Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Mateus com h 25/06/2020

Olha só
eu não sou muito bom pra título de resenha. mas esse é um livro, mais um que irei retornar. Me atrevo a dizer que é leitura obrigatória para escritor. Muito bonito, simples e elegante, profundo e em certos pontos transcende.

Guilherme 15/06/2022

Extremamanente reflexivo. Fala nao so da escrita, mas também de aspirações: "voce morreria se nao pudesse mais fazer isso".

Fernanda 24/06/2022

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke
Este livro é uma troca de correspondências entre o escritor e um rapaz aspirante a poeta. O escritor famoso dá conselhos ao jovem nas cartas trocadas. Conselhos que servem para todos nós também. Gostei desse livro, meu primeiro contato com Rainer Maria Rilke.

lele 11/10/2023

Atemporal, que leitura linda. queria eu poder ter tido uma oportunidade de trocar cartas com o rilke.

liza! 08/03/2023

Ler cartas a um jovem poeta é sentir, bem no íntimo, a que ponto lhe pertence cada verso. A magnética personalidade de Rilke faz você se encantar com suas palavras e suas filosofias.
uma leitura bem rapidinha que vale cada segundo!

Amanda 13/09/2022

rory gilmore made me read
Li esse livro pro desafio da rory, gostei! tinha curiosidade de ler rilke por causa da emma (youtuber) e achei um livro bom. Quero ler mais coisas dele e talvez outra edição desse livro, vi que tem uma que tem as outras cartas.

https.marchi 19/11/2023

*?.??Cartas a um jovem poeta*?.??
Eu adorei a experiência de ler esse livro, foi uma leitura bem rápida, mesmo eu não estando acostumada a ler livros com essa escrita, que é em formato de cartas. Esse livro aborda temas como a solidão, o amor, ser artista e entre outras coisas que a maioria passa na vida. E pra mim, eu senti como se estivesse lendo conselhos.

Daniel1906 04/01/2024

Cartas a um Jovem Poeta
Rainer Maria Rilke foi um poeta e romancista austríaco (considerado o maior de sua época), já tendo se consolidado como grande autor, quando recebe cartas de um jovem estudante, Franz Xaver Kappus, que aspira ser poeta e lhe pede conselhos.
O livro em questão trata-se da coletânea de cartas que Rilke enviou como resposta as cartas de Kappus ao longo dos anos em que se corresponderam.
As mensagens de Rilke a Kappus são de uma sensibilidade e simplicidade incríveis.
Acabei de terminar o livro e estou realmente encantado pelas reflexões do Rilke. Recomendo demais!

Fabio Michelete 02/11/2011

Sutil - profundo
Não conheço Rilke como poeta. No entanto, é muito bonita a delicadeza com que coloca suas experiências e orientações a um jovem com quem se corresponde (uma motivação suspeita, mas platônica, se me permitem dividir a impressão). Dos trechos mais belos, fico com seu culto à solidão e ao sofrimento como aspectos inerentes à vida humana, contra os quais é inútil lutar - mas ao contrário, podem ser transmutados em algo bom, que favorece o crescimento e dá sabor à vida.

"Por isso, caro senhor, ame a sua solidão e suporte a dor que ela lhe causa com belos lamentos. Pois os que são próximos do senhor estão distantes, é o que diz, e isso mostra que o espaço começa a se ampliar à sua volta. Se o próximo está longe, esntão o que é distante vaga entre as estrelas, na imensidão".

Déborah 02/09/2022

Lindo!
O livro é composto por cartas que falam sobre a vida, repletas de conselhos e reflexões.

São textos muito sensíveis, que te fazem realmente refletir sobre diversos assuntos, dentre eles a solidão.

Uma única ressalva: aconselho a ler em um livro físico, pra fazer anotações e marcações. Eu li no Kindle e fiquei com muita vontade de ter o livro em mãos pra anotar algumas passagens.

No mais: belíssimo livro!
Beka 13/09/2022minha estante
Também li no kindle e já quero o físico ?

Helena 19/12/2021

Pequeno, simples e encantador!
"Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

Apollinea 05/12/2021

amor a própria melancolia
Esse livro foi muito surpreendente, compre ele por um acaso completo e fiquei encantada, é curto e mesmo assim não passa despercebido, fala muito sobre a tristeza e a arte de escrever como uma parte da vida e uma paixão a isso.

?Não busque respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas.?

Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície

vitória 17/01/2023

recomendo!
"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades de primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e a serenidade, sem preocupação alguma."

pietra m gonzalez 18/06/2020

argumentos caíram por terra
trata-se de um romance gay com ctz e quem discordar é homofóbico!!!
Maurisco 18/06/2020minha estante
ridicula

pietra m gonzalez 18/06/2020minha estante
homofobica

Bigu 05/09/2021minha estante
Eu pensei a mesma coisa kakkaksjd

pietra m gonzalez 05/09/2021minha estante
hahaha só não vê quem não quer!!

Henrique Fendrich 28/07/2022minha estante
hahaha, toda a filosofia do livro resumida a "um romance gay", pqp.