O Xamado Laura Bergallo

Resenhas - O Xamado

Talita 12/08/2011

Me surpreendi mais uma vez com um livro da Editora Vida & Conciência ;)
Em apenas três horas eu devorei o livro todo, é impossível de largar antes do final *-*

O livro conta a hisória de Leonardo, um menino de 16 anos, que em um dia comum, está teclando com seus três amigos no msn, quando um quinto elemento aparece de forma inesperada na conversa. Seu nome é José Eleutério, um morto considerado suicida e que precisa de ajuda para desvendar a verdadeira causa da sua morte, e que implora pela ajuda de Leo, que a príncipio, tinha certeza que esse misterioso personagem era um hacker super inteligente querendo lhe dar um golpe.

Entretanto, essa certeza começa a virar dúvida, quando o ''fantasma'' revela fatos da vida de Leo que poucas pessoas tinham conhecimento, porém Leo, como sempre muito temeroso, ainda custava a acreditar no tal espírito, assim muito irritado com essa ''assombração'', ele e os seus amigos começam a investigar a história com a ajuda de José Eleutério e se arriscam atrás de pista, vivendo uma aventura ao mesmo tempo aterrorizante e divertida, com pequenos toques de romance sobrenatural/policial.

O livro altera os discursos, entre mensagens instantâneas de msn e trechos narrados normalmente. É uma história engraçada, empolgante e atual, que mistura fantasmas e tecnologia, religiosidade, crenças, modernidade, consumo, interesses e amizade, e de uma forma que atrai todos os públicos e que prende o leitor até o surpreendente final ;)

E por falar em final, no fim do livro temos um "Pequeno Glossário de Internetiquês" que traduz os termos e abreviações usados pelos jovens em bate-papos pela internet no livro e na vida real.

Trecho do livro:
Leo diz (14h01):
. tah complicado
. pra desmascarar
. esse assassino

Andre diz (14h03):
. eh msm
. o q q a gente pd fazer agora?

Dani diz (14h04):
. do jeito q tah indo
. nunca vamos descobrir
. coisa nenhuma

Mari diz (14h06):
. tlvz seja hora d desistir

José Eleutério diz (14h07):
. Por favor, não façam isso!
. Não posso seguir em frente
. sem ter esse assunto resolvido.
. E é muito angustiante ficar retido
. aqui no Vale das Coisas Pendentes!

De novo aquela besteirada de “Vale das Coisas Pendentes”! O hacker “fantasma” não desistia mesmo! Imagina se eu ia acreditar numa bizarrice daquelas...

Erica 17/09/2021

Eu achei o livro muito bom, apesar de ser bem fácil de descobrir o assassino foi bom pra descansar a mente, uma leitura rápida e fluida

Livy 15/07/2011

Uma leitura gostosa!
Mais resenhas: http://nomundodoslivros.blogspot.com

O Xamado foi um livro muito prazeroso de ler, me proprocionando momentos de descontração. Com uma estória de investigação juvenil, Laura Bergallo conseguiu colocar vários elementos interessantes e dinâmicos, que irão agradar não apenas aos jovens leitores, mas aos de todas as idades (como eu por exemplo). Eu adorei o estilo da autora, e como a estória de Léo e seus amigos se desenvolve.

Léo é um adolescente que não acredita em nada que não possa ser concreto. Então um dia quando ele e seus amigos estão batendo um papo através do MSN, ele leva um susto: um estranho entra na conversa e diz que precisa provar que não se suicidou (sim é um fantasma teclando com eles) e que está em um plano onde os fantasmas têm coisas pendentes na terra para resolver. Mesmo contra a vontade (e duvidando muito da identidade do suposto morto, e acreditando se tratar de um hacker), Léo e seus amigos mergulham de cabeça (e cada vez mais e mais) em muito mistério e suspense, com vários suspeitos pela morte do sujeito.

Pronto! Não vou contar mais pra não estragar o suspense do livro, que é muito gostoso! Mas o que posso dizer é que o livro tem uma estória deliciosa e fácil de ler, e que o suspense é bem legal! Os personagens também me agradaram muito, tendo cada um seu conhecimento e habilidade mais marcantes. Todos têm algo a acrescentar à investigação e resolvem tudo em equipe. Além disso, o modo como Léo e seus amigos acabam solucionando o caso é muito criativo e pra lá de interessante!
Outro ponto forte do livro são as artes incríveis que estão recheando-o! Em cada início de capítulo há uma ilustração que representa os acontecimentosque se seguirão. Muito legal!

Pra quem concorda que ler um livro infanto-juvenil, independe da idade, não pode perder este livro! Quer curtir uma leitura gostosa? Leia O Xamado - Teclando com o além! Está aprovado!

CooltureNews 03/03/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Levando em consideração que não faço parte do público alvo desde livro, vou pegar leve nas criticas, até porque todas elas podem ser rebatidas por esse único argumento, o livro não foi escrito para alguém como eu. Em poucas paginas e com uma linguagem totalmente informatizada, o que apesar de ser interessante e atrativo não acho bacana em um livro, a autora nos conta a história de Léo e seus três grandes amigos que passam a receber mensagens via MSN de um fantasma com assuntos pendentes neste mundo e que não consegue deixar o Vale das Coisas Pendentes.

Ok, assim como qualquer um em sã consciência essa situação seria encarada como uma grande pegadinha dos seus amigos e depois de descartada essa hipótese, você poderia viajar um pouco e pensar que é alguma brincadeira bizarra de seus inimigos ou até de um Hacker. Foi exatamente isso que Léo pensou e continuou pensando enquanto todos os fatos levavam a crer que realmente era um espirito com assuntos pendentes com uma bizarra conexão com o mundo dos vivos através da internet.

O espirito em questão se trata de José Eleutério, funcionário de uma respeitada empresa farmacêutica que supostamente cometeu suicídio, e seu assunto pendente é justamente desmentir esse fato, e Léo foi altamente recomendado por seu padrinho, falecido há alguns anos.

Como era de se esperar, os quatro amigos acabam embarcando em uma história sinistra a fim de encontrar o verdadeiro assassino de José. Com ajuda do falecido uma lista de suspeitos é feita e esses amigos terão que passar por muitas aventuras e perigos.

É uma leitura leve e divertida, o tipo certo de livro para os jovens leitores, pois são facilmente colocados na pele dos personagens e de brinde a história nos presenteia com um caso de investigação onde todos podem ser culpados.

Camis 20/08/2012

Maneiro! hahaha
Léo, ou Leonardo, é do tipo que só acredita vendo, como ele mesmo afirma logo no início do livro. Quando, durante uma conversa pelo MSN com seus amigos, um tal de José Eleutério entra misteriosamente na sua conversa e afirma precisar da ajuda de Léo para provar que ele não se matou, mas sim foi assassinado, Leonardo tem a certeza de que tudo não passava de uma brincadeira de muito mal gosto por parte de um hacker.

É por causa dessa sua incapacidade em acreditar no Além que Léo, junto com André, Dani e Mari, embarcam em uma investigação para descobrir quem foi que matou José Eleutério, ou melhor, quem foi que hackeou o computador dos quatro adolescentes.

O que eles não imaginavam é que José Eleutério apresenta fatos bastante convincentes de seu possível assassinato e que a lista de suspeitos desse espírito moderno que só se comunica por MSN é maior do que esperavam. A partir de um momento eles começam a se questionar se Jose Eleutério era um hacker ou um espírito.

A autora soube conduzir a estória muito bem, gostei da forma como ela apresentou as conversas no MSN, com gírias e códigos comuns neste tipo de conversa. Outro detalhe que favoreceu o livro foi o dicionário de Internetiquês no final. Achei uma graça! Como diria o Léo: “Que livro maneiro!”. Mesmo com uma narrativa rápida, o leitor não se perde na leitura nem um segundo, pelo contrário, você até acompanha melhor, e o livro, apesar do tamanho, se desenvolve de forma bem cativante.

Este é o primeiro livro da autora Laura Bergallo e da Editora Vida & Consciência que eu leio, e adorei. O livro tem um clima bastante juvenil, com bastante mistério e aventura, narrado em primeira pessoa pelo Léo, bem leve e divertido. O Xamado é recomendado pra todos aqueles que querem descansar a cabeça lendo um livro bem light.

"Como é que é? – me perguntei, espantado, José Eleutério? Não convidei nenhum José Eleutério para essa conversa, não adicionei nenhum José Eleutério nos meus contatos. Aliás, nem conheço nenhum José Eleutério. Muito menos um José Eleutério que fala no messeger “Ei, vocês aí, estão lendo o que eu estou escrevendo?”, em ves de “Ei, vcs ae, taum lendo o q eu to escrevendo?”. Coisa mais bizarra... (Página 8)"

"A essa altura eu j;a estava quase convencido de que o lance do assassinato podia ter algum fundamento. De algum jeito, que não sabia qual, o hacker tinha descoberto que o tal José Eleutério havia sido assassinado. E agora, não sei por que, estava querendo que a gente descobrisse o assassino. Pior que eu também começava a querer. (Página 53)"

Amanda Carneiro 24/09/2011

www.primeiro-livro.com
Tudo corria bem para Léo e seus amigos de escola. Eles estavam conversando normalmente no msn até que: “José Eleutério está na conversa”
No início Léo pensa que é uma brincadeira de algum de seus colegas, liga para eles dando sermão. A “assombração do msn” começa a falar com eles e pedem sua ajuda para descobrir quem o matou.
Os adolescentes desconfiam, mas depois de tantas pesquisas acabam acreditando que ele é mesmo um espírito. E que Léo é médium.
Aceitam ajuda-lo. Mas o caminho que vão seguir é muito perigoso e nele, acabam encontrando a ex-namorada dele e seu namorado que os ajudam nessa jornada.
Vão conseguir ajuda-lo? José Eleutério é só um hacker? Como será o fim dessa história? Você só descobre lendo!

O Xamado é um livro com pegada mais teen pelo fato de ser narrado por um jovem (o que resulta numa linguagem cheia de gírias e bem fácil de ler). Em algumas partes o livro tem alguns desenhos que nos lembram, realmente, o msn. E como eles falam por esse meio, as palavras acabam sendo escritas como se fosse realmente por lá. Daí O Xamado com X! :D
É um bom livro. A Laura narrou a história de um modo que ao final, somos mais ou menos amigos íntimos de Léo e sua turma! Cheio de mistério, esse livro é recomendado para muitas pessoas:
Para o jovem leitor iniciante.
Para o adulto que quiser lembrar sua infância
E para qualquer um que estiver com vontade de ler um livro bom em poucas horas.

Sthaelle 30/08/2011

Léo é um garoto que não acredita em nada que não seja concreto e, quando do nada, surge um tal de José Eleutério aparece no meio de sua conversa e mais três amigos, tudo o que Léo consegue pensar é: Invadiram meu computador!
Mas o tal José Eleutério, veio com um papo muito sinistro dizendo que havia sido assassinado e não cometeu suicidio como o jornal local havia anunciado, e para conseguir provar que estava falando a verdade, pediu a ajuda do Léo e seus amigos, pois assim ele não conseguiria sair do Vale das Coisas Pendentes. Mas o que fazer se Léo não acredita que está conversando com um espirito? Será que eles serão capazes de acreditar e ajudar José Eleutério a
deixar o Vale das Coisas Pendentes?

Leo diz (14h01):
. tah complicado
. pra desmascarar
. esse assassino

Andre diz (14h03):
. eh msm
. o q q a gente pd fazer agora?

Dani diz (14h04):
. do jeito q tah indo
. nunca vamos descobrir
. coisa nenhuma

Mari diz (14h06):
. tlvz seja hora d desistir

José Eleutério diz (14h07):
. Por favor, não façam isso!
. Não posso seguir em frente
. sem ter esse assunto resolvido.
. E é muito angustiante ficar retido
. aqui no Vale das Coisas Pendentes!
Págs 57 e 58

Não posso contar mais nada, senão solto spoiler. Eu adorei o livro! A leitura é leve e cheia de suspense e nos prende de uma forma que não nos deixa largar o livro até terminá-lo. O livro é curtinho, e dá para ser lido em apenas 2 horas.
Os personagens são adolescentes de 16 anos, e cada um tem o seu jeito extraordinário de expor seus planos e idéias.
O desfecho do livro é incrível, achei a idéia super criativa! O Xamado é um livro infanto-juvenil muito, muito bom! Sem contar que o livro é repleto de desenhos que marcam cada capítulo. Quando recebi esse livro, não curti muito a capa, mas logo após a leitura ela se encaixou direitinho :) Super recomendo esse livro, para uma leitura de sábado :)

Mais resenhas em: thataeoslivros.blogspot.com

Annie 18/08/2011

O Xamado, por Ana Nonato.
Espaço
Não é definido.

• Caracterização: Há uma "generalização" no espaço do livro. Por conter elementos comuns a quase todas as cidades do país (perímetro urbano, zona rural, lan house, jornais de pequena circulação), o enredo poderia se passar em qualquer município do Brasil. Isto aprofunda o leitor no enredo por ele mesmo imaginar o espaço como algo que lhe é conhecido.

Tempo
Dias atuais.

• Caracterização: Os aparatos tecnológicos (celular, MSN) aliados ao vocabulário "internetês" permitem inferir em qual época o livro se enquadra. Ou seja, nos dias atuais.

Personagens
São pouco aprofundadas no sentido psíquico (o que é vantajoso para o livro, tendo em vista o público alvo e a proposta do mesmo. Não é objetivo tratar de conflitos pessoais das identidades de cada personagem e sim entender seu propósito em cada ação do enredo).

Coerência entre espaço, tempo e personagens
Os elementos "espaço familiar ao leitor", "contexto do público alvo" e "personagens semelhantes e baseados nos jovens da realidade" constituem, juntos, uma costura perfeita e forte entre os três elementos.

Enredo
A narração é escrita em 1ª pessoa do singular, algo não tão incomum entre os livros infanto-juvenis. O que foge à regra e torna este enredo único é o mistério intrigante (podendo-se até equipará-lo a "Os Karas", de Pedro Bandeira) e, ao mesmo tempo, simples que o mesmo propõe, utilizando o assassinato como pretexto para explorar um tema muito maior. É muito interessante, também, a coerência entre as passagens e a eloquência do narrador, apesar das gírias constantes. A originalidade é ponto positivo: trazer o espiritismo e a mediunidade (assuntos em voga, dos que mais geram curiosidade e fascínio) a um enredo infanto-juvenil é uma estratégia muito inteligente.

Capa
A capa é muito bonita com seus recortes e flashs. A cor azulada remete ao misterioso, "sobrenatural" - pertinente à proposta do mesmo. As ilustrações também são ponto forte para atrair o leitor jovem.

Sinopse
Seca demais: revela o que o livro pretende mas, ao tentar instigar o leitor, corta as palavras, falhando em seu propósito.

Vocabulário e estrutura física
Este livro tem um diferencial. Por se valer do internetês e das gírias como linguagem do jovem, estes aspectos não devem ser encarados como erros e sim como "recurso estilístico". Excetuando-se alguns deslizes na colocação das vírgulas, a revisão e a gramática estão impecáveis. As páginas mais largas permitem as ilustrações dos capítulos e a letra aumentando, tornando a leitura prazerosa. As páginas são de fácil manuseio e a capa é resistente: uma estrutura física invejável.

Gostou da obra?
Muito! Sou fã de "Os Karas" e policiais infanto-juvenis. Foi uma delícia ler "O Xamado" (o que fiz no mesmo dia em que chegou. No caso, ontem). Obra de respeito e não é por que a autora ganhou o prêmio Jabuti (um dos maiores prestígios para um escritor).

Avaliação
- Sinopse: 5
- Estrutura física: 10

Nota: 9,2

Recomendações
A todos que gostam de literatura infanto juvenil, de literatura nacional de qualidade e que tenham alguma curiosidade acerca do espiritismo e queiram se informar com uma leitura leve, divertida e rápida.

Mais resenhas em http://seismilenios.blogspot.com

William Souza 18/11/2011

É por livros assim como esses que relembro como minha infância foi boa e que começar a ler nesse tempo é ótimo, não só para ter uma fala e escrita boa, mas para ter o psicológico ampliado.

Leonardo e seus amigos estão teclando, quando um quinto elemento aparece de forma inesperada e começa a participar do assunto. Seu nome é José Eleutério, um rapaz que precisa de auxílio para desvendar a verdadeira causa de sua morte. A princípio, a certeza do garoto é de que esse misterioso personagem se trata de um hacker. Mesmo percebendo que o “fantasma” tinha muito conhecimento sobre assuntos que Leo não poderia imaginar, ele continua descrente da história. Irritado com essa “assombração do MSN”, ele e seus amigos começam a investigar e, arriscando-se atrás de pistas, vivem uma emocionante aventura.

Peguei o livro sem muitas esperanças, achei que era meio infantil e que a leitura seria chata e arrastada. Mas o que constatei ao começar as primeiras páginas foi totalmente o contrário, o livro empolga bastante e deixa todo aquele mistério no ar que é impossível desgrudar.

A autora sabe bem como retratar a vida do adolescente de hoje, que vive praticamente on line o dia todo e trouxe para o livro essa linguagem do MSN que tanto amamos. A estória segue um rumo que você não espera, e como os personagens são cativantes. Outro ponto positivo para a autora foi tratar de religião sem parecer que ela estava obrigando a quem está lendo o livro para que acredite ou siga tal doutrina, achei super criativo e até bem legal.

Por ser um livro de apenas 128 páginas, você devora em um piscar de olhos e quando acaba fica se perguntando “mas já acabou?”, é aquele livro que se tivesse umas 400 páginas leríamos sem nem perceber, de tão boa que a estória é e flui de um jeito bom.

Quer ler um livro leve e atual? Quer ler com um irmão mais novo ou um primo? Leia “O Xamado – Teclando com o Além”. Uma leitura que vai agradar não só os mais jovens, mas como toda a família!

Cassia 17/09/2011

O Xamado

Recebi da Editora Vida & Consciência o livro Teclando com o além o Xamado então eu também percebi que é eles escreveram com X mesmo.

Continuando eu gosto bastante de livros que tem contatos com além é fictício e é muito interessante já que eu como leitora compulsiva acredito que tenho que ler sobres vários temas e esse foi um dos que já tinha lido e gostei muito.

O Xamado é a estória de Leu e seus amigos que em um dia quando eles conversavam pelo Msn entrou alguém que dizia vir de outro mundo e que precisava da ajuda deles para provar os fatos que causou a sua Morte.
No inicio a turma acha graça e não acredita, mas aos poucos Dani, Mari e Andre acreditam porém Leu continua firme em não acreditar e tenta convencer de seus amigos que o cara é apenas um Hacker , mas um hacker que sabe muita coisa sobre Leo.

O livro é bem engraçado tem partes que dá muita ansiedade e é uma investigação daquelas do tempo de colégio em que nós nunca temos noção do tamanho da confusão até estar dentro dela.

Particularmente gostei do modo como o livro foi escrito pois para que possamos participar das confusões dessa turma as conversas do Messenger aparecem da mesma a forma que foram escritas.

Laura Bergallo fez uma obra para nos tirar da monotonia e nos levar para o tempo de colégio. O livro é bem legal e fácil de ler é para todos os públicos.

Nataly 26/09/2011

Eu adoro esses suspenses juvenis cheio de aventuras, a história é curta e pode ser lida em um dia só e com certeza você vai ler rapidinho pois a gente não consegue largar o livro e quer chegar logo ao final. O ínicio de cada capítulo é ilustrado com fatos que irão acontecer no capítulo iniciado.

Recomendo essa leitura para quem gosta de um livro infanto-juvenil e para dar de presente para qualquer criança que você queira incentivar a leitura.

Leia mais em http://www.natalylivros.com/2011/09/teclando-com-o-alem-o-xamado-laura.html

Gabi 18/10/2011

O Xamado
Em Teclando com o Além, o Xamado, Leonardo vai contar uma verdadeira história de assombração neste livro. Ele e seus amigos receberam um pedido de ajuda do outro mundo e juntos embarcarão numa aventura para desvendar a morte de José Eleutério.

O Leonardo não acredita nessas histórias de fantasmas, mas seus amigos ao contrário dele, não tem dúvidas de que um fantasma pediu a ajuda deles.

O que é mais difícil de acreditar é que este fantasma, José Eleutério, veio pedir ajuda deles por meio do msn. Para Leo, ele é um hacker querendo dar um susto neles, mas logo ficará claro que ele é mesmo um fantasma.

Dá para acreditar? Um fantasma pedindo ajuda pelo messenger? O Léo também não acredita.

Este livro é uma viagem ao meu passado no Ensino Fundamento. Me fez lembrar da época em que eu lia a série Vaga Lume na escola.
Eu adorei! Foi divertidíssimo! Que saudade daquela época.

Mas, a verdade é que o livro é muito bom. A história é super legal, a linguagem e escrita são bem modernas e a história é uma aventura muito divertida.
Espero que leiam sem preconceitos pelo gênero infantojuvenil. Dê essa oportunidade. É uma leitura diferente e te fará lembrar de sua adolescência e reviver parte dela, como aconteceu comigo.