Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

a.mafe 24/03/2024

Rilke é uma pessoa incrível
Ele seria certamente uma pessoa que eu chamaria para tomar uma xicara de chá e falar sobre a vida, a visão dele sobre amor, solidão, vida é lindo e poético.

iszbellz 19/03/2024

Cartas a um jovem poeta ?
Livro muito bom! Mesmo que as cartas sejam para um jovem poeta, as mensagens são para a vida!

?Pois, no fundo, e justamente quanto aos assuntos mais profundos e mais importantes, estamos indizivelmente sozinhos, de modo que muita coisa precisa acontecer para que um de nós seja capaz de aconselhar ou mesmo ajudar o outro, muitos êxitos são necessários, toda uma constelação de acontecimentos tem de se alinhar para que isso dê certo alguma vez.?

?Ame neles a vida em uma outra forma e seja indulgente com pessoas mais velhas que temem a solidão na qual o senhor tem confiança. Evite alimentar aquele drama que sempre existe entre pais e filhos; ele desperdiça muita força dos filhos e consome o amor dos pais, um amor que atua e acolhe, mesmo que não seja compreensivo.?

?Pois o que seria uma solidão sem grandeza? Existe apenas uma solidão, e ela é grande, nada fácil de suportar.?

?O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito.?

?Voltando ao assunto da solidão, fica cada vez mais claro que no fundo ela não é nada que se possa escolher ou abandonar. Somos solitários.?

?De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos.?

Claudia 17/03/2024

Sensacional
Cartas a um jovem poeta é um livro para ler apreciando cada palavra. Hoje percebo o quanto fazer esta releitura foi importante. As correspondências entre Rilke e Kappus, trocadas por 5 anos, são honestas e profundas. Todo aconselhamento e orientação, o cuidado nas respostas de Rilke, o fizeram um escritor único. Ele fala de questões profundas que vão além da própria existência. Ele aconselha o olhar para dentro, recomenda livros, recomenda a leitura e vai além. Não só para quem deseja escrever. Um dos melhores livros da minha vida.

Heloisa.Vulcanis 17/03/2024

Foi uma leitura tão confortável, rápida e simples. Rilke sempre estava disposto a ajudar Kappus, mesmo respondendo em grandes intervalos de tempo. Ele enfatizou a importância da solidão e a necessidade de enfrentar as dificuldades no processo de desenvolver poemas. Cada carta enviada pode inspirar uma reflexão sobre a vida. Isso me deixou com vontade de relê-lo.

estrelas e versos 16/03/2024

A vida tem razão em todos os casos
Primeira vez que me arrisquei na literatura alemã, e não poderia ter sido melhor. A obra é uma coletânea de cartas, o que torna a leitura rápida e dinâmica, mas não faz com que perca a sensibilidade da escrita em nada.

A forma como o autor aconselha o jovem poeta enriquece a forma de ver a vida. É impossível ler esse livro sem um marca-texto do lado. E, apesar de antigo, não é de difícil entendimento.

Recomendo fortemente para aqueles que tem interesse na área de escrita ou vontade de olhar a vida de forma mais poética, garanto que esse livro tem algo a agregar na vida de quem o ler.
oliverstuffs 17/03/2024minha estante
talvez eu me arrisque.

estrelas e versos 17/03/2024minha estante
vale muito a pena!!!

vitsld 15/03/2024

?Seu, Rainer Maria Rilke?
Marquei quase o livro todo ?

?Seria fácil nos fazer acreditar que nada aconteceu, no entanto nos transformamos, como uma casa se transforma quando chega um hóspede.?

Gabriel.Moreira 15/03/2024

Os Solitários Caminhos da Existência
Ganhei o livro de presente de uma das melhores professores que já tive: Fátima

Beatriz Granger 3345 10/03/2024

Parado
Achei que iria gostar mais deste livro, porém achei ele bem parado mesmo sendo em formato de cartas, e ainda várias partes é bem difícil de entender

Renata.Bertagnoni 09/03/2024

Leitura muito rápida por se tratar de cartas mas de uma riqueza e sensibilidade que não podem deixar de serem lidas. Grandes dicas para próximas leituras e muita reflexão de um poeta para uma nova geração de poetas.

Laura3437 07/03/2024

Mudança de perspectiva
Independente se você se interessa em escrever ou não, essa leitura vai enriquecer o modo que você vê a vida. O autor não trata de palavras. Trata dos significados delas, dos efeitos que elas trazem, porque são escritas. Me senti cativada desde a primeira carta até a última.

Palavras sábias para quem tem medo, mas sabe que não é medroso. Sabe que há algo valioso dentro do seu coração esperando que seja aberto para o mundo. Mas essa abertura traz receios. O mundo não é tão receptivo. O próprio autor nos aconselha para que não nos prendamos aos limites das academias, que nos colocam numa bolha, mas nos voltemos ao nosso íntimo para entendermos realmente nossos limites: os que chegam a ser bons e os que precisam ser superados.

Juliana 03/03/2024

Conselhos no início do século XX
Não conhecia o autor e fui pesquisar. Segundo a Wikipedia "Rilke foi um poeta e romancista austríaco, amplamente reconhecido como um dos poetas de língua alemã mais liricamente intensos". Este livro é uma coletânea de dez cartas que ele escreveu em resposta a um jovem, indeciso em tornar-se escritor / poeta, no início do século XX. Rilke o aconselha. Escreve sobre a arte, sobre a solidão, sobre encontrar-se. Aborta também o papel da mulher na sociedade de então, o relacionar-se, o amor, a vida e a morte. Tem trechos muito bonitos. De início achei q ia ser um livro altamente filosófico, de muitas reflexões, mas nao chega a tanto; da metade em diante, torna-se um pouco repetitivo. Mas gostei de tê-lo lido. É um livro curto e interessante.

Elizabeth 25/02/2024

Humano
As cartas tão atuais. Sinto saudade de escrever cartas, mas o escritor fazia com uma delicadeza, um psicólogo, um pai.

JayaneMarinho 20/02/2024

Quase tudo o que é sério é difícil, e tudo é sério.
Quanto ensinamento, quanta generosidade do Rilke! Muitas reflexões ricas e atemporais sobre amadurecimento, amor, solidão, liberdade... Foi lindo passar por esta obra.

Amanda3913 20/02/2024

Cartas a um jovem poeta - Rainer Maria Rilke
Cartas a um jovem poeta, são epístolas trocadas entre um mestre e um jovem aprendiz a poeta.
Rilke e Kappus trocam cartas por 5 anos (1903-1908).
Um aspirante a poeta, busca na profundidade de Rilke respostas sobre suas questões existenciais, vocação e recebe desse escritor renomado conselhos sobre a exploração da condição humana, transcendência por meio da arte, escrita, cultivo da solidão, do silêncio, espiritualidade, amor e orientações para a jornada individual de Kappus.
Rilke exalta a fortaleza como uma virtude que relaciona perfeitamente com o ?eu?. Essa virtude, para ele, diz respeito ao melhor relacionamento de Kappus consigo: ?É bom estar só, porque a solidão é difícil. O fato de uma coisa ser difícil deve ser um motivo a mais para que seja feita. Amar também é bom: porque o amor é difícil?.
Rilke ainda orienta esse jovem a ter paciência quanto aos questionamentos internos de seu ser, conduzindo-o a viver experiências que respondam suas indagações: ?ter paciência com tudo o que há para resolver em seu coração e procurar amar as próprias perguntas (?). Não busque (?) respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver?.
Inspirado pela cultura Russa, Rilke conheceu pessoalmente Tolstói e a família de Boris Pasternak. Além disso, foi secretário de Rodin e o maior poeta da língua alemã depois de Gorthe.
Embora Rilke leva todo o título de excelente escritor e poeta, não podemos deixar de reverenciar Kappus pela oportunidade que nos deu de ler essa obra publicada após 3 anos do falecimento de seu mestre.
Por fim, esse livro foi um excelente início para as leituras de 2024, pois abre a oportunidade de refletirmos e sermos mais profundos, sensíveis, enxergar beleza nas dificuldades, termos paciência para alcançarmos nossos objetivos e o mais importante: transcender a nossa alma!

envscoo 19/02/2024

A vida tem razão, em todos os casos.
?uma obra de arte é boa quando surge uma necessidade. é no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério.?

boa parte do livro eu senti de verdade.
adorei a maneira que o rilke escrevia.