Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Izabel.Reinaldo 08/01/2024

Primeira leitura de 2024
Este livro já preenchia a minha lista de leitura há algum tempo, antes mesmo de ler outras obras de Rilke. Não sei dizer bem a razão pela qual adiei tal leitura.

Confesso que, inicialmente, o que me atraiu foi o título. Gosto de escrever cartas e gosto de escrever e ler poesia. Então, a ideia de trocar cartas com um poeta pode sim ter sido o que me levou a incluir este livro em minha lista e por fim, tê-lo como minha primeira leitura do ano.

Tenho buscado inspirações para escrever desde a publicação do meu primeiro livro, e, em razão disso, tenho lido muita coisa. Desde as obras mais renomadas às mais desconhecidas. E os conselhos de Rilke ao jovem poeta parecem ter sido direcionados a mim.

É possível absorver muitas mensagens encorajadoras tanto para o aperfeiçoamento da escrita, quanto para a reflexão sobre temas tão complexos e ao mesmo tempo tão comuns.

Apesar de ser um livro curto que contém apenas as respostas de Rilke às cartas de Kappus, o conteúdo é de uma riqueza imensa. Nota-se em cada conselho e reflexão a experiência do autor em relação à escrita e à vida de um modo geral.

Estou muito contente por finalmente ter lido esta obra e principalmente por ter sido a primeira leitura do ano.

Recomendo!

P.S: se você gosta de poesia ou prosa poética, considere comprar "Dizeres quase íntimos", de Izabel Reinaldo. ?

Deyvson2 08/01/2024

Esperava mais?
Sem muito o que dizer. Simplesmente não me pegou/cativou. As cartas tinham em si um conteúdo reflexivo, porém, na maior parte do livro, achei a leitura arrastada e repetitiva.

carolina 06/01/2024

Expectativas não superadas completamente.

coloque muita expectativa nessa leitura, apesar de ter gostado muito da maneira em como rilke se expressa, sinto que faltou algo, acredito que seja a perspectiva das cartas do kappus.

sinto que ficaram um pouco vago e as vezes não entendia ao que o autor se referia.. mas deve haver algum motivo pelo qual as cartas de kappus não estão no livro.

num geral a escrita deste autor é impecável, muito inspiradora, reflexiva e profunda! gostei bastante, apesar de não ter me conquistado completamente.

Daniel1906 04/01/2024

Cartas a um Jovem Poeta
Rainer Maria Rilke foi um poeta e romancista austríaco (considerado o maior de sua época), já tendo se consolidado como grande autor, quando recebe cartas de um jovem estudante, Franz Xaver Kappus, que aspira ser poeta e lhe pede conselhos.
O livro em questão trata-se da coletânea de cartas que Rilke enviou como resposta as cartas de Kappus ao longo dos anos em que se corresponderam.
As mensagens de Rilke a Kappus são de uma sensibilidade e simplicidade incríveis.
Acabei de terminar o livro e estou realmente encantado pelas reflexões do Rilke. Recomendo demais!

Bruna 03/01/2024

Abraços em forma de palavras
Esse livro foi como um abraço que eu não sabia que precisava. Marquei tantas partes quanto me marcaram. Vontade de mergulhar e morar em cada uma daquelas palavras. Termino a leitura com uma sensação de que talvez tenha algo ali maior do que eu pude captar, de tão imenso que foi. Que alegria por ter escolhido esse livro como a minha primeira leitura de 2024.

andrids 31/12/2023

Li esse livro sem conhecer os poemas do rilke e estou fascinado, sinto que poderia ler qualquer um livro dele agora.

letAcia1104 29/12/2023

Flutuando
Eu sinto que preciso reler e reler essas cartas. Como foi dito em uma delas, sou jovem demais ainda, muito apressada para tudo, e algo pode ter escapado. Mas, apesar de pisar num terreno escorregadio, digo que a solidão foi tratada de uma forma como eu nunca vira antes. O poeta reforçou em diversos momentos, também, a necessidade da paciência. Por último, os ensinamentos sobre o amor, seja o amor por si (por seus próprios vazios - e que ótimo ter essa grandeza!), seja o amor por outra pessoa. Amar, na minha inexperiência, é aprender. E ?de resto, deixe a vida acontecer.?

Thab 27/12/2023

O que dizer?
Esse livro não é apenas um livro, é arte e mais do que isso, é sentimento.
Definitivamente ?Cartas a um jovem poeta?entrou para os favoritos, e tornou-se meu novo império romano. A clareza das reflexões de Rilke me encantaram de uma forma inexplicável. Certamente ainda irei ler esse livro novamente, várias vezes.

?Obras de arte são de um solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcança-las quanto a crítica.?

?Pois mesmo os melhores erram nas palavras quando elas devem significar o que há de mais leve e quase indizível.?

alvsalmeida 27/12/2023

Atemporal
A leitura é fluida e grandiosa. Nela se vê a preocupação de alguém que ganhou um amigo e deseja apoiá-lo em seus momentos do dor e solidão. Mas cada palavra descrita somente representa a vivência de alguém que conhece aquilo que se responde com exatidão. O mais impressionante é como cartas do início do século passado se enquadram a tudo que se tem vivido de forma escrachada nesses primeiro quarto do século conseguinte após cada oração descrita em palavras de alento e refúgio para a inquietude sem precisão. Não preciso descrever que foi inspiradora, ?certo, senhor Kappus??

maryelli0 26/12/2023

Rilke você me salvou!
Um dia eu vi uma indicação desse livro, e nos comentários só tinham elogios. Peguei pra ler no kindle, e eu amei! (Esse livro se tornou meu império romano)

Rilke tratou meus pensamentos, com carinho e reconfortou as feridas e dores de uma adolescente.

Eu tive uma necessidade enorme de escrever e falar desse livro. Que passei dias falando dele pra minha mãe e escrevendo sobre num caderno. E agora toda vez que o silêncio chega em minha mente eu lembro desse livro lindo. ?

?Tenha paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração e ame as próprias perguntas, como quartos fechados e livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é isso que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

Carol 26/12/2023

Que preciosidade de livro!
Eu não esperava receber tanta sinceridade e sabedoria de forma tão humilde e encantadora. Imagine que você sonha em se tornar um poeta e tenta a sorte ao escrever para um escritor famoso. Bem, esse escritor não apenas responde, como também divide seus conselhos de vida nas correspondências.

“Cartas a um jovem poeta” reúne todas as cartas de Rainer Maria Rilke, no caso o autor já consagrado, em resposta ao jovem Kappus. Isso porque eu li a versão da L&PM Editores, disponível pela assinatura do Kindle Unlimited, mas vale destacar que a editora Planeta lançou uma edição completa — que inclui também as cartas do Kappus.

Corro o risco de ser muito simplista, mas vou dividir alguns dos conselhos de Rainer — o que não chega nem perto de ser um spoiler, porque sua escrita é o que torna tudo especial!

✍🏻 Considerar a escrita como um ato de necessidade; o valor vem disso, das raizes que apontam para o motivo de criar

⏳ Dar mais importância às perguntas do que as respostas; ser perseverante para esperar o tempo de receber clareza em relação às coisas

🌷 Voltar-se para a natureza e recordar que as necessidades são maiores do que os desejos

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

clara! 22/12/2023

Acontecimentos indiziveis
Gostei muito dessas cartas, apesar de não entender completamente o que Rilke queria dizer em todas elas (vou precisar reler algumas partes).

Acredito que pode ser levado como um livrinho de conselhos, algumas passagens me emocionaram por se tratarem dos períodos solitários, de transição e dúvidas na vida de alguém mais jovem. Além disso, acho que é indispensável pra quem gosta de produzir arte.

Leticia.Ramos 19/12/2023

Para se refletir
Marquei várias coisas mas vou deixar uma parte que eu mais amei.
?O senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas. Talvez o senhor já traga consigo a possibilidade de construir e formar, como um modo de viver especialmente afortunado e puro; eduque-se para isso. Mas aceite com grande confiança o que vier, e se vier apenas de sua vontade, se for proveniente de qualquer necessidade de seu íntimo, aceite-o e não o odeie.?

melmelmelmel 18/12/2023

A vida tem razão, em todos os casos
Essa coletânea de cartas é uma das melhores leituras que eu fiz esse ano. Por ser pequeno não esperava muitas coisas, mas essas cartas conseguiram superar todas as expectativas, tudo que eu poderia imaginar.
Eu nunca li nada do Rilke e posso dizer que comecei com uma impressão muito boa, dá pra sentir a dedicação dele como escritor, além dos excelentes conselhos que ele oferece ao jovem poeta.

As palavras que ele fala para o jovem não só se aplicam a ele, como podem ser ouvidas por nós. Ele fala muitas coisas que podemos aplicar em nossas vidas e principalmente na escrita. Nessas cartas já dá pra perceber como o Rilke escreve naturalmente, sem fazer muito esforço para mudar sua personalidade e pensamentos, ele só fala o que já está em sua alma e acho que foi isso que mais me encantou nessas cartas. Espero ler futuramente alguma obra dele e poder sentir todo o amor que ele coloca em sua escrita.