O escândalo da estação

O escândalo da estação Sophie Gee

Resenhas - O escândalo da estação

Ju Ragni 26/09/2020

Crônica de época
Achei bom, mas não ótimo... Vale pela caracterização da época, a reconstrução do momento histórico. Como conta um fato real, não adiante esperar uma história mirabolante, e sim um caso do qual as pessoas saíram da melhor forma que puderam, tentando salvar sua dignidade com o menor dano possível.

Regina279 13/03/2012

Este livro é realmente bom, mas possui um problema: a Editora não o apresentou corretamente ao leitor. Quando se lêem os comentários da capa e a sinopse da orelha do livro, cria-se a expectativa de que se trata de um romance com um pano de fundo histórico e político; todavia, o que ocorre é exatamente ao contrário.

O Escândalo da Estação é um estudo muito bom sobre a frivolidade dos costumes da alta sociedade londrina do século XVIII; abrange, também, os primeiros passos do poeta Alexander Pope rumo à glória, e ainda, uma conspiração jacobita para destronar a rainha protestante e elevar ao trono um rei católico.

É um livro que vale a pena ser lido, ainda que não tenha o refinamento de As Ligações Perigosas, ou O Vermelho e o Negro.

Vânia 11/03/2009

*suspiro*
A história até que é boa, o livro é bem escrito, baseado em personagens reais, mas se eu quisesse um final assim não compraria um livro;ligaria no jornal nacional!!!!!
Lu 03/04/2017minha estante
Melhor resenha!!!

Dani 08/07/2009

Cansativo
Este livro é extremamente cansativo e chato. Só não abandonei a leitura, pois dificilmente largo um livro.... sofro até o fim, mas concluo a leitura...rs
Cami 02/02/2015minha estante
Sou igual... Estou na metade do livro, achando MUITO chato, mas provavelmente vou até o fim... Aff!!

Nilceia.Fernandes 06/06/2017minha estante
Também achei chatíssimo...não anda nem desanda. Personagens inexpressivos e enfadonhos.

Driza 19/09/2012

Este livro me conquistou já nas primeiras páginas pelo gênero histórico e pela maneira que foi escrito. Deixei me levar pela trama e me envolver pelos personagens. Amei uns, outros nem tantos, mas o casal principal foi encantador.

A princípio não me simpatizei muito com Arabella, porém depois ela se revelou inteligente, ardilosa, espirituosa e, mais adiante, uma mulher valente. Quanto ao barão, não podia ser diferente: lindo, alto, forte, encantador, conquistador...

Ademais a história conta com o renomado poeta Alexander Pope, o retratista Charles Jervas e outros tantos personagens que, os entendidos no assunto, logo notariam tratar-se de uma obra baseada em fatos verídicos, porém só me dei conta já lá no posfácio. Lamentável, pois tivesse eu sabido antes, ainda mais valor acrescentaria à leitura, pois ao saber desse fato, fiz uma pesquisa na internet e descobri quão importantes essas personalidades foram em sua época, além de conhecer verdadeiramente suas faces.

A história se passa na Londres de 1711, época essa em que os jacobitas (rebeldes) conspiravam contra a rainha protestante Ana, tentando trazer de volta a Inglaterra um rei católico, James III.

Arabella recebe as irmãs Teresa e Martha Blount em sua casa na cidade para que passem a estação, tentando fazer parte da alta sociedade e conquistar um marido rico. Das três somente Arabella se envolve romanticamente, ao conquistar o coração do barão Robert Petre, mas o envolvimento deste com a causa jacobita levará o caso a um desfecho que vise evitar um escândalo.

Na mesma época, Charles Jervas hospeda em sua casa Alexander Pope, admirador não correspondido de Teresa, porém motivo de suspiros por parte de Martha. Essa história também rendeu ótimos capítulos, recheado de diálogos sedutores.

É um livro belo, riquíssimo em emoções e de acontecimentos envolventes.

Adorável e refinado.

Lacerda 12/04/2020

Uma história de sucesso em meio a uma tragédia romântica
"O escândalo da estação" retrata o acontecimento marcante do ano de 1711, dando origem ao poema que trouxe a fama para o inglês Alexander Pope em Londres no século XVIII, o qual conta a história de amor entre a bela srta. Arabella Fermor e o barão Robert Petre, misturado com a trajetória do poeta de 23 anos que saiu da vida pacata no campo para se aventurar, e buscar inspiração para seus versos, pela alta sociedade inglesa.

O livro, escrito por Sophie Gee, aborda com fidelidade a vida da cidade londrina em 1711, descrevendo com detalhes as roupas, os costumes, o pensamento, a inveja e as relações entre católicos e protestantes no início do século XVIII.

De fato, o final não chega a ser emocionante, porém, é surpreendente. A linguagem se mostra bastante culta, às vezes difícil de se compreender. No entanto, a trama te deixa preso, por causa das relações invejosas, sensuais e cheias de ambições entre os personagens.

Portanto, digo que adorei o livro e recomendo-o para os que gostam de estórias de época, e, principalmente, aquelas mais escandalosas.

Juliana 04/08/2020

A história da madeixa
Esperava mais da história. Não tive simpatia por nenhum dos personagens, nem Alexander, nem as irmãs Blount ou Arabella, o barão então... Além disso nem o mistério da trama, nem o romance tiveram um desenvolvimento que me envolvesse. E o final, como já tinha lido em outra resenha, é risível.

Anne 07/08/2009

o escandalo da estaçao
li esse livro por acaso e achei o protagonista masculino do livro um patife e um tolo de marca maior, se bem que a mulher tambem nao é exatamente flor que se cheire, mas nao mereceu o que ele fez com ela, ele teve o final que mereceu depois, bem triste

moonmagistic 16/05/2022

Quando eu percebi que era uma história com personagens reais eu achei um pouco mais legal, mas o livro em si não é. A leitura é cansativa, tem palavras muito complexas e difíceis, não é um dos melhores

Renata 15/05/2015

Mais um caso de parece mas não é
Mais uma vez a editora contribuindo para a confusão do leitor, essa capa de ares romântico e a descrição do livro faz com que pensemos que se trata de uma história daquelas bem açucarada, doce a não poder mais, e a certeza de um final tipo conto de fadas pode frustrar quem começa a ler esperando por isso.
Eu particularmente adorei que este não fosse o caso, e isso se justifica pelo fato de que não se trata somente de uma história de época, temos mais que cenário aqui, os personagens são baseados em pessoas e eventos reais, e a autora possui competência bastante para nos transportar para a Londres do séc XVIII. Vivemos com os personagens de Gee o absurdo de convenções e modismos que originavam complicadas relações de classe, vivendo de modo quase esquizofrênico a vida pública e a vida privada, uma sociedade estratificada e as tensões das aproximações e convivência entre nobres, plebe e serviçais.
Outro ponto forte do livro está nas descrições do ambiente físico, a Londres suja e elameada dificultando a vida daqueles que tentavam viver entre sedas e plumas. Esse conhecimento na construção do cenário provavelmente tem relação com o fato da autora ter escrito uma tese de doutorado sobre a poluição, a sujeira e a sátira na Londres do séc XVIII.
A história tem personagens muito bem construídos, tanto que tive dificuldade de dizer quem era o principal, dependendo da leitura é possível pensar no casal que dá origem ao escândalo que menciona o título, mas no fim acredito que toda aquela história serve para contar como Alexander Pope (1688-1744) chegou a escrever o poema que lhe tornaria conhecido em todo o país, deslanchando uma carreira que o tornaria um dos maiores poetas britânicos.
Muito bom livro, muito boa história, bem escrita, engraçada, enfim, belo trabalho.