Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Julia 24/04/2024

"Cartas a um Jovem Poeta" é uma coleção de correspondências entre Rainer Maria Rilke e um jovem poeta iniciante. O livro aborda questões profundas sobre criatividade, solidão, amor, e a jornada interior do artista. Rilke encoraja o jovem poeta a buscar respostas dentro de si mesmo, a desenvolver sua arte de forma autêntica e a abraçar os desafios como oportunidades de crescimento. A obra reflete uma análise psíquica profunda sobre a natureza da criação, da busca de sentido e da jornada espiritual do ser humano. O livro é muito bom.

solim 20/04/2024

Nao sou da poesia mas esquecido disso lendo rilke
Acho que é o tipo de livro que vc só vai absover de fato, lendo mais de uma vez, mas em diferentes fases da vida

hugomedina 18/04/2024

Esse é o tipo de livro que muda totalmente sua percepção sobre a vida, e isso é o que eu mais amei nele. A simplicidade de Rilke em responder a carta de um desconhecido e iniciar uma relação, com desabafos e diversos conselhos acerca de como encarar a vida de uma forma mais solitária e poética me encantou. Embora ainda diga que para ser poeta é necessário amar a solidão. Achei esse livro tão pessoal e mexeu tanto comigo de uma maneira íntima que confesso estar escrevendo com um certo reboliço no peito.

"Não procure agora pelas respostas que não podem ser dadas, porque ainda não poderia vivê-las. E trata-se aqui de viver tudo. Viva agora as dúvidas."

. J e n n i . 18/04/2024

Uma carta a você?
?Construir uma relação com a poesia é estar de coração aberto a experimentar tudo?.
Esse livro é um obra de muitas surpresas e confidências, que aos mais sábios podem se tornar conselhos. Muito bom!

Eliza.Beth 18/04/2024

Releitura para toda uma vida
Eu já tinha lido esse livro e gostei. Logo quando acabei minha primeira leitura, senti q esse seria um livro para ser relido muitas vezes.
Com essa edição linda da Antofagica, achei q serei a oportunidade perfeita para reler a obra.

Mais do que cartas entre amigos, o conteúdo é universal. São coisas que faziam sentido lá em mil, novecentos e bolinha, fez sentido agr e com certeza fará sentido daqui a alguns bons anos.
São temas sobre o ser humano, sobre ser solitário e lidar com isso, sobre trabalho, sobre amor, sobre amizade, sobre família.

Na releitura, gostei mais ainda do livro.

_Jorgeft 18/04/2024

Um livro FENOMENAL
"Amar também é bom, pois o amor é difícil." - e cada vez mais impossível de encontrar hoje em dia. Nossa bizarro como Rainer consegue ser atual ao falar sobre solidão, amor, vivência e o simples fato de existir.

Maara51 14/04/2024

"Pois mesmo os melhores erram nas palavras quando elas devem significar o que há de mais leve e quase indizível."

Cris 11/04/2024

11.04.2024
Não me identifiquei com o descrito nas cartas. Além de que tem um poema do rapaz aspirante a poeta que escreve as cartas as quais Rilke responde. E depois um discurso pós morte de Rilke.

Bebel13! 11/04/2024

?Pense no mundo que traz dentro de si.?
As cartas são lindas, traz muitas reflexões, principalmente sobre a solidão e tristeza. Gostei muito, mas com certeza teria gostado mais se eu fosse poeta, o que não é o caso.
Valeu a leitura!

vi lupielo 09/04/2024

ROUBANDO CORRESPONDÊNCIAS
Me sinto um pouco estranha de escrever uma resenha sobre esse livro, porque são cartas que imagino que o autor não escreveu com a intenção de publicar, e julgar ficção é uma coisa, mas como é que se julga a opinião de alguém sobre a vida, o amor, e o crescimento? Acho que só o que posso dizer é que talvez eu me desanimasse com a primeira carta que recebesse, mas em determinado momento eu compreenderia (talvez lá pela terceira carta) que tudo que ele (como alguém mais velho) pode me oferecer era exatamente aquilo, a verdade, às vezes cruel, e as vezes acolhedora, porque foi isso que ele viu enquanto vivia mais do que eu, e é sobre isso que ele pode me falar.

SamaraF 08/04/2024

Sensível e profundo
Este livro é para aqueles que gostam de poesia, que gostam de refletir sobre a vida através de uma linguagem lírica.
Adorei as cartas. As discussões e os conselhos sobre a vida são colocados de uma maneira bastante sensível e profunda.

chageladoo 07/04/2024

Confesso que gostaria de ter entendido mais o livro e algumas de suas frases, mas eu amei o decorrer das cartas, e a mensagem do livro é muito boa para refletir

Campodeverao 06/04/2024

Nessa coletânea de cartas de Rilke enviadas ao seu aprendiz Kappus, vemos um diálogo onde Rilke expõe suas experiências com poeta e conselhos deste para Kappus em seu processo solitário artístico.

Thais 05/04/2024

Um livro que eu sempre quis ler
Mas talvez eu ainda não estivesse pronta pra ele. Rilker nos ensina a viver como um poeta. Suas correspondências são um presente a todos que desejam ver a vida em sua totalidade.

Kaiane 04/04/2024

Várias reflexões
Nunca pensei que iria algum dia ler esse tipo de livro! Mas gostei muito! Cada carta me trouxe muitas reflexões, e com certeza merece a visibilidade que tem.

Enfim, foi gostosinho de ler.