ou pelo menos, o livro não deixa claro esse motivo dele ser tão ?bonzinho?. Sem contar que ele tem uma inimizade com um dos personagens e a gente nunca descobre realmente o que aconteceu. Péssimo.

Dei 2,5 estrelas porque é um livro até que fácil de ser lido, mas só isso.

Patty Costa 12/02/2023

Esse livro precisa ser lido.. Mas Viajante, você sempre fala isso! Ah gente, eu não viria aqui indicar um livro do qual não tenha gostado e que não recomendaria ler!! E esses vocês precisam ler. Ele é daqueles que acabam com qualquer ressaca literária.
Para começar temos uma mocinha jovem, que sempre gagueja e é totalmente desmiolada! Mas Horatia Winwood tem um coração gigante e se oferece para se casar no lugar da irmã que ama outro..
Do outro lado, o mocinho é o Conde de Rule, uma homem inteligente, mas considerado um almofadinha preguiçoso e cheio de excentricidades. Mas que, como todos os romances, precisa se casar.
A união desses dois vai render momentos hilários, a começar pela primeira interação do casal, quando Horatia vai se oferecer ao Conde pra se casar com ele no lugar da irmã! Vocês não estão preparados para isso! E ela se mete em cada enrascada. Mas ao menos um é inteligente na história e resolve tudo, né, Rule!
E não é só a interação dos dois que geram momentos engraçados! O irmão de Horry, o Visconde de Pelhan e o amigo dele, Sir Roland Pommeroy terão momentos que você não vai acreditar que a autora escreveu isso! Mas escreveu, e você vai dar boas risadas com as coisas que esses dois farão!
Mas nem tudo serão flores na vida de Rule e Horry! E algumas pessoas tentarão de tudo para separá-los, mas como eu disse, ainda bem que o conde é muito inteligente! Mas eu não vou contar mais por aqui, pois não vai ter graça né?
Mas se você quer uma leitura leve, divertido, com boas reviravoltas na história e um casal fofo demais, você vai adorar Casamento de Conveniência da Georgette Heyer! Esse livro só tem um defeito.. Ele acaba e você fica querendo mais histórias desses dois!

Babi 19/02/2022

5 estrelas por causa do conde Rule e de um broche perdido
"Casamento de conveniência " foi um livro cheio de altos e baixos para mim.
Ele começou bem para logo em seguida ir ladeira abaixo, pensei em abandona-lo.
Ainda bem que não fiz isso ,pois houve mais uma pequena reviravolta que deixou o livro bem mais interessante e divertidissimo.

A comédia desse livro chega a beirar o absurdo , se for analisar criticamente, passa longe de ser uma grande obra da literatura.Porém minha experiência foi positiva.

Tive até crise de risos em alguns momentos ...fazia tempo que eu não me divertia tanto com um livro .

Sueli 12/12/2011

Um Casamento P'ra Lá de Divertido!
No começo do livro eu estranhei demais...apesar de já ter lido outro livro da Georgette Heyer, estava achando “Casamento de Conveniência” com uma trama mal urdida e ainda mais sem sentido do que o normal....
Tudo, fruto do sentimento em que me encontrava, depois de uma leitura maravilhosa mas dramática e muito realista....
Depois que entrei no clima vaudeville, que reinou até os anos trinta do século passado e que a autora parece ter sido mestre, tudo foi mamão com açúcar!
Uma leitura leve, rápida e muito, muito divertida.....
Um conde meio coroa, esperto, sedutor e muito bem humorado, fazendo par com uma jovem dama intrépida, atrapalhada, nem bonita, nem feia, apenas charmosa e além de tudo gaga.....
Mas, ambos muito íntegros e na hora exata de se apaixonarem...que maravilha que tenha sido um pelo outro....
Diálogos rápidos e divertidíssimos, nas cenas finais então, foi gargalhada pura! Dessas de chorar de rir...
Então, o que você está fazendo aí que não começa a ler agora mesmo?
Adri Ramalho 12/12/2011minha estante
Ufa!!!
Eu estava tensa.
Bjs

Sueli 13/12/2011minha estante
Não fique tensa.....
Sem contar que esqueci de agradecer o empréstimo desse livro maravilhoso!
Bjks

Karina Q. Belin 20/06/2021

Pela primeira vez vou ter que discordar de Carina Rissi, pois não vi graça nenhum nesse livro e foi uma luta não parar de lê-lo. Não vi nem um pouco de graça na personagem principal e achei o livro meio sem noção.
Yas 07/07/2021minha estante
Eu tive a mesma sensação que você!!! Mas li uma resenha aqui no skoob me fez desgostar um pouco menos do livro, que não é um livro de romance, mas sim um livro de ?trabalhadas? de Horatia. Acho que se esse fosse o título do livro, minhas expectativas teriam sido meio decepcionadas.

Karina Q. Belin 07/07/2021minha estante
Esse olhar da resenha que vc leu é interessante ?

Dani 18/05/2021

Um livro muito enrolado, na minha opinião. Depois da metade ficou mais interessante, mas o início achei tedioso.
Conceicao.Araujo 07/06/2021minha estante
Concordo que o início é tedioso, mas o final valeu a leitura. Ri muito. Um personagem que eu achava indigno no início mostrou-se muito simpático e divertido, sobretudo em grupo com seu amigo e seu cunhado: o irmão da mocinha.

@loop.literario 07/06/2023

Casamento de conveniência
A trama de ?Casamento de conveniência? acontece em torno de Marcus Drelincourt, o conde de Rule, um homem bonito e elegante que aprecia sua vida de solteiro. No entanto, pressionado por sua irmã, Lady Louisa Quain, ele decide considerar a ideia de se casar. É nesse momento que Elizabeth Winwood, uma bela jovem de boa linhagem, mas com pouca fortuna, surge como uma possível candidata. No entanto, a irmã mais nova de Elizabeth, Horatia, deixa claro que não deseja ver sua irmã casada, já que ela está apaixonada por outro homem. Horatia ousadamente se oferece para se casar com o conde, em troca da liberdade de sua irmã. Surge então um casamento de conveniência, que se torna o ponto de partida para uma série de eventos inesperados.

Uma das principais características que torna "Casamento de Conveniência" uma obra notável é a habilidade de Georgette Heyer em criar personagens cativantes e complexos. Cada um dos protagonistas possui características distintas que os tornam memoráveis. Essas nuances nos personagens adicionam profundidade e tornam a narrativa envolvente.

Além disso, a autora retrata habilmente a sociedade aristocrática da época, com suas regras e expectativas rígidas. O jogo de intrigas, aparências e segredos é meticulosamente construído, mantendo o leitor ansioso para descobrir como os relacionamentos e os conflitos se desenrolarão.

A escrita da autora é elegante e caracterizada por um cuidado meticuloso com os detalhes históricos e a ambientação. Ela retrata com maestria a atmosfera da época, transportando o leitor para os salões luxuosos e a sociedade refinada da Inglaterra georgiana, trazendo para o enredo uma precisão histórica dos costumes ingleses.

O grande diferencial da autora é fazer todo esse enredo funcionar numa escrita sarcástica e bem humorada, numa clara crítica a todos os níveis da sociedade, assim como a todas as relações nela existente. O romance se aproxima muito mais de uma ficção histórica do que de um romance de época. A linguagem rebuscada e alguns termos da época podem ser entraves na fluidez da leitura, mas que deixam o texto muito mais rico.