Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Fabio Michelete 02/11/2011

Sutil - profundo
Não conheço Rilke como poeta. No entanto, é muito bonita a delicadeza com que coloca suas experiências e orientações a um jovem com quem se corresponde (uma motivação suspeita, mas platônica, se me permitem dividir a impressão). Dos trechos mais belos, fico com seu culto à solidão e ao sofrimento como aspectos inerentes à vida humana, contra os quais é inútil lutar - mas ao contrário, podem ser transmutados em algo bom, que favorece o crescimento e dá sabor à vida.

"Por isso, caro senhor, ame a sua solidão e suporte a dor que ela lhe causa com belos lamentos. Pois os que são próximos do senhor estão distantes, é o que diz, e isso mostra que o espaço começa a se ampliar à sua volta. Se o próximo está longe, esntão o que é distante vaga entre as estrelas, na imensidão".

Suzana 19/08/2023

How I Learned to Stop Worrying and Love the Solitude
Que experiência engraçada esse livro: no mesmo dia em que terminei de ler Noites Brancas, um livro no qual o protagonista intensamente ensimesmado se sente condenado à solidão, a minha primeira impressão de Cartas a um Jovem Poeta é de que se tratava de uma celebração da solidão, achei muito irônico acontecer de ler livros tão diametralmente opostos em um mesmo dia.
Acontece que a medida em que eu progredia, comecei a perceber que o que Rilke faz não é uma romantização vazia da solidão, na verdade ele a encara como um fato inescapável, e do qual não devemos ser desesperados para escapar. Segundo Rilke, devemos ter paciência conosco quando estamos enfrentando a solidão, a tristeza e quaisquer dificuldades, nas palavras dele, não ficarmos ansiosos por respostas e conclusções, mas aprender a amar as perguntas.
Parece barato quando colocado dessa maneira, mas Rilke aconselha seu correspondente a tolerar as dificuldades como as oportunidades de crescimento que elas são, sem recriminações ao nosso eu do passado, que normalmente encaramos como o responsável pelos nossos infortúnios. Enfim, essa leitura não poderia vir em um momento mais apropriado.

Leninha 28/02/2022

chato
ai sinceramente, não entendo a fascinação, reflexões comuns, em sua maioria desinteressantes, conselhos que prestam a quem os pediu, não a quem quer ler boas cartas.

liza! 08/03/2023

Ler cartas a um jovem poeta é sentir, bem no íntimo, a que ponto lhe pertence cada verso. A magnética personalidade de Rilke faz você se encantar com suas palavras e suas filosofias.
uma leitura bem rapidinha que vale cada segundo!

Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície

Fernanda 24/06/2022

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke
Este livro é uma troca de correspondências entre o escritor e um rapaz aspirante a poeta. O escritor famoso dá conselhos ao jovem nas cartas trocadas. Conselhos que servem para todos nós também. Gostei desse livro, meu primeiro contato com Rainer Maria Rilke.

Anna 05/01/2023

A escrita do livro tem a gentileza de um professor conduzindo o seu pensamento, é muito caloroso e desperta uma curiosidade para a vida. Não se trata apenas de um livro sobre a potência da escrita e da criação artística, mas sim como a gente se relaciona com nós mesmos ? as nossas dores, a solidão, o amadurecimento ? e, consequentemente, com o amor do outro. A simplicidade e a ternura com que escreve sobre processo criativo, arte, solitude e crescimento foram um acolhimento, de forma que você nem percebe o fluir das páginas. Lindíssimo.
?Não somos capazes de dizer quem chegou, talvez nunca cheguemos a saber, mas vários sinais indicam que o futuro entra em nós dessa maneira, para se transformar em nós muito antes de acontecer?.

Leeh 06/01/2023

"Obras de arte são de uma solidão infinita"
"A maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou, e mais indizíveis do que todos os acontecimentos são as obras de arte, existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa, que passa."

Tentando participar do clube de leitura do @namjoonbookclub desse ano e essa foi a primeira leitura!

Fiquei feliz porque é realmente algo diferente do que costumo ler, e o Rilke me surpreendeu demais com suas cartas. Ele traz reflexões muito importantes e que fazem a gente querer reler as cartas algumas vezes pra pensar bastante.

"Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volta-se para si mesmo."

Apesar de não termos as cartas do outro lado, podemos ter uma ideia do conteúdo só com as respostas de Rilke, e é possível notar a melancolia, tristeza e vazio (vamos lá: depressão) do autor do lado de cá só pelas respostas. Mas mesmo assim, Rilke mantém sua paciência e dedicação, usando o máximo de suas palavras, mesmo sabendo que são tão limitadas, para ajudar seu colega a passar por esses momentos.

"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

"Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas."

"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estao sli como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e serenidade, sem preocupação alguma."

"Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

m.eduarda1 27/06/2023

Uma boa crise existencialista.
"Também a arte é apenas um modo de viver, e é possível se preparar para ela sem saber, vivendo de uma maneira ou de outra."

"Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação."

Este livro me causou ótimas sensações existencialistas, cumprindo com sua premissa da filosofia: a busca por respostas está contida em nós mesmos. Libertador.

Dora_Vr 29/12/2022

Maravilhoso!
Livro que com certeza irei reler. Pois a escrita, a sensibilidade das palavras é algo extraordinário.

Este livro veio na hora certa! Me disse tudo que eu precisava "escutar".

Antonio566 09/06/2023

Rilke escrevia de forma atemporal, deixando em suas cartas assuntos que nos fazemd refletir sobre a vida, nossos comportamentos e pensamentos atuais, trazendo ensinamentos que nos servem em qualquer idade/fase da nossa vida; assuntos que envolvem tanto o lado artístico quanto o lado mais reflexivo, tratando da arte, da solidão, a vida e a escrita, temas que puderam acrescentar novas formas de pensar no meu processo de articular ideias e de escrever. Um livro que super recomendo e quero poder deixa-lo sempre por perto, relendo as passagens que grifei e buscando sempre crescer nesse processo da vida.

Letícia 12/09/2021

Incrível
Vi um trecho desse livro no Pinterest e me deu uma vontade imensa de ler ele. O trecho em questão é este:

"Pois, no fundo, e justamente quanto aos assuntos mais profundos e mais importantes, estamos indizivelmente sozinhos"

Não imaginava que esse livro me tocaria de maneira tão intensa. Com toda certeza eu irei reler ele em breve.

Bersot 10/08/2023

Há beleza na solidão
Que livrinho bom hein. Fui ler achando que ia encontrar apenas uma série de conselhos sobre escrita (o que eu encontrei), mas me surpreendi ao ver o autor das cartas dissertando sobre temas tão presentes na vida de tantas pessoas, inclusive na minha. Solidão, amor, vida, morte, arte, tristeza, incerteza e mudanças são temas recorrentes nas cartas de Rilke. Um livro que eu irei revisitar muitas vezes futuramente, existem muitas coisas que eu preciso absorver sobre ele ainda. Recomendadíssimo.

"Assim como, por muito tempo, os homens se enganaram a respeito do movimento do sol, eles ainda se enganam quanto ao movimento do porvir."

Ludmila 03/04/2022

Ótimos conselhos. Apesar do periodo em que foi escrito, a maioria envelheceu superbem. Parece minha terapeuta falando...rs...

Ophelia.0 27/09/2023

Lindo. Sensível. Reconfortante.
?Rilke dá sentido à selvageria de espírito em que estou vivendo. Seu livro é um mundo no qual entro e me descubro. Ele me diz que tudo de terrível é realmente algo indefeso que deseja a nossa ajuda. Leio ?Cartas para um jovem poeta? várias vezes. Estou me afogando e essa é a jangada que me leva em segurança até a margem?. (Bell Hooks, 1996)