Memória Iván Izquierdo

Resenhas - Memória

Leandro253 28/02/2024

Para quem trabalha e/ou deseja estudar a neurociência, Ivan Izquierdo é leitura obrigatória.

Um ótimo livro para compreender as bases neurais da formação da memória, tipos de memória e curiosidades. Sempre com linguagem simples, apesar da gigantesca riqueza de detalhes.

Diefso 25/02/2024

Memória.
Um livro de certa forma complexo, necessita de um breve entendimento do tema e uma boa noção sobre neurociência.

Entretanto, completo em explicação e exemplos a cerca da criação e o comportamento da memória a partir da neurociência.

Hipérbole de mim 07/02/2024

Memória - Ivan I: É bom para o público em geral?
Como estudante de Medicina, pesquisadora e amante da Neurociência eu gostei da leitura de Memória. Entretanto, acho a adoção de linguagem não cabe ao público em geral, principalmente pelo uso de termos específicos. A organização do livro parece mais a dissolução de uma série de revisões da leitura de artigos em capítulos e para o público acadêmico.

O uso dos termos e a organização das ideias em alguns momentos torna confusa a conclusão até mesmo para alguns acadêmicos incipientes no assunto.

Entretanto, as informações abordadas no livro são importantes e relevantes, achei uma boa leitura especialmente do capítulo que aborda sobre consolidação das memórias, mas confesso que esperava algo mais como os livros de Antônio Damásio.

Indico a pessoas que já tenham base do conteúdo

Frasson 12/10/2023

Leitura desafiadora, conteúdo técnico e complexo. Mas me ajudou muito e entender melhor sobre o tema.

Sarah 15/07/2023

Muito bom tanto como leitura técnica como leiga, amei muito e achei bem esclarecedor, usei inclusive como referência pra trabalhos

Renata1004 25/03/2023

Memória
?Somos aquilo que recordamos e também somos o que resolvemos esquecer!?

Esse livro me ajudou muito, no meu mestrado, estou pesquisando sobre memória e cognição.

Luanna.Jessie 31/07/2022

Muito bom.
Sensacional, comecei a ler por indicação. Como eu já havia estudado neuro na graduação, a leitura em boa parte foi de fácil compreensão (com exceção da parte bioquímica ?). Para quem gosta dessa área super recomendo.

"[...]O homem comum do início do século XXI, rico ou pobre, imerso em um mundo que mal consegue compreender, se é que consegue, não faz diferente. Sem suas memórias, não seria ninguém; e sem chamá-las, evocá-las e misturá-las ou falsificá-las, não poderia viver."

Leandro.Dolensi 25/05/2022

Um livro denso
O livro é curto, porém muito denso. Extremamente rico em informações sobre o funcionamento da memória. Muito útil para entender sobre si mesmo, afinal, somos nossas memórias.

Vitória Gomes 31/08/2021

Memória para a neurociência
Estudo memória e queria entender do ponto de vista da neurociência como se dá os processos que envolvem a memória e o esquecimento e o livro aborda o tema com complexidade razoável. Pra quem não é da área vai precisar fazer algumas pesquisas para entender melhor alguns termos, mas no geral é um livro possível de ler independente da área de estudo.

Laiana Silveira 12/08/2021

Para quem gosta de estudar tudo sobre as memórias, esse é um livro bem técnico. Diferente de outros autores da área da memória que seguem um caminho social ou abstrato, Izquierdo trabalha com dados dos seus estudos de neurociência!

Lamento tanto o covid ter levado ele :(

Ju Nancy 25/05/2021

Memória
Esse livro fala da formação da memória de uma maneira bem acadêmica e fala de algumas aplicações, como o funcionamento da memória nas doenças neurológicas. Tive que ler por causa de uma aula, mas até que não foi tão ruim.

Cid Espínola 12/09/2017

Afinal, o que é a memória?
Belo livro de Izquierdo. E sobre um tema fascinante que, paradoxalmente, tem poucas obras sérias disponíveis.

O pesquisador da PUC-RS nos apresenta um panorama do conhecimento acerca da memória. Destaco os capítulos conceituais e que rebatem mitos, como o famoso "usamos somente 10% do cérebro". Não me agradaram as partes que descrevem as vias fisiológicas neuronais. Todavia, recomendo a obra para todos os interessados no assunto.

Finalizo com uma pertinente recomendação do autor: a leitura é a atividade que mais estimula a memória (página 118).