Gregor e a Profecia de Sangue

Gregor e a Profecia de Sangue Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e a Profecia de Sangue

Deborah Pimentel 12/02/2023

Eu estava aguardando o momento em que a Sra. Cormaci seria envolvida na história, o clima de suspense ficou ainda maior. Essa saga tem se mostrado incrível, mantendo a qualidade ao longo dos livros, ainda bem!

Barbara 03/01/2022

Suzanne sempre surpreende
que livro bom, nossa eu já vou começar assim, envolvente até a última frase, e na mesma proporção é um livro doloroso, com muita ação.

gregor está de volta ao subterrâneo, com uma nova profecia pesando sobre suas costas, o garoto agora vive com a profecia de sangue, que fala sobre uma praga que que exterminaria todos aqueles de sangue quente, os mamíferos, e para passar por ela, ele deve achar a cura para a praga. O garoto sai novamente em missão, com a irmã, e mais alguns companheiros de viagem inusitados.

de um jeito muito Suzanne Collins, esse livro é doloroso, porque entremeio a toda fantasia do subterrâneo, existem muitas críticas a nossa realidade, mortes inesperadas e batalhas que te deixam a flor da pele. Mesmo sendo um infanto-juvenil, a autora não poupa ninguém da dureza. Gregor amadurece mais como guerreiro, mesmo sendo apenas um menino de 11 anos.

Pra finalizar, alguém chama o concelho tutelar pra cuidar desse menino, é só uma criança cara.
Felipe 20/07/2022minha estante
acho que esse foi o livro que mais me surpreendeu

Jonas 04/06/2021

Gregor enfrenta mais uma profecia. Uma nova aventura se desenrola. Perdas e encontros inesperados ocorrem neste novo volume.

Yoshida 09/12/2020

Ainda melhor...
Ainda me surpreendo com essa saga. A cada livro, a cada nova profecia, a sensação é a mesma. É tudo simplesmente magnífico. E nada de fato parece ser o que é, e o pobre leitor só descobre ao final. Tivemos novos personagens, e alguns antigos. O sofrimento ao me ver foi ainda maior. Agora toda vez que início um novo livro, estou preparada para o pior. Mas esse, em especial, fez com que eu ficasse tensa em vários momentos. O ambiente ainda mais hostil que todos os outros. A beleza caminhando ao lado da estranheza. Traições novamente. Dentre outras coisas.

1usuario 21/04/2020

O QUE?????
Me arrependi totalmente de não ter lido esse livros antes. O melhor de todos até agora com certeza! Meu amor pelos personagens só cresceu, e quando achei que tinha decifrado a profecia...ah mas como estava enganada. Foi um golpe só esse livro. Várias emoções, surpresa,raiva, tristeza (Sério, por que os autores fazem isso), e muita identificação. Não tem como odiar Gregor (Tá, só as vezes), ele só com 11 anos consegue ter essa mente tão magnifica, tentando resolver as coisas da melhor forma possível e sempre pensando no bem da família e daqueles que amam. Sei que para muitos pode parecer algo irreal para uma atitude de uma criança mas conheço pessoas mais novas que o personagem que tem uma vida difícil, cheia de complicações que por causa delas adotaram atitudes mais maduras pra idade. Acho que a situação em que vivemos as vezes exigem isso, é ruim mas é a realidade.
E esse livros, poxa. Ele consegue reunir tudo isso. Como uma guerra pode destruir não só um reino mas famílias, relacionamentos, o ambiente a sua volta, a sua forma de pensar.Nunca imaginei que um livro de fantasia fosse mostrar isso de uma forma tão incrível e pura ( Realmente Suzanne voce me surpreendeu), acho que todos esses sentimentos se misturam quando você se colocada totalmente dentro do livro. É uma sensação tão boa que ele já se torna o seu favorito de imediato, não somente pela história em si mas o que ele te ensina o que ele te faz sentir. Espero sentir o mesmo com os seguintes porque com certeza esse não devia ter acabado assim!!!!
Mica 15/08/2021minha estante
Muitaaaaaaaaas emoções kkkkkk, amei a resenha ??

1usuario 15/08/2021minha estante
Grata kkk gostou do livro também? Vontade de ler de novo...

Se eu gostei? Eu ameiii! Só não ganhou do 4° pra mim foi o melhor dessa série

1usuario 15/08/2021minha estante
Para mim o melhor foi o terceiro mesmo mas a série toda é muito boa

Verdade

Diêgo Bravo 29/01/2018

Mais um final surpreendente
Assim como os demais livro da saga, Gregor e a profecia de sangue é encantador. O livro de aventura (com muita aventura) nos envolve e nos prende no submundo. E como nos outros livros os últimos capítulos nos surpreende, por resolver todos os problemas, profecias e ainda ter acontecimentos que me fizeram ficar com os olhos arregalados, boca em formato de "O" e os braços pendendo estendidos ao lado do corpo exatamente como Bruno de "O menino de pijama listrado"!

Bela Lima 04/12/2017

Gregor sabe que será necessário para o Subterrâneo novamente. Pouco antes de sair de lá, Nerissa, a nova Rainha regaliana (relembrando que Luxa está desaparecida), lhe entregou um pergaminho contendo uma profecia para ele refletir, mas não é uma profecia qualquer, não é uma profecia que já foi realizada, não é a Profecia da Perdição como ele esperava, mas a Profecia de Sangue, é a profecia que prevê uma doença que exterminará todos de sangue quente.

Até agora há três casos.

Ares é um deles.

E então a mãe de Gregor vira a quarta.

"-Você precisa descer de volta para aquele lugar - afirmou ela (avó). Não era uma pergunta.
-Estou em mais uma profecia, vó - explicou Gregor.
-Então você precisa ir. Você pode até tentar fugir, mas a profecia sempre o encontrará, de alguma forma - disse a avó.
-É assim que parece funcionar - concordou ele."

Recusando-se a deixar seu filho e sua bebê descerem sozinhos para aquele lugar horrível, que acreditam que Gregor é o Guerreiro, Grace, a mãe deles, só concorda depois de ter sua família ameaçada por ratos da superfície. E porque vai junto. E porque Ripred disse que eles só precisam ir, apenas isso (claro que ele nunca mentiria sobre isso). E então ela é infectada.

Partindo numa missão para salvar seus amigos (Ares, Howard e Andrômeda) e sua mãe (A Mãe da Nossa Luz e Oh, A Muito Terrível Esmagadora), Gregor se vê... num novo local desconhecido, enfrentando novos perigos, com novos companheiros de viagens - não completamente novos, temos Ripred, Boots e Temp - só que em vez de impedir uma guerra entre humanos e ratos, ele está tentando encontrar a cura para uma doença que afeta ambas raças. Humanos e ratos precisam se juntarem se quiserem sobreviver.

"Do sangue quente agora a morte deriva
Vai roubar do seu corpo a vida,
marcar a pele e selar a tina.
O Subterrâneo virará uma tina.

O Guerreiro da Superfície ouvirá o clamor
E virá, se em seu coração ainda houver amor.
Tragam a princesa, ou conheçam o desespero,
Rastejantes só virão seguindo seu apelo.

Uma única vinha vão formar.

Aqueles cujo sangue é quente e vermelho
Devem se unir e buscar o ponto curadeiro.
No berço a cura vão encontrar
Para aquilo que faz o sangue matar.

Uma única vinha vão formar.

Roedor, humano, deixem de lado
O velho ódio que reside inflamado.
Se as chamas da seguirem em frente
No Subterrâneo morrerão todos de sangue quente.

Remédio e erro ao se entrelaçar,
Uma única vinha vão formar."

Claro que a profecia nunca acaba como esperamos - quando acontece como queremos? E Gregor se ver mais uma vez no meio de algo que nem imaginava e... pela primeira vez, eu me lembrei que ele é apenas uma criança. Aqui não é uma história de Percy Jackson ou Harry Potter, onde cada livro passa um ano depois do anterior. Pode não parecer tão ruim, mas Gregor tem 11 anos (ONZE ANOS!) e é... é simplesmente revoltante como uma criança dessa idade seja encarregada de tantas coisas, como adultos colocam tanto peso nos ombros dela, como ele tem que salvá-las vez após vez de algo que eles mesmos procuram.

"-O que você pode aqui que não pode fazer lá?
-Aqui eu posso não fazer o mal - respondeu Hamnet. - Aqui eu não faço mais o mal."

Qual é a minha série favorita? Uma delas é As Crônicas do Subterrâneo. Cara, isso é simplesmente incrível. São temas sérios para crianças, talvez não tenham tanto enfoque como acontece em Jogos Vorazes, mas está lá, te faz refletir. E te faz pensar a cada instante que humanos são simplesmente horríveis. Simplesmente. E essa série é uma maravilha.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/12/resenha-gregor-e-profecia-de-sangue-as.html

Marilia.Silva 08/01/2016

Desafio Literario Skoob 2016 - Janeiro - Gregor e a Profecia do Sangue
Gregor e a profecia do sangue – resenha

Para o mês de janeiro de 2016, tema fantasia, do Desafio Literario Skoob 2016, escolhi ler o 3º volume da serie de fantasia infantojuvenil ''Crônicas do Subterrâneo'', intitulado ''Gregor e a Profecia do Sangue'', da autora Suzanne Collins, que já estava na minha prateleira fazia uns 2 anos.
Essa coleção de 5 livros não é tão famosa no Brasil, e foi escrita pela mesma autora de ''Jogos Vorazes'', porém em anos anteriores a essa trilogia mais famosa.
A historia envolve o menino Gregor, que no início dos livros tem 10 anos de idade, e que mora na cidade de Nova York juntamente com a mãe, avó e suas duas irmãs. O menino, devido a certas circunstancias, acaba indo parar no subterrâneo da cidade juntamente com sua irmãzinha Boots, onde se depara com um mundo diferente, onde ratos, insetos, e outros animais falam, e onde há uma guerra entre os ratos e os humanos que habitam o subterrâneo. Gregor é encarado como o guerreiro citado pelas profecias escritas a muitos anos pelo profeta Bartholomew Sandwich na cidade Regalia (cidade de humanos do subterrâneo) que o levaria a salvar os habitantes do local.
Essa é a premissa básica das Crônicas, sendo que os dois livros anteriores da série são ''Gregor e o guerreiro da superficie'' e ''Gregor e a Segunda Profecia''.
No terceiro livro da série há uma fórmula básica que se repete dos anteriores, com uma nova profecia e Gregor tendo que voltar ao mundo subterrâneo diante de uma situação inesperada que ocorre. Há personagens novos, e também descobrimos as consequências que advieram de ações que ocorreram nos dois livros anteriores. Não quero me estender ou detalhar demais na trama, já que seria estragar a história que se desenvolve na série.
Essencialmente esse é um livro de fantasia que não acrescenta nada de novo ou surpreendente no gênero. Tem vários clichés e situações previsíveis, como a premissa básica do menino criança/adolescente comum escolhido para salvar a todos, embora não queira a missão nem tenha nada supostamente de especial que justifique sua escolha.
Mas apesar de não ser inovador, na minha opinião é um bom livro infanto-juvenil, de leitura rápida, e com doses de humor bem bacanas e na medida.
Há vários elementos desse livro que me lembram ''Jogos Vorazes'', inserindo tópicos como guerra, disputa territorial, genocídio, e outros temas mais pesados. Todavia tudo isso é apresentado sem desenvolvimento maior pela autora quanto as consequencias politicas ou mesmo humanas que esses eventos poderiam ocasionar. Entendo que a inserção desses temas é um estilo da autora, que não tem medo de apresentar a um publico mais jovem situações díficies e de maiores repercussões. Porém, como disse, a autora não deixa o livro pender muito nesses temas mais sérios, se focando na jornada que está ocorrendo, acredito que tendo em vista o público alvo ser mais jovem que o da trilogia ‘’Jogos Vorazes’’. Além disso, para minha alegria, não há qualquer conflito romantico tipico de livros YA.
No geral acho esse terceiro volume das ''Crônicas Subterrâneas'' bastante divertido, um livro tranquilo de se ler por puro entretenimento, e que tem um grande gancho para o 4º volume, que deixa o leitor agoniado (pelo menos eu estou) para saber o que ocorre no próximo volume da série.

Karina 25/10/2013

Gregor e a Profecia de Sangue - As Crônicas do Subterrâneo - Volume 3
Mais uma vez iremos viver aventuras ao lado de Gregor e sua turma, e claro nos divertir com as peripécias e gracinhas da incrível, majestosa e lindíssima Boots. Devo dizer aqui, que dentre todos os personagens descritos pela autora nessa maravilhosa saga, Boots é a que mais me encantou e sem dúvidas, ela que dá luz a história.
Gregor E a Profecia de sangue, é o terceiro volume da saga. Onde segredos são revelados e onde descobrimos que na verdade, ninguém é confiável.
Nas duas primeiras idas ao subterrâneo, Gregor caiu sem esperar. No local ele fez amigos, pessoas que estarão para sempre em seu coração. Mas agora, a terceira vez em que ele e Boots são obrigados a voltar para as profundezas, o garoto já esperava por isso.
A Profecia de Sangue vem com o intuito de eliminar todos os seres de sangue-quente do subterrâneo. A única esperança dos habitantes é um guerreiro com força e coragem para ir atrás de uma cura.
Como sabemos, desde o primeiro livro, Gregor foi apontado como guerreiro, um habitante da superfície que nasceu para reinar no subterrâneo. Quando ele e sua irmã mais nova, Boots, caíram pela primeira vez, eles descobriram que seu pai estava ali. O pai dos garotos era um prisioneiro dos roedores, os ratos gigantes. E a primeira profecia girou em torno de salvar o homem e provar que Gregor, era muito mais do que um simples garoto.

Na segunda profecia, como também já comentamos aqui no blog Casa de Livro. Gregor foi designado a matar Bane um filhote de roedor que estava sendo programado para executar o mal.
A Profecia de Sangue, no entanto, é muito mais pessoal e muito mais dolorosa para Gregor.
Quando o garoto desceu pela terceira vez ao subterrâneo, ele achava que estava sendo chamado apenas para participar de uma reunião. A mãe do garoto fica desorientada e não aceita que ele e Boots volte ao lugar sozinhos, ou seja, ela desce junto aos filhos, até o subterrâneo.
Será que Sandwich já esperava por isso?
Uma peste se originou no subterrâneo. Uma doença que vem afetando todos os sangue-quentes, todos os mamíferos. Muitos de seus amigos já estão infectados. Gregor conhece a Profecia mas ele fica perdido, não consegue entender como poderia ajudar.
Ares, seu vínculo e voador Ares esta quase morrendo. Quando o garoto viu o estado do morcego, ele entendeu que a cura nunca chegaria a tempo.
Mas tudo piorou, quando Grace mãe do Guerreiro, contraiu a peste.
Gregor viu seu mundo desmoronar. A sua mãe, a mulher que sempre batalhou para educá-lo, alimentá-lo, pra cuidar dele e de sua família, estava gravemente doente. E o pior... Poderia não sobreviver.
Ele aceita então, ir atrás da cura. Ele precisa salvar sua mãe.
E mais uma vez Boots e Gregor enfrentam perigos ao lutar ao lado dos subterrâneos.
Dessa vez a Profecia informa que eles precisam encontrar uma planta, a única fonte de cura. Mas para tal feito eles precisam enfrentar um jardim carnívoro, e formigas assassinas que quer a todo custo acabar com a vida deles.
Porém em meio a esse turbilhão de acontecimentos, segredos antigos serão revelados.

E pessoas que estavam dadas como mortas, resurgiram para agregar no grupo do Guerreiro, e tentar fazer a diferença entre os doentes.
Gregor conseguirá a cura para os habitantes do subterrâneo?
Ele conseguirá salvar sua mãe?
Boot sobreviverá, tão pequena e indefesa, no meio de uma luta?
Mais uma vez o Guerreiro terá que se manter forte, e cuidar de sua irmã. Liderando uma equipe que pode salvar a vida no subterrâneo da Terra.
Suzanne Collins, mais uma vez nos levando para um mundo mágico. Onde cada elemento e personagem são únicos. Um mundo fascinante que pode existir bem ai, debaixo dos seus pés.

Do sangue quente agora a morte deriva.
Vai roubar do seu corpo a vida,
Marcar a pele e selar a sina.
O subterrâneo virará uma tina.

Titulo: Gregor: E a Profecia de Sangue.
Titulo original: Gregor and the curse of The Warmbloods
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2004
Páginas: 334
Editora: Galera

Boa Leitura.
Casa de Livro Blog.

Karina Belo

O pai caiu de joelhos ao pegar a avó do menino. Gregor podia ver a mãe gritando com ele, mas não podia ouvi-la com o barulho dos ratos. Sabendo que não podia ser ouvido também, ele bateu com o punho no vidro, perto dos próprios joelhos, para chamar a atenção de todos para o chão.
Pressionados do lado de fora, babando no vidro ao tentar roê-lo, estavam centenas de ratos.

Gregor olhou para o resto do grupo em busca de uma explicação e se deparou com outra cena enigmática. Os humanos estavam quase todos paralisados como estátuas, como se tivessem visto um fantasma. Vikus tinha o braço ao redor dos ombros de Solovet e, pela primeira vez, Gregor achou que eles pareciam realmente um casal.

- A gente vai aqui? – Boots perguntou ao irmão, confusa.
- Só um pouquinho, Boots, depois você poderá voltar para Temp – respondeu Gregor.
Boots escalou o pescoço de Ripred e o cutucou no topo da cabeça com um dedinho.
- R de rato – anunciou.
- Sim, e M de mordida – respondeu Ripred numa voz cantarolante. – Cuidado para o rato não morder seus dedinhos! – ele bateu os dentes para dar ênfase.
-Ah! – Boots rapidamente voltou para perto do irmão e manteve as mãos perto do próprio corpo.

- Gregor, o que foi? – perguntou a Sra. Cormaci. Ela se sentou numa cadeira diante do menino. – há algo errado, estou vendo.
Gregor mexeu nos cadarços dos tênis, respirou fundo e tomou sua decisão.

-Sra. Cormaci...- começou ele. – Sra. Cormaci... a senhora pode guardar um segredo?

Ytho 09/08/2013

O livro que mostrou a evolução na escrita de Suzanne Collins
Atenção, essa resenha não contem spoilers

Pra começar quero dizer que essa é minha primeira resenha, porque realmente senti uma necessidade de falar sobre o livro.
Faz pouco tempo comprei os 4 livros lançados no brasil das crônicas do subterrâneo, Gregor. E Dês de então estou lendo-a.

No primeiro livro, vemos um amadorismo forte na forma como a autora descreve lugares e momentos, além da história um pouco superficial do subterrâneo. Porém é bom, e divertido.

Já no segundo, já conhecemos algumas das raças que vivem no subterrâneo e somos apresentados a mais uma: Os serpeantes. A narrativa ganha um toque de amadurecimento e a leitura é muito leve e rápida.

Agora, em Gregor e a profecia de sangue Zuzanne collins mostra que aprende rápido e nos trás uma narrativa mais madura, bem arquitetada. Sua deficiência com descrições está quase inexistente, enfim. De longe o que mais atrai nesse livro é que ele tem até agora, a história mais complexa e interessante. Uma profecia diz que uma peste irá chegar ao subterrâneo e eliminar todas as criaturas de sangue guente. Somos apresentados a uma profecia muito mais desconexa e imprevisível, onde um trecho se repete várias vezes:

"Vire e vire e vire de novo.
Remédio e erro ao se entrelaçar,
Uma unica vinha vão formar."

Serei breve aos novos personagens para não escrever spoilers:
Gregor, boots, temp, nike (Uma nova morcega), lapblood e mange (Um casal de roedores que se uniu a ripred) partem em busca da cura, que foi descoberta pela Drª. Neveeve (A mulher que está se dedicando a tratar os doentes).

Na entrada da floresta, o grupo se encontra com Hammet(Um habitante do bosque que já viveu em regália) Seu filho Hazard e sua amiga, uma iguana chamada frill (Sibilantes).

A cura vive no meio de um bosque, de plantas viventes, somos apresentados a mais uma espécie, então. Essas plantas são carnívoras, assassinas e etc, mas apenas se mexerem com elas. É até aqui que posso dizer.

Prólogo: Por fim afirmo com toda e absoluta certeza: Este é o melhor livro até agora, pois nele aprendemos sobre a história da família de luxa, conhecemos bem melhor vikus e solovet e o passado deles. Alem de eventos passados que nos mostram as reais razões para ratos e humanos se odiarem tanto, suzanne faz reflexões de forma crítica com o modo em que sangues quentes agem com os rastejantes e por fim temos duas reflexões e uma surpresa deixados no ar: Os roedores são mesmo os grandes vilões do subterrâneo? Talvez um rastejante não seja tão inútil quanto os sangue quentes pensam! Ah, não estaria na hora de mais alguém ficar sabendo sobre o subterrâneo?

Abraços!

site: http://www.facebook.com/The.Teese?ref=tn_tnmn

Matheus Braga 30/12/2012

Gregor: E A Profecia de Sangue - Suzanner Collins
Hey galerinha, tudo bem?

Finalmente começamos a ver sutis toques das mãos que escreveram Jogos Vorazes dentre os parágrafos desta obra. Por ser o terceiro volume, a evolução na narrativa já é algo mais do que aparente e, pela primeira vez, somos saudados por uma morte sangrenta nesta série que, a meu ver, deixou de ser destinada exclusivamente ao publico infantil nos meados do segundo volume.

Ao final do segundo livro, Luxa, futura rainha de Regália, a capital do Subterrâneo, desapareceu durante uma batalha e foi considerada como morta. Gregor, de volta ao lar, aguardava noticias de seus amigos que, como combinado, deixariam mensagens para ele no duto de ventilação onde a primeira aventura teve inicio, ao mesmo tempo em que tentava desvendar os enigmas da Profecia de Sangue. Ao descobrir que uma terrível peste assolava todos os seres de sangue quente que habitavam o Subterrâneo e que, somente Boots e Gregor poderiam ajudá-los, Grace, mãe de Gregor, decide acompanhar seus filhos até Regália para poder obter mais noticias e para fazer com que seus filhos voltem a salvo para casa. Contudo, com um terrível acidente, ela é infectada pela Peste, fazendo com que, mais do que nunca, Gregor corra contra o tempo para ajudar aqueles que lhe são queridos.

Como havia dito no inicio deste texto, a evolução na narrativa é algo incrível, mesmo contendo alguns momentos de regressão, dando a impressão de que estamos lendo o primeiro volume novamente. A aventura se desenrola de maneira dinâmica e sugestiva, fazendo com que o leitor fique no escuro, não sabendo assim se nem mesmo nossos protagonistas voltarão vivos dessa jornada.

Temos a introdução de novos personagens e presenciamos o desenvolvimento de outros que, mesmo estando presentes nos livros anteriores, não tiveram seu devido destaque. Como Solovet, que demonstrou ser uma brilhante guerreira e também de ser capaz de liderar com punhos de aço. Uma coisa que não me agradou muito foi o fato de que Vikus, um dos personagens mais carismáticos e sábios de toda a trama, apresenta uma personalidade tão frágil em comparação com a de sua esposa (que seria o equivalente a uma Cruella Devil. Rsrsrsrs), que chega a ser deprimente.

Uma coisa que me agradou muito neste livro foi o final, que por sinal não é nem um pouco feliz. A maneira com que Gregor tenta confiar a verdade à Sra. Cormaci é muito comovente e deixa o leitor com aquele gosto terrível de "quero mais, mas o próximo volume só será lançado no segundo semestre". Rsrsrsrs.

Este é um livro que eu super recomendo para todo mundo que quer algo bom e diferente. Até porque, o quão normal pode ser um mundo habitado por baratas e aranhas do tamanho de carros?

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Oliver 11/10/2012

Gregor e a profecia de sangue
Com muitas lágrimas eu terminei mais um livro dessa saga , que por sinal me surpreende a cada página, a cada livro.
Em a Profecia de Sangue, o terceiro livro das crônicas de Gregor, o guerreiro da superfície está de volta ao subterrâneo , agora com a missão de ajudar seus amigos a encontrar um antídoto para uma doença que está matando todos os de sangue-quente (humanos e animais). Com alguns amigos doentes e pela sua mãe também ter sido infectada, Gregor parte numa perigosa missão pela selva subterrânea ao lado da sua irmãzinha Boots e seus velhos e novos amigos. Descobrindo alguns segredos da família real , a sua nova aventura o faz se perguntar se realmente os ratos são os grandes vilões da história.
O livro é perfeito, confesso que choro todas as vezes que chego ás páginas finais, esse terceiro livro é o melhor pra mim até agora, ainda não tenho o quarto, mas, tenho certeza que a saga ainda continuará linda.