Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Italo.Lunelli 26/02/2021

Devorei
Muito bem escrito, o autor traz curiosidades e fatos sobre a historia financeira até os dias atuais. As explicações fáceis faz o livro ser um atrativo. Pena que acabou...

Thais.Classe 22/02/2021

Instigante e esclarecedor
Li há cerca de duas semanas e me surpreendi bastante! Conheci a história de vários eventos econômicos, com paralelos atuai e a escrita muito fluida e divertida do autor Alexandre Versignassi. Recomendo muito!

TCN 21/02/2021

Um ótimo livro base
Com uma escrita simples, o autor consegue nos passar grande parte dos conceitos básicos da economia. Percorre a história do dinheiro e mostra essa evolução até os dias de hoje.
É um ótimo livro para quem quer começar a entender mais sobre economia.

feliperolim 18/02/2021

Excelente!
Sou suspeito pra falar pois adoro economia. O livro é muito bem escrito, a linguagem é bastante clara e os exemplos são muito ricos.
Uma verdadeira viagem no tempo desde os primórdios da economia até a economia dos dias atuais.

Elvis 11/02/2021

Bom para iniciantes
Neste livro, o Alexandre completa aquilo que se propôs: fazer um manual básico de economia. Ele coloca um pouco de economia monetária, história da economia e até parte para histórias de finanças, abordando a história das bolsas e dos investimentos. A linguagem torna a leitura interessante mesmo para aqueles que já estudaram os temas tratados.

No entanto, é importante o leitor buscar outras fontes além das utilizadas pelo autor. Em alguns momentos, o Alexandre conta a história baseada na visão de algumas escolas econômicas, geralmente as mais ortodoxas. No entanto, a história econômica e especialmente a monetária possui diversas vertentes e fontes diferentes. Temas como a importância do Banco Central e a função dele nas crises - muitas vezes tratada como o salvador de crises no livro - hoje são revisadas por diversas escolas econômicas. Mesmo Milton Friedman, citado diversas vezes no livro, teria uma opinião diferente sobre algumas histórias relatadas.

mhero 03/02/2021

Bem interessante
O autor se utiliza de analogias para abordagem de todos os temas relativos a história da economia tornando o material bem interessante para leigos e aventureiros de primeira viagem para o assunto.

Para os mais experientes creio também ser uma boa experiência revisitar o tópico com essa abordagem diferente pois fornece ferramentas muito úteis na ilustração das situações para outras pessoas.

Gregori Pavan 15/01/2021

Uma leitura leve e instigante, cheia de explicações e curiosidades, um trabalho de pesquisa bastante relevante.

Zaqueu 01/01/2021

Uma baita história da economia
Leitura bem de uma forma didática e que nos mostra o quanto as vezes somos tapeados por falta de conhecimento. Baita leitura para todos aqueles que almejam de alguma forma saber e entender um pouco do mercado de ações e a economia de uma forma geral.

Diogo 29/12/2020

Excelente para quem não é da área
O livro possui uma leitura bem fluida e simples, as vezes possui um tom que somente o brasileiro consegue dar (aquela conversa de bar com os amigos íntimos). O conteúdo abordado de forma descontraída pode deixar alguns leitores não tão felizes (por quererem algo mais técnico, mas de antemão, esse livro não é técnico!), mas eu gostei bastante dos argumentos e da abordagem. A simplicidade do texto as vezes exagera, então precisamos ter sempre a análise crítica do conteúdo. Os últimos capítulos foram os que eu mais gostei (criptomoedas e Warren buffet, respectivamente). Recomendo a leitura!

Lorran.Garcia 18/11/2020

Uma aula completa
Sensacional! Um dos melhores livros que li este ano. O autor percorre cada detalhe de como funciona a economia, dinheiro, investimentos de uma forma simples, didática e bem humorada onde mesmo o mais leigo no assunto conseguirá seguir a construção dos conceitos que são abordados. Recomendo!

Pedro.Miguel 14/11/2020

Economia clara
O autor consegue explicar economia de uma maneira bastante didática e gostosa de ler.
Com bastante humor, ensina conceitos complexos através de analogias simples.

Fabio Souto 12/11/2020

Ótimo!
O tema "economia" é denso e o que o autor traz nessa obra é um copilado de grandes eventos que, de uma forma ou de outra, acabaram por influenciar a vida da população mundial.
O autor traz o passado para o presente e isso nos faz refletir sobre o futuro.
Recomendo a todos, é como o livro do Yuval Noah, Sapiens, mas direcionado à economia!

Vitor.Xavier 08/11/2020

Livro simplesmente espetacular, perfeito para quem não entende nada de economia e quer começar a se aventurar nesse meio. Esqueça o que muitos influenciadores recomendam, se você realmente é iniciante, esse é o livro que você precisa, explica tudo de um jeito simples e prático (como tudo realmente deveria ser explicado). Mas não serve apenas para iniciantes não, quem já tem uma bagagem em economia também pode aprender muito com esse livro, principalmente quanto a questões históricas que ele coloca e que fazem um paralelo com muitas situações que ainda vivemos hoje. Livro mais do que recomendado, todos deveriam ler =)

Aline.Savi 05/11/2020

O livro conta toda a história da economia de uma maneira simples e até engraçada. Interessante saber como alguns erros se repetem e como os governos tem grande poder no rumo da economia de um país.

Ricardo Macedo 01/11/2020

Excelente
Excelente livro, nele aprendi conceitos e como funciona o mercado financeiro de uma forma que nunca tinha conseguido entender.