Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Claudia 17/03/2024

Sensacional
Cartas a um jovem poeta é um livro para ler apreciando cada palavra. Hoje percebo o quanto fazer esta releitura foi importante. As correspondências entre Rilke e Kappus, trocadas por 5 anos, são honestas e profundas. Todo aconselhamento e orientação, o cuidado nas respostas de Rilke, o fizeram um escritor único. Ele fala de questões profundas que vão além da própria existência. Ele aconselha o olhar para dentro, recomenda livros, recomenda a leitura e vai além. Não só para quem deseja escrever. Um dos melhores livros da minha vida.

Heloisa.Vulcanis 17/03/2024

Foi uma leitura tão confortável, rápida e simples. Rilke sempre estava disposto a ajudar Kappus, mesmo respondendo em grandes intervalos de tempo. Ele enfatizou a importância da solidão e a necessidade de enfrentar as dificuldades no processo de desenvolver poemas. Cada carta enviada pode inspirar uma reflexão sobre a vida. Isso me deixou com vontade de relê-lo.

estrelas e versos 16/03/2024

A vida tem razão em todos os casos
Primeira vez que me arrisquei na literatura alemã, e não poderia ter sido melhor. A obra é uma coletânea de cartas, o que torna a leitura rápida e dinâmica, mas não faz com que perca a sensibilidade da escrita em nada.

A forma como o autor aconselha o jovem poeta enriquece a forma de ver a vida. É impossível ler esse livro sem um marca-texto do lado. E, apesar de antigo, não é de difícil entendimento.

Recomendo fortemente para aqueles que tem interesse na área de escrita ou vontade de olhar a vida de forma mais poética, garanto que esse livro tem algo a agregar na vida de quem o ler.
oliverstuffs 17/03/2024minha estante
talvez eu me arrisque.

estrelas e versos 17/03/2024minha estante
vale muito a pena!!!

vitsld 15/03/2024

?Seu, Rainer Maria Rilke?
Marquei quase o livro todo ?

?Seria fácil nos fazer acreditar que nada aconteceu, no entanto nos transformamos, como uma casa se transforma quando chega um hóspede.?

Gabriel.Moreira 15/03/2024

Os Solitários Caminhos da Existência
Ganhei o livro de presente de uma das melhores professores que já tive: Fátima

Beatriz Granger 3345 10/03/2024

Parado
Achei que iria gostar mais deste livro, porém achei ele bem parado mesmo sendo em formato de cartas, e ainda várias partes é bem difícil de entender

Renata.Bertagnoni 09/03/2024

Leitura muito rápida por se tratar de cartas mas de uma riqueza e sensibilidade que não podem deixar de serem lidas. Grandes dicas para próximas leituras e muita reflexão de um poeta para uma nova geração de poetas.

Laura3437 07/03/2024

Mudança de perspectiva
Independente se você se interessa em escrever ou não, essa leitura vai enriquecer o modo que você vê a vida. O autor não trata de palavras. Trata dos significados delas, dos efeitos que elas trazem, porque são escritas. Me senti cativada desde a primeira carta até a última.

Palavras sábias para quem tem medo, mas sabe que não é medroso. Sabe que há algo valioso dentro do seu coração esperando que seja aberto para o mundo. Mas essa abertura traz receios. O mundo não é tão receptivo. O próprio autor nos aconselha para que não nos prendamos aos limites das academias, que nos colocam numa bolha, mas nos voltemos ao nosso íntimo para entendermos realmente nossos limites: os que chegam a ser bons e os que precisam ser superados.

Juliana 03/03/2024

Conselhos no início do século XX
Não conhecia o autor e fui pesquisar. Segundo a Wikipedia "Rilke foi um poeta e romancista austríaco, amplamente reconhecido como um dos poetas de língua alemã mais liricamente intensos". Este livro é uma coletânea de dez cartas que ele escreveu em resposta a um jovem, indeciso em tornar-se escritor / poeta, no início do século XX. Rilke o aconselha. Escreve sobre a arte, sobre a solidão, sobre encontrar-se. Aborta também o papel da mulher na sociedade de então, o relacionar-se, o amor, a vida e a morte. Tem trechos muito bonitos. De início achei q ia ser um livro altamente filosófico, de muitas reflexões, mas nao chega a tanto; da metade em diante, torna-se um pouco repetitivo. Mas gostei de tê-lo lido. É um livro curto e interessante.

Elizabeth 25/02/2024

Humano
As cartas tão atuais. Sinto saudade de escrever cartas, mas o escritor fazia com uma delicadeza, um psicólogo, um pai.

JayaneMarinho 20/02/2024

Quase tudo o que é sério é difícil, e tudo é sério.
Quanto ensinamento, quanta generosidade do Rilke! Muitas reflexões ricas e atemporais sobre amadurecimento, amor, solidão, liberdade... Foi lindo passar por esta obra.

Amanda3913 20/02/2024

Cartas a um jovem poeta - Rainer Maria Rilke
Cartas a um jovem poeta, são epístolas trocadas entre um mestre e um jovem aprendiz a poeta.
Rilke e Kappus trocam cartas por 5 anos (1903-1908).
Um aspirante a poeta, busca na profundidade de Rilke respostas sobre suas questões existenciais, vocação e recebe desse escritor renomado conselhos sobre a exploração da condição humana, transcendência por meio da arte, escrita, cultivo da solidão, do silêncio, espiritualidade, amor e orientações para a jornada individual de Kappus.
Rilke exalta a fortaleza como uma virtude que relaciona perfeitamente com o ?eu?. Essa virtude, para ele, diz respeito ao melhor relacionamento de Kappus consigo: ?É bom estar só, porque a solidão é difícil. O fato de uma coisa ser difícil deve ser um motivo a mais para que seja feita. Amar também é bom: porque o amor é difícil?.
Rilke ainda orienta esse jovem a ter paciência quanto aos questionamentos internos de seu ser, conduzindo-o a viver experiências que respondam suas indagações: ?ter paciência com tudo o que há para resolver em seu coração e procurar amar as próprias perguntas (?). Não busque (?) respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver?.
Inspirado pela cultura Russa, Rilke conheceu pessoalmente Tolstói e a família de Boris Pasternak. Além disso, foi secretário de Rodin e o maior poeta da língua alemã depois de Gorthe.
Embora Rilke leva todo o título de excelente escritor e poeta, não podemos deixar de reverenciar Kappus pela oportunidade que nos deu de ler essa obra publicada após 3 anos do falecimento de seu mestre.
Por fim, esse livro foi um excelente início para as leituras de 2024, pois abre a oportunidade de refletirmos e sermos mais profundos, sensíveis, enxergar beleza nas dificuldades, termos paciência para alcançarmos nossos objetivos e o mais importante: transcender a nossa alma!

envscoo 19/02/2024

A vida tem razão, em todos os casos.
?uma obra de arte é boa quando surge uma necessidade. é no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério.?

boa parte do livro eu senti de verdade.
adorei a maneira que o rilke escrevia.

Bruno236 18/02/2024

Agradável e de caráter poético-filosófico
O livro se trata de cartas trocadas por Rainer Rilke consagrado poeta da lingua alema e um aspirante à poeta.

Apesar de serem recortes de conversas entre esses dois sujeitos, o livro transmite mensagens de caráter poético e filosófico, que pode ser lido como sugestões universais de como viver a vida coma solidão que nos acompanha, de como superar a materialidade que não respeita nossos desejos egoístas, e muito mais.

Um bom começo pra quem deseja conhecer a obra desse grande autor.

jsilveira 17/02/2024

Que livro maravilhoso!
Só peca um pouco na tradução do poema que encerra o livro. Mantém a essência mas perde-se muito em relação ao tempo e rima.