Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Rauany 10/01/2023

Esse foi o primeiro livro do clube de leitura do Namjoon, é o meu primeiro contato com esse escritor, achei bastante interessante, os assuntos abordados foram dispostos de uma maneira interessante para se refletir. Pretendo reler futuramente e buscar mais obras dele.
Ps: não estou falando muito sobre o livro pois ainda não aconteceu o debate em grupo e não quero dar spoiler para as outras pessoas.
Flavii0 11/01/2023minha estante
Estou lendo para o NBC tbm, estou gostando bastante da leitura também. O Namjoon ARRASA com indicação, né? Eu já li alguns da lista dele e não desgostei de nenhum até agora.

Rauany 12/01/2023minha estante
Sim!!! Esse livro é bem legal e ele indica só livro bom

Washington 30/08/2020

Um livro curto, mas de grande reflexão.
O Livro trata de cartas enviadas pelo escritor Rilke para um homem começando na vida de poeta. Rilke dá conselhos sempre falando a verdade nua e crua, e aborda muito a questão da solidão.
Leitura excelente.

Bersot 10/08/2023

Há beleza na solidão
Que livrinho bom hein. Fui ler achando que ia encontrar apenas uma série de conselhos sobre escrita (o que eu encontrei), mas me surpreendi ao ver o autor das cartas dissertando sobre temas tão presentes na vida de tantas pessoas, inclusive na minha. Solidão, amor, vida, morte, arte, tristeza, incerteza e mudanças são temas recorrentes nas cartas de Rilke. Um livro que eu irei revisitar muitas vezes futuramente, existem muitas coisas que eu preciso absorver sobre ele ainda. Recomendadíssimo.

"Assim como, por muito tempo, os homens se enganaram a respeito do movimento do sol, eles ainda se enganam quanto ao movimento do porvir."

Renata.Bertagnoni 09/03/2024

Leitura muito rápida por se tratar de cartas mas de uma riqueza e sensibilidade que não podem deixar de serem lidas. Grandes dicas para próximas leituras e muita reflexão de um poeta para uma nova geração de poetas.

jsilveira 17/02/2024

Que livro maravilhoso!
Só peca um pouco na tradução do poema que encerra o livro. Mantém a essência mas perde-se muito em relação ao tempo e rima.

Dora_Vr 29/12/2022

Maravilhoso!
Livro que com certeza irei reler. Pois a escrita, a sensibilidade das palavras é algo extraordinário.

Este livro veio na hora certa! Me disse tudo que eu precisava "escutar".

Ludmila 03/04/2022

Ótimos conselhos. Apesar do periodo em que foi escrito, a maioria envelheceu superbem. Parece minha terapeuta falando...rs...

Ophelia.0 27/09/2023

Lindo. Sensível. Reconfortante.
?Rilke dá sentido à selvageria de espírito em que estou vivendo. Seu livro é um mundo no qual entro e me descubro. Ele me diz que tudo de terrível é realmente algo indefeso que deseja a nossa ajuda. Leio ?Cartas para um jovem poeta? várias vezes. Estou me afogando e essa é a jangada que me leva em segurança até a margem?. (Bell Hooks, 1996)

djoni moraes 16/10/2020

Pequeno grande livro
Não tenho muito que falar sobre o que achei dessa leitura incrível. Gosto muito da obra do Rilke, e sempre tive interesse de ler este pequenino. Tive a oportunidade de lê-lo numa sentada só.

Nestas cartas, Rilke encoraja o leitor (no caso, Franz Kappus, mas que poderia muito ser eu e você) a encarar a solidão como um impulso criativo. Com certeza são palavras às quais recorrerei quando precisar de um "empurrãozinho".

Antonio566 09/06/2023

Rilke escrevia de forma atemporal, deixando em suas cartas assuntos que nos fazemd refletir sobre a vida, nossos comportamentos e pensamentos atuais, trazendo ensinamentos que nos servem em qualquer idade/fase da nossa vida; assuntos que envolvem tanto o lado artístico quanto o lado mais reflexivo, tratando da arte, da solidão, a vida e a escrita, temas que puderam acrescentar novas formas de pensar no meu processo de articular ideias e de escrever. Um livro que super recomendo e quero poder deixa-lo sempre por perto, relendo as passagens que grifei e buscando sempre crescer nesse processo da vida.

Fernandes83 20/06/2023

Momento ruim, só pode
Eu acredito que não tenha sido um bom momento para essa leitura ou que não seja o tipo de livro que funcione comigo. O livro traz reflexões incríveis, maduras, mas não funcionou para prender minha atenção, foi bem difícil de manter minha leitura e tive que reler algumas páginas mais de uma vez para que de fato, eu absorvesse o que estava escrito. Enfim, essa experiência não foi muito boa, embora esse livro estivesse há anos na minha lista e talvez, esse formato de livro ( troca de cartas) também não parece funcionar muito bem comigo. Espero que possa reler em um momento mais oportuno!

Jean Menezes 24/03/2023

Acho lindo que Rilke tenha tirado seu tempo pra realmente responder às cartas que o rapaz lhe enviava. Suas respostas nunca são sem sentimento ou consideração. Há nesse livro muitas lições valiosas. Com certeza vale a leitura.

m.eduarda1 27/06/2023

Uma boa crise existencialista.
"Também a arte é apenas um modo de viver, e é possível se preparar para ela sem saber, vivendo de uma maneira ou de outra."

"Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação."

Este livro me causou ótimas sensações existencialistas, cumprindo com sua premissa da filosofia: a busca por respostas está contida em nós mesmos. Libertador.

victoria.maria 09/03/2023

Queria muito saber o que falar desse, mas queria ainda mais que ele tivesse me afetado o tanto que eu imaginei que faria. não é um livro ruim, infelizmente li pausadamente (apesar de ser pequenino) e em alguns momentos me desconectei das reflexões, mas gostei muito, sinto que tem quase um vovô me aconselhando em alguma varanda com redes e rodeada de plantinhas
jo4nax 09/03/2023minha estante
?????

Anniye 05/04/2023

Curitiba, 5 de abril de 2023
Decidi fazer a resenha dessa obra incrível como se fosse uma carta (acredito que se encaixa no tema do livro), tenho que começar me desculpando, já que não consigo achar outras palavras além de incrível e extraordinário para descrever esse livro.
Gostaria de poder escrever com muitos detalhes o que pensei enquanto lia, mas não acho que consigo, esse livro precisa ser lido para aí sim ser entendido, não posso fazer uma crítica ao livro, pois depois de ler comecei a acreditar que arte e crítica não foram feitas para andar juntas..
Encorajo a você que ler essa resenha (se é que alguém vai ler) que pegue esse livro e apenas leia, tire suas próprias conclusões, leia sem pressa, realmente tomando aquelas palavras como uma reflexão e depois escreva uma resenha (quem sabe vai conseguir se expressar melhor que eu kkkk)
Eu adorei esse livro e ele se tornou um dos meus preferidos, a forma em que o Rilke descreve a solidão, a tristeza, o amor e a vida em si é linda de ler e linda de pensar sobre.
Da sua,
Júlia' Anne.