Crash - Uma Breve História da Economia

Crash - Uma Breve História da Economia Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Bel 26/06/2021

CRASH Historia da economia para quem é leigo
Você entende como funciona a inflação? Tem noção que grande parte do dinheiro que circula em nossa economia nem existe no mundo real, ou seja, é virtual? Ou que couro, peixe seco, sal grosso e pinga, já foram moedas? E que o mercado especulativo de hoje é reflexo do comércio de tulipas que ocorreu na Holanda no século XVII inclusive haviam algumas que valiam mais que casas!
Crash: Uma Breve História da Economia – da Grécia antiga ao século XXI pode te ensinar isto e muito mais!
Com uma escrita fácil e irreverente, o autor Alexandre Versignassi passa por alguns temas maçantes e explica jargões econômicos de forma simples, pois transporta todas essas situações para contextos do nosso dia a dia.
O livro inicia contando a histórias do nascimento das moedas de troca passa por diversos acontecimentos da política e do mundo, aborda também a inflação, a companhia das índias, Petrobrás, Tesouro Direto, Bolsa de Valores, crises financeiras, passando por países como Holanda, Estados Unidos, Brasil e até a Roma antiga enfim, você encontra uma infinidade de assuntos. Essa leitura realmente vale apena! O Livro é recomendado para qualquer pessoa que deseja aprender o básico de economia e não consegue se entender muito bem com livros muito técnicos.

mgpimont 25/06/2021

Fantástico
Esse foi o livro que me introduziu a economia, e foi incrível, simplesmente adorei a forma em que o escritor fala de forma resumida.

Kellen.Pianetti 02/06/2021

Livro sensacional!
Além de discutir vários assuntos financeiros, o autor utiliza de uma linguagem muito básica para exemplificar os conceitos apresentados nas literaturas econômicas. Além disso, o livro interliga todos os acontecimentos econômico históricos, em um só lugar !

Daniel 30/04/2021

Um livro de história e economia que ensina conceitos importantes de economia de maneira bem didática e contextualizando com vários momentos importantes da história. Uma leitura importante pra quem quer entender melhor as nuances da economia sem ficar só no discurso superficial.

Lenilson 25/04/2021

Um bom início.
O autor tem uma didática surpreendente. Os conceitos de economia ficaram claros e leve de entender. Não concordei em alguns pontos que ele fala do Eike,mas cada um tem um ponto de vista.

Coelho 08/04/2021

Finanças pra curiosos
Se você conhece alguém que te enche o saco perguntando sobre mercado financeiro, indique esse livro a ele. Leve, didático e cheio de informação boa, contrasta acontecimentos atuais com antigos de modo a mostrar como os padrões se repetem. Vai tirar 90% das dúvidas que leigos tem em relação ao funcionamento dos mercados e da política monetária.

Heitor_cf 03/04/2021

O que gente normal precisar saber sobre economia
Versignassi faz o que dezenas de gurus de finanças, economistas e entusiastas não conseguem: explicar economia de um modo que todos entendam.

Passeando por vários momentos da humanidade, Alexandre explica pontos fundamentais da macroeconomia que todos devem saber, com um didatismo fantástico e uma leveza excepcional, se valendo do humor para fazer isso acontecer. Claramente, não se trata um estudo profundo sobre o assunto, mas um apanhado muito bem feito das noções que não podem faltar a um cidadão.

Certamente entrou pro hall de indicações ?para tudo e todos?.

Juliagiordani 27/03/2021

A história da economia de um jeito direto e divertido! Um livro que nos faz entender um pouco do que entendemos hoje por mercado financeiro.

Adairo 27/03/2021

O mínimo que se precisa saber pra não ser um idiota...
Esse livro deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, pq ele é muito bom, muito bem escrito, muito bem feito, é foda! O autor consegue passar informações que são complexas de maneira muito bem feita, onde todo mundo consegue entender.

Wilson 14/03/2021

Várias aulas de economia da vida real em apenas um livro
Livro surpreendente. São várias aulas de economia dentro de um único livro. Um assunto leva a outro de forma muito entrelaçada. Vale muito a pena lê-lo, talvez até mais de uma vez. Livro de muuuuito conteúdo.

Philippe.Dantas 08/03/2021

Explicando economia através da história
Quando recorremos a uma busca qualquer para entender sobre as diferentes modalidades de investimentos, acabamos restritos àquela rasa introdução conceitual e às explanações de prós e contras com pouco ou nenhum contexto.

Em Crash, ao analisar a história da economia, passamos a entender melhor a origem e o fundamento dos diferentes frutos do mercado financeiro, nos dando uma base essencial para a compreensão geral.

Shady 07/03/2021

Uma viagem pela história econômica.
O livro passa por diversas épocas contando sobre suas economias, junto com seus Booms e Crash's, é claro. Uma verdadeira aula de como se formam bolhas.

Morales 27/02/2021

QUEBRADEIRA.
Me ensinou um pouco de história... aprendi desde a origem do dinheiro até como algumas figuras milionárias manipulavam para ficar mais ricas.
Hoje 2021 estamos fazendo uma nova história com está pandemia imprimindo dinheiro para comprar respiradores, hospital de campanha, máscara, álcool em gel e agora as vacinas... muito do que foi comprado não foi entregue ou já foi desmontado no caso dos hospitais... Mas a história está se repetindo novamente... fique em casa que o governo federal vai imprimir dinheiro para dar o " auxílio emergencial".
Aprendi muito com o livro.