Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Poemas e Cartas a um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Campodeverao 06/04/2024

Nessa coletânea de cartas de Rilke enviadas ao seu aprendiz Kappus, vemos um diálogo onde Rilke expõe suas experiências com poeta e conselhos deste para Kappus em seu processo solitário artístico.

Thais 05/04/2024

Um livro que eu sempre quis ler
Mas talvez eu ainda não estivesse pronta pra ele. Rilker nos ensina a viver como um poeta. Suas correspondências são um presente a todos que desejam ver a vida em sua totalidade.

Kaiane 04/04/2024

Várias reflexões
Nunca pensei que iria algum dia ler esse tipo de livro! Mas gostei muito! Cada carta me trouxe muitas reflexões, e com certeza merece a visibilidade que tem.

Enfim, foi gostosinho de ler.

Gabriel 31/03/2024

Se auto ajuda prestasse, se chamaria cartas a um jovem poeta
Uma das coisas mais sensíveis e belas já escritas, não é uma receita de bolo para quem almeja a escrita, más é um dialogo sincero sobre o fazer poético e uma reflexão muito bonita e franca sobre a vida e como superar as adversidades que surgem no caminho

Sayonara 31/03/2024

Cartas a um jovem poeta
Esperava mais.
As cartas de Rainer Maria Rilke a Franz Xavier Kappus têm momentos de grande lirismo, mas também outros muitos eivados de condescendência para com o jovem interlocutor.
Kappus, a propósito, escreve de um modo que aborrece o leitor, mesmo que levemos em conta a sua idade e admiração por Rilke.
De qualquer forma, apesar desses pontos, são correspondências que devem ser lidas, pois conselhos valiosos para vida são encontrados nelas.

Pedro3906 29/03/2024

Entrar em si mesmo e não encontrar ninguém durante horas, é preciso conseguir isso.
O título do livro é quase um convite, imagino eu, para todos aqueles que escrevem e gostariam de um norte considerável com respostas precisas aos grandes dilemas literários, qualquer que sejam. A primeira carta de Rilke é a mais emblemática e, sob meu corpo, a que surtiu efeito imediato de incômodo e conforto, discorrendo solidões necessárias no processo florescente de criação, abandonando seguimentos clássicos ou certezas momentâneas. O marketing da editora Antofágica para sua nova edição — fervida em miscelâneas e complexidades não vistas nessa — contribuiu. Infelizmente me falta condições materiais e, no aspecto ríspido da pobreza de espírito, paciência com os textos de apoio. A mim já bastou o livro cru.

Bem, a leitura amornou em sequência porque, exigente, prefiro a fatalidade concisa e elaborada com poucas palavras, diferindo do ritmo em respirações longas e profundas, em suma meditação, das cartas. Cartas são de se respirar — e esquecer de — saboreando o presente dado pela pessoa, pois sim, é que, não sendo elas escritas sobre queixas minhas (não exatamente), dispensei cedo alguma paciência. Estou sendo sincero. Em notas de perdão, fico em silêncio, ao simples passar dos olhos no papel, na preparação do poeta à solidão inevitável, e adiciono a guisa de absorção o movimento de denúncia dos amores primários dos jovens.

Creio que isto basta. Explicar uma angústia me parece impossível.

a.mafe 24/03/2024

Rilke é uma pessoa incrível
Ele seria certamente uma pessoa que eu chamaria para tomar uma xicara de chá e falar sobre a vida, a visão dele sobre amor, solidão, vida é lindo e poético.

iszbellz 19/03/2024

Cartas a um jovem poeta ?
Livro muito bom! Mesmo que as cartas sejam para um jovem poeta, as mensagens são para a vida!

?Pois, no fundo, e justamente quanto aos assuntos mais profundos e mais importantes, estamos indizivelmente sozinhos, de modo que muita coisa precisa acontecer para que um de nós seja capaz de aconselhar ou mesmo ajudar o outro, muitos êxitos são necessários, toda uma constelação de acontecimentos tem de se alinhar para que isso dê certo alguma vez.?

?Ame neles a vida em uma outra forma e seja indulgente com pessoas mais velhas que temem a solidão na qual o senhor tem confiança. Evite alimentar aquele drama que sempre existe entre pais e filhos; ele desperdiça muita força dos filhos e consome o amor dos pais, um amor que atua e acolhe, mesmo que não seja compreensivo.?

?Pois o que seria uma solidão sem grandeza? Existe apenas uma solidão, e ela é grande, nada fácil de suportar.?

?O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito.?

?Voltando ao assunto da solidão, fica cada vez mais claro que no fundo ela não é nada que se possa escolher ou abandonar. Somos solitários.?

?De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos.?

Claudia 17/03/2024

Sensacional
Cartas a um jovem poeta é um livro para ler apreciando cada palavra. Hoje percebo o quanto fazer esta releitura foi importante. As correspondências entre Rilke e Kappus, trocadas por 5 anos, são honestas e profundas. Todo aconselhamento e orientação, o cuidado nas respostas de Rilke, o fizeram um escritor único. Ele fala de questões profundas que vão além da própria existência. Ele aconselha o olhar para dentro, recomenda livros, recomenda a leitura e vai além. Não só para quem deseja escrever. Um dos melhores livros da minha vida.

Heloisa.Vulcanis 17/03/2024

Foi uma leitura tão confortável, rápida e simples. Rilke sempre estava disposto a ajudar Kappus, mesmo respondendo em grandes intervalos de tempo. Ele enfatizou a importância da solidão e a necessidade de enfrentar as dificuldades no processo de desenvolver poemas. Cada carta enviada pode inspirar uma reflexão sobre a vida. Isso me deixou com vontade de relê-lo.

estrelas e versos 16/03/2024

A vida tem razão em todos os casos
Primeira vez que me arrisquei na literatura alemã, e não poderia ter sido melhor. A obra é uma coletânea de cartas, o que torna a leitura rápida e dinâmica, mas não faz com que perca a sensibilidade da escrita em nada.

A forma como o autor aconselha o jovem poeta enriquece a forma de ver a vida. É impossível ler esse livro sem um marca-texto do lado. E, apesar de antigo, não é de difícil entendimento.

Recomendo fortemente para aqueles que tem interesse na área de escrita ou vontade de olhar a vida de forma mais poética, garanto que esse livro tem algo a agregar na vida de quem o ler.
oliverstuffs 17/03/2024minha estante
talvez eu me arrisque.

estrelas e versos 17/03/2024minha estante
vale muito a pena!!!

vitsld 15/03/2024

?Seu, Rainer Maria Rilke?
Marquei quase o livro todo ?

?Seria fácil nos fazer acreditar que nada aconteceu, no entanto nos transformamos, como uma casa se transforma quando chega um hóspede.?

Gabriel.Moreira 15/03/2024

Os Solitários Caminhos da Existência
Ganhei o livro de presente de uma das melhores professores que já tive: Fátima.
Ela disse "Coisa que gosto é quando um livro está em boas mãos" foi uma despedida, ela estava indo para outra escola(foi convidada para ser diretora) e eu já estou com muitas saudades. E assim eu ganhei minha primeira obra de literatura austríaca. O texto é um dos mais lindos que já vi, o autor escreve e define sentimentos que por mim seriam inomináveis, aborda a fundo a solidão. Claro o livro guarda algumas impurezas da época como o machismo mas tirando isso é muito sucinto sobre temas complexos como o amor, a vida e a escrita.
Para quem quer escrever ele também dá ótimos conselhos, super recomendo a leitura.

Beatriz Granger 3345 10/03/2024

Parado
Achei que iria gostar mais deste livro, porém achei ele bem parado mesmo sendo em formato de cartas, e ainda várias partes é bem difícil de entender

Renata.Bertagnoni 09/03/2024

Leitura muito rápida por se tratar de cartas mas de uma riqueza e sensibilidade que não podem deixar de serem lidas. Grandes dicas para próximas leituras e muita reflexão de um poeta para uma nova geração de poetas.