Crash - Uma Breve História da Economia

Crash - Uma Breve História da Economia Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Danilo.Brizida 09/02/2024

Livro sensacional, autor extremamente didático, exemplos práticos e com uso de termos facilmente entendido pelo leitor não habituado a economia/mercado financeiro. Em poucas páginas adquirimos uma boa bagagem sobre economia e finanças.

Vanderley.Candido 01/01/2024

Boa leitura
Livro interessante para ler, mostra a evolução da economia e como ela moldou nossas vidas nos dias atuais

rrodolfo.lima 31/12/2023

Do início do dinheiro e do crédito ao bitcoin, de bolhas financeiras a histórias de fraudes no mundo, o livro passa por todos esses pontos de maneira clara e comunicação fácil. Super indico pra entender um pouco de economia

JoAo.Padilha 11/11/2023

Fácil e engraçadinho
Gostei demais de conhecer toda essa trajetória do dinheiro. É uma aventura divertida já que o autor sempre usa pintadas de bom humor. Bom para quem quer aclarar conceitos da economia e como funciona, claro em nível básico, como inflação, juros, bitcoin.

Gabriela 29/10/2023

Incrível!
Um dos melhores livros de não ficção que já li e com certeza um favorito da vida!

Essa leitura nacional é importantíssima para toda a população. Trás um panorama sobre finanças, economia, governo e dinheiro que todos deviam ter em mente, de forma leve e, muitas vezes, engraçada.

Após ler eu saio tendo uma visão crítica sobre o impacto de decisões econômicas na minha vida e na sociedsde e ainda aplicando a neuroeconomia nas minhas próprias decisões. Apenas leiam!

Igor 16/10/2023

Didático e ao mesmo tempo super informativo!
Excelente livro! mto didático e ao msm tempo super informativo. reconendo não só p/ quem tem interesse em entender a história da economia global mas tb p quem ja tem conhecimento e quer aprofundar ainda mais.
os capitulos d inflação, credito bancario e DI sao mto bons aliás
Julyana 19/10/2023minha estante
amei a resenha! Vou ler ????

Camila 05/10/2023

Como uma jovem de 17 anos, digo que iniciei essa leitura sem entender o mínimo sobre economia e finalizei entendendo o cerne e a lógica presente nessa força que age por si só. Minha intenção era compreender o básico, ter uma noção de como o dinheiro funciona, e esse livro caiu como uma luva. A linguagem simplificada e cheia de metáforas facilitou demais o aprendizado e me prendeu na leitura. Muito bom!

joao 25/08/2023

Economês quase desenhado
Para quem passou por alguma formação acadêmica que incluía temas de economia, o livro parece desenhar todos os conceitos complexos que acabavam deixando entendiante a disciplina. Cursos de exatas deveriam adotar tal livro como requisito para um bom entendimento das engrenagens econômicas. Uma viagem no tempo e por todos os eventos que marcaram e moldaram este campo tão importante da ciência. Quem não entender com essa didática, infelizmente só aprenderá com desenhos.

Pedro Duarte 23/07/2023

Muito bom!
Explica economia de maneira muito didática, sempre relacionando suas regras a fatos históricos e ao cenário econômico brasileiro.

Gabriel 03/01/2023

Uma superinteressante só de economia
Alexandre, o autor, é um dos responsáveis pela revista que acompanhou minha infância e minha adolescência. Muito do conhecimento e da cultura que tenho hoje devo a essa gloriosa revista. Quando comecei a ler o livro de cara eu percebi que a leitura era agradável, engenhosa e didática bem como é a leitura da referida revista.

Comecei a ler na última semana de dezembro e finalizei agora em 2023. Leitura muito boa, livro muito bom e uma das melhores escritas do país.

Parabéns, Alexandre. Teu livro é sensacional!

Johnathan 05/12/2022

Gostei bastante, é um livro ? de uma leitura muito fácil e qualquer pessoa consegue entender tudo sobre o mercado bem mais simples

Jose.Antonio 13/11/2022

Claro, objetivo e irônico
Com uma leitura muito fácil, o autor consegue falar de economia, história e casos que mostram como a história do dinheiro e as decisões políticas e econômicas criaram e moldam o nosso dia a dia.

cuauthemoc.nasser 10/11/2022

O verdadeiro guia para entender a economia
Acho que li este livro em 2020, então posso não me recordar exatamente de todos os pontos do livro, mas eu posso dizer que, no geral, esta é a melhor obra introdutória de economia que você irá encontrar.

Claro que não dispensa um curso de introdução à disciplina e nem será um substituto dos ensinamentos de Macro e microeconomia, mas ele cumpre a missão de fazer o leitor se interessar pelo assunto.

Tem mais, ele explica os conceitos de forma interessante. Alguns conhecimentos que seriam vistos apenas por estudantes de alguma disciplina de economia são aqui explicados brevemente, em tom lúdico, e que não nos cansa.

Muito recomendo!

Matheus.Toussaint 13/10/2022

Crash
Livro fantástico!! Escrita tranquila e bem instrutivo.

Viajando pela história junto com a economia, você sabia que peixe seco, sal grosso, couro, pinga e tabaco, tudo isso já foi nossa moeda? E que o dinheiro falso (papéis), que carregamos até hoje em nossos bolsos, foi criado na Grécia Antiga? (1.100 a.C ? 146 a.C)

Comparativo feito com o passado, mostrando como a economia atual não passa de um reflexo do passado. Basta dizer que o Plano Cruzado dos anos 1980, que visava o controle e o congelamento de preços, teve sua origem na Roma Antiga. E que o mercado de ações surgiu na Holanda para financiar pescarias para a Índia em busca de espeçarias.

E que todo o cuidado, proteção e risco sobre as ações foi iniciado pelas mentiras e blefes de investidores que enganavam as pessoas falando de toneladas que estavam prestes a chegar, que venderiam os peixes e pediam um adiantamento em verbas, mas que na verdade não chegava nem 1/3 do que prometiam e esses investidores ficavam ricos da noite pro dia?

Explicações sobre inflação e deflação.

Tudo isso no contexto histórico e fazendo paralelos com nossa realidade atual.

Com esse livro em mãos, não é preciso ser um PhD em economia para entender o assunto, tudo é explicado de forma bem humorada.

Essa leitura é recomendada para qualquer curioso em Economia.

Leonardo.Brizida 17/09/2022

Simples, claro e didático.
Esse livro foi um verdadeiro "achado". É muito interessante o tipo de abordagem que o autor utiliza para explicar temas complexos da economia, que de fato, chama muito a atenção. Talvez por ter sido escrito por um jornalista, o autor conseguiu de forma brilhante e bem humorada, traçar uma linha do tempo da história da economia, de maneira que pessoas leigas como eu, entendam perfeitamente a narrativa proposta.

Para quem deseja obter um panorama geral dos principais acontecimentos da economia de forma leve e simples, esse livro é pra você.