Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Elizabeth 25/02/2024

Humano
As cartas tão atuais. Sinto saudade de escrever cartas, mas o escritor fazia com uma delicadeza, um psicólogo, um pai.

JayaneMarinho 20/02/2024

Quase tudo o que é sério é difícil, e tudo é sério.
Quanto ensinamento, quanta generosidade do Rilke! Muitas reflexões ricas e atemporais sobre amadurecimento, amor, solidão, liberdade... Foi lindo passar por esta obra.

Amanda3913 20/02/2024

Cartas a um jovem poeta - Rainer Maria Rilke
Cartas a um jovem poeta, são epístolas trocadas entre um mestre e um jovem aprendiz a poeta.
Rilke e Kappus trocam cartas por 5 anos (1903-1908).
Um aspirante a poeta, busca na profundidade de Rilke respostas sobre suas questões existenciais, vocação e recebe desse escritor renomado conselhos sobre a exploração da condição humana, transcendência por meio da arte, escrita, cultivo da solidão, do silêncio, espiritualidade, amor e orientações para a jornada individual de Kappus.
Rilke exalta a fortaleza como uma virtude que relaciona perfeitamente com o ?eu?. Essa virtude, para ele, diz respeito ao melhor relacionamento de Kappus consigo: ?É bom estar só, porque a solidão é difícil. O fato de uma coisa ser difícil deve ser um motivo a mais para que seja feita. Amar também é bom: porque o amor é difícil?.
Rilke ainda orienta esse jovem a ter paciência quanto aos questionamentos internos de seu ser, conduzindo-o a viver experiências que respondam suas indagações: ?ter paciência com tudo o que há para resolver em seu coração e procurar amar as próprias perguntas (?). Não busque (?) respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver?.
Inspirado pela cultura Russa, Rilke conheceu pessoalmente Tolstói e a família de Boris Pasternak. Além disso, foi secretário de Rodin e o maior poeta da língua alemã depois de Gorthe.
Embora Rilke leva todo o título de excelente escritor e poeta, não podemos deixar de reverenciar Kappus pela oportunidade que nos deu de ler essa obra publicada após 3 anos do falecimento de seu mestre.
Por fim, esse livro foi um excelente início para as leituras de 2024, pois abre a oportunidade de refletirmos e sermos mais profundos, sensíveis, enxergar beleza nas dificuldades, termos paciência para alcançarmos nossos objetivos e o mais importante: transcender a nossa alma!

envscoo 19/02/2024

A vida tem razão, em todos os casos.
?uma obra de arte é boa quando surge uma necessidade. é no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério.?

boa parte do livro eu senti de verdade.
adorei a maneira que o rilke escrevia.

Bruno236 18/02/2024

Agradável e de caráter poético-filosófico
O livro se trata de cartas trocadas por Rainer Rilke consagrado poeta da lingua alema e um aspirante à poeta.

Apesar de serem recortes de conversas entre esses dois sujeitos, o livro transmite mensagens de caráter poético e filosófico, que pode ser lido como sugestões universais de como viver a vida coma solidão que nos acompanha, de como superar a materialidade que não respeita nossos desejos egoístas, e muito mais.

Um bom começo pra quem deseja conhecer a obra desse grande autor.

jsilveira 17/02/2024

Que livro maravilhoso!
Só peca um pouco na tradução do poema que encerra o livro. Mantém a essência mas perde-se muito em relação ao tempo e rima.

Lucas1429 16/02/2024

Solidão solidária
Franz Kappus, jovem e prolífico poeta, contata outro escritor, este de cunho quase heróico, para a solução de seu rascunho literário. A guinada é a reativa do destinatário: a vida não tem receita. Rainer Maria Rilke, nome gigante da literatura alemã, é o socorrista da odisseia de Kappus, que está desacreditado de sua arte, imatura e indizível, mas fremente de espírito.

De 1903-1908, foram trocadas inúmeras cartas contendo a transmissão de vivência do poeta maior para o discípulo. As dez mais recorrentes seguem neste livro, recolhidas e compiladas à vontade de Kappus, conforme a importância para a contextualização de um crescimento vindouro.

Rilke, humilde, humano, se atem à grandeza da solidão e da natureza intrínseca como essenciais para o autoconhecimento de cada corpo e sentença. Enquanto um mestre para Kappus, não lhe dedica exatamente uma cartilha didática de redação, mas da nuance simplista da vida que o compele.

É apenas uma chama da potência de um literato robusto, ressurgido à vida neste material quando do lançamento, já morto, ainda sagaz, para o seu interlocutor, para os seus leitores. Daqueles textos que nunca poderiam se ater a um remente apenas. Inesquecível.

"Falando novamente em solidão, torna-se cada vez mais evidente que ela não é, na realidade, uma coisa que nos seja possível tomar ou deixar. Somos nós."

Jady 15/02/2024

Lindíssimo
É um livro pequeno, mas que traz ótimas reflexões sobre solidão, amor e a vida. Me senti como se tivesse sendo mentorada pelo Rilke, como se as cartas fossem pra mim, ainda que eu não seja uma poetiza. Li em ebook, mas estou pensando seriamente em comprar físico para ser um dos meus livros de cabeceira.

caiohlp 14/02/2024

Todo terror não passa do desamparo que requer nossa ajuda.
Com sutileza impressionante e senso admirável Rainer deposita nas cartas a um desconhecido um pouco de sua forma de pensar e encarar questões universais que atormentam o intelecto não só de jovens artistas, mas de todos aqueles que buscam uma existência mais autêntica. Com sábias palavras, o compilado epistolar consegue ir fundo no que diz respeito à inseguranças, incertezas e dúvidas perenes durante a vida e é com maestria que o autor traduz ensinamentos válidos sem o tom professoral ou autoritário. A escrita semi poética e a variedade temática que a obra contempla é luz em meio a escuridão, seu caráter inspirador ainda que a maioria dos acontecimentos estejam no campo do indizível é interessante e sensível, válida, portanto, a leitura rápida.

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Nuances de uma relação poética
As cartas que Rilke trocou com o jovem poeta Kappus. Profundo e essencial para quem deseja conhecer um pouco sobre o pensamento de um dos grandes poetas da Europa.

polly 222 12/02/2024

Carta aos perdidos, indecisos e confusos sobre a vida
?Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

é aquele tipo de livro que se lê com o coração aberto, aquele ombro amigo que você precisa numa tarde de domingo na companhia de um café (foi essa sensação que me trouxe)
nao tinha expectativas nenhuma mas muitas frases me surpreenderam, a forma leve que foi tratada a solidão e outras perguntas da vida
nao foi uma leitura muito facil, mas com o tempo vai pegando o jeito e o que ele transmite atraves das cartas, definitivamente uma experiência!

Estefhanio 11/02/2024

Esse livro se tornou meu livro de cabeceira
Esse livro foi um abraço para mim.

É impossível você não absorver cada carta com uma sensibilidade extrema. O Rilke tratou meus sentimentos com um carinho, como ninguém nunca fez. Foi reconfortante pensar em alguns momentos obscuros da infância com tranquilidade.

?Por isso, caro senhor, ame a sua solidão e suporte a dor que ela lhe causa com belos lamentos.?

Mila 09/02/2024

É incrível o quanto esse livro conversou com a fase em que estou agora, saindo da escola e pensando no futuro. Foi uma leitura que me trouxe paz, eu amei todas as cartas e discussões, principalmente sobre o tema solidão que é muito explorado no livro.

Caiof05ghost 09/02/2024

Resenha.
Li esse livro incrível exatamente um ano atrás e é de fato um dos melhores livros que existe. Podemos tirar diversas coisas das cartas de Rilke, mas o que mais ficou em minha mente foi o que ele disse sobre aproveitar a vida e sobre ser você mesmo. Seja você mesmo com todas as pessoas, não seja falso ou force as coisas, deixe as coisas terem naturalidade, a naturalidade é algo fluido que talvez no final tenha um resultado bom; é claro, temos que batalhar pelos nossos sonhos e objetivos, mas naquilo que podemos, deixe as coisas fluírem, aproveite os momentos de felicidade e viva os momentos ruins também, nós existimos de momentos bons e ruins, no final nós somos algumas de nossas vivências. Reconheça o amor e o aceite, ame sem medo. Passe pela tristeza se sentindo triste pois é importante sentir as coisas, seja maleável, não siga um plano só, não sinta medo de ter experiências diversas, converse com quem você quer e se importe com quem se importa com você.
"Deixe que viver seja suficiente, mergulhe nas questões que te inquietam."

sscorpiuskingg 09/02/2024

Não sei o que eu esperava, mas superou todas as minhas expectativas, foi como ouvir um amigo que soubesse muito sobre como lidar com o estado deprimido que o mundo está. Rilke faz parecer que está tudo bem mesmo ter episódios de isolamento, contanto que tenhamos em mente que esses momentos não nos definem por completo.