Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Rodrigo.Guedes 22/10/2020

Boa introdução à economia do dia a dia
Uma obra bem interessante, já que o autor conseguiu misturar uma leveza e brincadeiras na escrita com um conteúdo denso como economia.
No texto, ele demonstra como lições de economia podem ser estimulantes e interessantes, enriquecendo com exemplos que aconteceram na vida real, como um rapaz que pagou milhões de dólares em uma pizza (pagou com bitcoin).
Traz uma evolução histórica de marcos econômicos importantes, como a criação da primeira bolsa de valores, inflação da economia romana há 2000 anos, depressão de 29, evolução do bitcoin,entre outras. Perdeu ponto só no momento em que elogia o plano econômico de Roosevelt, Rothbard se revirou no túmulo. Todavia, de resto foi bem legal de ler

Ronaldo 10/10/2020

Melhor leitura do ano
Economia não é um assunto tão chato quanto parece após ler esse livro. Aqui o autor busca exemplificar de forma simples a consolidação da economia como conhecemos hoje, desde o surgimento do dinheiro até a crise financeira de 2008.
Passamos pelas bolhas do comércio de tulipas na Holanda no século 17 e da construção de ferrovias na Inglaterra do século 19. Vimos a inflação inacreditável da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial e da inflação impossível da Hungria pós Segunda Guerra.
Tudo isso explicado de uma forma bem humorada. Não é preciso ser um PhD em economia e finanças pra entender o assunto. Leitura recomendada pra qualquer curioso.

Marisbl 08/09/2020

Excelente livro
Adorei a forma como o jornalista descreve a história da economia desde os primórdios até o nosso último ano.

Bacelar 10/08/2020

Livro sensacional! Muito interessante rever a História do dinheiro e saber sua origens e como o sistema financeiro é mais complexo atualmente do que imaginamos

Thiago 18/06/2020

Excelente livro, com linguagem didática e recheado de boas informações
"Crash" é uma verdadeira viagem pela história do dinheiro e da economia.
Alexandre Versignassi narra tudo de forma descontraída, explicando com muita clareza assuntos como inflação, deflação, congelamento de preços, atividade bancária, títulos públicos, mercado de ações, alavancagem e criptomoedas.

Para isso, o autor usa as grandes crises, bolhas financeiras e até fatos da história econômica do Brasil como cenário, mostrando o lado irracional das multidões e as espertezas (pra não dizer outra coisa) dos mais gananciosos em busca dos altos lucros.

Leitura muito agradável e importante para investidores/especuladores aprenderem com o passado a não se deslumbrar com uma oportunidade "boa demais para ser verdade".

site: https://leiturasdotrader.com/crash/

Jessy 14/06/2020

Crash - Alexandre Versignassi
Livro excelente!! Como o subtítulo diz " uma breve história da economia". O autor escreve sobre fatos econômicos associando cada um deles a dados históricos.
Não usa jargão, nem se aprofunda nos temas. É um livro histórico e não teórico. É bem escrito e de linguagem simples e direta. Pode ser lido e compreendido por qualquer pessoa.
Em cada capítulo ele procura abordar um tema econômico como centro. Discorre sobre tudo um pouco. Desde a adesão da moeda como meio de troca até a crise de 2008. Recomedo!

Lanna Victoria 13/06/2020

Super importante!
Como pode um livro ser sobre economia ser tão bem humorado ao mesmo tempo? Absolutamente genial! Extremamente didático, o autor te puxa pela mão e te leva a diversos tempos históricos para formular conceitos básicos da economia, tudo muito bem encaixado e fluído. Para quem é leigo quer entender mais economia, e "de quebra" (como o próprio autor fala) dar umas boas risadas, esse é o livro.

Filipe.Endler 18/04/2020

Feito para explicar economia a brasileiros
O livro trata de um ponto de vista neutro os vários ?crash?s? da economia mundial de uma forma didática, ao mesmo tempo em que surpreende na forma brilhante de contar as histórias.

erbook 08/04/2020

Descomplicando a economia!
Como sou leigo em economia e tento equilibrar livros de ficção e não ficção, comprei este livro para compreender um pouco sobre o assunto e me surpreendi com a linguagem simples, direta e bem descontraída do autor Alexandre Versignassi.
Em “Crash”, termo inglês para designar choque, ruína, colapso, o autor traça um panorama sobre o dinheiro e suas crises, desde a Grécia Antiga até os dias atuais, com bastante desenvoltura e interconexão de temas aparentemente sem ligação.
Assim, o autor aborda o mercado de Tulipas na Holanda antiga, o império Romano, a política norte americana, história do Brasil, o início das grandes navegações para a Índia (surgimento do mercado de ações), os períodos de hiperinflação no pós guerra (Hungria e Alemanha), o surgimento e o fim do padrão ouro, os problemas econômicos do Euro, entre tantos outros temas interessantes para os economistas e, muitas vezes, incompreendido por nós leigos.
O diferencial do livro é que a linguagem é bem divertida, com muitos aspectos históricos e perspectiva inteligente sobre temas complexos (hedge, títulos públicos, ações, mercado cambial, crises financeiras de 1929, 2008 entre outras mais antigas, inflação, deflação etc.).
O livro menciona também alguns casos famosos, como a ascensão e queda de Eike Batista, caso Naji Nahas, um pouco sobre a história de Warren Buffet, George Soros, John Law entre outros.

Lucas Apostolo 04/04/2020

Como que ninguém nunca tinha me explicado tudo isso antes??
Para um completo leigo sobre economia como eu, foi excelente! É impressionante como eu ouvia sobre ações, ibovespa, taxa selic, crise de 2008 e meu cérebro praticamente ignorava todos esses assuntos por não fazer ideia do que cada uma dessas coisas significa e como elas impactam nas nossas vidas. Ler esse livro foi uma bela aula cujo conteúdo vai impactar na forma como eu leio notícias e entendo o mundo daqui para frente.

Victor Montes 04/04/2020

Incrível
Recomendo tanto para quem já entente de economia, como para quem não tem a menor idéia. Leitura fácil e envolvente. Assuntos complexos tratados de forma simples e até engraçada. Muito bem escrito!

Rodrigo.Moritz 24/02/2020

Economia
Excelente livro sobre o funcionamento da economia e suas bolhas.
Os relatos históricos sobre as bolhas financeiras são muito bem contadas.

Luke 26/03/2019

Uma boa introdução aos estudos sobre economia.
O livro aborda de forma didática diversos temas, como crash, boons, surgimento da moeda e do lastro. Perfeito para quem deseja conhecer um pouco de e economia.

Qlucas 17/02/2019

Economia é essencial! Obrigado, Alexandre por esse livro didático.
O tanto de conhecimento que adquiri com esse livro, dispensa comentários. A escrita do autor é leve, solta e precisa. É claro que se você tem costume de olhar a seção econômica dos jornais, mesmo não manjando do assunto, como eu. Vai pensar, ah eu tinha pensado nisso e/ou já notei isso mesmo.
É impressionante a relação que o ser humano passou a ter com o dinheiro, um especie de religião. E notamos isso em algumas partes do livro, que abrange muitos momentos da historia econômica do mundo, a fé que depositamos no papel-moeda, no valor das mercadorias. Em como o governo exerce uma influencia pesada em nosso estilo de vida, a depende do valores do governantes. Afinal, qual é o modelo econômico ideal? Estado intervencionista, o Estado liberal, um meio-termo? Esse livro não vai ter dá uma resposta certa, pois como podemos notar ao longo da história, existem períodos que um sociedade meio que 'se cansa' ou o próprio modelo estagna, quase como se fosse um ciclo de destruição e criação. Eu adiei muito a leitura desse livro, mas agora que terminei, mas posso esperar para ler outro livro sobre economia.
Parabéns ao Alexandre Versignassi por esse livro maravilhoso. Se dependesse de mim, seria leitura obrigatória a partir do Ensino Fundamental II.

Matheus 26/09/2018

Economia contextualizada
Quer entender a história do dinheiro, o mercado financeiro e a bolsa de valores? O excelente livro do Alexandre Versignassi é o melhor de todos que já li sobre o assunto, pois ele contextualiza toda a história do surgimento dessas ferramentas econômicas. Muito bem escrito, divertido e informativo ao mesmo tempo. Traz a linha do tempo do dinheiro/bolsa/mercado financeiro de uma forma muito didática e prazerosa. Mais que recomendado.