O Estranho Mundo de Tim Burton

O Estranho Mundo de Tim Burton Paul A. Woods

Resenhas - O Estranho Mundo de Tim Burton

EduardoCDias 11/01/2022

Gênio diferente
Uma biografia resumida, seguida por uma avaliação e detalhamento de filme a filme de Tim Burton, começando por Frankenweenie até Alice. Artigos de revistas, jornais, internet selecionados discutindo cada filme, processo de criação, bastidores, escolha de elenco, equipe técnica, entremeados com um pouco da vida particular.

Andy Santana 12/09/2021

Um catálogo de reportagens dos filmes de Tim Burton
Era uma vez… Toda fábula começa deste jeito, principalmente as com adaptações dos estúdios Disney. Aqui, não seria diferente, já que a história do diretor Tim Burton, começa sua trajetória ao estrelato na casa do rato mais famoso do mundo.

Em “O Estranho Mundo de Tim Burton”, uma reunião de textos jornalísticos escritos na época dos lançamentos de seus filmes foi catalogada por Paul A. Woods e virou um livro filmográfico da carreira de Tim Burton até 2010, com o lançamento de “Alice no País das Maravilhas”.

Tim coleciona sucessos de bilheterias, como o caso de “Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuuice)” e “Batman”, que atraíram um público ávido pela morbidez e estética sombria apresentada na tela grande. A crítica especializada, adorou. Os estúdios, mais ainda. Mas nem só de sucessos vive o Burton. “Marte Ataca!” é um exemplo disso, com uma ideia louca e personagens mais ainda, o longa não emplacou.

Por se tratar de uma coleção de textos, o livro se torna repetitivo em vários momentos e muito longo em alguns capítulos. Geralmente a primeira crítica ou reportagem de cada filme, é mais detalhada e descritiva, o que compromete as que vêm na sequência.

Os primeiros filmes “Vincent”, “As Grandes Aventuras de Pee-Wee” e “Batman”, ganham grandes destaques e reportagens, ao passo que os últimos, quase aparecem por obrigação da obra. Algumas direções de Tim Burton não foram incluídas no material, como “Batman Eternamente”. O grande destaque vai para Jhonny Deep, astro de grandes produções do diretor.

O livro não é ruim! Para quem ama cinema, vai se encontrar nas reportagens que descrevem as gravações de cenas, construção de cenários e se deliciar com a entrevista de Tim Burton ao longo dos capítulos. Se algumas partes tivessem sido cortadas, talvez outras obras ganhassem (mais) destaques.

site: https://www.sodapop.com.br/resenha-o-estranho-mundo-de-tim-burton/

Sib 09/09/2021

Não é uma biografia...
Bom livro para quem gosta e acompanha os trabalhos do diretor, mas lembrando que não se trata de um livro que fala da vida de Tim Burton, mas sim sobre seus trabalhos, bastidores, entrevistas e também tem resenhas de críticos.

Leka 03/07/2021

Diferente do que imaginei
Sempre gostei das produções de Burton, e achei que esse livro seria uma espécie de biografia do diretor, explicando seus pontos de vista e de diversos momentos na vida. Apesar de ter textos gerais sobre todas as suas produções, o livro está mais para um apanhado de resenhas e críticas que escreveram sobre o Burton que a real biografia e acompanhamento da vida dele. É interessante, mas eu confesso que esperava um pouco mais.

maybortolo 01/01/2021

O livro contém ótimas curiosidades sobre os filmes de Tim Burton porém, está mais para um compilado de resenhas do que uma biografia. Diferente do que eu esperava, mas não menos interessante.

Fox 29/08/2020

Interessante para saber um pouco mais sobre suas obras, mas ainda falta conteúdo para seus outros trabalhos e uma pincelada a mais em sua vida pessoal pra se tornar um libro mais importante e relevante sobre quem é/foi Tim Burton

Marcelo 06/08/2020

Ótima Leitura!!!!
O livro nós mostra artigos e colunas de críticos de cinema da época do lançamento dos filmes, assim como entrevistas do diretor na época. É curioso ver as análises que faziam do diretor e suas obras passados tantos anos. Leitura interessante, mas senti falta de um aprofundamento no assunto, mais detalhes e bastidores das produções, assim como mais coisas da vida pessoal de Tim Burton.

Pâmela Sampaio 22/07/2020

É UM BOM LIVRO, MAS TAMBÉM É UM POUCO CHATO.
O Estranho Mundo de Tim Burton é uma coleção de resenhas e entrevistas feitas sobre e com o diretor, que descrevem as reações e pensamentos do público em relação a carreira e obras dirigidas e produzidas por Burton.

Foi uma leitura interessante, pois as resenhas e entrevistas foram escritas e feitas nos respectivos anos de lançamento de cada uma das obras creditadas a Tim Burton. Poder ver quais foram as reações e críticas aos filmes "em tempo real" foi ótimo, mas ainda assim, a leitura do livro pode ficar arrastada e um pouco chata. Em alguns momentos, as resenhas pareciam ser mais do mesmo, e ter essa sensação de repetição em cada capítulo fez o ritmo de leitura andar devagar, quase parando.

Mas no todo, é um bom livro e uma boa pedida para aqueles que são fãs dos filmes de Tim Burton.

Lu Reis 22/06/2020

Para início de conversa, não pense que esse livro é uma biografia do cineasta... Não é! A vida pessoal de Tim Burton não é profundamente mostrada. Alguns momentos difíceis sobre a vida dele é mostrado, mas o livro é focado em suas obras. Na introdução fala-se um pouco sobre sua infância mas acredito que seja para dar uma noção do que levou Burton a ser Burton!

Eu arriscaria dizer que esse livro é indicado mesmo para os fãs e para quem tem interesse em conhecer mais sobre a obra desse diretor, tendo mais informações sobre ele. Quem não faz parte desses dois grupos achará a leitura lenta e arrastada.

Nas 300 e poucas páginas encontramos muito conteúdo sobre as criações de Burton até 2010, críticas e entrevistas com elenco, e há também abordagens de como as pessoas reagiam às obras. Todo o livro está em ordem cronológica, e vai contando um pouco de cada uma das obras do Burton, o que nos ajuda a perceber toda a sua genialidade, além de sua estranheza.

Eu, particularmente, amo Tim Burton, é um dos meus diretores preferidos, por isso conhecer um pouco mais sobre ele e sua criação através desse livro fez com que eu me tornasse ainda mais fã do homem por trás dos filmes que gosto tanto. Cada filme dele, para mim, é uma obra-prima e o livro expõe toda sua genialidade conforme vamos revivendo cada um dos clássicos desse diretor.

Impossível não citar aqui também a presença de Johnny Depp nessa história, pois quem conhece a obra desse diretor sabe que Depp é quase uma presença obrigatória nos filmes de Burton e o livro nos mostra como ele gosta de pensar cada um dos personagens desse seu amigo.

Jey Canavezes 17/04/2020

A montagem do livro é um pouco confusa
Apesar de de Tim Burton ser conhecido pela sua lógica ilógica, o livro se confundiu um pouco com a ordem de suas narrativas.

Alguns textos pareciam que deveriam ter vindo antes de outros por causa do foco.

No geral o livro é muito interessante para quem gosta do diretor e que quer conhecer melhor suas referências e inspirações

site: https://jeycanavezes.medium.com/o-estranho-mundo-de-tim-burton-confuso-mas-instrutivo-1e5a24ee531

Lucia101 19/03/2020

Achei que fosse uma biografia da vida do Tim Burton, mas é um compilado de textos sobre os filmes dele. Não que seja ruim, é até bem interessante com curiosidades e bastidores das produções, mas esperava outra coisa. Não posso reclamar também porque não li a sinopse antes de ler o livro, só li que era do Tim Burton e caí em cima.

Manu 09/03/2020

Conjunto de artigos e entrevistas sobre as obras de Tim Burton.

Bruno 07/02/2020

O mundo de Tim Burton através de resenhas críticas
Tim Burton é um dos meus diretores preferidos, por isso, esperava dessa obra saber um pouco mais sobre a história de vida dele e como funcionava seu processo criativo, mas o que podemos encontrar nesse livro nem ao menos chega aos bastidores de suas produções cinematográficas, o que para mim, acabou sendo uma grande decepção. O que temos nesse livro é um grande compilado de resenhas críticas de seus filmes, artigos que saíram na época do lançamento de suas respectivas produções, assim como, descrições de visitas aos set de filmagem, transcrições de entrevistas e algumas notícias e notas de produção seguindo a cronologia de lançamentos de sua filmografia, no entanto, muitas vezes essas críticas acabam sendo repetitivas, pois nos textos além de trazerem um breve resumo da produção sem spoilers, constantemente acabam trazendo informações já apresentadas anteriormente e quase sempre apresentando pela perspectiva dos autores a percepção sobre Burton e comentando sobre seus trabalhos anteriores. Deixando o livro muito limitado, as vezes cansativo e superficial, existem poucas imagens de bastidores e não traz muita coisa nova sobre o Tim Burton, já que basicamente se resume a críticas da época, obviamente encontra-se desatualizado -até aí tudo bem, já que foi lançado em 2012- cobrindo a filmografia do Tim Burton até Alice no País das Maravilhas (2010), mencionado a produção em andamento de, agora, um longa-metragem, Frankweenie (2015). Enfim, serve como um "plus" se você nutre um carinho pelos filmes do Burton, mas provavelmente não será um conteúdo satisfatório, quem sabe, quando o mesmo resolver escrever sobre sua trajetória e processo criativo, de fato, teremos uma obra completa e a altura. De certa forma, o livro acaba desconstruindo um pouco o Tim Burton como diretor, as percepções das pessoas autoras das críticas de seus filmes, sempre o apontam como um cara criativo, mas ligado a concepção visual, do que propriamente a narrativa.

Thainá - @osonharliterario 13/08/2019

Tim Burton: único e inspirador.
O Estranho Mundo de Tim Burton é o típico livro escrito especialmente para os fãs. Além de conter uma mini biografia sobre o cineasta, o livro também traz um rico conteúdo sobre as criações de Burton até o ano de 2010, onde filmou Alice no País das Maravilhas. Entre as quase 400 páginas é encontrado as críticas mais pontuais de cada filmagem do diretor e entrevistas com os elencos, ou seja, o livro não é propriamente uma biografia apenas sobre Burton, mas, sim, um conteúdo que reúne opiniões e características que fundaram as suas criações como conhecemos hoje. Há o espanto dos críticos perante ao diferente e há também o momento de aceitação do diretor.

É através das críticas, tanto positivas como também negativas, que Burton passou de um jovem desconhecido para um jovem de sucesso com características únicas. Sendo um garoto estranho e diferente dos demais, o diretor conquistou um leque de fãs tão únicos como ele próprio e suas criações se tornaram inspiração para aqueles que, como ele, são vistos como a aberração da sociedade. Por isso o crescimento pessoal e profissional de Burton não é apenas expressado para lhe tornar único, mas também para inspirar à todos que se sentem menos capazes ou inseguros com o próprio trabalho. Burton se mostra como uma inspiração e o seu livro nos prova isso.

Cada filme de Tim Burton aborda um personagem e uma história diferente, mas ao pararmos para refletir sobre cada uma dessas histórias percebemos que todas têm mais características semelhantes do que opostas, como por exemplo a atmosfera e as características de cada criação que trazem um pedaço do diretor mesmo que quase imperceptível.

Ao ler O Estranho Mundo de Tim Burton essas pequenas nuances acabam se destacando ao rever os filmes e é quando constatamos que ali há mais do pessoal do diretor do que poderíamos imaginar. Os personagens são sempre vistos como seres diferentes, uma característica que era imposta ao próprio Burton por ter um estilo fora do comum; há a atmosfera pesada de solidão, a qual os personagens sempre estão envolvidos, assim como o seu diretor que viveu momentos sombrios embasados nesse sentimento.

Outras características que habitualmente são vistas em seus filmes é o clima gótico, aquele cenário escuro, belo e com atmosfera pesada, que tanto encanta os telespectadores, que se mescla ao visual sombrio, outro toque característico do diretor. Isso faz com que criemos similaridade e que seja fácil identificar uma criação de Burton em qualquer espécie de mídia.

Acredito que para o seu propósito, que é expor as críticas em cada ano de lançamento de alguns filmes do Tim Burton, o livro é válido e muito bom. Nele é abordado como as pessoas da época reagiram às suas obras e como o sucesso chegou em suas mãos. Em certas críticas também há um paralelo entre o filme em si e sua vida pessoal, o que se torna bastante interessante para sabermos mais da vida e mente de Burton.

Mas contrapondo à isso o livro não entrega nada além, sendo assim indicado – e essencial – apenas para os fãs do diretor, que querem ter contato com mais informações sobre ele, e para estudiosos no ramo, que pretendem agregar conhecimento sobre cinema e a mídia em si. Caso você não faça parte de nenhum dos dois grupos não vejo razão para que ingresse na leitura, já que o livro por si só é uma leitura lenta e que deve ser apreciada aos poucos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/08/13/resenha-o-estranho-mundo-de-tim-burton-paul-a-woods/