O Aleph

O Aleph Jorge Luis Borges

Resenhas - O Aleph

IGuittis 01/04/2024

Eu já havia lido o Ficções dele e sabia que a literatura de Borges é complicada de se entender. Mas essa coletânea de contos eu achei bem mais complicada que a Ficções.
A escrita dele é muito boa, não há nem discussão nisso, mas tem muita referência a muitas coisas das quais, pelo menos eu, não tenho a mínima noção, o que torna toda a experiência muito mais difícil.

Alek 30/03/2024

Clássico fora da curva
Posso dizer tranquilamente que o Aleph agora figura entre meus livros favoritos. A maneira como Borges usa e abusa de metalinguagem pra afrouxar as leis do universo me deixaram extremamente curioso para ler mais dele.

Não à toa Borges é considerado um dos maiores autores da língua espanhola. Como dito na descrição da obra, é realmente uma tarefa impossível colocar em termos exatos o conteúdo do Aleph. É algo que deve ser lido, interpretado por cada um, e discutido. O melhor que consigo dizer é que este livro vai fascinar aqueles que gostam de obras "fantásticas", ao pé da letra, algo completamente fora de realidades e convenções.

Admito que em partes, seja pela linguagem rebuscada ou pelo absurdo próprio de cada conto, me peguei tendo que pensar um pouco demais pra extrair algo dali.

Assim, recomendo MUITO que assistam no YouTube os vídeos "Lendo o Aleph", da Aline Aimee, na ordem e da maneira que preferirem, porque além de interpretações sensacionais, ela traz pra a gente todas as referências eruditas que o Borges insere em seus contos, e explica a finalidade de cada mensagem no "cosmos" da obra dele.

Mel 09/03/2024

Meu 1° Borges
Confesso que inicialmente não me parecia o tipo de leitura agradável? e não é mesmo! Trata-se de textos densos, que demandam conhecimentos gerais amplos e capacidade de interpretação aguçada. Porém foi extremamente satisfatório descobrir Borges!

Maria17661 03/03/2024

Uma leitura cansativa
Infinitos contos que parecem que nunca chegam ao fim.

Consegui retirar lições de uma história ou outra mas definitivamente Borges não é para mim. Pode ser que pra você funcione, é sempre bom tiramos a nossa própria conclusão, mas fique avisado: esse livro vai te fazer duvidar de muita coisa, principalmente a sua capacidade de interpretação.

Priscila 11/02/2024

Difícil!
Um dos livros mais difíceis que já li. A maior parte do livro, eu não consegui compreender ?
Merece muito uma releitura!

Vanessa1073 10/02/2024

O livro é bom, mas não funcionou para mim. Talvez Borges seja genial demais para essa fase da minha vida KKKKK futuramente pretendo reler porque não entendi a maioria dos contos. Mas para um primeiro contato com o autor, valeu a experiência.

Maria16417 04/02/2024

Leitura desafiadora
O livro foi uma grande novidade pra mim. Ele é composto por vários contos, cada um com uma história diferente. Não entendi a maioria, me perdi um pouco no raciocínio e tive que reler algumas vezes kkkkk

Infelizmente, não funcionou comigo. Todavia, quero fazer a releitura em breve, com calma e estudando sobre cada conto.

Lais.Souza 04/02/2024

Definitivamente um dos melhores livros que já li, mas em compensação um dos mais difíceis. A dificuldade não está no livro em si, mas em acompanhar o raciocínio de Borges, que é repleto de referências mundiais e de todos os tempos. Você acaba se vendo num furacão de informações.

A identidade do ser é algo presente em quase todos os contos. O jogo de duplo, de antônimos que acabam sendo sinônimos também é perceptível

Meus contos favoritos foram
História do guerreiro e da cativa
Emma Zunz
O imortal
O zahir

Lucas Alves 02/02/2024

Jorge Luís Borges e o Aleph
Jorge Luis Borges, um escritor que é conhecido pela complexidade em suas obras, onde uma delas se não me engano, a mais conhecida se intitula ?O Aleph?. Antes de falar da minha primeira experiência com o autor, gostaria de deixar uma frase que encontrei na sua biografia. ?Sempre cheguei às coisas depois de encontrá-las nos livros?. Por que destaco essa frase? Porque fica muito evidente em sua obra a sua construção literária e o todo o seu conhecimento de diversas culturas. Em ?O Aleph? um livro que retrata vários contos com temática voltada para o fantástico. Borges nos encanta com várias citações fictícias e reais, como também vários conhecimentos que domina da literatura universal. Talvez daí pode surgir a complexidade que muitos identificam na sua obra.

O livro possui 17 contos, onde destaco alguns que merecem uma menção honrosa: o imortal; emma zunz; a casa de Astérion; deustsches requiem; a busca de averróis; o zahir; a escrita de deus; aben hakam, o bokari, o morto em seu labirinto; a espera; o aleph. Friso esses contos pois acabei pensando neles mais de um dia. Alguns ainda relembro e questiono até esse momento. O que buscamos em uma leitura? No meu caso histórias que podem me marcar e me levar a reflexão, esse é o meu objetivo com um livro. Borges tem sim suas complexidades, em muitos momentos me vi tendo que recorrer a texto de apoio e vídeos para auxiliar o entendimento da leitura. Acredito que em alguns contos a intenção me pareceu mais enfeitar do que realmente facilitar a história. Mas no positivo o que mais pude identificar é a construção que me pareceu no conhecimento leigo muito amarrada. O conto não se perde, a ideia inicial se mantém durante a construção e você consegue entender (com um certo trabalho) a mensagem que o autor gostaria de passar.

Pontos legais que você pode aprender com a leitura de o aleph:

??Citações da literatura universal

??Conhecimentos de diversas culturas

??Palavras novas

??Um mundo dentro de um conto

Tiago 31/01/2024

Borges é o mestre dos contos
Quando lemos algumas resenhas sobre este e outros livros de Borges, costumamos encontrar muitos comentários destacando a dificuldade da leitura.

De fato, Borges faz uso de uma infinidade de referências históricas, míticas, literárias e filosóficas. Mas, para mim, a chave da leitura de sua obra não está aí.

Ler Borges não se trata de decifrar todas as referências e nomes como num enigma. Entendo seus contos como metáforas sobre temas que nos tocam, como a vida, a morte, a finitude, a alma.

Assim, vale mais a pena se entregar a uma leitura atenta e saborear a linguagem utilizada do que ficar preocupado em pesquisar cada referência que aparece. Se deixe levar e curta a obra desse mestre dos contos que foi Borges.

Kaka 31/01/2024

O que dizer deste livro....
.... Não sei. Livro 1 do Clube de leitura da Tatiana Feltrim, foi uma ótima escolha, saiu da zona de conforto e pôs a prova "meus" conhecimento. No conjunto da obra gostei e relerei novamente ainda este ano (livro curto). Leitura desafio. Gostei.

Larissa.Vieira 30/01/2024

Contos preferidos:
O Aleph
Emma Zunz
O Zahir
Os teólogos
O homem no Umbral

Me falta mais conhecimento enciclopédico pra apreciar com clareza a escrita borgeana. Merece releitura ?

Nathy 29/01/2024

Um universo à parte
Ao começar este livro, não tinha ideia do que encontraria. Jorge Luiz Borges é um autor famoso, mas eu nunca tinha lido nada escrito por ele. O início foi difícil, pela linguagem diferente, palavras desconhecidas e referências não acessadas por mim anteriormente. Com o passar da leitura, me habituei ao jeito do autor. Gostei de alguns contos mais que de outros e acho que posso pensar em me aventurar por outro de seus livros no futuro.

Leiliane R. Falcão 28/01/2024

Primeira leitura de 2024
Terminei o Aleph hoje. Gostei muito da leitura, muito mesmo. Este foi meu terceiro livro do Borges, então acredito que o contato prévio tornou a leitura mais prazerosa. Meus contos favoritos foram O Imortal (li três vezes, virou um dos meus contos favoritos da vida), Emma Zunz, Deutsches Requiem e o Aleph. Os vídeos da Aline Aimee e o conteúdo da Tati Feltrin na Hotmart me ajudaram a compreender os contos com mais profundidade, além do contexto histórico que o Borges viveu (sempre me perguntei pq ele nunca havia ganhado um nobel...). Para finalizar, agora estou lendo Por que ler Borges. Mas não tem jeito, meu Borges favorito ainda é o Livro de Areia, que pretendo aproveitar o fôlego e reler em 2024.

Cdmm 26/01/2024

Suplício
Culpo o meu parco repertório essa leitura ter sido árdua, cansativa, excruciante. O autor consegue complicar de formas mirabolantes com milhões de referências, charadas, "easter eggs" temas filosóficos que circundam a mente do ser humano por todo o sempre
O tempo, infinito, lembrança, imortalidade.... valeu a pena pra saber como é a mente de uma pessoa muito, mas muito mais inteligente e letrada do que eu.?