Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Rafaela 07/08/2010

Sua poesia provocava a reflexão existencialista!
Este livro é um daqueles em que você jamais se interessaria ao entrar em uma livraria e do tipo que fica localizado em um lugar onde nunca iriamos notar sua existência. A capa nos dá a impressão de que a história é antiga, de um século passado ou coisa do gênero. E normalmente, nos ligamos a exemplares contemporâneos e que estejam na lista "dos mais vendidos", com excessões, claro.
No entanto é aí que eu tenho que concordar com o clichê de que: "Os melhores perfumes estão nos menores fracos".
Cartas a um jovem poeta trata-se basicamente de cartas correspondidas entre Rilke (um escritor magnífico, maduro) e um jovem chamado Kappus, um novato na arte das palavras.
Em poucas páginas passamos a conhecer nossos medos interiores, alias, a entender mais sobre o amor, a saudade, os sonhos, A VIDA EM SI.
A tradução desta obra foi muito bem feita, de fácil acesso (A TODOS), mesmo a escrita original sendo de um século antes.
Recomendo para aqueles que almejam encontrar o melhor que há em seu interior e para quem se inicia ou já é veterano como escritor(a).

Rainer Maria von Rilke (1875 - 1926) foi um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX. E ainda escreveu em francês.
Simplesmente APAIXONANTE.

VALE A PENA!
leandro 07/11/2013minha estante
Bela resenha, também!

Dan 10/01/2018minha estante
Sua resenha é muito sincera e convincente, parabéns.

mrcs' 23/11/2021minha estante
Interessante... E o que fez vc comprar o livro, só a sinopse ou compulsão por compras? ?? Tenho esse hábito tb... Boa resenha... ??

Rosangela Max 18/11/2023

Leitura rápida, mas marcante.
Tem um excelente conteúdo referente a vida e obra do autor (a apresentação feita pelo Pedro Süssekind é muito boa) e este conteúdo ocupa um espaço considerável do livro. As cartas em si são poucas, mas isso não impacta na nossa percepção em relação a quão bela, clara, inteligente e elegante é a escrita de Rilke.
A forma amigável e educada que ele se corresponde com Franz Kappus, mesmo sem nunca tê-lo conhecido pessoalmente, mostra um pouco como ele deve ter sido como pessoa, assim como seus textos profundos e eloquentes mostra a riqueza da sua obra.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Rosangela, voce viu que tem uma edição a venda que traz as cartas também do jovem poeta. Acho que é a primeira vez que publicam assim no Brasil. Uma capa feinha mas...

Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Tem as cartas do poeta e as cartas do Rilke em resposta

Rosangela Max 18/11/2023minha estante
Olá, Vania! Vi sim essa nova publicação e fiquei interessadíssima em adquiri-la para uma releitura. Mas, como sou cliente Prime e esta versão que eu li estava no catálogo da Amazon de forma gratuita, acabei optando por ela nesse primeiro momento. Achei excelente para este primeiro contato com a obra do autor.
Mas já estou de ? na nova versão. ?

Vania.Cristina 19/11/2023minha estante
Ainda não li, mas tenho vontade

Alan kleber 22/11/2023minha estante
No livro "O Mundo de Ontem" Stefan Zweig escreve de sua amizade com Rilke. E de como a grande guerra destruí um tempo que era maravilhoso.

Alan kleber 22/11/2023minha estante
*Destruiu

ester :) 30/08/2023

Cartas a um jovem poeta
É incrível como um livro de 96 páginas consegue falar sobre a vida, o amor e a solidão de uma forma tão linda e tocante. Li ele pela segunda vez e com certeza leria de novo, cada leitura é simplesmente única. O livro que faz com que você enxergue o mundo por uma outra perspectiva, percebendo que muitas das coisas que parecem simples, na verdade não são tanto assim.
Apesar de ter sido escrito ainda no século XX, o livro é muito atemporal, o autor aborda situações tão próximas às de hoje em dia e as explica de uma forma muito reconfortante, e tudo isso em formato de cartas que escreveu para um jovem poeta. Eu tive uma ótima experiência lendo, a escrita é muito linda e os conselhos acrescentadores.
É um livro muito reflexivo, filosófico e sensível, todo mundo deveria ler algum dia, é uma leitura
rápida, porém significativa.
(Melhor livro que já li??)

?Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade?
Daniel1246 30/08/2023minha estante
"Fiquei impressionado com a escolha desse livro.

Perguntas sobre a trama do livro:

1. "Qual aspecto da trama mais o cativou enquanto lia?"

2. "Você encontrou algum personagem com o qual se identificou ou que o intrigou de alguma forma?"

3. "A ambientação do livro desempenha um papel importante na história. Como você descreveria o cenário onde se passa a trama?"

4. "Há alguma reviravolta na história que você não estava esperando? Como isso impactou sua percepção do enredo?"

5. "Você acredita que o autor transmitiu alguma mensagem subjacente por meio dessa história? Se sim, qual?"

Deste já agradeço sua resposta ?? vai me ajudar muito ?

maryelli0 26/12/2023

Rilke você me salvou!
Um dia eu vi uma indicação desse livro, e nos comentários só tinham elogios. Peguei pra ler no kindle, e eu amei! (Esse livro se tornou meu império romano)

Rilke tratou meus pensamentos, com carinho e reconfortou as feridas e dores de uma adolescente.

Eu tive uma necessidade enorme de escrever e falar desse livro. Que passei dias falando dele pra minha mãe e escrevendo sobre num caderno. E agora toda vez que o silêncio chega em minha mente eu lembro desse livro lindo. ?

?Tenha paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração e ame as próprias perguntas, como quartos fechados e livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é isso que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

literatriz 03/01/2023

Volte-se para si mesmo
Estou muito satisfeita de ter escolhido esse livro pra minha primeira leitura do ano, é lindo, poético e tranquilo. A recorrente menção e dissertação sobre a solidão me faz pensar muito na vida em que levamos atualmente, sempre fugindo de nós mesmos.
SihNeurótico 03/01/2023minha estante
Penso muito em ler!

Jaciclea 03/01/2023minha estante
Deve ser lindo esse livro. Nunca li nada dele mas inesquecível foi o poema que ele dedicou a Lou Andreas-Salomé que mostra no filme "LOU".
No Livro das horas, ele dedica esse poema a ela:
"Apaga-me os olhos: ainda posso ver-te,
e sem pés posso ainda ir para ti,
e sem boca posso ainda invocar-te.
Quebra-me os braços, e posso apertar-te
com o coração como com a mão,
tapa-me o coração, e o cérebro baterá
e se me deitares fogo ao cérebro
hei de continuar a trazer-te em meu sangue".

literatriz 03/01/2023minha estante
Recomendo muito a leitura, Amanda!

literatriz 03/01/2023minha estante
Que lindo esse poema, não sabia desse filme, fiquei curiosa para assistir

Lucas1429 16/02/2024

Solidão solidária
Franz Kappus, jovem e prolífico poeta, contata outro escritor, este de cunho quase heróico, para a solução de seu rascunho literário. A guinada é a reativa do destinatário: a vida não tem receita. Rainer Maria Rilke, nome gigante da literatura alemã, é o socorrista da odisseia de Kappus, que está desacreditado de sua arte, imatura e indizível, mas fremente de espírito.

De 1903-1908, foram trocadas inúmeras cartas contendo a transmissão de vivência do poeta maior para o discípulo. As dez mais recorrentes seguem neste livro, recolhidas e compiladas à vontade de Kappus, conforme a importância para a contextualização de um crescimento vindouro.

Rilke, humilde, humano, se atem à grandeza da solidão e da natureza intrínseca como essenciais para o autoconhecimento de cada corpo e sentença. Enquanto um mestre para Kappus, não lhe dedica exatamente uma cartilha didática de redação, mas da nuance simplista da vida que o compele.

É apenas uma chama da potência de um literato robusto, ressurgido à vida neste material quando do lançamento, já morto, ainda sagaz, para o seu interlocutor, para os seus leitores. Daqueles textos que nunca poderiam se ater a um remente apenas. Inesquecível.

"Falando novamente em solidão, torna-se cada vez mais evidente que ela não é, na realidade, uma coisa que nos seja possível tomar ou deixar. Somos nós."

Claudia 17/03/2024

Sensacional
Cartas a um jovem poeta é um livro para ler apreciando cada palavra. Hoje percebo o quanto fazer esta releitura foi importante. As correspondências entre Rilke e Kappus, trocadas por 5 anos, são honestas e profundas. Todo aconselhamento e orientação, o cuidado nas respostas de Rilke, o fizeram um escritor único. Ele fala de questões profundas que vão além da própria existência. Ele aconselha o olhar para dentro, recomenda livros, recomenda a leitura e vai além. Não só para quem deseja escrever. Um dos melhores livros da minha vida.

nanahxis 18/08/2022

Livro curto, de fácil leitura. É um compilado de 10 cartas escritas por Rilke e enviadas ao jovem Franz Kappus. Elas falam sobre a vida em si e tudo o que a compõe.

É um livro que faz refletir.

caiohlp 14/02/2024

Todo terror não passa do desamparo que requer nossa ajuda.
Com sutileza impressionante e senso admirável Rainer deposita nas cartas a um desconhecido um pouco de sua forma de pensar e encarar questões universais que atormentam o intelecto não só de jovens artistas, mas de todos aqueles que buscam uma existência mais autêntica. Com sábias palavras, o compilado epistolar consegue ir fundo no que diz respeito à inseguranças, incertezas e dúvidas perenes durante a vida e é com maestria que o autor traduz ensinamentos válidos sem o tom professoral ou autoritário. A escrita semi poética e a variedade temática que a obra contempla é luz em meio a escuridão, seu caráter inspirador ainda que a maioria dos acontecimentos estejam no campo do indizível é interessante e sensível, válida, portanto, a leitura rápida.

Douglas Finger 25/07/2021

Leve como poesia
Leitura agradável e bela! Cartas com cara de encantadora poesia. Inacreditavel a sensibilidade de Rilke ao escrever essas cartas com diversos conselhos e reflexões sobre a vida, a morte, o amor, solidão e sofrimento.
Somente lamento por ser um livro tão curto, embora cheio de riqueza. Da vontade em morar em algumas dessas cartas. Leitura recomendada!
Henrique0 25/07/2021minha estante
Vou comprar

Douglas Finger 25/07/2021minha estante
Eu comprei e li no celular mesmo! Livro curto mas muito bonito

Alanna Fernandes 08/11/2021minha estante
??

bruno 28/02/2022

"O senhor é tão jovem, tem diante de si todo o começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira.
Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

eu eu 17/02/2022

gostei porém esperava mais, trata de vários assuntos mas principalmente sobre a solidão, as cartas são bem bonitas mas eu esperava que elas fossem me tocar mais.

Vinicius 24/01/2021

Ótima surpresa
Cheguei até a leitura através de uma citação no livro "O corpo guarda marcas" do psiquiatra Bessel van der Kolk. Me surpreenderam os paralelos entre os conselhos ao escritor iniciante e as ideias contidas nas filosofias orientais, sobretudo no Yoga. Livro para ser relido e degustado muitas vezes mais.

Mila 09/02/2024

É incrível o quanto esse livro conversou com a fase em que estou agora, saindo da escola e pensando no futuro. Foi uma leitura que me trouxe paz, eu amei todas as cartas e discussões, principalmente sobre o tema solidão que é muito explorado no livro.

Coruja 10/04/2011

Cartas a um jovem poeta cabe à perfeição na descrição “livro bem fino”. Sendo bastante sincera, costumo ter um pé atrás com livros muito finos como esse, mas a verdade é que ele te prende desde a primeira linha e no final das contas você quase deixa o médico te esperando até que você termine a próxima página.

Já conhecia Rilke de outras primaveras, mas procurei por esse específico livro após ler a resenha da Mi Müller no Bibliophile.

Apesar de ser um livro maravilhoso, no final das contas, não o recomendo para viagens e salas de espera do dentista em geral. Isso porque Rilke não é uma leitura supérflua. Apesar das poucas páginas, essa é uma obra que pede por um pouco de reflexão e um tanto de seriedade. É um livro que você leva para a vida.

Sabe aqueles livros que parecem que falam diretamente contigo? Que você diz “ei, esse sou eu!”? Que você lê uma vez, depois relê, daí um tempo lembra de uma passagem e lê de novo e a cada leitura ganha uma nova base de interpretação?

Esse é Cartas a um jovem poeta.

O que realmente me espantou ao ler esse volume, contudo, não foi todos os tópicos acima mencionados, mas... a simpatia, a familiaridade e a educação com que Rilke – que já era conhecido à época – rata seu correspondente. Faz você se perguntar que tipo de resposta receberia se escrevesse para escritores badalados de hoje em dia. Claro, se eles se dignassem a mandar resposta.

Bem, as coisas eram diferentes à época, Rilke provavelmente tinha mais tempo que até uma criança de terceira série hoje em dia. Ainda assim, desconfio que independentemente da época e das constrições de tempo, ele seria um daqueles raros casos que unem genialidade e humildade: um exemplo a ser seguido.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)