Enciclonérdia

Enciclonérdia Rosana Rios

Resenhas - Enciclonérdia

Rafael.Maia 03/04/2020

Livro tem uma boa dinâmica de leitura e possui informações interessantes.

Marian 28/10/2014

Beam me up Scotty. There´s no intelligent life down here.
Beam me up Scotty. There´s no intelligent life down here.
J.T. Kirk
O livro é uma coletânea de assuntos relacionados ao universo nerd. As referências mais comuns variam entre: Dados científicos (como ciência e tecnologia), Livros e clássicos da literatura, Jogos, Androides, Zumbis, Cartoons, Filmes e seriados de tv, Brinquedos (e sua ânsia por coleciona-los), e principalmente, gênios famosos da ficção, da vida real e várias frases que só os nerds são capazes de entender.
Assuntos como Teoria da Relatividade, Teoria das Cordas, Teoria da Conspiração e Efeito Doppler (Sim, aquele mesmo que o Sheldon se fantasiou na festa da Penny), são um dos assuntos complexos tratados nessa Enciclonérdia.
O livro volta e meia cita Star Trek e Star Wars por algum motivo, deixando claro que essas obras são sem dúvida nenhuma o assunto preferido de 9 entre 10 nerds.
Quem são os camisas vermelhas da Frota Estelar e por que eles são sempre os primeiros a morrer? Lembrando que o Capitão Kirk usa dourado, Spock (Live long and prosper) e McCoy (I'm a Doctor not a ...), azul.
E a versão mais moderna, bem vulcana, (e hilária) de: Rock, Paper, Scissors, Lizard, Spock? É bem simples jogar também. Porque é lógico que: Tesoura corta o papel, o papel cobre a pedra, a pedra esmaga o lagarto, o lagarto envenena Spock, Spock destrói a tesoura, a tesoura decapita o lagarto, o lagarto come o papel, o papel desaprova Spock, Spock vaporiza a pedra e consequentemente, a pedra quebra a tesoura. Não entendeu? Ok! Mais uma vez então: Tesoura corta o papel, o papel cobre a pedra...
Episódios em TBBT - 2ª Temporada, 8º Episódio - The Lizard- Spock Expansion & 5ª Temporada, 17º Episódio - The Rothmon Disintegration
Falando em TBBT, o seriado mais nerd de todos os tempos, recebe menos atenção do que deveria, chegando a só comentar um pouco sobre Sheldon e Leonard. Mas e Raj, Howard, Amy e Bernadette?
O livro é muito bom. Como diria Mr.Spock, 'Fascinante'. É inteligente e flui muito fácil. Senti falta de alguns temas que o tornariam perfeito e é por esse motivo que ele não recebe 5 estrelas.
1.TABELA PERIÓDICA. Gente, a tabela periódica é tão importante que deveria ser a capa do livro. A única vez em que ela é 'citada' é quando se referem ao 42, número atômico do Molibdênio. E só. Tentei lembrar de alguma outra referência, mas não me vem nada.
2.Ross Geller (Three Divorces, three divorces). Como esquecer o nerd, mais nerd de Friends? Paleontólogo, com PHD, professor de universidade, apaixonado por dinossauros e que quando criança escrevia as aventuras do SCIENCE BOY. Garoto que o super poder era uma seda sobre-humana de conhecimento?!
3.The Beatles. A banda que influenciou gerações e até hoje é uma das paixões de nerds de todo mundo, que colecionavam artigos, fotos, livros, cd's, discos e etc... As poucas citações sobre eles não me convenceu.
4.Michael Scofield. O engenheiro gênio de Prison Break, que tatua a planta da prisão no corpo, arma um plano, simula um assalto a banco com a finalidade de ser preso na mesma penitenciária do irmão, preso por um crime que não cometeu e sentenciado a pena morte, só para tira-lo de lá. (Quer mais gênio que isso?)
5.Brick Heck. O mini nerd. Viciado em leitura da série The Middle.
6.Vira-Tempo de Hermione. (Só é citado, não comentado. Uma pena.)
7.The Walking Dead. Falam de zumbis, mas esqueceram-se da maior série de zumbi de todos os tempos.

PS: Só uma correção. Em TBBT, acredita-se que Sheldon não se reproduz por vias normais, e que um dia, após comer muita comida TAILANDESA, irá se dividir em dois Sheldons. Não é comida chinesa como diz o livro.

Enfim, deixo-os com uma frase impactante do Dr. Cooper:
Oh, gravity, thou art a heartless bitch?!

Bruno 30/12/2012

Um bom passatempo

A ideia desta "enciclopédia" é a procura direta por verbetes, mas você acaba lendo o livro inteiro rapidinho.

É certo que Star Trek é um ícone nerd, mas penso que poderiam redistribuir melhor o espaço da edição para outros verbetes (as vezes dá a impressão de que 60% da obra é relativa a Star Trek, neste ponto enjoa).

De todo modo, recomendo.

Fimbrethil Call 22/08/2011

De tudo um pouco
òtimo, ótimo, de tudo um pouco o que todo mundo deve saber, e não só os nerds, muito abrangente e bem explicado, adorei esse livro, que tem séries de TV, livros, teorias científicas, sistemas operacionais, jogos e tudo mais, realmente deve ser lico por todos.

Só uma coisa, o conjunto de livros History of Middle-earth tem 13 livros e não 10.